MERCADO AGITADO

Com o episódio Berardo/OPA/Rui Costa a monopolizar o espaço público, quase nos temos esquecido do mercado de transferências, que todavia segue agitadíssimo.
Depois de, numa primeira fase, ter sido o F.C.Porto a animar as movimentações - com as contratações de Edgar, Kazmierczak, Lino e Nuno no mercado nacional e, ao que se diz, dos médios Bolatti e Leandro Lima na América do Sul -, nos últimos dias têm sido os rivais lisboetas a estar mais activos.
O Sporting, depois de garantir os internacionais Gladstone e Izmailov, e enquanto tenta o concurso do lateral esquerdo suplente do Milan, Grimi, surpreendeu tudo e todos com a contratação do ex-benfiquista Derlei.
Quem leia habitualmente VEDETA DA BOLA, sabe a minha opinião sobre a passagem de Derlei pelo Benfica. Tenho para mim que se tratou de um jogador injustiçado por grande parte dos sócios, e que acabou por não ter oportunidades nem tempo para revelar a sua utilidade. Foi sobretudo infeliz (teve por exemplo o azar de coabitar com o melhor Miccoli). No Sporting poderá ter uma última oportunidade de mostrar aquilo que ainda tem para dar, se bem que o seu (certamente) elevado salário poderá ser objecto de alguma animosidade de balneário.
O internacional russo Izmailov é um jogador relativamente conhecido (penso ter estado no Euro 2004), mas que acabou por nunca sair do seu país em virtude de – diz-se - alguma inconstância competitiva e emocional. Será uma espécie de Carlos Martins de leste ? O tempo o dirá.
Quanto ao Benfica, parece finalmente estar-se a identificar uma linha de coerência nas aquisições até agora efectuadas. Depois de Zoro (um lateral/central que responde seis meses depois à saída de Ricardo Rocha), e do jovem Fábio Coentrão, as águias, pela mira de Veiga, apontaram baterias para a Argentina, onde já terão fechado Cardozo, e se preparam para assegurar também Bergessio.
As referências que recolhi sobre Cardozo são as melhores. Trata-se de um ponta-de-lança puro e duro, com 1,93 de altura, excelente jogo de cabeça, uma capacidade de remate espantosa com os dois pés, exímio nas bolas paradas, enfim… um craque ! Veremos como se adapta ao futebol europeu, pois essa parece ser a única dúvida que resta sobre a oportunidade desta onerosa aquisição – a segunda mais cara de sempre do clube a seguir a Simão.
Bergessio, bastante menos credenciado e obviamente mais barato, é um segundo avançado que, pelo que até agora li e ouvi, talvez se assemelhe, mais coisa menos coisa, ao portista Lisandro Lopez. Tal como Cardozo é ainda relativamente jovem, pelo que poderão ser dois investimentos interessantes também sob o ponto de vista económico-financeiro.
Depois destas duas contratações, o Benfica terá de se centrar no meio-campo, onde restam vinculados ao clube dois jogadores que talvez resolvessem todos os problemas de Fernando Santos no sector: Manuel Fernandes, já mais aberto à hipótese de regressar à Luz, e Diego Souza, que tenho seguido com muita atenção na Taça Libertadores e me tem impressionado pela positiva.
Também para a defesa o técnico benfiquista pode dormir descansado. Se Luisão parece de pedra e cal – e podia ser essa a principal preocupação -, a acrescentar aos restantes elementos do plantel existem ainda os emprestados José Fonte e João Pereira, duas alternativas credíveis para compor os 26 com que Santos deseja compor o plantel encarnado.
Vejamos então o ponto de situação relativamente aos três grandes:

F.C.PORTO
Continuam: Helton, Paulo Ribeiro, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Ricardo Costa, João Paulo, Pedro Emanuel, Marek Cech, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho Gonzalez, Jorginho, Quaresma, Lisandro, Adriano, Postiga e Renteria.
Saem: Vítor Baía, Mareque, Anderson, Ibson, Bruno Moraes, Alan e Vieirinha.
Entram: Nuno (ex Aves), Lino (ex Académica), Rui Pedro (ex Júnior), Castro (ex Junior), Fernando (Brasil), Luís Aguiar (Uruguai), Bolatti (Argentina), Kazmierczak (ex Boavista), Leandro Lima (Brasil) e Edgar (ex Beira Mar).
Dúvida: Vukcevic (Sérvia).

SPORTING
Continuam: Ricardo, Tiago, Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Caneira, Ronny,Miguel Veloso, João Moutinho, Paredes, Farnerud, Romagnoli, Pereirinha, Liedson e Djaló.
Saem: Miguel Garcia, Tello, Custódio, Carlos Martins, Nani, João Alves, Alecsandro e Bueno.
Entram: Gladstone (Brasil), Paulo Renato (ex Junior), Grimi (Itália), Izmailov (Rússia), Pupo (ex Junior), Adrien Silva (ex Junior) e Derlei (ex Benfica).
Dúvidas: Antunes (ex Paços de Ferreira), Toranzo (Argentina) e Vukcevic (Sérvia).

