NA CHAMPIONS!
O que a Atalanta tirou, a Atalanta devolveu. Por portas e travessas, o Benfica está na fase de grupos da Liga dos Campeões. Muito importante para planear calendários e orçamentos. Tempo para a contestação amenizar, e entrarmos na próxima temporada unidos e em força.
Publicada por LF à(s) 28.5.24 14 comentários
MAS...ALGUÉM TEM DÚVIDAS?
Basta fazer esse (triste) exercício de imaginação, para deixarmos de inventar problemas onde eles não existem.
Ao Benfica faltou "apenas" acertar nas contratações, e sobretudo na contratação de um goleador.
Publicada por LF à(s) 24.5.24 38 comentários
A ENTREVISTA
- desde logo a disponibilidade para responder, de forma aberta, a perguntas de todos os órgãos de comunicação social, mesmo de jornalistas manifestamente hostis ao clube;
- o assumir que os problemas do Benfica 2023-24 não foram essencialmente de treinador, mas sim de plantel, decorrentes de contratações falhadas - como eu sempre aqui disse, desde a pré-época;
- o detalhe com que tal foi concretizado, apontando especificamente as laterais e o ponta-de-lança (Jurasek não se adaptou e Arthur Cabral não rendeu);
- a convicção de que, identificados os erros, a próxima temporada correrá melhor;
- a ideia, que também aqui expressei, de que a substituição de treinador neste momento seria um risco maior do que a manutenção deste, no caso das primeiras jornadas do próximo campeonato não correrem bem.
O que gostei menos:
- podia ter sido ainda mais claro a identificar o mentor, ou os mentores, das referidas contratações, não para crucificar alguém, mas sobretudo para ilibar quem não tem culpas (embora tenha ficado com a ideia de que Schmidt foi mais vítima do que culpado nessa questão):
- se Schmidt era para manter, também não ficou claro porque motivo foi deixado tão sozinho nos momentos mais difíceis da época, sem sequer um comunicado de apoio e confiança.
Publicada por LF à(s) 24.5.24 18 comentários
PERDER, MESMO SEM JOGAR
Publicada por LF à(s) 23.5.24 5 comentários
OS ESTATUTOS
Publicada por LF à(s) 23.5.24 0 comentários
AOS "EXIGENTINHOS"
Publicada por LF à(s) 21.5.24 32 comentários
PARA NOS CORAR DE VERGONHA
Publicada por LF à(s) 21.5.24 3 comentários
SÓ TIRAVA O OTÁVIO E O RONALDO
De resto, aceito todas as opções de Martinez.
Publicada por LF à(s) 21.5.24 1 comentários
CHAMPIONS DIRECTA SE:
ou
- Atalanta, vencendo Liga Europa, terminar a Série A nos quatro primeiros, para o que necessita apenas de ganhar os dois jogos que lhe restam, ambos em casa, com Torino (dia 26) e Fiorentina (dia 2).
Publicada por LF à(s) 21.5.24 4 comentários
QUATRO EM QUATRO
Publicada por LF à(s) 20.5.24 2 comentários
A QUEM ANDA O BENFICA A DAR BILHETES?
Publicada por LF à(s) 18.5.24 15 comentários
LAGE - MUITO POR ESCLARECER
Publicada por LF à(s) 16.5.24 9 comentários
MUDAR POR MUDAR? NÃO!
Lembremos agora todas as derrotas e empates de Schmidt no Benfica, nestas duas temporadas:
Publicada por LF à(s) 14.5.24 16 comentários
UMA DESPEDIDA E PÊRAS
De resto tratou-se de um jogo típico entre duas equipas com a classificação definida. Embora tenha de se saudar o profissionalismo dos jogadores benfiquistas, ainda assim capazes de protagonizar bons momentos de futebol.
Infelizmente, o destaque vai uma vez mais para o que se passou fora do campo. Um grupo minoritário e nada representativo dos seis milhões de benfiquistas, entende que pode decidir unilateralmente o destino do clube, e impor o que quiser. Orgulho na resposta da maioria do estádio, assobiando firmemente comportamentos que apenas perturbam o clube e os seus profissionais.
Publicada por LF à(s) 13.5.24 8 comentários
PARA QUE SERVEM AS CRÍTICAS?
A crítica é legítima. Mas o que se passa no Benfica de há uns tempos para cá é apenas estúpido.
A continuar assim, vai ser difícil a qualquer treinador e a qualquer jogador alcançar sucessos.
Se alguém pensa que é a chicote que se trabalha melhor, é porque vive no século XVIII.
Infelizmente parece ser para aí que muitos querem voltar. No futebol e não só.
Publicada por LF à(s) 12.5.24 14 comentários
O ADEUS DE UMA LENDA
Publicada por LF à(s) 10.5.24 19 comentários
SIMPLES
Além da multiplicidade de perfis de falsos "benfiquistas" que pululam pela internet procurando desestabilizar e manipular mentes mais desatentas (e de uma comunicação social ávida de sangue), há também a claque. E para esta eu utilizaria a velha máxima segundo a qual o raciocínio de uma multidão em fúria é equivalente ao da pessoa mais estúpida que lá estiver.
Não é especificidade do Benfica. Basta lembrarmo-nos de Alcochete 2018, de como a Juve Leo impediu a entrada de José Mourinho no Sporting em 2001, ou da última AG do FC Porto, para percebermos o efeito de um grupo de delinquentes quando lhe é dada demasiada importância. Esta época o Benfica já teve a sua dose, e se ninguém lhes entregasse bilhetes, talvez episódios como os de Faro, de Milão ou de San Sebastian pudessem ter sido evitados.
Deste modo, as opiniões que contam, aquelas que interessam, são das dezenas de milhares de sócios que enchem as bancadas do estádio jornada a jornada; que se deslocam à Luz dos mais variados pontos do país, realizando despesas que vão muito para além do preço do bilhete ou Red Pass, chegando a casa tarde mesmo tendo de trabalhar no dia seguinte; também daqueles que, espalhados pelo mundo, nem sequer podem vir a Lisboa; ou ainda de outros que nem sócios podem ser por não terem dinheiro para quotas. Se acendem luzinhas ou não, pouco me interessa: são eles o Benfica. Somos nós o Benfica. Sempre o fomos. Sempre o seremos. Com paixão pelo clube, e respeito por quem o representa.
Quando falo de benfiquistas, ou dos benfiquistas, é destes que falo. Os "outros", ou nem o são, ou são inúteis ou mesmo nocivos.
Publicada por LF à(s) 7.5.24 17 comentários
TRISTE FIM
Eliminado de todas as outras provas, e com o segundo lugar assegurado, exigia-se ao Benfica um fim de campeonato digno, que o deixasse mais perto do rival, e adiasse a decisão para tão tarde quanto possível.
Infelizmente, nem isso aconteceu.
O jogo de Famalicão é, de resto, um retrato fiel da temporada: uma equipa ineficaz diante da baliza adversária, e permeável na sua, vítima dos seus próprios equívocos, e com opções tacticamente incompreensíveis.
Se Schmidt tem culpa? Tem. Se tem condições para continuar? Depois deste jogo, creio que não. Mas nem ele é o único culpado, nem a sua demissão resolverá todos os problemas do Benfica.
Haverá tempo para dissertar sobre os erros passados e o que se pretende para o futuro. Há problemas de competitividade, e até de mentalidade - aos quais, nem os adeptos são alheios. Isso fica para mais tarde.
Publicada por LF à(s) 6.5.24 16 comentários
ONZE PARA FAMALICÃO
Publicada por LF à(s) 3.5.24 9 comentários