APOCALIPSE NO BESSA

É verdade que a pré-época correu mal, é verdade que o plantel se manteve indefinido até bem tarde, é verdade que mudou o treinador, é verdade que tem havido lesões, é verdade que muitos jogadores estiveram no Mundial, é verdade que o Caso-Mateus acabou por prejudicar a equipa obrigando a dezoito dias sem competição, mas nada, nada disso justifica a exibição realizada no Bessa, cujo adjectivo que me ocorre para melhor lhe aplicar é: miserável.
Lastima-se que nem o facto de estar a pisar o relvado onde festejou pela última vez um título nacional tenha sido suficiente para espicaçar a equipa da Luz, que assim entra na Liga de forma absolutamente calamitosa.
O Benfica foi uma equipa completamente desarticulada, nada imaginativa a atacar e insegura a defender, apresentando períodos absolutamente negros ao longo do jogo, tal o desnorte que se apoderou de quase todos os jogadores encarnados. Demonstrou índices físicos assustadores para quem inicia a Champions League esta semana. Demonstrou ainda, à semelhança do que acontecera nalguns momentos da pré-temporada (por exemplo frente ao Sporting), uma total incapacidade para jogar perante equipas muito pressionantes, como foi o Boavista - não encontrando soluções para esta realidade, o Benfica pode dizer adeus a uma boa época.
Outro dos problemas que parecem evidentes é que as caracteristicas dos principais jogadores do plantel do Benfica não apontam para um estilo de jogo sustentado em posse e circulação de bola intensiva e numa postura de ataque constante e afirmativo (romântico?) como Fernando Santos diz pretender e a equipa por vezes parece tentar praticar, com os resultados que estão à vista. Por outras palavras, este Benfica não tem condições para ser uma equipa "mandona", embora até talvez se possa tornar numa equipa "matreira".
Veremos até que ponto esta derrota vai ter consequências no futuro imediato, pois já na quarta-feira o Benfica terá um jogo determinante para as suas ambições internacionais. Os últimos minutos do Bessa mostraram uma equipa de cabeça demasiado quente, algo que nos próximos três dias terá que ser revisto de modo a que não se comprometa desde já também o futuro na Champions.

Individualmente as pontuações (de 0 a 5) não poderão ser generosas: Quim 4 (salvou-se do naufrágio e foi o melhor benfiquista, o que atesta também aquilo que foi o jogo), Nelson 2, Luisão 1, Anderson 0, Leo 2, Petit 2, Katsouranis 1, Rui Costa 1, Manu 3, Nuno Gomes 0, Miguelito 0, Fonseca 0, Nuno Assis 0 e Mantorras -.

8 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

LF

O Benfica não jogou nada, concordo com a falta de rumo da equipa e com aparente má forma física

Agora, eu acho que a grande falha pertenceu ao treinador FS, quando substituiu o Rui Costa pelo Nuno Assís, isto na hipotese do Rui estar bem físicamente e ser uma substituição meramente táctica, o Nuno Assís não é um jogador para agarrar no jogo e modificar totalmente a equipa, o Benfica depois desta substituição nunca mais foi á baliza do Boavista, perante esta situação os jogadores ficaram nervosos e de cabeça perdida

Falemos agora de disciplina,
Nuno Gomes - dois cartões muito bem mostrados
Manú - No caso de ter acertado mesmo no jogador do Boavista, pois a repetição da jogada não esclarece muito bem, é bem mostrado
Petit - Atitude miseravel do jogador do Benfica, que era o cap. de equipa, esta situação é de um jogador dos infantis ou iniciados, é incrivel como um jogador com experiência e com o seu peso na equipa, pode fazer uma coisa destas e depois vir para a TV pedir desculpas pela equipa, deveria pedir desculpas por ele, o Presidente é que deve pedir desculpa pela equipa e depois pedir satisfações ao treinador e jogadores e fazer ver o trabalho e esforço que a direcção esta a fazer para levar o nosso clube para o topo, uns puxam para um lado, outros puxam para outro, acho que deveria de haver punições internas para os jogadores

Gostava de perguntar ao arbitro, porque não expulsou o defesa central do Boavista

Anónimo disse...

epá, eu acho que em relação ao petit devem ter em consideração a...digamos...menor capacidade de raciocínio do homem.
mas como para ser jogador não é preciso fazer testes de qi...ainda bem que está no benfica.

Anónimo disse...

Para Petit, 4 jogos é o minimo que se pode exigir...

Anónimo disse...

Catn,

Quanto à substituição do Rui Costa, creio que a resposta está dada. Estava lesionado.

Sobre os cartões penso que o de Manú é exagerado, pois nem tocou no jogador do Boavista.
Pelo contrário Ricardo Silva deveria ter visto segundo amarelo quando o Benfica ainda jogava com onze e procurava o empate, o que poderia ter alterado o rumo do jogo.

O que o Petit fez, foi pouco mais do que vi fazer muitas vezes ao João Pinto (defesa), ao Jorge Costa, ao Fernando Couto e ao Paulinho Santos.
Merece o vermelho e uns dois joguitos de castigo (por comportamento incorrecto), a menos que o árbitro entenda como agressão, o que também não me parece ser o caso.

De qualquer forma é lamentável.

Eu aceito que Petit leve cartões por entradas duras (jogo é jogo), agora por situações destas parece-me pouco profissional.

Há muito que acho que ele tem de rever a sua forma de protestar com os árbitros, que não leva a nada e só prejudica o Benfica.

Anónimo disse...

Brytto,

4 jogos é, à luz dos regulamentos, a pior das hipóteses.
Se o árbitro não entender como agressão acho que dois joguitos chegam bem.
Eu nem sei se a expulsão dele foi directa ou por segundo amarelo.

Um jogador do Nacional fez praticamente o mesmo com Paulo Paraty (empurrando-o veementemente com o peito) e apenas levou amarelo. O Nacional joga com o Benfica na próxima jornada.

Petit faz muita falta. Espero que a ausência seja curta.

Anónimo disse...

O do Nacional só nao levou Vermelho directo pq o vosso arbitro nao queria prejudicar o nacional contra o SPORTING... aquela besta nem se lembrou do proximo adversario do seu clube.

É tao burro que nem se apercebeu que o slb joga com as sobras do SCP... como acontece em quase tudo.