OS 100 MILHÕES

Depois de abrir uma melancia, é fácil dizer se é boa ou má. Quando se está a comprá-la, nem sempre a aparência corresponde à qualidade.
Com as contratações de futebolistas passa-se o mesmo. Quem diria que Jonas, dispensado pelo Valencia, já trintão, se tornaria (na minha opinião) o melhor jogador do Benfica deste século? Em sentido contrário, sei que nomes como Djuricic e Ola John eram referenciados por grandes cllubes europeus e não se afirmaram na Luz (nem em lado nenhum). Se andarmos mais para trás, os exemplos são imensos, no Benfica e em todos os clubes.
Agora é fácil dizer que a SAD encarnada se equivocou nas contratações do último mercado de Verão. Enfim, mesmo dando de barato que nenhum deles vai explodir no futuro e surpreender-nos como outros nomes que não se fixaram de imediato (assim de repente, nas últimas décadas, lembro-me de Di Maria, Luisão, Enzo Perez, Matic, David Luiz e do próprio Cardozo), a verdade é que seria possível construir, hoje, o melhor onze do Benfica desta temporada sem nenhuma das contratações (excepto, porventura, Dedic). Ou seja, gastando muito menos, a qualidade da equipa estaria quase igual. Conclusão: gastou-se mal.
Mas isso é aquilo que agora conseguimos perceber. No Verão passado, olhando para os nomes e curriculos contratados, estaríamos longe de achar que o Benfica estava a fazer um mau mercado. Quem achava que se acuse. Centremo-nos nos quatro jogadores mais caros, e que somam quase os 100 milhões de que tanto se falou e fala: Rios, Lukebakio, Sudakov e Ivanovic.

RICHARD RIOS 27M ex Palmeiras: Com 25 anos e 30 internacionalizações A pela Colombia, depois de um Mundial de clubes em que deu nas vistas, elemento estruturante no onze de Abel Ferreira, Rios parecia uma aquisição à prova de bala. Recordo-me de muitos comentadores afirmarem que o Benfica tinha conseguido trazer um grande jogador (que estaria também nos planos do FC Porto), o qual vinha dar ao meio-campo encarnado o músculo que Florentino e Kokçu não garantiam. O perfil, as estatísticas, as impressões eram de um craque. Infelizmente, isso só se tem visto a espaços, carecendo da regularidade que se exigia. É preciso notar também que o colombiano não desfruta da complacência de Hjullmand diante dos árbitros portugueses - factor que também tem comprometido a sua adaptação ao futebol europeu. Soma faltas e cartões com uma facilidade que não se vê, em situações semelhantes, no dinamarquês do Sporting.
DODY LUKEBAKIO 20M ex Sevilha: Com 27 anos e 30 internacionalizações A pela Bélgica, Lukebakio vinha substituir Akturkoglu (que entrara por 10 e saiu por 20, satisfazendo a sua própria vontade de regressar a casa). Olhando para um e para outro, não seria de supor uma perda desportiva acentuada. Com formação no Anderlecht, passagem pela Bundesliga, e depois pelo Sevilha (39 jogos e 11 golos na temporada anterior), o belga parecia, também ele, ser valor seguro. Deu um ar da sua graça nos primeiros jogos. Depois lesionou-se e não voltou a ser o mesmo. A afirmação de Prestianni na posição tornou-o algo redundante. Veremos se o Mundial ajuda a vendê-lo.
GEORGIY SUDAKOV 27M ex Shakhtar: Gorada a contratação de João Félix, por pouco mais de metade do valor, o Benfica trouxe um jovem ucraniano muito talentoso e prometedor. Chegou com apenas 22 anos e leva 34 jogos na selecção A da Ucrânia. Vinha do Shakhtar onde marcara 15 golos em 37 jogos, e era pretendido por outros clubes de primeira linha. Chegou num contexto pessoal muito complicado, com a mulher grávida e a casa da família bombardeada - algo cujas consequências psicológicas não consigo sequer imaginar. Está longe de ser um caso perdido, mas a verdade é que ainda não justificou, em campo, o elevado investimento. Mesmo um Rafa em sub-rendimento tirou-lhe a titularidade. A ausência do seu país no Mundial não ajudará a rentabilizá-lo. Enfim, vamos esperar para ver o que acontece, sendo que, quando chegou, trazia com ele a esperança de se tratar de uma grande contratação.
FRANJO IVANOVIC 23M ex St.Gilloise: Com apenas 21 anos foi um dos melhores marcadores da liga belga. Levando 9 jogos na selecção A da Croácia, veio para ser alternativa a Pavlidis. Começou razoavelmente, marcando golos quando era chamado. Fez um grande jogo com o Nápoles, mas a boa forma do grego (de facto, muito mais completo) até ao Natal, impediu a sua afirmação como titular. Ter-se-á desmotivado, o que fez com que quase deixasse de ser opção  - passou a ser o jovem Anísio a somar alguns minutos e... alguns golos. Reapareceu num ou noutro momento (por exemplo no "Clássico" da Luz), mas ainda não justificou os 23M que custou. Nem com a quebra de rendimento de Pavlidis. Os pontas-de-lança são muito caros, e ele é muito jovem. Não o dou como perdido, e não há como negar que, à partida, parecia uma boa aposta. 

Há várias semelhanças entre os quatro casos. Todos eles eram internacionais A por selecções de qualidade, todos eles vinham de realizar boas temporadas nos anteriores clubes. À excepção do ucraniano, todos eles apresentavam boa planta física. É fácil criticar depois. Agora são mais ou menos dispensáveis. Mas era muito difícil dizer, em Julho ou Agosto, que estes quatro nomes não eram reforços a sério, que não vinham tornar a equipa mais forte. 
E até tenho a leve sensação que qualquer um deles, no Sporting de Varandas, brilharia a alto nível. 

118 comentários:

Anónimo disse...

Resumindo: não se pode criticar antes, durante ou depois. Em suma, é proibido criticar.
No entanto, é este mesmo seboso que diz que nenhum dos candidatos às eleições do Benfica prestava, comparado com o Bosta.
O Bosta, que só tem feito Bosta, não deve ser criticado após fazer Bosta atrás de Bosta, mas os que ainda não puseram a mão na massa não servem, porque... ainda não provaram ser Bosta.

É isto! O Bosta mostrou total incompetência, porém agora é fácil criticar porque é agora. Resumindo, tudo que está ligado ao poder no Benfica é uma Bosta.

Anónimo disse...

Sai mais um balde de lixívia para desculpar a incompetência atroz do impreparado que anda lá há mais de 20 anos a parasitar

Anónimo disse...

🤣🤣🤣....este é o clube que os sócios gostam de bosta

Anónimo disse...

Aí está mais uma lavagem cerebral que o Fialho gosta de fazer aos sócios da bosta que votaram no Rui bosta

José Ferreira disse...

"Até tenho a sensação que qualquer um deles brilharia no Sporting de Varandas". Oh LF, ou muito me engano, ou não haverá por aí uma crítica, mesmo que leve, ao special one e ao patrão? É que se há, eu até assino por baixo.

Anónimo disse...

Que rica bosta que tu és, não queres analisar o que LF propõe, provavelmente porque só sabes fazer bosta.

Anónimo disse...

A tua cabecita não dá para mais, se calhar levou com um balde de lixívia que lhe apagou os neurónios e ficaste a parasitar por aqui.

Anónimo disse...

Mais um que que só gosta da bosta, deve ser algum vírus que anda por aí a atacar os xico expertos, ou talvez este também tenha levado com um balde de lixívia na mona, quem sabe?

Anónimo disse...

Como disse em tempos Tony: se tivesse vindo um anão, já tinha crescido!!!

Anónimo disse...

Até é capaz de ter razão. Mas por outras razões que já aqui foram afloradas, que lhes deram 3 campeontos.

Anónimo disse...

A maleita não é apenas a falta de sorte, que existe, por razões que as pessoas desconhecem. Ou recusam conhecer, dando força à agenda dragarta.

O que me dizem à "falta de sorte" de termos sido roubados por mais de 10 pontos pelas arbitragens que, "por sorte", já deram mais de 20 pontos aos outros?? Foi só sorte ou há algo mais?
Já sei, a culpa é do Rui Costa.
E nos outros anos, a culpa também foi do Rui Costa?
Terá sido do espírito dele que pairou sobre o futebol português.

Anónimo disse...

10 pontos? Quais 10 pontos, pá! Foram 100, seu sabujo!
Andas aqui com narrativas só para safar o cuzinho ao bostileiro. Metes nojo!

Anónimo disse...

O que o LF propõe é uma bosta. Pensei que tinhas percebido, mas pelos vistos não, portanto as tuas capacidades interpretativas são uma bosta. A bosta fica bem com a bosta.
Tu mão és benfiquista, és bostista.

Anónimo disse...

Deixem lá o Rui Costa em paz. O rapaz agora nem sequer tem vagar para presidir o Benfica, até porque já aprendeu tudo o necessário e já não tem mais nada para aprender, pelo que agora anda a aprender a ser político tantas são as idas à AR. Lá diz o ditado: o saber não ocupa lugar.

Anónimo disse...

JÁ TODOS tínhamos percebido a bosta que és no domínio da língua e da linguística. Agora ficamos a perceber que de química também não vês... bosta.

Anónimo disse...

Ao que o Sr chama de melancia, eu chamo incompetência.
Quando se contrata alguém por valores acima dos 10 milhões tem de ser certezas e não hipóteses para ver se dá.

Anónimo disse...

O LF já perdeu a vergonha!

Anónimo disse...

estes chalupas nem o 9o ano devem ter. Vê-se logo pela qualidade dos insultos

LF disse...

Neste caso não é qualquer crítica a treinador nem a presidente. É apenas um palpite...

LF disse...

Em futebol não há certezas nunca.
Há dados, há números, há estatísticas e referências. Mas tudo é falível.

Anónimo disse...

Quinta-feira, parece que vão sair aí umas no..ti..c.ias só.bre u.ns pro.blemas do sr presidente ao nivel da Ju.sti..ca

Anónimo disse...

Se acha que os jogadores são como melancias, porque se pagam fortunas se tudo é uma questão de sorte?
Normalmente o barato sai caro, mas no caso do Benfica o caro sai quase sempre fraco ou podre.
Quem não sabe escolher as melancias antes de pagar fortunas por elas , então que se dedique à pesca que de agricultura nada percebe

Anónimo disse...

Como já se contou aqui:

Um dia o Rui foi à mercearia e comprou 5 melões.
Abriu o primeiro melão. Era mau.
Abriu o segundo melão. Era mau.
Abriu o terceiro melão. E também era mau.
Abriu o quarto melão. E este também era mau.
Abriu o quinto melão. E… era mau.

E então o Rui voltou à mercearia.
E comprou mais 5 melões.

Anónimo disse...

Sim, já o tem dito. Estão todos drogados, né?

A bola ao poste, os drogados, as melancias. O polo aquático, o paintball.

Cheira mesmo a lagarto. Mas felizmente não estamos a pensar fazer uma Alvalaxia.

Anónimo disse...

Melancias por 20M ou mais?!
Melancias?!
A sobranceira com que se aceita que alguém falhe um negócio que custa mais que 20 Milhões de euros… é gritante.

Incrível a forma como o Luís Fialho relativiza, como se fosse algo banal e corriqueiro, a destruição de tanto dinheiro dos Benfiquistas.

Recuso-me a aceitar estas manias de novo-riquismo! Não passarão!

Os negócios de 20M do Benfica são uma vergonha! Nenhum deles pode falhar!
Eis a lista

- Raul de Tomás
- Weigl
- Everton Cebolinha
- Darwin Nunez
- Enzo Fernandez
- Arthur Cabral
- Kokcu
- Marcos Leonardo
- Lukebakio
- Ivanovic
- Sudakov
- Rios
- Rafa (16M + 5M)

joão carlos disse...

continua sem perceber que quem classifica de péssimas contratações, e não foi apenas este ano, é mesmo o lf mas no entanto acha que quem as fez não tem culpa de nada.

o lf continua sem perceber que alguns jogadores até nem são maus, per si, mas não são bons para o tipo de equipas que na maioria das vezes apanhamos pela frente outros para o tipo de futebol que o treinador quer implementar.
que eu, o lf, ou outro qualquer por aqui cometa erro erro é normal não somos profissionais de futebol que quem esta no clube, para mais quem diz que sabe de futebol por ser antigo jogador já não é nada normal.
mas o lf acha que sim que o rui não tem culpa de nada.

depois a mesma conversa de sempre não se pode acertar sempre, claro que não nem ninguém exige isso agora ninguém falha sempre, a não ser que seja um completo incompetente.
lf continua sem perceber que nas dez contratações mais caras de sempre oito foram no tempo do rui. seis foram um completo fracasso desportivamente e financeiramente, uma foi boa financeiramente mas não desportivamente e apenas uma será as duas coisas.
acertar duas em oito, porra até eu que só um mero adepto.

há mas já sei esta provado que ninguém faz melhor.

e quem não sabe escolher melancias, ou melões, das duas umas ou pede a quem as sabe escolher ou dá o lugar a outro.

Anónimo disse...

Confirma-se vives rodeado de espelhos e só vês bostas à tua volta, não admiira, eles só reflectem aquilo que és.

Anónimo disse...

Nem todos podem ser sábios, como vossa excelência o doutor bosta aviador de baldes de lixívia. Olha aproveita e lava-te num bom balde dela, ficavas a cheirar melhor, acredita!

Anónimo disse...

Já tu deves ser doutorado, ou talvez mesmo catedrático...
... na estupidez claro...

Anónimo disse...

O último anónimo não gostou da verdade
Ou é lagarto ou andrade
Do Benfica não é certamente

Anónimo disse...

Tanta arrogância, como se neste tipo de negócios houvesse alguém que conseguisse acertar sempre, enfim presunção e água benta cada um toma a que quer.
Tanto dinheiro dos Benfiquistas?
Que eu saiba o que os Benfiquistas pagam de cotas por ano nem para uma equipa de fundo da tabela dá.
Devia era agradecer aqueles que com o seu trabalho e competência trouxeram o Benfica para este nível
O Benfica hoje é grande porque um punhado de grandes Benfiquistas tomou a pulso a reorganização do clube e levantou-o das cinzas onde outros, que nós sabemos quem foram, o deixaram.
Luís Filipe Vieira e Rui Costa fizeram parte desse grupo obrigado!

Anónimo disse...

Fico con os quatro, a nao ser que venham melhores ou à imagem do treinador, para o lugar do ivanovic e do lukebakio...
Qualquer um vendido agora o benfica nao perde dinheiro...e nao existem melhores internacionais a jogar em portugal...

Anónimo disse...

LF deixa de ser lambe cus, fds... Que banana!!!

Anónimo disse...

🤣🤣🤣

Anónimo disse...

Epá não seja antibenfiquista... Rui costa até ao fim

Anónimo disse...

Eheheheh Biba ao bieira e ao costa

Anónimo disse...

Pois aqui este último anónimo é mais um filho da puta de um atrasados mental e analfabeto

Anónimo disse...

Viva ao bostismo

Alberto João disse...

Já que estamos em palpite, aqui vai um palpite da minha parte: no final da temporada ganhámos zero! Outro: em 7 anos ganhámos 1 campeonato! Outro: com o novo empréstimo obrigacionista batemos o recorde de passivo e de divida financeira, acima dos 500 milhões! Outro: apesar das contas positivas do 1º semestre no final do ano vamos ter um resultado negativo! Outro: para o ano voltamos a ganhar bola! Outro: quando isto tudo for insustentável vamos ver o LF a fechar o Blog e os iludidos a esconderem-se debaixo da pedra da qual nunca deveriam ter saído!

Anónimo disse...

Que vivo rodeado de bostas é uma realidade: cá estás tu!

José Manuel disse...

Caro LF,

Deixo aqui alguns prognósticos antes da melancia rebentar:
- No próximo mercado vêm mais 2 ou 3 "craques" de 20/30M. Nenhum vai pegar de estaca e, depois da euforia inicial, vamos todos chegar à conclusão que são jogadores de 10/12M;
- Para o ano trocamos novamente de treinador antes de Novembro e em Dezembro estamos a preparar a próxima época;
- No próximo acto eleitoral, o LF apoia Rui Costa porque "nunca sabemos se os outros candidatos podem fazer melhor e acredito que o Rui Costa tenha aprendido com os erros. Está melhor preparado";

Anónimo disse...

Subscrevo

Anónimo disse...

Mais uma mente brilhante!
Quantos génios desconhecidos não se andam a perder por falta de oportunidades🤔

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Percebo a ideia, mas não vale a pena ir por aí.
O Benfica, habitualmente, contrata jogadores com provas dadas nos seus Clubes. Quanto a isso não há qualquer dúvida. O que falta, é critério na escolha, e perceber se as características do jogador se adapta ao tipo de futebol pretendido, à equipa e à Liga. A parte mental é muito importante, e o Benfica parece que contrata pelos skills visualizados.
Por exemplo, Rios, é um Médio Defensivo, sempre foi, que luta por recuperar bolas e as passa imediatamente ao jogador mais perto. Ou então, conduz quebrando linhas, sem floreados. O ponto forte é o remate de ressaca, ganhando umas segundas bolas à entrada da área adversária. Não pode ser Médio Centro porque o Futebol Português é diferente do Brasileiro, tem mais pressão, e invariavelmente sobre pressão, e ás vezes até sem, ele passa mal a bola. Ele é um 6 que por vezes jogava a 8. Pode vir a ser adaptado a numero 8 mas nunca pode ter ao lado um jogador como Barrenechea, para justificar, e render, o valor da contratação.

