SEM SURPRESA

Com todas as convulsões criadas nos orgãos de justiça desportiva portugueses, seria de estranhar que a UEFA tivesse coragem para afastar das suas provas um recente campeão europeu, por muito que a razão para isso apontasse.
O F.C.Porto deve agradecer a sua presença na Champions às manobras dilatórias de João Leal, primeiro, e Gonçalves Pereira, depois, que demonstram cabalmente a podridão em que cairam os sistemas jurídicos portugueses, e como chafurdar com sucesso nessa lama - afinal vale ou não a pena ter homens de confiança nos lugares de decisão ?
Trata-se de uma vitória da corrupção. Trata-se de uma vitória da chico-espertice. Uma vitória de quem não olha a meios para alcançar os fins.
Como já se sabia, o mundo não é dos justos.
PS: Como sempre defendi, para o Benfica será melhor, em termos desportivos, centrar as suas atenções no campeonato, onde não pode correr o risco de repetir a pobre performance da temporada passada.
O derrotado de hoje não é o clube da Luz, mas sim o próprio futebol, e sobretudo a justiça, que se vai a pouco e pouco transformando numa utopia cada vez mais distante do mundo dos homens.

48 comentários:

Peter disse...

Parafraseando um homem sábio "O futebol é o reflexo de sociedade, e esta está podre."

Anónimo disse...

Que mais dizer!!!!!!!!!!!
É a constatação de que o sistema ainda respira e está de boa saude.
Conseguiram o que queriam. Parabéns ao senhor João Leal e Gonçalves Pereira, devem de certo ser recompensados com umas frutinhas e uns chocolatinhos, ou quem sabe umas viagens ao Brasil!!!!!!!!!!

Importante agora é o Benfica se concentrar nele próprio, unir forças e construir uma equipa guerreira e com vontade de trinfar.

Será uma época difícil esta que se aproxima, o clima vai ser incendiário e a pressão sobre os árbitros gigantesca. Espero que esteja enganado para bem do futebol e para bem do Benfica.


Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Epá se não houver pressão nos árbitros e corrupção vocês ficam mais um ano sem ganhar nada...

LF disse...

É importante que os benfiquistas não se deixem levar pela onda.
Nem desânimo, nem exigências elevadas.
O objectivo deve ser construir uma equipa para o futuro, e vencer um troféu.
No campeonato o segundo lugar já não será mau de todo.
Pedir mais que isto é meio caminho para a frustração. Uma casa não se constroi pelo telhado.

Anónimo disse...

Triste. Muito triste.

Aliás, penso que dizer que "fica tudo na mesma" é pouco.
Fica tudo pior.

O polvo está de tal forma emaranhado no nosso futebol que nem em Lausanne conseguiram descortinar o fio à meada.

Ganhou, sem dúvida, a chico-espertice e o bestial-portuguesismo: confusão, recursos, providências, tudo serviu para criar ruído e dificultar o processo.

Houve de tudo, tudo. Tanto que nem sei se me lembro de tudo:
- uma reunião do Conselho de Justiça surreal, que terminou com 2 actas, uma nova guerrilha interna... e uma investigação da PGR ao caso;
- abuso de responsabilidades da Directora Executiva da Liga (Andreia Couto), pedindo à FPF um parecer urgente, ultrapassando assim deveres do Conselho de Disciplina;
- comportamento inaceitável (ética e profissionalmente) de João Leal na reunião da UEFA;
- a Assembleia Geral da Liga (presidida por um arguido em processos de corrupção, coacção e tráfico de influências) que ia rever as punições em matéria de corrupção & afins foi interrompida a meio, tendo-se decidido então que a discussão vai ser feita por "uma comissão"... escolhida a dedo, certamente;
- o presidente da AG da Liga (outra vez) ofendeu publicamente o Conselho de Disciplina e apelidou um processo jurídico de uma "guerra norte-sul");
- um parecer de um juíz do Porto que considerou as escutas ilegais (mas a oferta de prostitutas legal), dedicindo ainda que o testemunho de Carolina Salgado seria falso... com base numa escuta feita ao telefone da mesma.

