24/07/06

BONS SINAIS

Não pude estar na Luz para a apresentação do Benfica aos sócios, nem sequer tive possibilidade de assistir ao jogo pela televisão. Deste modo, não irei obviamente comentar o que lá se passou no sábado.
Não quereria deixar contudo de assinalar que a pré-época do clube encarnado parece, segundo o meu ponto de vista, estar a seguir por caminhos seguros e consistentes.
Ao contrário da temporada passada, há já um modelo de jogo bem definido e um esquema táctico preferencial. O 4-4-2 em losango é um esquema que assenta como uma luva a um plantel privado de Simão e Geovanni, e reforçado com Rui Costa e Katsouranis. Por outro lado, a história recente demonstra tratar-se de um sistema que se adapta muito bem às características da Liga Portuguesa - veja-se o F.C.Porto de Mourinho ou, a outro nível, o Sporting de Paulo Bento.
O discurso do treinador também não me tem desagradado, parecendo prudente e próprio de quem sabe muito bem o que está a fazer. Trata-se de um homem inteligente e com grande estatura moral. É benfiquista.
É claro que seria melhor ter o plantel definido no dia do regresso ao trabalho, mas as consequências do Mundial nas movimentações de mercado inviabilizaram essa possibilidade.
Com mais um lateral esquerdo (Miguelito ?), com um ponta-de-lança forte e bom no jogo aéreo (porque não tentar também Hasselink ?), e mais um interior esquerdo (Hugo Viana seria fantástico), o Benfica terá seguramente uma equipa capaz de lutar pela vitória em todas as frentes.
Na quinta-feira mais um teste, desta vez contra o Sporting no Torneio do Guadiana.

18 Comments:

Anonymous catn said...

LF, estou mais ou menos de acordo com o seu pensamento, por isso vou deixar a minha opinião

JOGO
Gostei da 1º parte, a equipa titular já vai mostrando algum coléctivo
Na 2ª parte o acerto foi menor, penso que o motivo foi a falta de frescura fisica de alguns elementos importantes na manobra da equipa ( Rui Costa )

TÁCTICA
Penso que a equipa está arrumada de acordo com as caracteristicas dos jogadores e sem grandes invenções, estou de acordo com o 4-4-2 ( Moreira, Alcides, Luisão, Ricardo, Léo, Katsouranis, Petit, Diego, Rui Costa, Micolli e Nuno Gomes ), mas como treinador de bancada, quero deixar a minha tactica quando estivermos "apertados"
Moreira, Alcides, Luisão, Ricardo, Katsouranis, Petit, Manu, Rui Costa, Paulo Jorge, Micolli e Nuno Gomes

TREINADOR
Discreto como o Presidente do Benfica, competente mas de poucas palavras

JOGADORES
Hasselink - de certeza que haverá melhor, eu apostava de novo no Karadas, com novo treinador e novo sistema de jogo, pode ser que marque mais golos
Miguelito - Era uma boa aposta para o lado esquerdo
Hugo Viana - Está muito bem no Valência, nunca me encheu as medidas

São só ideias

24.7.06  
Anonymous LF said...

Catn,

Não sei se o Diego já terá maturidade futebolística suficiente (leia-se no futebol europeu) para pegar de estaca no onze.
Tenho fortes dúvidas.

Hasselink é um jogador alto, exímio cabeceador, e bastante eficaz na finalização.
Não é um Thierry Henry, nem um Luca Toni, mas parece-me o tipo de jogador que o plantel do Benfica está a pedir.
Além disso, era um golpe tremendo nos rivais e em PC, o que daria um gozo especial aos sócios.

Karadas não vai ficar no plantel, e provavelmente até irá rescindir o contrato.
Quando veio para o Benfica tive esperança que ele se tornasse um bom ponta-de-lança. Tinha condições fisicas fantásticas, e com alguma aprendizagem podia chegar longe.
O que é certo é que, logo nessa mesma época apagou-se por completo, e em Inglaterra, onde até teria um estilo de jogo propício às suas caracteristicas, também não deixou saudades.
Não me parece que seja a solução.

