GOLO DO SPORTING

A nomeação de Duarte Gomes para o derby da Luz deixou-me perplexo, e só pode ser entendida como uma provocação ao Benfica.
Entre todas as competições e em todos os locais, recordo-me de - contas por alto - cerca de noventa jogos entre os rivais lisboetas , e não me lembro de uma arbitragem tão má, tão influente e tão prejudicial ao meu clube como a de Duarte Gomes em Dezembro de 2001, numa partida em que estava em causa a liderança do campeonato, e a partir da qual o Sporting embalou para o seu último título nacional. Foram justamente esta e a do célebre Benfica- FC Porto de Benquerença, as duas piores e mais revoltantes arbitragens que alguma vez presenciei na Luz, e das quais, por muitos anos que viva, nunca me esquecerei.
Todos se lembram certamente do “penálti” (mal) simulado por Jardel, e a que o apito de Duarte Gomes correspondeu de pronto, mas esse jogo não é o único que liga este juiz a uma certa protecção ao Sporting, sendo eventualmente, logo após Lucílio Baptista, o árbitro que em Portugal mais tem beneficiado os leões ao longo dos anos.
Quem não se lembra de uma expulsão de Alcides em Alvalade, com o resultado em 1-1, sem que o defesa benfiquista tivesse sequer tocado em Liedson ? Quem não se lembra de um golo obtido por Carlos Bueno às cavalitas de um defesa do Nacional da Madeira, e que abriu caminho a uma reviravolta que terminou em 5-1 ? Quem não se lembra de um jogo em Barcelos, onde ficaram por assinalar duas claras grandes penalidades por faltas cometidas sobre Karadas e Sokota ?
Quem era o árbitro em todas estas ocasiões ? Duarte Gomes !
As estatísticas não mentem. Com Duarte Gomes o Sporting venceu 71 % dos jogos que disputou (12 vitórias em 17 partidas), enquanto que o Benfica, com o mesmo árbitro, apenas ganhou 36 % dos jogos (4 em 11), ou seja cerca de metade. Quase se poderia pois afirmar que, com Duarte Gomes em campo, o Sporting tem, estatisticamente, o dobro das possibilidades de ganhar este clássico. É obra.
Há bastante tempo que o Benfica não via este senhor pela frente. Pensei mesmo que estaria definitivamente livre dele. Volta agora, uma vez mais num momento determinante, e em que pode fazer estragos.
Tenho Vítor Pereira por uma pessoa séria, mas estranho bastante que, enquanto sócio efectivo e emblema de ouro do clube de Alvalade, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga insista num estilo de nomeações que deixa invariavelmente a porta aberta à suspeição. Aliás, desde que esta CA está em funções, o Sporting tem sido claramente o clube mais beneficiado pelas arbitragens. Como à mulher de César, a Vítor Pereira também não deveria bastar ser sério…
Para quem não se recorde, aqui vai o filme da arbitragem de Duarte Gomes em 2001-02. Vejam com atenção:



Já agora atente-se também à estatística das grandes penalidades assinaladas nos últimos dez anos a favor e contra ambos os clubes:

23 comentários:

Anónimo disse...

Como se costuma dizer: contra factos nao ha argumentos.

Saudacoes B.

Anónimo disse...

Caro LF esta época já tivémos 1 penalty a favor contra o Paços de Ferreira.

Anónimo disse...

Recordo-me bem deste jogo foi na época da equipa maravilha,fomos roubados e bem roubados e este jogo salvo erro ditou o despedimento do Toni, a ascenção do jesualdo, e afastou-nos por completo da luta pelo título.Nesta época fomos claramente roubados o ano inteiro,começou logo no Varzim na 1ªjornada e foi por aí a fora.

LF disse...

Obrigado Peter.
Tinha os dados até ao fim-de-semana, e faltava-me o jogo de Paços.
Já está corrigido.

LF disse...

