SÃO NÚMEROS

 NOTA: dados apenas relativos ao campeonato.

27 comentários:

João disse...

Gosto muito da anomalia estatística do Trappatoni. Foi de facto um ano diferente. Quanto ao Lage, agora mais do que nunca, devia ser explicado o que aconteceu na segunda metade da época 19/20, para que não se repita. Porque parece um treinador bipolar, ou ganha sempre ou perde sempre, sem meio termo.

LF disse...

Também tenho essa curiosidade. Daqui a uns anos, em algum livro de memórias, alguém finalmente explicará o que se passou.
Mas se o treinador defende os jogadores, e se estes defendem o treinador, só resta a direcção.
Não me admiro que ter havido algum incumprimento contratual...
Mas mesmo a ser assim, acho que devia ter sido assumido. Há formas directas e indirectas de o fazer.

Anónimo disse...

São apenas números - gostaria imenso que com número de jogos idêntico a Eriksson ou Mortimore - o número de derrotas fosse igual ou inferior - isso sim seriam grandes noticias para o SLBENFICA

LF disse...

A tabela está ordenada por percentagem. Precisamente para relativizar o número de jogos.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Vale o que vale. Para mim vale ZERO. Um rotundo e enorme zero.
É criminoso ver Pal Csernai "à frente" de tantos e bons Treinadores.
Existem dados estatisticos, de onde se pode tirar algo. Neste caso, é mesmo só para encher chouriços...Existem contextos diferentes, equipas/planteis totalmente diferentes. Muitas variantes que colocam em causa estas percentagens. Se é para amaciar o ego do Sr. Lage...Ele que seja comparado com treinadores com o numero de jogos mais próximos do seu : Fernando Riera e o "Whisky man" Graeme Souness...Ou então com JJ quando perfez 55 jogos ao serviço do Benfica...
Três realidades totalmente diferentes : Com Riera, principalmente primeira passagem, dominávamos com aquela equipa campeâ da Europa.
Com Souness foi a desgraça que todos sabemos. Plantel super fraco e muitos jogadores low coast e outros, poucos, que foi uma pena passarem pelo Clube naquelas duas épocas...ou época e meia !
Jorge Jesus. Teve TUDO o que pediu. Gastámos como gente grande e à francesa...
Já nem menciono os que constam da lista e nem substituições eram permitidas na altura.

Era escusado.

LF disse...

E o valor dos adversários? Até 1978 não existia FC Porto. No último ano e meio temos apanhado o melhor Sporting desde os Violinos.
Eu então acho que os números é que reflectem essa realidade escondida.
O Riera encontrou um plantel Bi-Campeão europeu. Não tem mérito? Tem. Mas se lhe dessem o plantel do Souness....

Jorge Jesus viu sair 9 titulares em 2014, e a seguir, com os restos, foi campeão.

joão carlos disse...

pois são números mas quando se faz cherry picking a realidade é distorcida.

mas lá esta faça a mesmíssima tabela com todos os jogos e não apenas os do campeonato e veja lá se os resultados são os mesmos.

depois o curioso é que o lage tem esses números mas também tem o pior registo de sempre com apenas duas vitoria em treze jogos batendo o anterior pior registo que era do manuel ze que esta no fundo desta tabela.

Mário disse...

Há uma hipótese explicativa: aliança LFV-CM para trazer JJ.
1- acompanhamento à exaustão da final da Libertadores (Mariana Águas e Pedro Neves de Sousa). Foi feito o mesmo com Abel e Artur Jorge?;
2- rodapé do CM a colocar a hipótese JJ após derrota com o Braga na Luz;
3- violência sobre o autocarro após empate com o Tondela. Visitas a casas de jogadores e treinador. O Porto tinha perdido com o Famalicão.
Quem foi(ram) o(s) mandante(s)?

LF disse...

Não creio que tenha sido por aí. A cobertura à Libertadores diminuiu porque as vitórias de portugueses se banalizaram.
Claro que Jesus era sempre uma hipótese, eu próprio a defendi, mas nem LFV e muito menos o Benfica, tinham alguma coisa a lucrar com aqueles resultados, naquela altura.
Esses lamentáveis ataques foram responsabilidade de uma ala dos NN, e os culpados foram identificados, e julgo que condenados. LFV não tinha grande ascendente sobre as claques - houve uma altura em que as tentou controlar, mas deu-se uma cisão e voltou tudo ao mesmo. Dava-lhes bilhetes para se calarem e mais nada.

Francamente, cheira-me a incumprimento com prémios do campeonato anterior, ou com algum compromisso assumido pelo clube.

LF disse...

Hoje em dia é muito mais difícil vencer. Quer em Portugal, quer, sobretudo, na Europa.

paulo santos disse...

Caríssimo LF, não estou contra si. Nada disso. Só não concordo com esta estatística, e você, mesmo sem querer e intuitivamente veio dar razão ao meu ponto de vista.
Abraço.

dezazucr disse...

Agora imagine se desses números retirasse essa fase negra das 2 vitórias em 13 jogos, porque se contabilizando-os tem tão bons números...

LF disse...

Começou com 36 vitórias em 38 jogos. Vitórias em Alvalade, no Dragão, em Braga, 1 campeonato, record de golos neste século, 1 supertaça com 5-0 ao Sporting. Depois foi esse período negro.
As duas maiores goleadas aos rivais em muitas décadas são dele. Esses 5-0 ao Sporting, e agora os 4-1 ao Porto.
A maior goleada do século em Portugal também foi dele: 10-0 ao Nacional.
Por tudo isto é que mais dificuldade tenho em entender aquele período específico.

Anónimo disse...

Isto é uma intuição, não uma verdade absoluta e comprovada:
- esse campeonato perdido deveu-se a 2 factores:
- os interesses de Jorge Mendes em ajudar o seu clube de coração, o Porto
- a contratação do weigl em janeiro. O gajo jogava para as estatísticas e nunca estava onde deveria estar. Para mim, face ao que custou é ao que ganhava foi a pior contratação de sempre da nossa história de 120 anos. Além de weigl ser muito fraco, o gang do Pizzi não aceitou a entrada de um jogador tão fraco com um salário milionário, o maior de longe do plantel que superava em muito o salário do Pizzi, do rafa e do grimaldo. E ainda weigl tinha lugar cativo no 11, acho que estava no contrato a titularidade garantida e com ele em campo jogávamos com 10.

A contratação do weigl roubou-nos esse título e os outros enquanto esteve no Benfica, o gajo fugia do local onde estava a bola.
Weigl era o Mono que o Lage falava depois de sair do Benfica

Benfiquista a sério

Lin disse...

👏 exatamente...

joão carlos disse...

"Hoje em dia é muito mais difícil vencer", olhe os números que apresenta contradizem a sua opinião.
já agora acho piada a que vieira não tinha nada a lucrar com os maus resultados do lage mas depois acham que foi um problema de prémios não pagos, é que se foi não era por falta de dinheiro basta ver as entrevistas do dso por essa altura, ou queres ver que o vieira não mandava nada no clube.

se, se, como disse um conhecido sócios do nosso clube se a minha avó tivesse rodas era um camião.
ou querem ver que os números não foram no tempo dele.
e já agora de pouco serve ter melhores números se depois esses números não corresponderem a títulos, porque esses sim é que interessam, para já o rui tem piores números mas muitos melhores resultados naquilo que interessa, e como o rui existem muitos outros.

dezazucr disse...

E por tudo isso que mencionas tenho dificuldade em perceber, mesmo considerando a fase negra, que tenha tão pouca margem de manobra junto dos adeptos. Aliás, a fase negra é disso exemplo, uma vez que logo no primeiro desaire após regressar da paragem do Covid, já os adeptos o queríam ver pelas costas. Agora, ainda cá está, a ganhar jogos e vejo aí já muitos adeptos a suspirar por amorim, da mesma forma que suspiraram por jorge jesus (viu-se como correu), em vez fazer força para que o Lage tenha todo o sucesso. Sempre achei que Lage tinha potencial para ser o nosso Fergursson. Mas como diz o ditado popular "Mais vale cair em graça do que ser engraçado". O pessoal gosta é de modas e de bons faladores. Ainda me recordo quando se contratou Jesus na primeira passagem quantos ainda fizeram força para que se mantivesse o insípido Quique Flores só porque falava bem e tinha boa pinta... a equipa ganhar é que nicles.

