23/02/07

O SENHOR QUE SE SEGUE

O adversário do Benfica nos oitavos-de-final será o Paris St.Germain.
Trata-se, como se sabe, de um clube com pergaminhos nas provas europeias, que conta com grandes jogadores como o “nosso” Pauleta, os internacionais franceses Landreau e Rothen, o argentino Gallardo, o uruguaio Rodriguez, o marfinense Kalou ou o checo Rozehnal, mas que tem estado a fazer uma época decepcionante em termos domésticos.
Desenganem-se contudo os que, olhando para a classificação da liga francesa (16º lugar com 5 derrotas em casa), esperem facilidades. A equipa parisiense, depois de um início de campeonato catastrófico, trocou há pouco tempo de treinador contratando nem mais nem menos que Paul Le Guen – campeão com o Lyon, e um dos melhores treinadores europeus da actualidade. Pois desde então leva 6 jogos sem perder e 4 vitórias consecutivas, estando claramente numa fase ascendente como prova a sua recente categórica vitória em Atenas, num estádio onde o Benfica perdeu 1-3 durante a pré-época.

A equipa de Fernando Santos, caso queira ter ambições de chegar à final, tem de ser considerado favorito para esta eliminatória. Mas isso não significa, nem de perto, que vá encontrar um adversário muito acessível. O P.S.G. é seguramente muito superior ao Dínamo, tem jogadores experientes, e só um grande Benfica conseguirá fazer prevalecer o seu favoritismo. Isto é também um alerta para os adeptos, para que encham a Luz no jogo que, esperemos, garanta a passagem pelo segundo ano consecutivo a uns quartos-de-final europeus.
A grande vantagem deste adversário será a possibilidade de enfrentar também o jogo de ida com muitos milhares de portugueses nas bancadas do Parque dos Príncipes, dada a enorme dimensão da comunidade lusa na capital francesa.

São estes os jogos dos oitavos-de-final da Taça Uefa:

PARIS SAINT-GERMAIN (França) - S.L.BENFICA (Portugal)

SP.BRAGA (Portugal) -TOTTENHAM H. (Inglaterra)

NEWCASTLE UTD. (Inglaterra) -AZ ALKMAAR (Holanda)

R.C.LENS (França) -BAYER LEVERKUSEN (Alemanha)

GLASGOW RANGERS (Escócia) - OSASUNA (Espanha)

CELTA DE VIGO (Espanha) - WERDER BREMEN (Alemanha)

MACCABI HAIFA (Israel) - R.C.D.ESPANHOL (Espanha)

SEVILHA F.C. (Espanha) - SHAKHTAR DONETSK (Ucrânia)