Lembro-me do Sabry, fez dois bons jogos contra nós quando estava no PAOK, e foi logo contratado como sendo um grande craque...Mas não houve na "estrutura" quem reparasse num jogador do Dinamo Zagreb, quando os defrontámos, penso que em 2018 ou 2019...um tal de Dani Olmo que nos ensaboou a cabeça do primeiro ao ultimo minuto.
Pois, o mal não é de agora...Em 15 ou 20 contratações acertamos em duas ou três !!!
Porque não se olha, para o que o jogador vem, ou pode, acrescentar à equipa do Benfica, mas sim para o que ele tem feito no clube que representa.

Anónimo disse...

O problema não é serem melões. É serem melões pagos muito caro. O preço tem de reflectir o grau de incerteza e de risco. Era totalmente diferente pagar muito dinheiro por Saviola, Aimar, Salvio, Simão, Garay, etc. - jogadores que tinham carreira ao mais alto nível ou eram já conhecidos do clube - do que pagar por Rios, Sudakov, Ivanovic, Yaremchuk e até Enzo Fernandez - vindos da América Latina ou de campeonatos periféricos.

O Benfica melhorou, por volta de 2008, quando começou a poder contratar mais caro e com menos incerteza. Deixaram de vir os camiões de melão a baixo preço da América do Sul, que acabavam por sair muito caros. Agora parece que compramos outra vez camiões de melão, mas caros. O problema não é serem melões, é o preço. Acresce que sendo normal que alguns falhassem, mesmo a contratar ao calhas era estatisticamente difícil falhar tanta contratação.

O caso estranho é mesmo Rios. Eu não conhecia o jogador, nem sequer o vi jogar no Mundial de clubes. Não fazia ideia se era bom ou mau, mas pareceu-me logo uma contratação por impulso. E já andando por este mundo há bastante tempo estou familiarizado com as "febres dos Mundiais" onde aparecem uma data de "craques" de proveniências exóticas a brilhar durante 2 semanas para serem contratados a preços inflacionados, que geralmente não vingam.

Jogadores serem internacionais A não é garantia de nada. Depende dos países e da importância dos jogadores nessas seleções. A seleção da Ucrânia é fraca (e o campeonato actualmente é pouco mais do que amador), Lukebakio é de uma boa seleção mas é geralmente suplente, e Ivanovic tinha meia-dúzia de internacionalizações, provavelmente a sair do banco (Musa também era internacional croata e não valia 20 milhões).

Finalmente o grande problema, que mina a reflexão do LF. É que os jogadores podem ter valor, mas têm de se enquadrar na maneira como a equipa quer jogar. Desde o início da época que se escreveu e leu muito neste blog que o plantel parecia mais talhado para a Champions e para jogar em transições rápidas, do que para jogar contra os adversários do campeonato a defender em 30-40 metros. Lukebakio (cujas características não têm nada a ver com as de Akturkoglu) e Ivanovic podem ter qualidade, mas será que se enquadram no que o Benfica precisava? Depois tem o problema de terem sido escolhidos por outro treinador que foi logo despedido. Quem tomou essa decisão e porquê?

Enfim, acertar ou falhar contratações acontece a todos e é compreensível. Já falhar mais do que se acerta não é normal, nem pode ser aleatório. E não haver um rumo ou planeamento aparente que seja reflectido na escolha dos jogadores e treinadores, não é compreensível e é sinal de incompetência.

Anónimo disse...

Para mais, o grande argumento apresentado a favor do Presidente do Benfica é ser do meio e conhecer a fundo o futebol. Se o Rui Costa "sabe da poda" não tinha a obrigação de ser melhor do que o presidente médio a escolher treinadores e jogadores?

Para mim é um argumento que não colhe, porque uma direção é uma equipa e os melhores presidentes do Benfica nunca foram jogadores ou treinadores (se ouvisse esse argumento Florentino Perez ria). Mas quem defende o argumento tem de tirar as suas conclusões.

Anónimo disse...

Tenho dúvidas sobre o 1º ponto, porque sem Liga dos Campeões e jogadores valorizados vai ser difícil arranjar dinheiro para grandes "craques". A não ser que haja alguma negociata esquisita a tirar Rios, Sudakov e/ou Ivanovic do clube por valores perto dos de compra.

Quanto ao 2º ponto, tenho dúvidas se não acontecerá em Julho, caso Martinez saia da seleção após o Mundial.

Anónimo disse...

GANDA PARSIDENT ROI COSTA.

NAO LIGES AOS CRITICUS NEM ÁS REBORTAGENS SOBRE NEGOSSIOS FALHADOS E MANHOZOS.

SAO OS LAGARTOS QUE ESTAO A DESTABELEIZAR ANTES DO DERBI.

BENFICA ÇEMPRE FORTE E VENSSEDOR. ROI COSTA PARA ÇEMPRE.

Anónimo disse...

Isso é certo, quando isto descambar escondem se todos que nem ratos

LF disse...

Se se contrata um jogador jovem, internacional A pelo seu país, e que fez uma época anterior de grande nível, à partida, parece ser uma boa aposta.

LF disse...

Darwin e Enzo foram excelentes contratações. Leonardo também, dado que depois foi vendido pelo dobro quase sem jogar.
Alguns pareciam boas apostas. Kokçu acabara de receber o prémio de melhor jogador da Eredivisie. Everton Cebolinha estava na selecção do Brasil.
Mas muitos desses foram contratados no tempo do Vieira.

LF disse...

