TÍTULO MERECIDO

Conforme se esperava, a Argentina revalidou o título mundial de Sub 20 ao bater a República Checa na final por 2-1.
Durante uma parte significativa da partida os checos surpreenderam, criando inclusivamente algumas ocasiões de golo, perante uma selecção argentina algo adormecida. Já em plena segunda parte a equipa europeia colocou-se mesmo em vantagem com um soberbo golo de Fenin. Contudo, dois minutos decorridos, na sequência de uma falha defensiva gritante, a estrela do mundial Sérgio Aguero restabeleceu a igualdade. Na ponta final da partida, a Argentina puxou dos galões de campeão e favorito, e à custa de uma pressão asfixiante, remeteu os checos para as imediações da sua área, de onde praticamente não mais voltaram a sair. O segundo golo – em mais uma falha, desta vez do guardião Petr - foi o corolário lógico deste amplo domínio, acabando por fazer justiça àqueles que durante toda a competição mais fizeram por merecer o título.
Com cinco títulos nos últimos doze anos, a Argentina confirma um estatuto, pelo menos, semelhante ao do Brasil, enquanto filão de nascimento e crescimento de grandes jogadores de futebol.
Se em 2005 foi Messi a brilhar a grande altura nos relvados holandeses, desta vez foi o avançado do Atlético de Madrid Sérgio Aguero a figura em destaque, sagrando-se melhor jogador e melhor marcador da prova.

Sem comentários: