A PIADA DO ANO

 
Um homem bem que quer manter algum espírito natalício, mas a piada em que se tornou o futebol português não o deixa.
Esta declaração do presidente da FPF, um dia depois de um dos maiores escândalos de arbitragem, num ano em que estes se tornaram sinistramente recorrentes, só pode ser mais uma provocação aos adeptos. Há gente assim. Conheci em tempos um antigo fiscal de linha, das divisões secundárias, que dizia que adorava que lhe chamassem f.d.p.. Alguns árbitros e ex-árbitros mereciam, de facto, um estudo psiquiátrico.
9.999.997 portugueses viram uma equipa descaradamente levada ao colo na Taça de Portugal (Rui Borges estava distraído, VAR e árbitro estavam a delirar - terão fumado algo?). Os meus amigos sportinguistas riem-se da situação. Percebe-se. A final do Jamor já foi o que foi. Estes dois campeonatos, este ano civil, todo este pacote  transportou-nos para o passado, para os negros anos noventa, com duas diferenças: a cor agora é verde, e o VAR torna a roubalheira ainda mais grotesca e inaceitável. E Pedro Proença continua a cantar, e gozar com a nossa cara, a fazer-nos de parvos.
Há, na verdade, um antes e um depois da tomada de posse deste Conselho de Arbitragem. Que aparece com Pedro Proença. Ao que julgo saber, pela mão deste. Sob encomenda.
Há mais de vinte anos que as coisas não estavam tão mal. E bem pode Proença trazer o futsal ou o futebol de praia ou os sub 17 (ganhadores graças ao trabalho dos clubes, neste caso Benfica e Porto), que o seu legado apresta-se a ser o que foi enquanto árbitro e enquanto presidente da Liga: um espertalhão,  carreirista, que se sabe movimentar na lama, subir na vida, e manipular silenciosamente como um mestre de marionetas, que depois de, enquanto juiz, oferecer dois ou três campeonatos ao Porto (entre abraços e macacadas), na Liga deixar apodrecer alguns verdadeiros clubes para benefício de sads fantasma que conspurcam o campeonato e o fazem perder valor, parece agora querer ajudar a premiar o clube onde praticou andebol. 
Além disso, está verdadeiramente bem acompanhado. O penálti dos Açores é um dos dois mais ridículos que vi em cinquenta anos de futebol. O outro também foi assinalado a favor do Sporting, em 2001, na Luz, por...Duarte Gomes.
Proença,  Duarte Gomes,  Luciano Gonçalves,  Rui Caeiro. Tudo farinha do mesmo saco. Tudo nas mãos do verdadeiro dono disto tudo - outro tão cínico, e tão sonso, que também presume ser muito mais esperto do que todos nós.
Chamem a polícia.

26 comentários:

Anónimo disse...

Proença é tudo quanto você escreve e bem mais do que isso. E quando assim é, ainda por cima sabendo-se da respectiva personalidade há tantos anos, uma das piores opções tomadas por Rui Costa foi o apoio a esta personagem cretina, ainda que sob a forma de projecto, sabendo-se que o projecto é um eufemismo, e cujo entorno é liderada por um lagarto de seu nome Rui Caeiro.
Agora vai demorar mais tempo e energia a alterar a porcaria instalada.

Anónimo disse...

Subscrevo, LF.
Bom texto.
Chega de relativizar o assunto.

John Wayne disse...

Falta aí qualquer coisa no seu texto. Sempre li (e escrevi) criticas ao apoio do Costa a Proença. No entanto, o atual presidente do Benfica apoiou esse lacrau.
Agora, queixamos-nos de quê?

LF disse...

Sempre fui crítico desse apoio. Não concordo com Rui Costa em tudo. E esse foi o ponto em que mais dirscordei.
Mas as eleições no Benfica não eram só sobre Pedro Proença.

Rfa disse...

E os Santaclarenses
não protestam o(s) jogo(s) com medo de descerem de divisão.

John Billy #37 disse...

Se o nosso presidente apoia o Proença, eu também apoio.
Força Rui Costa! Força Proença!

Anónimo disse...

A cara de Proença enquanto dizia isso até parece que é verdade. A cara de Rui Costa ao pedir desculpa a quem estava à sua espera e se demorou porque tinha estado noutro lado a assistir a mais um escândalo no futebol luso também parecia uma cara normal de pessoa que estava confortável. Enfim, "caras" de que parece está tudo bem e não passa nada, o que me faz lembrar uma frase dum militar que comigo partilhou a tropa por alturas do 25 de Abril e que por um motivo que não vem agora ao caso disse para o nosso comandante isto: "saiba V.Exa. Meu comandante que há coisas que só se resolvem à porrada". Não quero que o presidente do meu clube ande por aí ao sopapo, mas ser tão condescendente com os outros também não.

