TENHO DE DIZER ISTO
Pedro Guerra é talvez o exemplo mais profundo, e que mais vezes terei citado em conversas pessoais, da diferença entre a percepção pública generalizada sobre determinada personagem e aquilo que a mesma revela em privado (e quem já teve oportunidade de conhecer figuras públicas sabe o quão frequente é esse contraste) .
Para os rivais era um tipo execrável. Para muitos benfiquistas... também. Até que foi afastado do clube, em larga medida pela força que essa percepção criou, e que o próprio, diga-se, não quis ou não pôde evitar.
Não só conheci Pedro Guerra pessoalmente, como foi das pessoas com quem cheguei a ter maior proximidade no clube. E tenho de dizer, das que mais simpatia, afabilidade e disponibilidade demonstrou.
Pedro Guerra era brincalhão, divertido, simpático, educado, e muito enérgico em tudo, e naturalmente na defesa do Benfica. Na defesa de Vieira, sim, mas também na defesa do clube que amava profundamente.
Vi vários jogos a seu lado, inclusive no estrangeiro (um deles uma experiência inolvidável no estádio do Fenerbahce, num ambiente extremamente hostil). Convidou-me para participar em programas na BTV, quando lá tinha responsabilidades, nos saudosos tempos pré-premium. Convidava-me também, de vez em quando, para jogos das modalidades, que ele seguia e acompanhava com grande conhecimento e paixão. Foi ele quem, no dia do falecimento da minha Mãe, me enviou uma mensagem que jamais esquecerei, e que pretendia (e que ele sabia) aliviar-me dizendo que o Benfica tinha acabado de se sagrar campeão europeu de Hóquei em pleno Dragão - jogo que, como é óbvio, não pude ver nesse dia, e triunfo que ansiava desde a infância.
Sei bem o que o Pedro sentia pelo Benfica. E, por isso, sei da injustiça de que era alvo por parte de quem não o conhecia.
Foi com enorme pesar que tive conhecimento da sua morte. Das poucas pessoas a quem, no contexto do Benfica, talvez pudesse chamar amigo.
Descansa em paz, Pedro. Haverá cá quem não te esqueça.
PS: passou um dia e, que me tenha apercebido, não houve uma palavra do Benfica para com alguém que trabalhou bastante tempo no clube, e, mal ou bem, defendeu-o nos media em alturas bastante difíceis. Não foi certamente a tratar assim os seus que o clube se fez grande.
9 comentários:
Pedro Guerra, independentemente da defesa exagerada a LFV, era um homem do Bem e era um Bom Homem.
Paz a sua alma e condolências à família
Benfiquista a sério
Os meus parabéns pelo sentido e bonito texto, em simultâneo com os pêsames pela morte de um amigo e um benfiquista.
Pêsames que estendo a toda a sua família e demais amigos.
Que descanse em paz!
Eu nao o esqueço defendia o Benfica sem medos sem rodeios, muitos nao gostavam dele porque provocava algumas picardias com os seus colegas de painel,nunca o conheci pessoalmente mas aparentava ser tudo aquilo que o Luis descreve, que descanse em paz partio demasiado novo a vida tem destas coisas muito tristes RIP.
Assino o texto. Também não o conheci, mas também não era necessário.
Há pessoas que não precisamos de conhecer pessoalmente, para as conhecer.
Foi vitima da mesma guerra que o grande amor da sua vida sofreu.
O desgaste deve ter sido enorme e o desgaste, o stress, a maledicência, o ódio são tudo sentimentos que matam.
Não terá sido de idade avançada que morreu, suspeito de que foi daquilo que todos sabemos. Mas o que mais me irrita e entristece é saber que TODAS as doenças têm cura, em especial o cancro que - É UM FACTO - é uma das doenças mais fáceis de prevenir e curar, mas não com medicina alopática. Muito menos com radiação ou chemio.
A alma é eterna, não morre, o corpo que temos é apenas uma carapaça que mudamos de tempos em tempos.
Por isso, Pedro Guerra está vivo, noutra dimensão.
Eu como Portista reconheço o amor que tinha ao Benfica adepto ferveroso defendia o seu Benfica como ninguém era educado e inteligente foi vítima de defender Vieira quando este caiu também reparei que no clube nem uma palavra nem condolências á sua morte
Nunca pensei dizer isto mas a morte dele tocou me profundamente partiu cedo
Descansa em paz Pedro Guerra condolências á família...
Um paineleiro benfiquista que (ao contrário de outros ) nunca se terá considerado demasiado "fidalgo" para ir para o meio da lama com os paineleiros dos outros clubes. Apesar de pensar que terá exagerado uma vez ou outra, sempre me revi mais no seu estilo do que no (ou nos) de outros paineleiros benfiquistas.
Os meus sentimentos à sua família e pessoas mais próximas, e que descanse em paz.
Tantas vezes insultado maltratado e nunca baixou o nível o homem sabia e acompanhava todas as modalidades.. triste foi a sad não dar os pêsames á família nem um comunicado sequer.segundo ouvi só a BTV abriu noticiário com a notícia....
Também tenho que dizer isto:
Pedro Guerra, paineleiro, foi o maior "peixeiro" que o Clube teve na lota dos paineleiros dragartos!
Os que agora existem não valem um caracol nem em termos de Benfiquismo nem em termos "profissionais" tal a falta de elementos e conhecimentos que demonstram face aos "concorrentes".
Pedro Guerra, jornalista, foi quem revirou a vida do pulha e pôs a nu as malabarices e os esquemas em que essa personagem navegava.
Pedro Guerra, vieirista, grande revianga em relação à actividade e opinião anterior e, por ele, o pulha ainda estava no poleiro.
Fui muitas vezes atacado pelo senhor, em termos algumas vezes baixos nas redes sociais por discordar do caminho que o Clube estava a levar e como tal, não o tinha em boa consideração.
Sentimentos à família assim como os transmito a todos os familiares de Benfiquistas que faleceram nos últimos dias!
Que descansem em paz!
Parabens pelo excelente texto.
Respeito a forma como Pedro Guerra defendeu muitas vezes o Benfica. Com coragem, determinacao e conhecimentos.
Lembro-me por exemplo de situacoes na TV com Bruno de Carvalho.
Senti tristeza com a sua morte.
Nao foi agradavel ve-lo mais tarde na CMTV no papel de defensor de LFVieira.
A defesa do Benfica nao se deve confundir com a defesa dos seus dirigentes.
Gostaria que a BTV lhe tivesse dedicado mais tempo e atencao aquando da sua morte.
Que descanse em paz.
Enviar um comentário