Claro que quem as faz tem culpa. O Rui Costa já cometeu imensos erros.
A questão é que um presidente do Benfica é muito mais do que contratar jogadores de futebol. E ninguém foi suficientemente convincente para os benfiquistas acharem que podia sentar-se na cadeira presidencial e não cometer os mesmos, ou mais, erros.
Quem viveu o Vietname sabe que o clube já esteve muito pior. E percebe a diferença entre uma crise da equipa de futebol e uma crise institucional grave, da qual demora décadas a saír.
Institucionalmente o Benfica está bem. A equipa de futebol é que está mal, mas isso resolve-se de uma época para outra.
É preciso lembrar que o Benfica, há um ano atrás, só não fez a dobradinha porque....enfim, basta não ter memória curta.

LF disse...

Palpites cada um faz os que quer. Neste momento, a situação económica do Benfica é muito, mas mesmo muito, mais sólida que a dos rivais.

Mas não vai ser fácil ser campeão. Pelo menos não vai ser tão fácil como era em 1976, em 1977, em 1981, em 2014, 2019 etc. Temos o melhor Sporting da história para bater. Temos um FC Porto revitalizado. Não me recordo de termos os dois rivais tão fortes em simultâneo.
Na próxima época, cada um terá 33,3% de hipóteses de ser campeão. Noutros tempos partíamos com, pelo menos, 50% de hipóteses.

LF disse...

Da parte que me toca, posso dizer que se em 2029 o Benfica ainda estiver à procura do 39º, não votarei no Rui Costa.

Anónimo disse...

mais um insulto de calibre extremamente elevado. 4a classe?

Anónimo disse...

https://www.blogger.com/comment/fullpage/post/24472806/7299842673812672538

Granda Fialho pá. Sempre a mamar quem lhe paga.

LF disse...

Concordo com a questão do Rios. Embora, como diz, o problema é mais ter um Barrenechea ao lado.
Mas este plantel foi feito para as ideias do Bruno Lage. E nunca saberemos o que teria acontecido se ele continuasse.
Há muitas variáveis. Há a questão dos empresários. A própria personalidade dos jogadores. Sabry, por exemplo, tinha talento mas não tinha mentalidade.
Não é verdade que não se tenha reparado no Dani Olmo. Na altura falou-se bastante dele. Mas não sei quanto já custava. Quais as ligações do seu empresário. E se o próprio queria vir para Portugal, podendo ir para a Alemanha, para a estrutura da Red Bull. Não sei se o Barcelona já o tinha referenciado.
O futebol real não é o Championship Manager. Não basta gostar do jogador. Há muitas coisas em redor.
Há duas épocas consecutivas que o Benfica joga com um plantel não escolhido pelo treinador que as acabou. Mas também percebo que se desse mais uma oportunidade ao Schmidt em 2024, e que se quisesse aproveitar a hipótese Mourinho em 2025.
Agora, creio que é tempo de dar tempo ao treinador. E dar-lhe autonomia. Não repetir erros.

LF disse...

Como disse atrás, estes jogadores foram contratados para Bruno Lage.
Em condições normais eu diria que o erro tinha sido despedir Bruno Lage. Mas havendo Mourinho disponível, aceito que fosse de aproveitar. Como agora, se houvesse possibilidade de Guardiola ou Ancelotti virem para o Benfica, aceitaria despedir Mourinho.
Isso não vai acontecer, pelo que Mourinho deve ter autonomia e tempo para fazer uma equipa à sua imagem. Se daqui a um ano estiver tudo igual, então sim, teremos de apontar para outro lado.
Até agora consigo contextualizar as situações e os erros cometidos.

LF disse...

O Benfica não me paga nada. Nunca pagou. Muito menos Rui Costa.
Já disse isto mil vezes. Mas voltarei a dizer outras mil se for necessário.

Anónimo disse...

Parece-me que deposita demasiada fé no Mourinho e até na sua continuidade no Benfica.

Anónimo disse...

Ok Fialho então é apenas burrice

Anónimo disse...

Temos que ter paciência e esperar a que os rivais fiquem mais fracos

Anónimo disse...

conta mais, pf

https://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2013/11/quem-e-luis-fialho.html

Anónimo disse...

A função do presidente nem deve ser escolher jogadores ou treinadores. O presidente do Benfica não tem (ou não devia ter) funções executivas na SAD. É presidente do conselho de administração. Escolher treinadores e/ou jogadores é (ou devia ser) a função dos diretores-executivos para a área do futebol profissional, esses sim nomeados pela administração.

Agora, a lenga-lenga que andamos sempre a ouvir é que o Rui Costa é melhor do que todos os outros, entre outras coisas porque foi profissional de futebol e percebe à brava daquilo.

O próprio Mourinho, cujo CV o Luis Fialho tanto gaba, nunca jogou mais que futebol amador. Será Mourinho menos qualificado que Rui Costa para escolher um plantel?

Finalmente, se se aplica analogia das melâncias e melões aos jogadores, porque não se aplica a mesma lógica a candidatos a presidentes? Rui Costa já foi aberto e revelou-se um melão medíocre como dirigente.

Anónimo disse...

É uma postura uma bocado determinista, como se qualidade das equipas de futebol fosse uma espécie de marés independentes, umas sinusóides desfasadas de frequência e amplitude variáveis, sobre as quais os agentes do futebol não tivessem controlo. Os presidentes no fundo não estão lá a fazer nada. Quem ganha mais ou menos e quando só depende da oscilação natural das ondas. Orçamentos, meios e grandeza das equipas, competência, não têm qualquer influência no evoluir das ondas.

Anónimo disse...

apelidar o encosta de medíocre até é ser brando.

É um perfeito inapto, que não só está a depauperar o Benfica no campo dos títulos, como está a destruir completamente o Benfiquismo. Ou melhor, está a dar seguimento ao trabalho iniciado pelo seu demagogo mestre luis ladrão vieira.

Os Benfiquistas hoje em dia são clientes. Isto é ponto assente. E depois, o próprio sócio Benfiquista médio (vulgo os 65%) anda nisto só para poder mandar umas alfinetadas ao amigo lá do tasco, no meio de arrotos, peidos e caralhadas. Não querem saber do Benfica campeão de forma sustentada. Não querem saber de termos 1 taça de portugal em 10 anos. Nem devem ter memória para tanto.