Pelo caminho:
- Pinto da Costa foi 3 vezes à televisão, não obstante estar suspenso da sua actividade como Presidente da SAD;
- Rodriguez foi para o FCP, ao bom estilo "facada nas costas", num negócio que, diz-se, envolveu pagamento via uma off-shore... e muito embora o porto esteja cotado em bolsa, ninguém investiga;
- Aimar fez 20/30 capas de jornais desportivos, apesar de nunca ter sido fechado o negócio (que parece agora mais difícil que nunca);
- Paulo Assunção abandonou o Porto com base na lei Webster, que foi alvo de 1 (UMA) capa de jornal (a Bola). Um outro diário (Record) conseguiu noticiar esta BOMBA num quarto de página;
- um outro jornal avançou com a (falsa) notícia que a UEFA ia ordenar a retirada de 6 pontos ao Benfica;
- e outro jornal avançou com a notícia (falsa) que Nuno Gomes ia ser dispensado;
- Madail conseguiu o impressionante feito de passar totalmente ao lado de todos estes acontecimentos.

Enfim, vitória do nojo.

Já viram que, no meio desta bosta toda... NINGUÉM SE DEMITE?

Anónimo disse...

Vão chorar mais e fazerem-se de vítimas? Tanto culparam os lagartos de se fazerem de vítimas e agora não sabem fazer outra coisa. Este ano ficaram em 4ºlugar depois de dois anos em 3º. São os maiores. Sem grandes ajudas não passam disto. Mesmo assim safaram-se nos momentos chave de mais gloriosas descidas. As ajudinhas nos momentos certos. Queriam ir à Champions depois da vergonha de equipa da época passada?

Anónimo disse...

Tava-se mesmo a ver que a UEFA não papa grupos!! A Champions dá na TV!

Anónimo disse...

MAS O LFV NAO SE DEMITE?? ESSE GRANDE INCOMPETENTE!!! RUA COM ESSE FOLEIRO!

LF disse...

O mais grave é que não tinham recorrido, para ficar com os seis pontos para a nova temporada.
Enfim. À portuguesa.

A Uefa, no meio da confusão, não arriscou.

Anónimo disse...

LF, isto só prova que a estratégia adoptada nos últimos ano pelo SLB está errada e é altura deixar o canal História e enfrentar a realidade de frente, começando por criar uma equipe decente para levar ao nosso estádio sócios e simpatizantes, ganhar humildade, aumentar influência tanto na liga como no FPF e saber fazer alianças.
Mal ou bem é isto que o Sporting está fazer e parece que não se está a dar mal.
Saudação Benfiquista
FS

Anónimo disse...

Saudaçoes benfiquistas

É devido a todos estes recentes desenvolvimentos de todo miseráveis que cada vez mais vou perdendo o gosto pelo futebol, ficando apenas o gosto pelo meu querido benfica....

Com a perfeita e natural sensação de que tudo está conspurcado, vou deixando de querer saber de futebol, deixando de comprar jornais desportivos, perdendo interesse pelas competições nacionais e internacionais....

Mantenho cativo na Luz (que uso assiduamente) por amor às minhas cores e ao convívio quinzenal com amigos, vejo um blog ou outro mas o interesse cada vez mais acaba com o apito final nos jogos do meu Benfica...

Continuação de boa escrita

Anónimo disse...

o bastonario da ordem dos advogados,quando falou nos pobres advogados sem experiência que vão defender os seus clientes,tinha como exeplo o advogado do Benfica,um tal Paulo Gonçalves que é um homem de mão do Vieira,mas os benfiquistas continuam a não ver esta corja de portistas que estão no Benfica ,quer o Presidente quer este advogado.

Anónimo disse...

Vive la corrupcion!!!
Os tentáculos do polvo chegam até á UEFA.
Está na mão dos Benfiquistas a arma para matar este MONSTRO.
Boicote aos jogos fora!

Anónimo disse...

Em mais um grande exemplo de elevação e imparcialidade jornalística, o Jogo diz:

"O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deu razão ao FC porto que estará na próxima Liga dos Campeões, ao negar provimento aos recursos do Vitória de Guimarães e Benfica. A decisão já conhecida não é passível de recurso, pelo que a novela deverá ter chegado ao fim, com o Guimarães a disputar a terceira eliminatória de acesso à principal prova europeia e o Benfica a jogar a Taça UEFA, condizente com o seu quarto lugar no campeonato nacional."

angelodias disse...

