JOGO PERIGOSO

Criticar os jogadores (neste caso quase todos, ou nove deles) em público é algo que, em princípio, não gosto de ver. Aliás, o mesmo é válido para quaisquer profissionais: as críticas de um chefe devem ser sempre feitas em privado.
Mas Mourinho é Mourinho. E com uma enorme experiência,  com a inteligência que lhe é reconhecida, acredito que saiba muito bem o que está a fazer. Acresce que o seu antecessor, Bruno Lage, fizera algo parecido na garagem do Estádio da Luz - embora aí não totalmente em público,  ou pelo menos tendo essa consciência.
Lage não tem a força de Mou. E pode a dada altura ter perdido o seu próprio pé. Com o Special One sabemos que isso nunca irá acontecer. Não deixa, porém,  de ser uma estratégia perigosa.
Não deixa também de nos fazer interrogar. O que se passa efectivamente com alguns jogadores do Benfica? Será só cansaço? Será apenas a insuficiente pré-epoca e a quase ausência de férias? Mourinho chega a falar em traição - palavra bastante forte.
Recordo Lage quando gritava "e depois de mim vem outro, e vem mais outro, e vem mais outro, e fica tudo na mesma".
Não me tragam Ruis Costas, até porque Lage, enquanto pensava assim (mesmo evitando críticas públicas mais ostensivas) sempre defendeu, até para lá do que seria natural, o seu presidente.
E se recuarmos a Jorge Jesus encontramos também alguns pontos de contacto com o que acabei de escrever.
Estaremos perante casos de falta de profissionalismo dos atletas? De fora é difícil afirmá-lo. Mas Mourinho é como um antigo primeiro-ministro: nunca se engana e raramente tem dúvidas. Começa a parecer-me que nem ele, nem os antecessores, estejam enganados.
PS: dos nove, há alguns que sabem muito bem o que é o Benfica. Não acredito que Mourinho esteja a pensar em Samu, Tomás Araújo,  António Silva ou João Rêgo, todos formados no Seixal. Pavlidis é, desde que chegou à Luz, o principal goleador da equipa, e também,  quanto a mim, o seu melhor jogador. Aursnes é Aursnes. Sobram três: Dedic, Enzo e Ivanovic. Terão provavelmente as orelhas a arder.

1 comentário:

John Billy #37 disse...

O problema é que o Mourinho só apresenta futebol de merda e desculpas. Ou são os jogadores, ou são os árbitros, ou é o var, ou é o plantel... estou a ouvir muitas desculpas e uma qualidade futebolista ao nível do Vietname.