Exemplo simples: Basta ganhar aos lagartos na próxima jornada e, eventualmente, acabar o campeonato invicto, que, naquelas cabecinhas ocas, vai parecer que o Benfica teve uma época triunfante.

Anónimo disse...

Durante anos o Sporting satisfez-se com ganhar um jogo ao Benfica. Ganhar ao Benfica era o campeonato deles. Não lhes fazia muita confusão perder o campeonato, desde que o campeão não fosse o Benfica. Sinal dos tempos?

Anónimo disse...

exatamente.

O Benfica do rui bosta é uma espécie de sporting pré-bruno de carvalho.

Com a agravante de no Benfica haver dinheiro. É mesmo incompetência, laxismo, e colocarem os interesses pessoais acima do clube.

Para aqueles dirigentes não há espírito de missão. Há uma carreira para manter e uma vida faustosa para sustentar.

Se o Benfica ganhar aqui e ali, melhor. Mas é acidente de trajecto, não é projecto.

Anónimo disse...

e acrescento:

A cereja (de merda) no topo do bolo é que perante este panorama, o que é que fazem 60 mil sócios? Dão mais 4 anos de bandeja para a tralha que lá anda continuar no relaxe e a meter ao bolso.

Se antes das eleições havia frustração, havia também uma leve esperança de que, finalmente, os Benfiquistas iam dar um abanão e expulsar o vieirismo do clube.

Depois das eleições, só há mesmo frustração. Agora é deixar arder.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Caro LF
Mesmo com Bruno Lage, em minha opinião, estaríamos na mesma e a criticar os mesmos jogadores. O Plantel foi mal elaborado, tendo em conta as competições a disputar e as características dos contratados.
Quanto aos Empresários...não sou eu que lhe vou explicar o porquê deles sobrevoarem tudo o que diz respeito ao Benfica, de onde recebem as dicas e quem os suporta e mantem por perto...Você é inteligente suficiente para perceber o que pretendo dizer.
Os casos Dani Olmo e Sabry é precisamente isso que disse. Só se "descobriram" os jogadores depois de termos defrontado as suas equipas.
Refere, e muito bem, que o Futebol não é o Championship Manager...Mas parece que o Benfica, o seu Scout, funciona assim.

Caro amigo, não sei, não tenho esse conhecimento sobre si, se tem algum Curso de Treinador ou não, mas pode ter a certeza que qualquer Treinador que se preze, tenta fazer sempre o melhor com os jogadores que lhe colocam à disposição. Não despreza quem quer que seja, e tenta tirar o melhor deles e adaptá-los ao seu modelo de jogo. Se tal não for possível, com o Grau ou Nível de Treinador que tem, obriga-se a readaptar, ou alterar, o seu modelo de jogo aos jogadores que tem à disposição, para beneficio da equipa. Não pode continuar a teimar sempre no mesmo, para mostrar que os jogadores não têm aquelas características de gosta e servem o sistema para o qual está mais preparado.
Tem sempre desculpa...Atenção que não estou a individualizar. Penso isto sobre qualquer Treinador que seja.

Na sua ultima frase, esclareceu tudo. Dar autonomia ao Treinador e sobretudo não repetir erros.
Vamos ver.

Anónimo disse...

então quer dizer que Luis Mendes sai porque o presi devia 500 mil biscas?! tá certo... o presidente tem tempo para o Benfica? pois, se calhar não , agora com outros negócios........

Bicadas disse...

Ibrahimović: o Barcelona deu 70 M€ por ele... barrete
Kaká: o Real deu 67 M€ por ele... barrete
Shevchenko: o Chelsea deu 45 M€ por ele... barrete
Dembelé: o Barcelona deu 148 M€ por ele... barrete
Philippe Coutinho: o Barcelona deu 130 milhões de euros por ele... barrete
Eden Hazard: o Real deu 120 M€ por ele... barrete
Fernando Torres: o Chelsea deu 60 M€ por ele... barrete
João Félix: o Atlético deu 126 M€ por ele... barrete
James Rodriguez: o Real deu 70 M€ por ele... barrete
Kepa: o Chelsea deu 80 M€ por ele... barrete
Lukaku: o United deu 80 M€ por ele... barrete
Lukaku: o Chelsea deu 100 M€ por ele... barrete
Morata: o Chelsea deu 60 M€ por ele... barrete
Pogba: o United deu 100 M€ por ele... barrete
...
Lá fora todos querem imitar o Benfica, aqui todos querem malhar

Anónimo disse...

Isso é mentira pá, é só para desestabilizar o maior presidente da história do Benfica pá,não comas gelados com a testa pá,não emprenhes pelos ouvidos pá, sê um bom carneirinho pá

Anónimo disse...

e nem ousem pensar que o Luís Mendes foi posto no Benfica pela mão do rui costa, para pagar favores.

NEM OUSEM QUESTIONAR O CARÁCTER DO NOSSO REI QUE NUNCA VEIO CHORAR PARA OS JORNAIS PARA IR PARA O BARCELONA

Anónimo disse...

O Noronha era mau gestor, mas o Bosta é que anda cheio de dívidas.
Agora percebe-se o amor que o leva a presidir ao clube. E votaram vocês nesta merda incompetente e caloteira.

Anónimo disse...

Primeiro, o Fialho mente. O Sporting dos cinco violinos foi muito melhor do que o atual.
Depois, reparem na mentalidade do homem: os outros dois estão muito fortes, portanto nós estamos mais fracos. Culpa de quem? Dos outros, claro, que não tinham nada que estar mais fortes. Onde é que já se viu semelhante topete de sapos e lagartos?
O Luís Fialho é um pândego!

Anónimo disse...

pândego ou burro.

Eu estou mais inclinado para burro, porque só um grande burro é que em 2025 acha que o rui costa seria solução para os males do Benfica

Anónimo disse...

vai ser mais um exemplo flagrante da falta de QI da chalupada.

