VIVOS

Num "clássico" intenso, mas sem muitas oportunidades, o empate não podia ser mais justo.
O Benfica entrou melhor, e durante cerca de meia hora bloqueou quase por completo o adversário, definindo muito bem as zonas e os momentos de pressão. Viu-se o dedo de Mourinho, e o seu olho estratégico, por exemplo na forma como conseguiu "tirar" Froholdt do jogo.
Na ponta final da primeira parte o FC Porto chegou com mais perigo perto da baliza de Trubin, criando duas boas chances de marcar. Uma saiu por cima, noutra valeu Trubin.
A segunda parte foi parecida. O FC Porto mais pressionante, o Benfica muito solidário e muito concentrado, praticamente sem cometer erros. Houve uma bola em cada barra, de natureza diferente, mas ambas a cheirar a golo, e de resto muito luta, muita intensidade, mas sem que o marcador se alterasse.
Individualmente destaque para Enzo, Dedic e Lukebakio - enquanto durou. Mas toda a equipa esteve bem no plano estratégico,  no plano físico e, sobretudo, na concentração competitiva, que, diria, só teve um momento de falha, que quase ia dando golo a Mora. 
Não foi o resultado ideal, mas nesta partida era extremamente importante não perder, até pelo que aconteceu em Alvalade. Ultrapassou-se uma das jornadas mais difíceis de todo o campeonato, o Benfica continua sem derrotas e na luta pelo título. Agora é tempo de respirar. Haverá muita água a correr debaixo das pontes até Maio.
A arbitragem esteve em plano razoável. Houve dois lances de dúvida,  um em cada área, mas entende-se o critério de não assinalar vídeo-penáltis. Também a entrada sobre Lukebakio podia ter merecido outro cartão,  mas, enfim, para aquilo que já se viu noutros jogos, diria que Miguel Nogueira passou no teste.

8 comentários:

Anónimo disse...

Um jogo que ninguém queria perder. O medo de perder suplantou o querer ganhar. Resultado justo.
O árbitro esteve bem.

RN disse...

Lamento dizer, se calhar ir contra a corrente, mas para mim Dedic e Lukebakio são burros que dói. O primeiro perdeu imensas bolas estupidamente e não acertou nunca no último passe. O segundo teimou em fintar tudo e todos e quase nunca soltou a bola quando devia.
Acho que o lance do Mora é precedido de fora de jogo, do próprio. Quanto ao resto, Mourinho esteve bem. Não arriscou demasiado, foi raposa, mas era importante ganhar tempo. Vamos ver o que nos aguarda o futuro.

Anónimo disse...

mourinho e um genio da tatica foi como o john mortimore que ganhou a unica supertaça ao porto na decada de 80 e empatou la 0 a 0 nas antigas antas depois do BENFICA TER GANHO 1 A ZERO EM CASA NAO ADMIRA QUE ESSE MOURINHO TENHA GANHO AO BARCELONA DO MESSI COM O INTER

Nuno disse...

Lukebakio tem de arriscar. É natural que vá perder duelos. Com a equipa tão pouco esticada e o Porto tão encaixado, teria de o fazer.

Já Dedic creio que arrisca… demais!

Jorge Leitão disse...

O Benfica chegou ao Ladrão extremamente cansado física e mentalmente. Claramente, Mourinho engendrou uma estratégia para não perder. Se desse para ir lá acima e marcar, ótimo; se não, o empate já era bom.
*
Ninguém pode ficar satisfeito com este empate, nomeadamente quando vamos a 4 pontos dos toldos de praia, mas, tendo em conta o contexto (perder equivaleria a ficar fora da luta pelo título), é satisfatório e mantém-nos na corrida.
*
Nós já sabemos que Mourinho é bom nestes esquemas defensivos, todavia o campeonato português é feito de 30 jogos em que o Benfica ataca, ataca, ataca, portanto a prova dos nove virá a seguir, quando for necessário impor-se aos Gis, Aves e Santas da vida.
*
Por outro lado, tendo em conta o resultados da saparia, foi ainda mais satisfatório este nulo. Aliás, os verdes, apesar de todo o andor arbitral, nem assim conseguem sobrepor-se.
*
António Silva e Richard Rios devem estar a provocar dores agudas a muito boa gente no sítio onde o sol não bate. Têm desancado nos dois forte e feito. Até hoje, que fizeram muito boas exibições, já li que foram os piores do Benfica. Que a chupem e sigam chupando!

Nuno disse...

Bom resultado. Empatar no Dragão nunca é mau. Nas contas do campeonato será importante. Gostei do pragmatismo de Mourinho e ainda mais das suas declarações, no final. Sem vento, com o máximo de humildade possível em Mourinho!

Novamente, como contra o Chelsea, não tenho nada a apontar à atitude dos jogadores. Continuem com esta concentração e este empenho.

Resta saber como vamos jogar contra autocarros. Tem sido aí que a ansiedade se cruza com a ausência de modelo de jogo para ataque posicional… mais as nítidas lacunas do plantel - que Mourinho voltou a deixar patente.
Basta ver as poucas substituições e as poucas opções no banco. E, uma vez mais, a chamada de um miúdo para a equipa a (Ivan Lima) que nunca tinha sido chamado antes, nem acompanhou o plantel nos EUA.

Jornada após jornada fica visível que a preparação do plantel e o mercado (em particular a reta final) foram medíocres.

joão carlos disse...

todos sabemos as condicionantes e a importância do resultado mas ainda assim fomos uma completa nulidade no ataque.

como é possível mais uma vez nos descontos com tres centrais dois laterais e quatro medios centros a equipa permitir um contra ataque que quase nos fazia perder o jogo inacreditável.

a justeza é uma coisa relativa se é que existe agora eles tiveram oportunidades para marcar um, e logo vencer, porque nós o maior perigo, alias o único nem fomos nós que o criamos.

o melhor em campo rios, mais uma vez ele tem aparecido nos jogos mais difíceis, mas como já o tomaram de ponta como ao kokçu e a outros antes dele nem uma menção.
já o dedic que é um buraco na direita basta ver que foi dela que aconteceram duas das tres oportunidades deles já caiu nas boas graças, lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.

olhar para aquele banco e ver a falta de opções é confrangedor.

Anónimo disse...

Com uma arbitragem, digamos "normal", os andrades corruptos empatam e o BENFICA não perde no estádio com mais buracos que um chapéu de um pobre!
São apenas meras coincidências.

E que dizer dos batráquios anuros que mais uma vez a jogar com uma equipa acima da média, não ganha, e com um árbitro/var corajoso e imparcial, empata no último minuto? Mais umas quantas coincidências.......