UM BOM NEGÓCIO ?

Logo que - na sequência dos seus tratamentos clandestinos em Madrid - foi aventada a hipótese de venda de Manuel Fernandes, fiquei perplexo.
Manelelé tem apenas vinte anos, é o último grande produto das escolas da Luz (desde Rui Costa não aparecera outro igual), tem uma margem de progressão enorme, será o substituto natural de Costinha na selecção nacional, e a agravar, detendo o Benfica apenas metade do valor do seu passe, qualquer venda teria sempre um efeito relativamente magro na tesouraria encarnada.
Pois bem. O negócio está consumado por quinze milhões de euros, oito e meio dos quais para os cofres da Luz.
Até prova em contrário - que pode vir a ser uma lesão de difícil solução, reiterados casos de indisciplina, ou qualquer imposição externa -, não me parece que os benfiquistas tenham motivos para festejar este negócio.
A vontade do jogador em sair não pode justificar tudo. Manuel Fernandes, quando assinou até 2010, não foi certamente obrigado a fazê-lo, e à semelhança do que se passou nos casos de Simão e Ricardo Rocha, podia muito bem ter sido convencido a ficar no clube - eventualmente com uma renovação do contrato, pois vai auferir menos no Portsmouth do que, por exemplo, Karagounis ganha na Luz - , sobretudo tratando-se de um jogador ainda muito jovem, a quem não faltariam outras oportunidades no futuro.
Além do mais, conforme Pinto da Costa disse uma vez a propósito de McCarthy, se fosse a vontade dos jogadores a ditar as leis, não valia a pena haver contratos.
O futuro dirá até que ponto este não foi um momento menos feliz na excelente gestão que o Benfica tem tido nos últimos anos, mas ou me engano muito ou já estou a ver Manelele dentro de duas ou três épocas a render bem mais do que o Benfica acaba de ganhar com ele ou, pior que isso, a brilhar de dragão ao peito.
Outro dado preocupante é a autêntica hemorragia de campeões nacionais que o Benfica tem sentido desde que, há apenas catorze meses atrás, conquistou no Bessa o seu último título. Abandonaram o clube: Miguel, Dos Santos, Manuel Fernandes, Geovanni e, muito provavelmente, Simão e Quim, isto para falar apenas dos onze titulares, pois entre os restantes a sangria foi total. Foram todos eles na altura considerados, e bem, os novos heróis do clube da Luz, e foi então prometido que apenas sairia um por época de modo a equilibrar o orçamento.
Ainda há poucas semanas, durante o Mundial, dei comigo a pensar que de entre os convocados de Scolari, para além dos quatro (ainda) benfiquistas, também Miguel, Fernando Meira, Marco Caneira, Tiago, Deco, Maniche e Paulo Santos passaram pelo Benfica sem que, salvo Tiago, tivessem rendido aos cofres do clube nada de semelhante ao o que o seu real valor veio depois a demonstrar permitir (Deco e Maniche saíram mesmo de forma completamente gratuita), o que não deixa de ser algo intrigante.
Se até entendo a saída de Simão, se já custei a perceber a de Geovanni, só mesmo o futuro me poderá explicar a de Manelelé.

5 comentários:

Anónimo disse...

Só não entendo para quem é o bom negócio, só se for para o clube inglês

O Benfica vai receber 50% da verba envolvida, por um atléta com 20 anos e com uma margem de progressão muito grande, que mais tarde poderia valer mais do dobro, ou o triplo dessa verba 8 milhões de euros

Para o Manuel Fernandes é uma apósta no dinheiro imediato, mas que pode trazer graves problemas de gestão de carreira, pois este clube ficou em 17º lugar na liga inglesa, muito perto dos ultimos lugares e longe dos grandes palcos do futebol mundial, pode haver o problema de ser esquecido pelos grandes clubes e há bastantes casos de jogadores que passaram ao lado de grandes carreiras, devido ao dinheiro imediato, espero que não seja o caso, pois eu até gosto do Manuel Fernandes e do seu futebol

Anónimo disse...

Concordo plenamente catn.
O futuro dirá que razões estiveram por detrás disto.
Será que a lesão dele é grave ?
Estaria em risco de ficar mais uma ou duas épocas em baixo rendimento ?
Se for assim...

Eu confio nesta direcção, e acho que se o fizeram foi por algum motivo forte.

Anónimo disse...

Parece que afinal havia justificações fortes para a transferência, pois o atleta padece de uma pubalgia crónica.
Voltarei ao tema.

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read B drug b b celebrex b Tennis scoring system volkswagen camper bus for sale what is medicine buspirone Penis slide in her http://www.generic-imitrex.info/Videosurveillance1.html Topamax pharmacology Mazda protege 1995 Answering machine if on the phone Kailua-kona long term rentals designmate plotters adware oceanside removal block pop up ads