é a mais pura realidade. Factos são factos e obviamente que o Benfica é prejudicado, pois se não obtivesse qualquer tipo de benefício certamente não se tinha dado a tanto trabalho.
Começa bem a época. Viram o golo do Aimar no treino? E o balboa a dar toques?

LF disse...

E abrindo a notícia ainda está pior.
Parece o site do FCP.

Anónimo disse...

SOU O SÓCIO ANUAL NRº107324 DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

E DIGO COM MUITO, MAS COM MUITO ORGULHO: VIVA A CORRUPÇÃO, VIVA A CHICO-ESPERTICE, VIVAM AS MENTIRAS E OS ALDRABÕES, VIVA O ROUBO, VIVA A FALSIDADE E O ÓDIO DE MORTE A LISBOA.

VIVA O GRANDE JORGE NUNO PINTO DA COSTA.

VIVA!

Anónimo disse...

E viva o Tiago Santos, pela coragem de vir aqui dizer, sem vergonhas, que é um ranhoso corrupto, que gosta de ladrões e que odeia o seu país.

Caro Tiago, com toda a franqueza, só espero que não seja pai. Pobre criança.

Anónimo disse...

Jovem:

A ideia é mexer com isto.
O vosso blog vermelho e tendencioso estava a ficar muito parado.

Tal como a vossa equipazinha que com o 4º lugar queria jogar na Champions...

VIVA O GRANDE JORGE NUNO PINTO DA COSTA. E coragem cá em cima temos sempre...

Tristes

Anónimo disse...

saudaçoes benfiquistas

a própósito do comentario do sr.tiago santos e dos seus vivas....

viva eu..que sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!!!

Anónimo disse...

Ó anónimo: assuma-se mouro de merda

Anónimo disse...

Sr Tiago Santos depois d ter dito

"E DIGO COM MUITO, MAS COM MUITO ORGULHO: VIVA A CORRUPÇÃO, VIVA A CHICO-ESPERTICE, VIVAM AS MENTIRAS E OS ALDRABÕES, VIVA O ROUBO, VIVA A FALSIDADE E O ÓDIO DE MORTE A LISBOA.

VIVA O GRANDE JORGE NUNO PINTO DA COSTA.

VIVA!"

Não sei como pode chamar tristes aos Benfiquistas e ofender quem quer que seja.

AP

Anónimo disse...

Depois de ler os comentários de um tal de tiago santos (que só pode ter o intestino grosso ligado ao cérebro, tal é o calibre das asneiras que aqui vem regurgitar) fico a pensar que se a IVG tivesse sido legalizada há mais tempo teria evitado à mãezinha dele o enorme desgosto que foi o seu nascimento...

Anónimo disse...

deixem-se de preocupar-se com esses m.... do porto, é claro que a UEFA perante o esgoto que é o porto, o sistema e o cj, nunca iria decidir sobre uma acta que nao está assinada pelo presidente do orgao em causa; eles sabem-na toda, é impressionante, corruptos, que vergonha de futebol, que m... de gente que gere isto tudo; o Loureiro que parece ser o unico que se aproveita nisto deveria demitir-se, que vergonha, tudo isto é um esgoto... lembram-se de au algum dia ter proposto que o Benfica abandone as competiçoes nacionais? deixem o Porto a jogar sozinho em estádios vazios, se é isso que eles querem... abandonasse o Benfica o futebol Portugues e voces aí sim veriam o terramoto que aqui provocavam, se tivessem tomates... e preparem-se, daqui a 2 dias o Aimar estará no Porto... e LF eu não comentarei mais posts que falem sobre CJ, corrupçao, Porto e afins, é tudo uma gente execrável, mal-cheirosa, corruptos,... nao dá gosto o futebol assim, que vergonha, que caras-de-pau, mediocres execráveis...

Anónimo disse...

vá lá, voltem, de fininho, para o covil, delatores de m...., chulos do futebol, e aproveitem a presença na taça uefa (que é boa demais para vós) este ano porque no próximo nada está garantido.

Anónimo disse...

CHULOS, PROXENETAS, PROSTITUTOS... DO FUTEBOL

Anónimo disse...

Não desanimem; NATO, ONU, etc... ainda hão-de conseguir... vá lá, coragem

Anónimo disse...

...oh Tiago Santos,

VIVA A PUTA DA TUA MÃE!!!