BENFICA
Continuam: Quim, Moreira, Nelson, Luisão, Anderson, Léo, David Luíz, Miguelito, Petit, Katsouranis, Karagounis, Rui Costa, Nuno Gomes, Simão e Mantorras.
Saem: Moretto, Pedro Correia, Marco Ferreira, Beto, João Coimbra, Miccoli, Derlei, Paulo Jorge e Manú.
Entram: Zoro (Costa do Marfim), Fábio Coentrão (ex Rio Ave), Cardozo (Paraguai), Bergessio (Argentina) e Dabao (ex Junior).
Dúvidas: Manuel Fernandes (ex Everton), José Fonte (ex Amadora), Ruben Amorim (ex Belenenses), Cássio (Brasil), Ratinho (Brasil) e William (Brasil).

12 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que li o Moreto já não vai para Braga - Paulo santos acabou por renovar.
Hoje já ouvi falar que o Micoli afinal está quase no Benfica e a título definitivo, se assim for, já começo a achar fartura (dinheiro)a mais, será já o mau do Berardo a investir?!!! Bem, contudo, mesmo que seja verdade, não restam duvidas que o Benfica na próxima época vai ser só goleadas, pois quem tem Nuno Gomes, Cardoso, Micoli, Mantorras e Bergessio – não será já gente a mais para o mesmo lugar?!! a confirmarem-se!!!

Anónimo disse...

BRYTTO

O Moretto deveria ir embora, pois o Quim, o Moreira e ele são muitos guarda redes

Em relação aos avançados penso que:

Oscar Cardozo - é o ponta de lança que o Benfica necessitava á muitos anos, muito bom dentro da area, joga muito bem de cabeça, marca livres com o seu melhor pé, o esquerdo e remata bem fora da area, titular indescutivel

Gonçalo Bergessio - jogador tipo Miccoli e Simão Sabrosa, rapido e muito bom técnicamente, tem um problema mede 1,72m, baixo demais para a area, penso que o Benfica vai optar, entre o Miccoli e o Bergessio, só um deles virá para o nosso plantel

Nuno Gomes, já sabemos como é

Mantorras, só pode jogar alguns minutos, portanto pouco conta

Não me parece muita gente, para um candidato ao titulo e a querer fazer figura na Europa

cj disse...

parece que o derlei baixou bastante o salário.

LF disse...

Também não me parecem avançados a mais. Se olharmos para as grandes equipas europeias, todas têm 4 , 5 grandes avançados, que vão alternando a titularidade conforme os estados de forma.
Tem sido essa uma lacuna constante do Benfica, que agora, em 4-4-2, terá de utilizar sempre, pelo menos dois avançados.

Em todo o caso, se vier Bergessio, e ficar Miccoli (o que duvido), talvez Nuno Gomes saia (ao que se diz tem propostas do Napoles e do Wets Ham).

Moretto deve ir para Espanha.



Cardozo tem muito boas referências. Ouvi o Freitas Lobo a falar dele e diz que é um grande avançado (craque mesmo), capaz de fazer furor no futebol português.
Tenho esperança de termos aqui um novo Yazalde, ou Jardel dos melhores tempos.
Veremos, é preciso que se adapte ao futebol europeu. Já houve casos em que verdadeiros craques na America do Sul não tiveram sucesso por cá.


Derlei ganhava mais de 200 mil euros por mês. Mesmo que tenha baixado para metade (o que duvido), ficaria a ganhar 100 mil, quase o mesmo que Liedson, e muito mais que qualquer outro jogador do plantel.
Mas por acaso era algo que eu tinha curiosidade em saber. Vou estar atento ao Sportugal :)))

Anónimo disse...

Pelo que li o Derley vai ganhar 50 mil euros por mês, bastante mais do que eu mas prefeitamente aceitável..

LF disse...

hummm,Tenho as minhas dúvidas.

Mas sinceramente até lhe desejo felicidades. Não obviamente a nivel colectivo, mas a nivel individual.
A forma selvagem como foi tratado na Luz, despertou-me alguma simpatia por ele.

Anónimo disse...

LF

Penso que a entrada de Bergessio e se Miccoli ficar, o Nuno Gomes não pode sair, repare Miccoli tem por volta de 1.70m, o Bergessio tem 1.72m, o Mantorras só pode jogar alguns minutos, ficamos sem altura no nosso ataque, o que será de certeza um grande problema para a equipa

Em relação ao Oscar Cardozo, também ouvi o Luís Freitas Lobo falar maravilhas dele, fui ao youtube e vi alguns golos, acho que temos homem

Paulo Santos disse...

Só um reparo. Incompreensívelmente (sempre foi, mas agora depois da prestação no euro aida mais) o João Pereira já não é jogador do Benfica...

LF disse...

Sim, o melhor é ficarem todos. Até porque o Mantorras quase não conta.
Mas palpita-me que o Nuno Gomes sairá se o Miccoli ficar (o que duvido)

LF disse...

É verdade.
Também hoje é que soube que João Pereira já não é do Benfica.
É uma pena.

Pedro Morgado disse...

Especulações em tempo de Contratações. PODEMOS CONFIAR NAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS?

Pedro Morgado disse...

Especulações em tempo de Contratações. PODEMOS CONFIAR NAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS?