LEÕES À SOLTA

Com uma soberba exibição, carregada de classe, frescura física, organização e força mental, o Sporting vulgarizou uma das mais fortes equipas do panorama futebolístico europeu actual.
Mais do que vencer o jogo, o Sporting mostrou argumentos para lutar pelo apuramento num grupo extremamente difícil, algo em que até hoje muitos não acreditariam.
Desde o início que os leões foram quem mais fez por ganhar, com rapidez e imaginação nos lances ofensivos e uma impressionante pressão defensiva à entrada do seu meio-campo que não deixou o Inter sequer pensar o seu jogo - veremos quantas equipas o conseguem fazer frente a este Sporting. Os italianos foram então adoptando uma estratégia de calculismo bem à italiana, que provavelmente nas conjecturas de Mancini poderia, no mínimo, render um empate a zero. O fantástico golo de Caneira, e pouco depois a expulsão de Vieira, foram golpes no estômago dos transalpinos, que nem a perder conseguiram criar lances de perigo para a baliza de Ricardo.
Individualmente será justo destacar as exibições de Caneira, João Moutinho e o jovem Miguel Veloso (que revelação !), mas a principal virtude do Sporting esteve na sua organização colectiva e na sua frescura física.

11 comentários:

Anónimo disse...

a resposta de classe aos profetas da desgraça.

Anónimo disse...

Essa não é para mim.
Ainda ontem ressalvei que o futebol era fértil em surpresas, e que na época passada também ninguém apostava um pau de fósforo queimado no Benfica.
Se o Spoting ganhar na Rússia, vai certamente discutir o apuramento até ao fim.

Anónimo disse...

não é para ti, mas já vi comentários diferentes de benfiquistas...

LF disse...

A vida é mesmo assim.
Eu, enqunto benfiquista e português, fiquei satisfeito pela vitória do Sporting. Pelos pontos (para estarmos todos lá temos de torcer uns pelos outros...), pelo patriotismo, pelos jogadores (há jogadores do Sporting com quem simpatizo bastante como Caneira e Moutinho por exemplo) e também por ALGUNS adeptos.
Quando digo ALGUNS, refiro-me àqueles para quem o Sporting é um grande clube, com vida própria, e não uma espécie de Anti-Benfica, como infelizmente é para muitos.

Anónimo disse...

Vitória histórica, sem dúvida, dada a pouca projecção internacional do Sporting, mas não me pareceu que o Sporting tivesse feito um jogo brilhante - praticamente não criou uma oportunidade de golo, a não ser depois do golo... Mas a vitória aceita-se perfeitamente e foi merecida: o Inter não jogou absolutamente nada, um empate seria premiar uma equipa que nada fez para o ganhar…
Enganaram-me!
Não quero tirar o mérito ao Sporting, mas o Inter pareceu-me uma equipa muito longe de uma Juventus e de um Milan nos seus tempos nmais áureos...

Anónimo disse...

Uma exclamação: não seria de esperar que a melhor massa associativa do mundo (como os lagartos dizem) enchesse por completo o seu estádio, ainda por cima contra uma equipa de topo?! Acho que nem aos 40 mil chegaram…

LF disse...

Brytto,

Na questão da assistência concordo contigo.

Sabes qual é o problema, é que para muitos sportinguistas a Liga dos Campeões tem pouco interesse, pois o Benfica não está no mesmo grupo...

LF disse...

O Milan nos seus melhores tempos foi talvez a melhor equipa de sempre.
Van Basten, Gullit, Rijkaard, Baresi, Maldini, Donadoni, Ancelotti etc etc.

O Benfica perdeu uma final com eles por 1-0.

Anónimo disse...

LF:

se os bilhetes para jogos da CL em Alvalade fossem a 15 euros como na sua agremiação desportiva, de certeza que estava lotado. Mas... para se ver FUTEBOL paga-se. Para ir ao circo... compra-se um corneto de morango e vem com bilhete para ir ao galinheiro.

Começou os posts tão bem... a disfarçar de modo quase perfeito a inveja que o rói por dentro... mas.. . nao se conteve como é obvio.

Anónimo disse...

"Não quero tirar o mérito ao Sporting, mas o Inter pareceu-me uma equipa muito longe de uma Juventus e de um Milan nos seus tempos nmais áureos..."

Claro está... até os coitadinhos do Sporting ganharam... já o Copenhaga... isso sim... Grande equipa de renome Mundial... e em crescendo de forma. Parece que saem dos seus empregos e vao treinar ao fim do dia.

No ano passado, quando o Manchester United defrontou o "Desportivo de Chaves" na Luz... e o clube da casa ganhou com um jogo próprio de pequenos... foi uma epopeia!!!

Mas tenho que vos dar os parabens... o pitbull ja disse q é um bom resultado. E o Fernando Santos tb.

Anónimo disse...

Pedro,

Quanto aos preços dos bilhetes tem alguma razão (eu próprio não fui ao Sporting-Boavista por causa dos preços, conforme referi neste espaço).
Se bem que no meu ponto de vista os responsáveis do SPorting não perceberam ainda muito bem em que país estão a viver.

Inveja sentem habitualmente os mais pequenos em relação aos grandes.
O Benfica já disputou sete finais da Taça dos Campeões e ganhou duas !
Invejo poderei ter do Real Madrid que ganhou 9, ou do Milan que ganhou 6...


Sobre o Benfica-Manchester recordo apenas que não foi uma simples vitória.
Valeu o apuramento para a fase seguinte e a eliminação do Manchester.
O Sporting ainda tem muito que pedalar para conseguir fazer o mesmo. Oxalá o consiga.