VIVAM OS CORNOS DO TEU PAI!!!

Anónimo disse...

....e já agora Eduardinho,aproveita a boleia do Tiago Santos...e vai ao pito á tua mãezinha!!!!

Anónimo disse...

este eduardo é o mesmo que no post «combater o ódio» vinha afirmar que os benfiquistas destilavam ódio face ao porto?
Afinal que a máscara caiu e vem apenas confirmar o que o LF disse.

Anónimo disse...

Sr. Santos:
É o que são e, por muito que lhe custe acreditar, há muita gente que prefere uma equipa honrada no 20ª lugar da 8ª divisão a ser campeão da lama, da mentira e da imundice.
Afinal em que provou o FCP ser superior? Na compra de prostitutas e outras mil javardices a começar por Abel e a acabar em Calheiros.
E essa modalidade em que vocês se distinguem pode levantar o seu estádio, mas não levanta o meu.

Anónimo disse...

Para a próxima metam o Cunha Leal no TAS.

" Benfica a jogar a Taça UEFA, condizente com o seu quarto lugar no campeonato nacional."

Alguma mentira nisto?

Anónimo disse...

ó sr.Tiago Santos...

eu sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor..

Saudaçoes Benfiquistas

Anónimo disse...

Está a puta da tenda armada!

Este blog de facto tem algo de especial. Desde que foi tornada pública a excepcional obra prima chamada “Vinte Anos de Mentira de A a Z” parece que vocês são os donos de toda a razão do mundo e esse texto vos salva de toda e qualquer discussão. Está lá tudo, é a vossa tábua de salvação que inequivocamente e por direito próprio relata cabal e minuciosamente estes últimos 20 anos.
Pois meus amigos, e reparem que não estou a insultar ninguém, o que dói na alma dos benfiquistas é que dantes o Benfica ganhava tudo, é verdade, ganhava. Mas apareceu um dirigente competente, com um objectivo e com um caminho traçado e fez desse clube até agora o melhor português a nível internacional de sempre. Não há dúvidas. É.
E isso, mais que perder, perder para nós é que realmente atinge, quase que mata…
Não venham com tangas. Não foi com apitos dourados, verdes ou azuis que despachamos a Lázio, que humilhamos o Monaco, que demos um banho de bola na Luz no 0-5, ou mesmo o ano passado. Não foi com tentativas de nada que o Derlei matou aquela final de Sevilha, ou na Grécia. Não foi na secretaria que se calou Manchester. Passeamos classe.

Mais do que perder, vocês odeiam perder para nós. Mas isso meus caros, ainda vai acontecer por muitos e bons anos.

Anónimo disse...

Bem dito caro Tiago!

Saudações Leoninas!!!

Anónimo disse...

ó Sr.Tiago Santos...

claro que este blog tem algo de especial, além da qualidade da escrita, está relacionado com assuntos do maior e melhor clube portugues, só podia ser especial..

basta ver a quantidade de adeptos do clube nortenho e do clube do outro lado da segunda circular que por aqui passam....

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

:-)

Anónimo disse...

Fruta Chocolate e Porcaria
Campeões da Batota

Anónimo disse...

Ó márioslb,
no seu cardápio de agradecimentos, esqueceu o artur jorge; perdão, o paulo gonçalves, advogado; sabe tão bem um ou outro cavalo de tróia de vez em quando....
hehehehehehehe.......

Anónimo disse...

Caro Tiago Santos,

Também não o queria ofender. Apenas desejo que não tenha filhos, para bem do futuro dos meus.

Mas, por mim, faça favor de vir aparecendo e contribuindo.
Compreende-se que tenha que (a)postar em blogs de clubes adversários, dada a pouca oferta que o seu clube tem nesta matéria.

Aliás, também na "sociedade civil" se vê a pequenez do clube corrupto do norte. Os poucos blogs que por aí vão saltitando são fracos e pouco concorridos, baseando a sua linha editorial nas notícias anti-Benfica, no suporte cego às aldrabices do Papa e na rudeza dos textos.

Mas enfim, da turba corrupta não se espera muito mais. Isto apesar de haver ainda alguns portistas sérios, que - correctamente - aplaudem o clube mas criticam o Papa e seus sacerdotes.