Conseguem dizer uma coisa e o seu contrário, consoante o que mais convém para proteger os parasitas que matam o Benfica há décadas.

Anónimo disse...

Fechem o clube! O amor ao clube já não existe, a paixão pelo desporto também não, agora gritasse norauto e emirates no estádio quando se gritava Benfica!!
Ao que isto chegou. Para o ano a passar charme na liga Europa , com a venda dos jogadores aos desbaratos e ninguém a querer vir…. Ah e nem assim vão apostar nos meninos que temos. Enfim… já tou como outro: diga-me uma coisa boa de Rui Costa? Uma! Só uma! Uma coisa boa que tenha feito bem nestes cinco anos!

LF disse...

A inveja é um pecado mortal

Anónimo disse...

Luís Mendes, antigo vice-presidente do clube, levou Rui Costa à justiça para recuperar os 500 mil euros que tinha emprestado à sua empresa. A polémica pode ter contribuído para a demissão do número dois do Benfica, no verão de 2024. No centro do caso está o Dream Living, um empreendimento de luxo na serra de Carnaxide – os sucessivos atrasos na entrega de casas já motivaram três processos judiciais.
Tens ai a resposta um empresário falido como vai gerir o maior clube do pais??? Mas calma que temos os Fialho's desta vida para dizer que a tudo inveja e mentiras...

Anónimo disse...

Isso é o pensamento antes do jornal do Fialho sobre a Olivedesportos e depois de que começou a escrever o tal tacho no jornal Benfica segundo o autor logo temos o Fialho com bipolaridade catavento.

Anónimo disse...

Não cobras o subsídio e vais para o olho da rua...os funcionários mesmo que não cobrem avença têm sempre que votar no actual presidente regras do clube.

Anónimo disse...

Oh rapaz ainda não percebeste, tu não só vives rodeado de bostas como és a verdadeira bosta, repara: se quando abres a boca sai bosta, se cheiras a bosta, se pensas como uma bosta, se só vês bostas à tua volta, o que é que pensas que és alguma flor não?
Fazes-me lembrar aquele que dizia, que um burro não tinha a consciência de ser burro porque era mesmo burro...

Anónimo disse...

Não, calibre adequado para classificar um doutor da mula russa!

Anónimo disse...

querem imitar o Benfica em quê? Na arte de deixar de ser a maior potência desportiva de um país e passar para 3o plano?

LF disse...

Essa é a interpretação enviesada de quem me quer atacar.
A verdadeira é que escrevi um texto em 2007 e outro em 2013. Num falo dos problemas que a dependência da Olivedesportos criou. No outro falo de um contrato bem diferente do anterior, e muito mais favorável ao clube.
Podia ter mudado de opinião, até por terem passado 5 ou 6 anos, e ter conhecido muitos assuntos por dentro, que até então só conhecia de fora. Mas na verdade falei de coisas diferentes.
Quem escreveu isso provavelmente sonhava comigo, tinha uma obsessão qualquer que nunca entendi. Quando passou a ter um tacho no Record, calou-se para sempre.

Também escrevi conra o Mourinho e agora defendo o Mourinho.
Publiquei uma mensagem assinada pelo Ruben Amorim. E anos mais tarde critiquei-o veementemente.
Elogiei o Varandas. E agora critico-o.
E quanto a jogadores, nem me vou dar ao trabalho de dar exemplos.

Ando a escrever desde os tempos do Ronald Koeman. Se procurarem mais, encontram certamente mais diferenças de opinião separadas por 5, 6, 8, 12 ou 15 anos.

LF disse...

Quero lá saber disso....
Eu não devo nada a ninguém.

LF disse...

Não sei se é mentira se é verdade. Não quero saber dos negócios pessoais do Rui Costa para nada.

Anónimo disse...

Mas dos supostos de Noronha já queriam, tanto que serviu para o tentar desacreditar de todas as formas e feitios.
Não quer saber? Como assim? Isso significa que podemos ter um crápula qualquer à frente do clube. Já tínhamos percebido.

Anónimo disse...

Resumindo: o Luís Fialho é um caniço ao vento.

LF disse...

É isso.
E para vos atrapalhar mais as cabecinhas, a Olivedesportos pagou-me uma viagem à Suíça, em 2008, para ver o Europeu.
Agora fiquem a pensar, a pensar, a pensar....

LF disse...

com fotos e tudo

https://vedetadabola.blogspot.com/2008/06/retratos-de-genebra-2.html

Anónimo disse...

Este Fialho quanto mais fala mais se afunda...e os analfabetos vão atrás dele

Anónimo disse...

os chalupas se entrassem em casa e se deparassem com o encosta na cama com as suas mulheres, iriam perguntar se ele queria tomar algo.

Anónimo disse...

Claro, só queres saber se for da oposição.

Um invertebrado será sempre invertebrado.

Anónimo disse...

Como é que um clube de "grandes burros" que elegeram para a presidência um "banana burro" consegue ser um dos maiores e melhores clubes do mundo?
Quem serão afinal os burros?
Descontando os avençados os lagartos os andrades essa fauna inimiga que anda por aqui, nós percebemos que também há muitos benfiquistas por cá, mas sinceramente, alguns são tão negativos que não merecem ser considerados benfiquistas.
Uma coisa é as criticas, outras as ofensas indecorosas que se fazem ao Benfica, ao Presidente Rui Costa, aos sócios que se limitaram a escolher a DIREÇÃO segundo a sua consciência.
Que esperam ganhar com isso?
Contribuir para melhorar o Benfica não é com certeza!

Anónimo disse...

É o que fazes quando chegas à tua e vês uma fila à porta

LF disse...

Eu falei de negócios do Noronha?

Anónimo disse...

oh que caralho, lá vem a mania de confundir o clube com as pessoas.

Foda-se que os chalupas são tão farinha do mesmo saco.

Ofende-se (merecidamente) o parasita de merda do rui costa e restante direção e ofende-se (merecidamente) os 60 mil anormais que acharam que era uma ideia brilhante dar mais 4 anos aos parasitas.

