18/09/07

ALGUNS NÚMEROS


Como se vê, em nove jogos com equipas italianas para a Liga dos Campeões, o Benfica apenas venceu dois, ambos em 1968 diante da Juventus. Foi essa aliás a única eliminatória passada pelo Glorioso frente a transalpinos na prova raínha da Uefa - tendo conseguido no entanto sucessos diante de Roma e Sampdória nas outras competições europeias.
Frente ao Milan já disputou duas finais - ambas perdidas - e ainda uns quartos-de-final, com idêntico desfecho, tudo para a Liga dos Campeões. Más recordações portanto...
O F.C.Porto venceu igualmente dois dos seus dez jogos com equipas inglesas na Liga dos Campeões. Curiosamente, também obteve as suas vitórias no mesmo ano (2004), diante de Manchester United e Chelsea, se bem que a primeira correspondente à temporada 2003-04, e a segunda na primeira fase da temporada seguinte. Frente ao Liverpool apenas jogou para a Uefa, tendo sido eliminado (0-0 em casa, 0-2 em Anfield em 2001).
O Sporting nunca defrontou clubes ingleses na prova principal. Todavia, nas outras competições europeias até tem um saldo positivo.
De realçar a vitória por 5-0 diante do seu adversário de amanhã, depois de ter sido derrotado em Old Trafford por 1-4. Estávamos em 1964, e o Sporting venceria a Taça das Taças dessa época.