LF disse...

...hoje é muito mais difícil vencer...títulos. Até 1978 não havia Porto. Imagine-se o que teria sido até agora o sec XXI, se o Porto fosse tão frágil como era nos anos sessenta. O Benfica de Vieira tinha sido o quê? Decacampeão?
E nestas duas temporadas? Sem este Sporting?

Ora nos anos sessenta, e principalmente setenta, a situação era mais ou menos essa. E os números mostram que ainda assim o Benfica tinha uma percentagem de vitórias inferior à deste século (de 2003 para cá tem uma percentagem de vitórias superior ao resto da história do clube). Mas acumulou títulos .
A conclusão é que era preciso ganhar menos vezes para conquistar campeonatos.

E em nome da verdade, digamos que também era muito mais fácil chegar longe nas provas europeias.
Em 1988, com um plantel curtíssimo, o Benfica foi vice-campeão europeu (e quase ia sendo campeão). Apanhou no caminho, Partizan Tirana, Aahrus, Anderlecht e Steaua.
Quando conquistou o título em 1962, chegou à final em 3 eliminatórias com Austria, Nurenberga e Tottenham. Ora hoje em dia isso é mais próprio de pré-eliminatórias para chegar à fase de grupos.
Não estou a desvalorizar. Títulos são títulos. Mas há que ter noção das circunstâncias para perceber o passado e só assim se pode analisar o presente e preparar o futuro.

LF disse...

dezazucr,
Até essa fase do cair em graça já passou de moda. Agora é dizer mal de tudo e de todos, e cada vez com maior violência verbal - quando não física.
Ou se ganham os jogos todos (como Amorim no Sporting, e até agora, Lage no Benfica) ou corre-se sérios riscos de ser apedrejado.
Isto serve para treinadores, para presidentes, para governantes, para tudo. É civilizacional e não sei onde vai parar.

LF disse...

...há quem lhe chame exigência. Eu chamo-lhe estupidez.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS. (47). O MAIOR BLUFF
AVB, Chelsea, 6 meses ... despedido. Tottenham em 4º, coloca-o em 5º, despedido.

Inglês bem informado.
“Acompanho Chelsea há + de 30 anos. AVB, o pior treinador até hoje. Capacidade de comunicação são problema. Em relação às outras, resumo-as com música dos Moody Blues .... "GO NOW" ...! AVB, o teu tempo acabou.
SAÍSTE-TE BEM NUM CLUBE QUE TERIA OS MESMOS RESULTADOS SEM TREINADOR. SÓ RECEBESTE CRÉDITO PELAS ACÇÕES DOS OUTROS (LOL!).
Na 1ª League é necessário saber o que se FAZ. É hora de te pores a andar. Acaba a aprendizagem antes de assumires cargos de gente qualificada. Jogadores + velhos mostram o desprezo que sentem por ti.
Volta Mourinho é a única frase possível do Abramovich.
PRESUMIDO E VAIDOSO, é AVB.
Os jogadores reclamam que é ARROGANTE, INDIFERENTE, POUCO COMUNICATIVO, fora de pé, TATICAMENETE INEPTO. Não dá instruções adequadas nem sequer plano de jogo.
O PIOR TREINADOR. É isto quando COMPRAM TÍTULOS, será surpresa …?!!
Se Anelka diz é verdade, tem de ser despedido. Quando se perde o balneário, o treinador é despedido.”

Ex-treinadores do DRAG, sem Vit. D e árbitros, são miséria pegada.
Artur Jorge (total flop, sempre despedido), AVB (o mesmo, Chelsea, Tottenham, Zenit), VP (despedido até no deserto), Vitor Fernandez (wtf?), Carlos A. Silva (Carlos quê?), Co Adriansen (levou para contar),
Del Neri (“ouvi dizer bem dele”), Octávio (AHAHAH!), Quinito (quem?!?), Pedroto (15M para os árbitros), José Couceiro (LAG), FLOPetegui.