Benfiquista disse...

Algum dia, seja o proença ou um árbitro qualquer, voltam a ser perseguidos por trupes como a do macaco que faziam visitas aos talhos de árbitros, visitas às escolas dos filhos deles etc...ou então, idas ao dentista. Há malucos para tudo.
Há quanto tempo estão eles a brincar com o desporto, e erros tremendos nem castigos têm quando muitos já podiam ter sido irradiados do futebol? E é sempre a mesma conversa dessa gente ligada à APAF ''Errou, não devia ter errado'', mas no fim consequências zero porque eles fazem o que os dirigentes do apito mandam.
Andar a promover malta que nem sabe as regras a irem apitar jogos internacionais ( o xistra foi internacional como foi possível?!)....é preciso não esquecer que o pinheiro até começou muito bem a carreira e já foi bastante isento. O problema é que ser um árbitro isento em PT é um crime na cabeça de quem os dirige. Esses são sempre encostados à parede e basicamente se querem carreira na arbitragem, há anos que é enxotar o benfica seja de taças ou campeonatos.
Até porque existem exemplos de alguns que se esqueceram de roubar, sobretudo em jogos envolvendo os corruptos, e tiveram carreira curta de 1liga. O mastim gonçalves dos azuis um dia avisou-o que lhe ia lixar e no fim cumpriu: descida de divisão já não me recordo do nome do árbitro em questão....
No fundo, fazem tudo aquilo que acusavam o benfica, de tão sonsos que são: notas árbitros, equipas pequenas amestradas, CS amestrada, árbitros violinos e uma catrefada deles da AF Porto que estão espalhados noutras associações futebol também sendo naturais da cidade do Porto.
O benfica precisa claramente de ter um presidente com um perfil completamente diferente, e que tenha mesmo o maior desprezo pelos pseudo-rivais, liga fpf e APAF. Só assim a defesa do clube começa a ser mais eficaz. E nenhum dos últimos candidatos tinha esse perfil.

Anónimo disse...

Mais uma tentativa de desviar o assunto do que realmente interessa.
O apoio de RC ao Proença nada tem a ver com o assunto do momento. Proença tem uma longa lista de corrupção, que toda a gente conhece, a favor de dois clubes que o levaram ao colo e que o premiou com a Liga e a FPF.

Culpar RC pelo que se passa hoje no futebol, que se arrasta há 50 anos, só pode mesmo vir de acéfalos com segundas intenções.

O apoio ou não apoio a Proença não iria mudar nada, como NÃO MUDOU NADA EM 50 ANOS.
Isto é um sistema podre que só será desmontado quando cair de podre.
Como irá acontecer. Deixem o RC e o Benfica em paz!

Estamos a assistir no canal dos dragartos (NOW) a 2 relatores, que chamam de jornalistas, fora de si, aos gritos, pelo facto de mais uma vez Mourinho não fazer declaraçãos antes do jogo, o que eu aprovo 100%.

Estes corruptos destes canais dos media vivem dos cliques das audiências.
Sem o Benfica, isso fere-os onde mais lhe$ CU$TA.

De cada vez que Mourinho não fala, perdem audiência$ assim como perdem uma oportunidade de deitar abaixo o Benfica, apesar da tentiva espúria de criarem cenários catastróficos.

"Se o Benfica perder", "Se o Benfica não contratar em Janeiro", "Se Mourinho bater com a porta antes do fim do ano", tudo aquilo que eles desejam, a estratégia que fizeram com TODOS os últimos treinadores do Benfica.
Isso vai contra a agenda que eles têm montada desde que capturaram 100% dos media, assim como perdem muitos €€. Daí o seu desespero e histeria.
É continuar assim, porque eles têm o destino traçado. O caixote do lixo.

Anónimo disse...

Idiota!

Anónimo disse...

O Pinheiro, que não é o melhor árbitro português porque isso não existe, é uma impossibildade, como o Nobre e o Xistra, são sapos. Como quase todos. É preciso dizer mais?

John Wayne disse...

Então tu sabes que fulano é corrupto e vais apoiá-lo?
Falas em desviar o assunto e vais falar em TV e mais não sei o quê? E vês? Dás audiências, perpetuando os programas?
Olha, meu caro, eu não vejo.

MCRC disse...

