OBSERVAÇÃO

Com a contratação de Makukula o Benfica voltou a fechar o mercado de transferências como o clube português mais gastador. Só para esta temporada, entre verão e inverno, o clube da Luz gastou mais de 36 milhões de euros (!!) em contratações. À grande, portanto.
Eis a lista:
Óscar Cardozo 9,1 milhões de euros (80% do passe), Di Maria 6 milhões (80 % do passe), Makukula 4 milhões (incluindo o valor pago ao Marítimo), Maxi Pereira 3 milhões, Sepsi 2,5 milhões, Freddy Adu 2 milhões, Edcarlos 1,8 milhões, Marc Zoro 1,8 milhões (prémio de assinatura diluído pelo salário), Butt 1,8 milhões (prémio de assinatura diluído pelo salário), Bergessio 1,5 milhões, Fábio Coentrão 1 milhão, Binya 500 mil euros, Luís Filipe 500 mil euros, Fellipe Bastos 500 mil euros e Halliche 300 mil euros.
Por outro lado, com as vendas de Simão e Anderson o clube da Luz encaixou 24 milhões de euros. Saíram também, entre outros, Miccoli e Karagounis, mas sem qualquer contrapartida para o clube. Ou seja, do plantel da época passada para o desta, o Benfica investiu em termos líquidos um montante de 12,3 milhões de euros.
Seria natural que a equipa estivesse mais forte, mas... à 18ª jornada, tem menos 5 pontos do que tinha na temporada passada.
Por exemplo o F.C.Porto, que melhorou a sua performance desportiva e está à beira de mais um título, gastou para esta época menos de 13 milhões de euros nas aquisições de Stepanov, Bolatti, Leandro Lima, Kazmierczak, Mariano, Farias e Edgar, e, vendendo Anderson, Pepe, Hugo Almeida e Ricardo Costa, embolsou 63,5 milhões de euros (!!!), ou seja, uma mais valia de mais de 50 milhões de euros, que lhe permitiu amortizar o passivo para niveis já pouco comparáveis com os dos rivais lisboetas.

4 comentários:

Anónimo disse...

lolada...

so no Sepsi e no Adu roubaste logo 2M (o Sepsi foi 1,5€ tal como o Adu).

Desses todos... nao ha nenhum acima de 1M que nao seja titular...

O mais caro... nos ultimos 8 jogos, marcou 8 golos!

O segundo mais caro é "apenas" uma promessa MUNDIAL...

enfim... conversa sem criterio.

LF disse...

Os valores do Sepsi e do Adu foram retirados de páginas de orgãos de comunicação social através de uma pesquisa pelo Google.
No caso do Adu todos os que vi coincidiam. No caso do Sepsi há de facto diferenças, não havendo, por agora, meios de confirmar os mesmos com exactidão.

De qualquer modo nem um nem outro são dos mais caros, e as respectivas e eventuais diferenças não adulteram a conclusão geral.

E ainda há o Rodriguez, que não considerei por estar emprestado, cuja opção custa 4 a 5 milhões.


Não discuti o valor dos jogadores. No meio de todos eles há boas e más aquisições.
O que interessa verificar é que, investindo muito mais que o F.C.Porto, o Benfica não se conseguiu aproximar e, pelo contrário, ficou mais fraco e mais longe do poderio dos dragões.
Sabendo-se das saidas de Simão, Karagounis e Miccoli, "apenas" os três melhores jogadores da invicta campanha da segunda volta da temporada passada, não seria de esperar outra coisa...
Aliás, também a saida de Fernando Santos se está a revelar um erro, tal como eu disse aqui na altura.

LF disse...

Já agora, quanto a serem ou não titulares, já se viu nesta época Cardozo e Di Maria no banco de suplentes, até em jogos importantes.
Cardozo tem alternado com Nuno Gomes, e só nos últimos jogos se fixou. Di Maria só foi titular quando alguém se lesionou, nomeadamente Rodriguez ou Rui Costa.

Ter, na liga portuguesa, mais de 15 milhões de euros no banco de suplentes é de facto espantoso, e...absurdo !

LF disse...

Sem falar no Adu, no Edcarlos, Butt, Bergessio, Zoro, Sepsi etc, todos eles suplentíssimos, se me é permitido o termo.
Andrés Diaz então...