BELO RAMALHETE DE FALHADOS!
Comparem carreiras após “falharem” no SLB e após “ganharem” no DRAG. Boas carreiras, Heynckes, Mourinho, Trappatoni, Koeman, F. Santos, Rui Vitória, JJ. Razoáveis Camacho e Quique Flores.
No DRAG, excepto Robson e Mourinho, NÃO HOUVE UM ÚNICO que se destacasse, pelo contrário. A. Oliveira despedido Bétis 15 dias após, Jesualdo, tri-campeão no DRAG, despedido no Málaga; AVB despedido, considerado o pior treinador da era Abramovitch (19 anos).
Nem Souness foi tão mal tratado depois de sair...
Porque será? Vitamina D?

2010-11. LIGA DA MENTIRA. TEMOS OS #s
O C.A. conhece as capacidades do BANDO DOS 5. Três deles, Proença (PP), Benquerença e Xistra, nas 1ªs 5 Jornadas.
À 5ª Jornada instala-se crise no SLB a 9 pontos do DRAG.
Almofada para AVB (onde já vimos isto? OLÁ Amorim!).
À 5ª jornada o C.A. diminui o uso do Bando dos 5.

1ªJornada. SLB-Acad, 1-2. 4 penáltis por assinalar. -3 pontos.
Naval-FCP, 0-1: penalty. +2 pontos.

2ª Nacional-SLB, 2-1: 2 penaltis. PROENÇA retira 3P +7 amarelos!!!. - 3 (-6)
3ª Rio Ave-FCP, 0-2: 1º irregular. Jorge Sousa. (+2)

4ª Guima-SLB, 2-1: 2 penalties. Benquerença. 7 amarelos !!! -3 (-9)
FCP-Braga, 3-2. PROENÇA. +2 (+4)

5ª SLB-SCP, 2-0. 6 amarelos, total 26 (!!!) CARTÕES EM 5 JOGOS! Ah Valente!
7ª Guima-FCP, 1-1. penálti. Xistra. +1 (+5)

13ª FCP-Set, 1-0. penálti. Elmano Santos. +2 (+7)
Beira Mar-FCP, 0-1. penálti teatro. João Ferreira. +2 (+9)

SLB ganha 18 jogos. 1ª mão 1/2 final da Taça. 2-0 no Dragão.
Soam alarmes em Palermo para a 22ª J. SCB-SLB.

22.ª SCB-SLB, 2-1. 1º golo SCB. Xistra marca ao contrário. Inventa Expulsão de Javi. Três do SCB por expulsar.
Dois ataques mal cortados ao SLB. 8º (!) jogo SLB com + de 5 cartões. -3 (-12).

A LIGA MAIS ROUBADA da História! DRAG não ganhou. DERAM-LHO!
O SLB não perdeu. ROUBARAM-LHO!
Perdemos a conta aos amarelos!!
Total: FCP +9p, SLB -12p. DIFERENÇA = 21 pontos.
CHEGAVA PARA SLB SER BI-CAMPEÃO!

APÓS EMPRÉSTIMO FALHADO, a Global Sustainability Benchmark (LOL!) diz:
o DRAG falido, 500.000.000 dívidas,(AVB), CP negativo >200M + 300M negativos de prej. acum, factura ~ 150M/ano,
É DOS CLUBES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO!! WOW!!
O SLB não aparece.
Propaganda paga pelos suspeitos do costume, como pagavam a juízes corruptos por artigos de opinião, colocações profissionais e pareceres jurídicos. A lista é enorme.

WE HAVE IT ALL

Anónimo disse...

Nem com o paulo costa junto do varandas na tribuna, nem com um penálti cometido pelo Marcelo, ex jogador do Sporting após dizer que o boaventura o queria comprar e nem com o António nobre, o lagartao que expulsou o musa no bessa, a melhor equipa do mundo conseguiu ganhar ao colosso mundial Moreirense

Benfiquista a serio

joão carlos disse...

pois mas os números que apresentou não foi de títulos foi de percentagem de vitorias.
não pode apresentar alhos e comentar sobre bogalhos.

eu as competições europeia nem as poderia ter comentado porque mais uma vez só apresentou números do campeonato, mais uma vez apresenta alhos e comenta bogalhos.