Hugo Viana foi falado no âmbito da possível transferência de Simão para Valencia.
De acordo com o sistema que F.Santos pretende implementar, a posição de interior esquerdo é a que surge mais fragilizada.
Hugo Viana, além de jovem, de português, de internacional já com alguma experiência, encaixaria como uma luva nesse figurino (além de ser também uma segunda opção a Rui Costa, em caso de lesão ou cansaço).
Até gostei da sua prestação no Mundial, nomeadamente quando entrou frente à Inglaterra.
Era também um golpe no Sporting, pois era mais um talento das suas escolas a jogar na Luz.

Aquilo que ouvi: Simão para Valencia, e 15 milhões + Di Vaio (definitivo) + Viana (empréstimo) para o Benfica, seria quanto a mim uma excelente solução negocial.


Miguelito acho que deve estar por dias.

24.7.06  
Anonymous Anónimo said...

Pois é LF, foi assim nos mandatos de João Santos, Jorge de Brito e Vale e Azevedo, compravam tudo o que os outros rivais queriam e depois foi quase fechar as portas, dividas por todo o lado

Eu penso que o Benfica deverá traçar o seu rumo e escolher os seus jogadores, não entrando nesses esquemas de enfraquecer o adversário

Nas negociações do Simão era os 20 milhões e pronto, então os jogadores não jogam no Valência e vão ser muito bons no Benfica, eu acho que o Benfica deve ser livre de escolher os jogadores que bem entender

Em relação ao Diego, admito que talvez ainda seja imaturo para o futebol europeu, mas o Benfica não pode esperar, porque ele tem grandes qualidades para por ao serviço do Benfica e a equipa vai ficar mais forte

25.7.06  
Anonymous LF said...

Não se trata de comprar tudo o que os rivais querem.
Simplesmente, tanto Hasselink, como Hugo Viana correspondem ao perfil de jogador que o Benfica necessita neste momento.
Mas poderão ser outros...

25.7.06  
Anonymous Eusebio said...

Epá,

Isto está diferente !

26.7.06  
Blogger cj said...

"Trata-se de um homem inteligente e com grande estatura moral. É benfiquista."
Isto é causa ou consequência?

26.7.06  
Anonymous catn said...

Ser do Benfica, já demonstra inteligência

Depois é um bom treinador e de seguida é um homem de poucas palavras, o que
é sinal de intelegência, quando se fala muito, nem sempre se fala correcto, por isso mais vale pouco mas bem e acima de tudo é um grande trabalhador e obriga os jogadores a trabalhar muito e bem

26.7.06  
Anonymous LF said...

Penso que é um pouco das duas coisas cj :)

26.7.06  
Blogger Rakal D'Addio said...

Gostaria muito de acompanhar a re-estréia de Rui Costa no Benfica, mas infelizmente ninguém transmite o Campeonato Português aqui no Brasil.

27.7.06  
Blogger cj said...

é pena é.
mas é por não transmitirem os jogos do sporting.

27.7.06  
Anonymous LF said...

Quem é que no Brasil quereria ver os jogos do Sporting Cj ? ;)

É estranho não haver nenhum serviço via satélite que integre, pelo menos, a RTP Internacional, num país onde até vivem bastantes portugueses.

27.7.06  
Anonymous catn said...

RAKAL, para ver o jogo de Hoje e o de Amanhã, basta ir ao google e escrever " emissões de televisão em directo " e procurar a SIC ou então escrever WWW.SIC.PT e ver os jogos

27.7.06  
Anonymous catn said...

RAKAL,pode ir ao Google e escrever " ligações a diferentes orgãos de comunicação social portugueses " aí já tem jornais e as televisões RTP1,RTP2,SIC,TVI e ver alguns jogos ao vivo, julgo que na RTP só em videos

28.7.06  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

13.8.06  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

18.8.06  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info » »

1.3.07  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Celebrity anal Coed threesome Bathtubs oakville galleries usa buspirone minidv conversion Info http proactiv com Double anal bitch Software internet cafe Absorbent floor mats for housetraining deigner sofas compact flash to pcmcia adapters Same class of ambien

6.3.07  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. »

26.4.07  

Enviar um comentário

<< Home