Foi de facto das piores épocas.
Começou efectivamente na Póvoa, onde Isidoro Rodrigues deu 9 minutos de descontos, depois de ter expulso dois jogadores do Benfica (Pesaresi e Porfírio, se a memória não me falha), até o Varzim empatar. Acabou 2-2, e foi um golpe nas enormes expectativas que estavam criadas com as contratações de Simão, Mantorras, Drulovic, Zahovic etc.
Fomos roubados pelo Pedro Proença no Bessa. Fomos roubados em Aveiro.
E contra o Sporting, na segunda volta voltamos a ser roubados, com um novo penlati inventado sobre o Jardel por Martins dos Santos.
São apenas os jogos que de momento me vêm à cabeça.

Anónimo disse...

será que nessa época não foram uma única vez beneficiados que se lembrem?

angelodias disse...

Já começa. Um penalty escandaloso sobre o Jardel? Exactamente igual ao que o Etoo sofreu no jogo com o Sporting. Mas na Champions pode-se marcar que ninguém diz nada...Aqui é logo matéria para se falar durante anos...Arbitragem escandalosa no Benfica-Porto? único lance de registo é uma bola que ainda hoje não se sabe se entrou ou não...Certamente no arquivos terás um canto marcado pelo Clayton no estádio da luz em que a bola entra completamente e não foi sancionado golo. Percebes as diferenças? Pois eu também não. A única diferença é que vocês só sabem falar disso e caso percam no sábado a desculpa estará obviamente no fora-de-jogo mal marcado logo no início do jogo e que influenciou toda a partida.
Sou portista e acho que o Porto está a ser prejudicado nesta fase inicial da época mas o que me preocupa mesmo é o futebol praticado...E vocês deviam fazer o mesmo.

Anónimo disse...

alguma vez o benfica foi benificiado?

Anónimo disse...

sempre acagaçados;
neste clubinho parece não ter lugar para gente grande.

Anónimo disse...

É pá quem lê isto e não sabe mais nada parece que vocês são uns coitadinhos..

ÉS MESMO PALHAÇO!!
SERÁ QUE ÉS CAPAZ DE TE LEMBRAR DAS VEZES QUE SÃO BENEFICIADOS?? E JÁ AGORA, DAS VEZES QUE ROUBARAM DESCARADAMENTE??

VAI MAS É MAMAR COM AS TUAS CONVERSAS ABSURDAS!
JÁ TAS A CHORAR E ARRANJAR DESCULPAS PARA O QUE VIER??

ÉS UM GRANDE PALHAÇO O QUE ALIÁS È TÍPICO DO TEU CLUBE11

PERDERAM O PODER TOTAL QUE TINHAM, PERDERAM AS RÉDEAS DO SISTEMA E CHORAM POR TUDO E POR NADA.

NAO PASSAM DUNS INCOMPETENTES COM DINHEIRO! SE NAO O TIVESSEM ESTAVAM NO MEIO DA TABELA!

PALHAÇOS!!

Anónimo disse...

Será que está a falar do PARATY?
Só lhe faltava o cartão do SLB, ou não?

Anónimo disse...

Paulo Faria chegou e disse,
abriu a cloaca e foi-se!...

Anónimo disse...

Caro angelo dias eu acho que em Barcelona o Sporting foi prejudicado nesse lance do Abel com o Etoo´, agora o que é de estranhar é como é que o Paulo Bento não se referiu a isso tão veemente como cá em casos semelhantes e bem costuma fazer.Sinceramente acho que o Porto foi prejudicado com o Rio Ave, mas também acho que contra o belenenses foi beneficiado, porque o jogador do Belenenses foi mal expulso,já não me lembro se foi o 1 ou 2 amarelo, mas há 1 deles que foi nitidamente rídiculo.E volto a frisar o treinador Casimiro Mior falou sobre isso no final do jogo,agora se fosse contra o Benfica as suas declarações teriam logo outro impacte nos Media, como é contra o fcp os Media não deram importância, até porque quando falo com amigos meus portistas dizem todos que nem repararam.

Anónimo disse...