Pior, pior, é ver sportinguistas a aplaudirem a sua verborreia. Tristes os que o fazem... não conseguem entender que, não obstante o Benfica ser o seu eterno rival, é no porto que está o maior inimigo do desporto português.
Felizmente, parece que a direcção do sporting está a acordar. Infelizmente, apontou baterias ao Major - o que apesar de correcto, peca por escasso.

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Só queria perguntar uma coisa...Será que é realmente verdade que o Porto comprou os árbitros para o jogo (nas Antas) com o Estrela de Amadora, na época em que o José Mourinho ganhou a Liga dos Campeões para o grande F.C.Porto, sendo que ganhamos esse jogo por 2-0 e peritos confirmaram inexistencia de lances dubios? Ah não, realmente voces tão a ser injustiçados ou não tenha sido a ídonia e integra Carolina Salgado a confirmar essa situaçao, situaçao essa inválida para os tribunais civis (aqueles que nos julgam, embora nao seja desejavel) mas de extrema utilidade para a Comissao Disciplinar da Liga (aquela que o vosso honestissimo presidente [que por sua vez ficou repentinamente milionário à custa de uma humilde loja de pneus] disse que ganhar lugares na liga seria mais importante que a contrataçao de jogadores)....já agora também gostava de perguntar se seria necessário ao Porto "tentar" (porque é disso que tá a ser acusado, de tentativa de corrupçao) comprar o arbitro para o jogo com o Beira Mar em que empata 0-0 e já era matematicamente campeão? de referir que a época a que se refere é a mesma....estes são os casos, eu sou adepto e sou o que mais sofro com estas merdinhas que nada beneficiam o futebol, tal como voces, ainda assim, acham que tem algum cabimento? Depois disto, são as guerras judiciais a que temos assistido, com argumentos a se contraporem a outros, com decisoes a despoletarem recursos e instancias a encaminharem para outras instancias...é triste, triste para todos! Que o Pinto da Costa já manobrou algumas situaçoes, não tenham duvidas que sim, mas não me venham dizer que Madjers, Futres, Joao Pinto, Couto, Domingos, Luchos, Decos, pá, entre outros que brilharam em Portugal, ganhavam porque o árbitro era comprado, eu vejo futebol e estes são nomes que fizeram da história aquilo que ela realmente é, um F.C. Porto campeão! Tal como o benfica noutros tempos, e mesmo nos modernos, embora sem a eficiencia e absolutismo de outros tempos, também influencia e coage e manobra, no final de contas somos um país de 10 milhões em que de uma ponta a outra demoramos 8 horas, se reduzirmos isso ao país do futebol, somos significativamente menos, um mundo onde a promiscuidade é ponto assente nas relaçoes institucionais dos clubes.

Porto na Liga dos Campeões, porque merece, porque foi TRI CAMPEAO, porque tem melhores jogadores, porque tem melhor treinador, melhor presidente, melhor estrutura...

Este comentário tem bolinha no canto superior direito. Penso que só os que realmente gostam de futebol e um QI minimamente razoavel irão deixar um argumento válido aquilo que escrevi. Mas também são livres pra insultar, mas sejam criativos para me rir um bocadinho.
Abraço a todos

Anónimo disse...

tristes, coitados; continuam a dar a dar, e nõ perceberam que a moça já há muito saiu de baixo; um cerdadeiro caso psiquiátrico, obcecados, obcecados, obcedcados; frouxos, deixeem o FCP em paz

Anónimo disse...

Sr Nuno Rocha

Não podia estar mais de acordo consigo.

Estes anos de domínio azul e branco nada tem a ver com fruta, com galdérias armadas em escritoras, com tribunais, com recursos,com conselhos de justiça, com todas as tramas jurídico-legais... Tem a ver com a qualidade de uma equipa, com a visão de um presidente, com a força de uma cidade e com o espírito de uns adeptos.

Este blog vermelho fica mais rico com estas verdades. Assumam isso.

Abraço a todos

LF disse...

Caro Nuno Rocha,

O seu comentário demonstra como se podem exprimir opiniões contrárias às da casa, com alguma elevação e educação.

Em resposta dir-lhe-ei que na minha opinião (e não digo isto por clubismo, mas sim por ser a minha profunda convicção), os casos que estão na justiça não passam da ponta de um iceberg.