Esse proença é uma ave a que deviam ser cortadas as asas. É um parasita que depois de uma carreira péssima como árbitro, repete agora nas duas instituições que gerem o futebol profissional. Felizmente já não há mais degraus para subir, porque pela sua alta capacidade profissional nunca mais parava...
Depois de um Apito Dourado da vergonha e de um escândalo a céu aberto vir dizer que há união no futebol, é cuspir na cara dos adeptos que são no fundo quem lhes paga os chorudos vencimentos e as mordomias infindáveis de que beneficiam. É impossível, mas deviam todos estar um ano sem dar um cêntimo para a dita indústria do futebol!
Quanto ao programa mencionado acima, comecei a ver - hoje dia 20.12 - mas mudei de canal. A menina que apresenta é bem novinha e não sabe da missa metade do que tem sido o futebol nestes últimos 50 anos, mas está bem monitorizada para manipular tudo e todos. Tudo o que se diz no Benfica tem uma mensagem, é um recado, é uma bicada em, é dirigido a alguém, é um segundo sentido... Irra, já chateia e já parece moléstia! Conseguem passar duas horas e meia a falar dum peido do Mourinho, que cheirava a merda mas devia cheirar a cagalhão, a discorrer sobre o Rafa sem saberem nada do que se passa...
Enfim! Isto já cansa! Como dizia um amigo meu: "Não há cu que aguente"!

Anónimo disse...

E agora é desviar as atenções para o Benfica porque o Prestianni simulou a falta no livre que dá o primeiro golo...

Com jogadores como o Maxi Araújo que dá pau, provoca e simula do primeiro ao último segundo, nunca os vi a criticar nada. Idem com o Nuno Santos, Pote e Hjulmand.

Entretanto, alguém já viu alguma imagem que justifique a expulsão do jogador do Santa Clara? Empurrou? E o Blopa, não?

Já foi nomeado algum árbitro para o lugar do João Bombeiro, ou ele vai mesmo apitar o próximo jogo do Porto!!??

O Rui Costa já apertou os tomates a algum responsável pela vergonha de 5.a feira, ou falou com eles com o mesmo tom de amena cavaqueira com que iniciou o discurso na festa de Natal, a dizer que tivemos um ano espetacular.

É que o Emproença já veio dizer que está tudo unido...

O problema é que é em comboio e o Benfica é a locomotiva - enrabado por todos...

Anónimo disse...

Não é Proença, John. Não seja falso.
Rui Costa não apoia Proença. Apoia só o seu projeto.

Vamos lá ser sérios.

Anónimo disse...

Não somos respeitados porque não nos damos ao respeito.

E a culpa disso, já se sabe, é da falta de união dos Benfiquistas. Temos de estar unidos em torno de Rui Costa e das suas decisões.
Logo, devemos apoiar o seu apoio ao projeto de Proença.

As consequências do escandaloso roubo nos Açores vão ser tremendas. Aguardem.
O comunicado do Benfica e as duríssimas declarações de Rui Costa já tiveram o seu efeito. Basta ver o que Proença disse logo no dia seguinte.

Tal como sucedeu após a vergonhosa arbitragem do final da taça, a direção do Benfica está a mover-se, nos bastidores, no subsolo e na troposfera, na defesa dos nossos interesses.

Nada temam. Só temos de estar unidos.
E apoiar o Benfica District, porque tudo o resto é irrelevante.

Vai correr tudo bem. Acreditem.

joão carlos disse...

não a piada do ano foi a maioria ter votado é quem apoiou quem sempre nos andou a roubar. perdão apoiou o projeto de ladroagem e não o ladrão em si.

como já disse depois do que aconteceu na final da taça os sócios terem votado em quem apoiou e sempre esteve calado eles ainda iam fazer pior e ainda iam gozar o prato.

e ele ainda goza porque depois das eleições o rui costa ainda foi ao beija mão ao proença de mão dada com o presidente dos beneficiados.

só tem o que fizeram por ter é continuar a a poiar que disto ainda ai vem mais.

Anónimo disse...

Rui Costa é o principal responsável pelo esgoto a céu aberto em que se tornou o futebol e a arbitragem em Portugal nos últimos tempos.
(DE QUE TE QUEIXAS LF?!?!?)
E os benfiquistas que votaram em RC também. De que se queixam afinal? Assim sendo, que a chupem e continuem a chupar mas muito bem chupada !!

Anónimo disse...

Duarte Gomes: " exemplo que não queremos ver repetido ".
Então não disse o mesmo na final da taça de Portugal da época passada? Hipócrita.
E mais vai haver......

Anónimo disse...

Rui Costa tem os pés e as mãos atadas pelos negócios de família/FPF.... Daí o silêncio ensurdecedor que provoca a revolta de alguns benfiquistas.

Anónimo disse...

Temos de meter nas nossa cabeças que com ou sem preferências clubísticas e corrupção, mesmo os árbitros "honestos" têm de tratar da sua vidinha, e como são profissionais decidem tendo em conta o que é melhor para a sua carreira.
sso implica sempre beneficiar o grande (temos de reconhecer que quem perde mais com o VAR são os clubes pequenos) e de entre os grandes beneficiar quem controla os orgãos do poder.