Estavam a falar da equipa maravilha que acabou em 4º ou da que acabou em sexto?
Sem duvida que qq uma dessas só n ganhou o campeonato por causa das arbitragens.

Anónimo disse...

ha ha, quanta indigestão!
Ainda não foram prejudicados e já estão a choramingar...
Nesse jogo do Benfica 2 - Sporting 2 o início foi esclarecedor: jogada precedida de falta, penalti inventado, golo.
Os "factos" não enganam: é preciso é olhar para eles com mais calma e objectividade, e menos clubite aguda...
Claro que a clubite aguda é cada vez mais crónica e grave quanto mais as equipas maravilhas do slb vão desiludindo.
A ver vamos como corre no sábado, mas se a equipa do benfica partilhasse desse espírito miserabilista que para aqui vai, então ia ser derrota certa.

Anónimo disse...

Caro anónimo "clubite aguda" pelos vistos é uma doença para o qual o sr. não tomou vacina, por cada vez que aqui escreve os sintomas dessa doença são perfeitamente visíveis.Ainda vai a tempo, há sempre 1 centro de saúde bem perto de si.

1904-Amaral disse...

as equipas maravilha, nao desiludem, os arbitros, é que iludem, e bem...

Peyroteo disse...

Pergunto a mim mesmo se este LF é o mesmo que escrevia antes aqui
neste blog, é que Duarte Gomes é bem conhecido do SLB; olhem, faz agora 1 ano apitou o SLB na Amadora, com o penalty mais ridículo que nos lembramos, apurando o SLB.

O Curioso é que o LF escreveu isto:

http://vedetadabola.blogspot.com/2007/09/o-dia-do-penlti.html

Será o mesmo LF?

Peyroteo disse...

Olhem, esse 2-2 é de rir!

O Jardel simulou e enganou o árbitro.
Ainda agora em Barcelona houve um destes.

Mas o que ninguém diz e fala, é que o jogo ficou aos 9' com 1-0 num penalty fidelidade igualmente.
Beto no chão, leva com um forte remate e a bola bate-lhe nas pernas, sendo que depois ressalta para um braço que não fez qualquer movimento, nem podia aquela velocidade.
Aliás perguntem ao árbitro, e saberão que os 2 penaties que assinalou nesse jogo foram mal assinalados.

Depois, apagou-se da memória selectiva de muitos, que logo aos 5' já tinha havido um penalty clarissimo de Argel sobre Jardel.
E a verdade é que o Jardel andou o jogo todo a tentar ganhar o que lhe tinham roubado.

Mas não, de 90' escolhe-se SÓ o penalty do Jardel, com 3 casos para analisar.

Peyroteo disse...

A estatística do LF também é de rir.

Talvez no melhor post deste blog, escrito em Setembro 2007, onde conta a história dos seus derbies; a dada altura refere que o Jardel em 2001/2002 marcou
42 golos, sendo
21 de penalty.

Ora, vamos lá ver:
- O Sporting teve 17 penalties, logo 17<21
- O Sporting falhou 3 desses penalties, logo 14<21
- Assim de repente, o Jardel só se estreou à 4ª jornada, e por exemplo lembro-me de o Niculae apontar um penalty.

Anónimo disse...

VAI MORRER LONGE LAMPIÃO!!!!!

VAIS APANHAR UMA CABEÇORRA QUE NO DIA SEGUINTE PARA SAIRES DE CASA VAIS ANDAR HORA E MEIA A BATER COM OS CORNOS NA PAREDE!!!!

Anónimo disse...

Este é um dos maiores escândalos que já vi no futebol.
Uma vergonha, senhor Duarte Gomes!
Vitor Pereira "pessoas honesta"? Terá que o provar e esta nomeação não ajuda nada, assim como as do Lucílio Batista no final da época passada que deram o 2º lugar ao Sporting. Ele e o Banco Espírito Santo precisavam..
jraugusto

Anónimo disse...

Fui ver esse jogo e soube m a derrota completamente...

AP