Durante anos e anos viu-se em variadíssimos episódios (alguns dos quais mencionei no "20 Anos de Mentira") a forma como o sistema nada deixava ao acaso.
Deste modo não me surpreendeu muito ver Pinto da Costa detido e constituido arguido.

É por ter esta convicção, e a ver partilhada por muita gente, do Benfica e não só, que acharia justo ver o F.C.Porto penalizado de alguma forma, o que pelos vistos não irá acontecer.

Quanto aos jogos em causa, embora como disse sejam para mim apenas um pormenor, também não é verdade que não contassem para nada.
A propósito descrevi a situação desse campeonato antes de um e outro jogo num post de há alguns dias atrás intitulado "Uma mentira repetida muitas vezes (2)"

Faça favor de ler:

http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes2.html

Nada do que disse invalida a qualidade de muitos dos jogadores do F.C.Porto, actuais e passados, que não mereceriam ver-se confrontados com tanta confusão.


É importante também clarificar o que Luís Filipe Vieira realmente disse a propósito de lugares: Confrontado com a transferência de Jankauskas para o Porto, comentou tratar-se de uma forma de Pinto da Costa fazer esquecer o facto de ter perdido lugares na liga de então.
O que ficou para a lenda foi outra coisa.

Quanto à forma como enriqueceu não sei e pouco me interessa. Desde que não tenha sido à custa do Benfica, claro.
Pinto da Costa também não é pobre, e nem sequer pneus vendia.

Anónimo disse...

Caro Sr.Nuno Rocha

Defendemos cores diferentes, e ainda bem...se gostassemos todos de verde, eramos todos do outro clube da segunda circular e isso era muito chato!

Mas partilhamos isso sim, pelo que me foi dado a perceber pelo seu comentário, elevação no debate...algo que aprecio!

Nao fazendo desta casa a minha casa (o sr.lf possue aqui um belo estaminé),não concordando com algumas coisas, nao podendo de deixar de concordar com outras, seja bem vindo

Saudações benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Sr. Nuno Rocha,

Como este blog vai mantendo um nível bastante elevado - vai mais um elogio para LF, que defendendo a sua dama, vai respeitando os adversários - penso que ninguém o ofenderá por ter uma opinião diferente da nossa.

Desde que não defendam ilegalidades.

Penso que não é atacável a qualidade das equipas do Porto da actualidade. O FCP de Mourinho foi sem dúvida uma equipa vencedora, tal como o de Jesualdo Ferreira foi mais forte o ano passado, entre outras.
Lucho, Lisandro, Deco, Maniche, Ricardo Carvalho, Jardel, entre muitos outros, foram e são jogadores de top mundial.

O Porto tem uma estrutura interna forte e, porque não, invejável.

O "problema" não está "nisto". O problema está no que se vê e no que se vai sabendo. Só um tolo acha que há inocência no Dragão. Quinhentinhos, Calheiros, Guarda Abel, fruta, chocolatinhos. A não condenação (para não falar de encomenda) dos actos de violência dos Super Dragões, a intimidação de jogadores (Assunção, Costinha, Maniche), as estreitas ligações ao mundo da noite do Porto, prostituição e alterne. Os negócios obscuros com a Câmara.

Pergunto-lhe: se o FCP é de facto o mais forte desportivamente, então porque rejeitou a mudança de leis da Liga, que pretendia tornar mais severas as punições por corrupção, coacção e tráfico de influências? Porquê?

O "problema" está também nos anos em que o Porto, com plantéis de 2ª, vencia de forma inexplicável pela ciência moderna. Como gritava e perseguia árbitros em campo, impunemente. Como dominava as instituições, como a AFP regia a federação.

A velha defesa de que "os outros também não são inocentes" não me chega. Por mim, devem investigar e punir todos os culpados, sejam eles o Porto, o Boavista, o Benfica ou o Portimonense.

Também não posso concordar consigo quanto à tal questão da "tentativa de corrupção". Não sendo jurista, não consigo entender essa interpretação. Uma tentativa de corrupção dá-se, a meu ver, quando um clube tenta assediar um árbitro, mas não o chega a fazer (por denúncia do mesmo ou seja o que for). Não foi o caso, no caso da fruta. O assédio deu-se, o árbitro aceitou, as prostitutas fizeram o serviço. Depois, diz-se, não houve benefício no jogo do Estrela, logo não há nexo de causalidade... Eu pergunto, como já fiz centenas de vezes: ah sim? E nos jogos seguintes, desse clube ou seus adversários? Qual o prazo de validade da fruta? E se o jogo tivesse decorrido de outra forma?