Como é que se contorna isto? A maioria das pessoas dirá que é controlando o Benfica a FPF ou pelo menos a arbitragem. Isso é achar que somos mais virtuosos do que os outros. Eu digo que é retirando o mais possível a arbitragem da órbita da FPF e da Liga, ou seja dos clubes.

Anónimo disse...

Continuas a ser um grandessíssimo filho da puta, quer apoies quem apoiou ou não.

Anónimo disse...

Ainda tinha alguma esperança de que hoje sairia finalmente uma reação da direção.
Ou que, pela “movimentação dos bastidores”, conseguiriam a demissão do presidente do CA, a suspensão de João Pinheiro, ou algo assim.

Mas não. Mais um dia passou, só isso. Rui Costa e o seu exército de Chiquitas voltou a apostar na estratégia do silêncio.
Certamente ocupados com prendas de Natal e vídeos 3D de hotéis, teatros e pavilhões multi usos.

O Clube perdeu-se. Afundou-se. Sem líder, sem rumo, sem força, sem voz.
Vamos continuar a definhar desportivamente.

Com tolinhos a bater palmas a projetos de papel, a pavilhões, teatros e cabarets, a fachadas em led e varandas panorâmicas… felizes e contentados com títulos de fantasia, aplaudindo e glorificando Taças da Liga, Cândidos de Oliveira, troféus Guadiana.

Este é o triste som deste novo Vietname.
O som do silêncio. Da apatia, do contentamento com “o possível”, do lamento sobre o tempo que insiste em faltar, da conivência com inimigos, do medo de remar contra a maré.
Da covardia.

Desisto.

Anónimo disse...

Para tolo aplaudir: o Benfica conquistou mais duas provas do campeonato de natação em pista curta.

Fantástico título, não é?

Convém, no entanto, olhar para a forma como o fizemos: com nadadoras estrangeiras contratadas temporariamente, para esta competição e nada mais. Amanhã seguem para casa.
Comprámos um título. Como o Porto fazia, no passado.

Tristeza. Que tristeza.

Anónimo disse...

Eis o projeto olímpico. Uma fatura de prestação de serviços.

Anónimo disse...

Diana Durães, Miguel Nascimento, Diogo Ribeiro (campeão mundial, único nadador português a conseguir esse título - e feito - até hoje), Gustavo Ribeiro, Bernardo Almeida, Tomás Januário, Rita Frischknecht, João Carneiro, Henrique Silva, Rafael Mimoso, Renato Mimoso, Alix Predine, Giulia Rossi-Bene, Camile Tissandie. 12 nadadores portugueses, 3 estrangeiros. Quantos nadadores estrangeiros tem o cashball? Alguém questionou a legitimidade dessas contratações nesse clube? Os nadadores estrangeiros 'vão para casa amanhã'? De onde é que tira essa conclusão, já agora? Conhece, já leu, o contrato das atletas? Aqui d'el-rei porque o Benfica foi tetracampeão nacional masculino em natação, e reconquistou o título feminino! Nem o cashball, clube da inveja e dos invejosos, puseram em causa os nossos triunfos, simplesmente porque fomos melhores, porque não demos quaisquer chances, porque não tinham ponta por onde pegar. Se tivéssemos perdido, hoje, não faltaria quem viesse apontar a excelência do clube lagarto na formação e nas modalidades. Como ganhámos, e ganhámos bem, não dando quaisquer hipóteses à concorrência, aqui vieram os de sempre a dizer que compramos títulos como o clube da fruta. Tem provas do que afirma? É que essa é uma suspeição muito grave, e além disso uma calúnia. Se tem provas do que diz, sugiro que as apresente amanhã mesmo no Ministério Público. Também comprámos os 13 ou 14 títulos consecutivos no atletismo? Os quatro no basquetebol? Os cinco no voleibol? O Nader também comprou o título de campeão do mundo? O Évora e o Pichardo também os compraram? A natação é há décadas um desporto olímpico, dos mais populares nos Jogos. Bastou o Benfica ter conseguido renovar a secção e conquistar títulos para que os nossos piores inimigos, aqueles que estão cá dentro, tentem imediatamente desvalorizar o nosso trabalho, a nossa competência, o nosso sucesso, os nossos triunfos. Mudem-se para o cashball ou para o clube da fruta. Vocês não fazem falta nenhuma ao melhor clube do mundo. São uma autêntica vergonha. Os únicos tolos aqui são vocês, os que fazem o trabalho que nem os nossos inimigos fazem. Tristeza. Que tristeza.

Força Benfica!! Parabéns a toda a secção de natação, aos atletas e treinadores, por mais este dois grandes triunfos!