Não se ofende o Benfica, quer-se é o Benfica forte e a GANHAR TÍTULOS.

É preciso um desenho?

Anónimo disse...

As eleições foram em Outubro Novembro de 2025, a roupa suja lavou-se nessa altura.
As eleições já acabaram à 5 meses.
Acertem o calendário!

Anónimo disse...

Agora é ir ao fundo enquanto ouvimos a orquestra

Anónimo disse...

Eheheheh tenho a mesma impressão desses atrasados mentais

John Billy #37 disse...

O engraçado é que antigamente apioava cegamente o Vieira como agora apoia o pequeno príncipe. O LF está sempre doblado certo da história. E atenção. O Vieira ao pé do pequeno príncipe é um cosme Damião.

Anónimo disse...

Chelsea. Man united. Real. Barcelona. Atlético.

Que belos exemplos que deu.
Tudo clubes com exatamente o mesmo figurino que nós. Fracas receitas operacionais. Obrigados a vender, todos os anos, os seus talentos da formação. Dependentes do dinheiro da champions.

Sim, são exatamente como nós. Bela comparação.

Anónimo disse...

O problema dos adeptos - e do LG - é que associam ao Rui Costa os meros méritos da existência do Benfica.

Basta ver:
- Rui Costa ganhou inúmeros títulos nas modalidades. Em particular nas femininas.
- os outros candidatos não ganharam nenhum título

- com Rui Costa, o estádio está cheio
- os outros candidatos nunca venderam um bilhete do Benfica

- Rui Costa acertou em Enzo e Darwin
- os outros candidatos nunca compraram ninguém de jeito.

- com Rui Costa, o Benfica tem receitas
- com os outros candidatos, o Benfica nunca passou uma fatura

No fundo,
- com Rui Costa, o Benfica existe
- com os outros candidatos, o Benfica deixaria de existir

Anónimo disse...

Pois. É uma pena o que aconteceu a Schmidt e a Lage, portanto.

O problema, afinal, parece ser que preparamos uma equipa com um treinador… e 4 jornadas depois temos outro.
E tudo isso acontece por obra do destino e inevitáveis imponderáveis.

Pois. Pois.

Anónimo disse...

Deixe ver se entendi.

Então… o problema é que a equipa foi contratada por e para Lage.
Mas depois Mourinho ficou disponível.
E não era possível dizer que não.
E então saiu Lage.
É Mourinho falhou, porque ficou com a equipa montada por Lage.

Ah. Já faz sentido.

Anónimo disse...

Sim, falou.

https://vedetadabola.blogspot.com/2025/10/e-facil-fechar-o-assunto.html?m=1

Anónimo disse...

Vais ter que aguentar! Com ou sem eleições , quem está no poleiro tem de prestar contas! E olha que está a fazer péssima figura

Fica aqui o desafio: digam 3 coisas que Rui Costa fez nestes cinco anos de presidência! Só 3!

Força

Barracuda disse...

Embora não concordando com a maior parte das coisas que o LF escreve, a última frase é algo que eu já tinha comentado com amigos. Será que se o Benfica tivesse contratado o Gyökeres e o Sporting o Arthur Cabral, não teria sido o brasileiro a partir tudo, enquanto o sueco teria sido considerado o novo Pringle? É a velha história do aquário sujo do Cristiano Ronaldo. Neste momento parece que, venha quem vier, as coisas vão correr mal. A solução é esvaziar a água suja e encher de novo com água limpa.

LF disse...

Não. Não falei.
Leia o post de novo.
Eu fui colega de escola do irmão do Noronha. Temos amigos em comum. E na outra eleicção até fui convidado para participar na campanha dele - recusei amavelmente pois estava na comissão de honra do Vieira.

LF disse...

Acho que estou onde os benfiquistas estão.

joão carlos disse...

@lf
o rui já cometeu imensos erros, pois já no entanto continua a achar que os outros são piores, provas que os outros são piores nenhumas.
já lhe disse se hoje concorresse um borges coutinho, um bogalho também nenhum deles dava garantias de ser melhor que o rui.

ser presidente é muito mais do que contratar jogadores, sem duvida, mas se naquilo que deveria ser melhor do que os outros porque vem do meio do futebol é precisamente o contrario não estão à esperta que ele seja bom naquilo para o qual não tem capacidade.
gestão zero, basta ver as empresas dele, conhecimento e manobra nos bastidores do futebol zero.

se, se, se se o cesar brito não tem escavado aqueles dois, se o vata não tem metido aquela bola.

realmente a coisa resolve de uma época para a outra, tanto que numa faltava um ponta de lança e mudou meia equipa, no outro faltava um poste e mudou meia equipa, agora faltam dois ou tres, claramente a melhoria e a aprendizagem, e lá vamos mudar meia equipa.

@anonimo
o darwin nem sequer é do tempo do rui como presidente.

joão carlos disse...

o vale agora deve andar a bater com a cabeça na parede, como é que não me lembrei dessa de dizer que os corruptos que venceram o penta nunca tinham estado tão fortes os outros que não venciam há dezoito anos venceram dois nunca tinham estado tão forte e ao mesmo tempo e pior até o boavista que nunca tinha vencido estava muito forte.

começava a época e tínhamos só vinte e cinco por cento de hipóteses de vencer coisa nunca vista.
ao mesmo se me tivesse lembrado tinha ficado mais um mandato.

Anónimo disse...

3 coisas que fez o RUI COSTA???? A SERIO????!!!! muito bem vou enumerar te algumas já que te falta a memória:

1- Pese embora...

Anónimo disse...

este gajo cada vez que "abre a boca" cava um novo fundo.

Então fez parte da comissão de honra do maior ladrão da história do clube, e ainda aqui armado em esquisito com as candidaturas da oposição.

Chalupas:
Exigentes para os de fora. Permissivos para os de dentro.

Anónimo disse...

1 - Chorou
2 - Num
3 - Amigável