só que essa sua conversa tem o destinatário errado, o que esta dizer sei perfeitamente agora também lhe digo que não é distorcendo a realidade, que é o que esta a fazer ao apenas escolher os números que lhe interessam e melhor servem a sua narrativa, que se prepara o futuro.

joão carlos disse...

pois eu nunca suspirei pelo bazofias, ao contrario de quem fazia post de apoio ao bazofias enquanto o lage era treinador e agora o lage já é o maior, nem muito menos pelo amorim.
mas é muito maniqueísta achar que quem não gosta, ou não confia, do lage não quer que o clube tenha sucesso seja com o lage ou com o manel ze já agora.

mas quem o lê fica com a ideia que esse desaire após a paragem foi o primeiro jogo com um mau resultado, mas não foi até esse jogo estávamos com uma vitoria em sete jogo.
pelos vistos para si o roger ainda era treinador é que nem de perto nem de longe teve apenas uma vitoria em sete jogos.

dezazucr disse...

Pois. Talvez falemos de gente que no seu trabalho nunca falha. Ou então tem mais a ver com as novas gerações que estão muito ligadas ao imediatismo, (muitos deles nem nunca tocaram numa bola, entretido mais com a playstation ou o FM onde é tudo muito mais linear), influenciados por uma comunicação e redes sociais sensacionalista e dicotómica, onde a moderação (diferente do medianismo) não tem lugar, é tudo ou preto e branco. Basta ver que isso também influencia as lutas políticas e ideológicas atuais, com as extremas, direita e esquerda (do meu ponto de vista ambas más, por serem extremistas) a cavalgarem nisso.
O Benfica nunca ganhou todos os jogos, basta ver a tua lista para perceber isso. Os que invocam "o Benfica não é isto" a cada mau resultado, clamando pelo Benfica dos anos 80 ou 60, têm uma ideia desfocada da realidade, pois aí também não se ganhava sempre.
Aliás, alguns dos momentos mais marcantes da nossa história, têm a ver com isso. O 6-3 ao sporting só acontece porque na semana anterior não fomos capazes de ganhar ao Estrela da Amadora. E olhando para o rescaldo do jogo com o Mónaco, o que tería acontecido à equipa após o mítico 4-4 com o Leverkussen, quando a equipa chegasse a Lisboa? Trucidados por certo.
Basta ver o que aconteceu o ano passado, já depois de Schmidt ter trucidado o porto na supertaça (algo inédito nos últimos 40 anos, que só não deu goleada devido ao teatro do conceição). No jogo seguinte a ganharmos ao sporting e passarmos para a liderança do campeonato, o Benfica joga contra o Farense e a equipa ao invés de ser puxada para cima é assobiada e cuspida, até Schmidt leva com uma garrafa de água na cabeça. Acabou num empate com a equipa a falhar, desconcentrada, inúmeras chances de golo.
É isto o benfiquismo atual. E é extremamente irritante viver nestes tempos. Bem tento ter conversas lúcidas com alguns benfiquistas, mas é difícil.

LF disse...

É isso. Infelizmente concordo com tudo.

joão carlos disse...

mas não são só eles que tem uma ideia desfocada da realidade, pelos vistos vocês também a tem.
o que aconteceu no jogo do farense o ano passado, e para que conste assobiar jogadores ou cuspir seja jogadores ou treinadores e atirar objetos é só e apenas idiota, tem uma historia diferente da que conta porque não foi imediatamente a seguir a esse jogo que refere e teve tres jogos entre eles com dois empate um deles depois da equipa estar a vencer tres a zero ao intervalo, o outro em que tinha voltado a perder a liderança do campeonato.

e saberá que o motivo que despoletou os protestos nem sequer foi a equipa estar a jogar mal ou a desperdiçar o que não podia mas a decisão do treinador de tirar o neves.
situação que nem sequer é nova no fim da década de setenta, na segunda passagem do mestre wilson, após uma derrota fora e com o carlos manuel a ser titular pela primeira vez a equipa estava empatada em casa e ele tirou o carlos manuel para meter um extremo foi uma contestação brutal ao mestre que pediu a demissão no fim do jogo a direção decidiu segurar o mestre mas nunca mais nessa época o carlos manuel deixou de ser titular.
e o mestre disse recentemente que sabia que se não o fizesse não aguentava até ao fim da época.