Melhores cumprimentos,
Nuno

Anónimo disse...

Caro LF

Antes de mais exprimo desde já a minha satisfação pelas últimas participações relativas a este tema, assim realmente dá vontade de trocar opiniões mesmo no blog dos rivais...

Resolvi seguir a indicação que me deixou e posso-lhe dizer que nem sequer fui fazer qualquer confirmação à classificação dessa época à data em que os respectivos jogos se realizaram, não faria sentido induzir-me em erro e o meu comentário mantém-se em relação a esses jogos, retirando a situação do "matematicamente campeão no jogo do Beira-Mar", ainda assim o resto mantém-se. Partilho do mesmo sentimento de convição em relação aos argumentos que utilizei e penso que só assim se pode amar o futebol como desporto genuíno.

Mas também referi que o Pinto da Costa ou a teia azul e branca (como preferir chamar), não está imune desta praga de desconfiança que se instalou no futebol português. Afirmei que sim, influênciou, manobrou, lutou por vários meios pelo clube que ama acima de qualquer interesse que a instituição lhe podia providenciar, e é neste último ponto que, na minha opinião, assenta uma das grandes virtudes do F.C.Porto em relação, por exemplo, ao Benfica, constantemente espicaçado e ferido por personagens que ao longo da história vão ocupando um cargo que, quer queiramos quer não, apresenta um indice razoavel de responsabilidade, tal a grandeza do clube e a influência que o futebol tem na nossa sociedade. (Nestas personagens incluo, cada vez mais, o actual presidente, sem qualquer sensibilidade para ocupar o cargo e com uma visão tão curta que nem se apercebe das consequências culturais que advêm das suas palavras) Pode-me dizer que Pinto da Costa também não ajuda em nada a um clima pacifico no futebol...é verdade...mas convinhamos que tem alguns toques de classe e um passado vitorioso que lhe dá maior liberdade.

Em relação à parte pessoal, em que mencionei a forma como LFV enriqueceu, realmente não deveria constar destes assuntos...mas lá está a parte em que as palavras dessa pessoa têm uma consequência cultural...despoletando ódios, desviando atenções, instigando lutas pessoais, entre outras coisas, consoante a personalidade de cada um...são variadissimos os comentários dessa pessoa de indole pessoal, atacando e ofendendo, com ou sem razão, mas, definitivamente, sem provas, como ainda ontem se viu na Grande Entrevista na RTP em que mais uma vez fez figura triste, principalmente na parte em que resolveu incluir Antero Henrique no rol de ofensas a que tem habituado as pessoas que vão acompanhando este mundo futebolistico. É dentro destes parâmetros que coabitam no futebol, instigados pelo dirigismo em geral, que referi essa situaçao de enriquecimento repentino de LFV...um falso moralismo...

Penso que algumas destas palavras também encaixam como resposta ao comentário do Sr. Nuno...do qual destaco a parte em que refere "A velha defesa de que "os outros também não são inocentes" não me chega." Compreendo perfeitamente, mas o futebo, não nasceu em 1982, a corrupção não apareceu a partir dessa data, as questões graves de viciação dos resultados de futebol remontam à data da sua existência, e se queremos punir os clubes, as instituições, então acabem com a Liga.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sr. Nuno Rocha concordo consigo quando diz que a corrupção não começou em 1982, nem com Pinto da Costa, mas pelo simples facto de a corrupção ser tão antiga como as sociedades não vamos deixar de punir aqueles que são apanhados! Em todas as sociedades à corruptos, ladrões, assassinos, etc., e não estão todos presos, mas aqueles que são "apanhados" são, como é obvio, punidos! E mais, se queremos melhor o nosso futebol e a nossa sociedade temos que começar a "limpeza" por algum lado! O futebol portugues está totalmente podre e já não de agora! Para quem não tem a memoria curta, ainda se lembrará com certeza das viagens ao brasil pagas pelo futebol clube do porto a determinado arbrito! e o que é que aconteceu?? Abafou-se!! Espero sinceramnete que esta "estória" dos apitos não seja também abafada para o bem de todos!!!

Cumps