NOTAS SOBRE A PRÉ-ÉPOCA

Antes de mais, devo dizer o que vi, e o que não vi.
Estava no estrangeiro e não vi, de todo, o jogo com o Basileia. Vi a espaços partes do Al Nassr, pela TV. Assisti, ao vivo, ao Benfica-Celta no Estádio do Algarve. E vi na TV o jogo desta noite com o Burnley.
De tudo isto, as ideias com que fiquei são as seguintes, sector a sector:

BALIZA - Quem frequenta este espaço sabe que sou fã de Vlachodimos. É claro que gostava mais de ter o Courtois. Mas para a realidade do Benfica, acho que só circunstancialmente (como foram os casos de Oblak e Ederson) podemos ter um guarda-redes muito melhor do que o grego. E para pior (Moreira, Quim, Roberto, Artur Moraes, Bruno Varela, etc), antes assim.
Acho porém - e isso ficou hoje bem claro - que o jovem Samuel Soares ainda está demasiado verde para número dois, e a dada altura ter de assumir subitamente (pode acontecer...) a titularidade. Deve continuar a crescer na Equipa B, e como terceiro guarda-redes da A, ou então ser emprestado. Fica, portanto, a faltar alguém, nem que seja um Helton Leite qualquer. Ou seja, alguém minimamente experiente para, se houver necessidade, suprir as ausências (lesões, cartões) de Ody.
Investir 12 milhões em Bento, apesar do nome sugestivo, não me parece ponderado para quem não venha para a titularidade absoluta - e, como disse, não é bem disso que o Benfica precisa. Na Liga Portuguesa até há dois ou três guarda-redes que cumpririam o papel, poupando-se o dinheiro para a mais do que provável necessidade de vir a ter de substituir Gonçalo Ramos.

DEFESA - Otamendi ainda não foi utilizado, e isso condiciona um pouco a análise. A verdade é que não tenho gostado da solidez defensiva da equipa, ainda que tal não se deva apenas aos elementos do respectivo quarteto. Aí, falta claramente uma alternativa a Bah (tanto João Victor como, sobretudo, João Neves, rendem muito mais nas suas posições, e nenhum me convenceu como lateral), enquanto no lado esquerdo Jurasek ainda não mostrou as credenciais - aliás, se fosse eu a fazer o onze, neste momento preferia Ristic (que defensivamente, diga-se, também deixa muito a desejar). Quanto a centrais, o plantel está bem servido, embora António Silva não tenha ainda regressado totalmente das férias.

MEIO-CAMPO - As alternativas são muitas, mas o que me parece é que apenas há um Florentino. Dito de outra forma, de todos os médios, ele é o único verdadeiramente recuperador - e não está ainda em grande forma, longe disso. Kokcu, João Neves, Aursnes e Chiquinho são, todos eles, cada um a seu modo, mais criadores do que que equilibradores. E se Aursnes também está longe dos mínimos físicos, mas já mostrou o que vale, Kokcu ainda não mostrou praticamente nada face ao preço que custou. Neste momento, o melhor é mesmo João Neves. Tino-Neves seria a minha dupla nesta altura.

EXTREMOS - É certamente o ponto mais forte da equipa, e nem sequer conto com Rafa, Chiquinho ou Guedes para as alas. Neres entrou bem na pré-época, Di Maria é...Di Maria (a não ser que as lesões o venham a trair), João Mário vai ser...João Mário, e ainda há Aursnes. Schjelderup evidenciou alguns pormenores de talento, mas muito pouca substância prática, sendo mais um jogador de futuro do que de presente.

ATAQUE - Não fosse Gonçalo Ramos estar em vias de ser vendido (não tenhamos ilusões quanto a isso), e, com ele, Rafa e Musa (mais tarde, também Guedes) eu dormiria descansado. Infelizmente, numa das próximas semanas, o Benfica ficará sem o seu ponta-de-lança titular, justamente na temporada em que acho que ele vai explodir definitivamente - o problema é que outros também acham, e têm dinheiro para achar.
Se vier Santiago Gimenez, a coisa compõe-se. Mas vai ser exigida uma pipa da massa pelo mexicano, e não é fácil encontrar finalizadores do mercado (por isso são tão valorizados). Temos pois aqui um grande desafio de mercado.
Rafa ficar, pelo menos este ano, é uma excelente notícia. Musa ainda está longe do que pode fazer. Já quanto a Tengstedt, confesso que ainda não vi nada que tivesse justificado a contratação (e a ideia já vem de há vários meses). Nem talento, nem capacidade física, nem eficácia. Espero que ainda me possa fazer mudar de opinião, e tornar-se uma espécie de Musa 2. Jamais será titular indiscutível do Benfica, isso parece-me claro.

CONCLUSÃO - O plantel é forte, precisando apenas de pequenos ajustes na baliza e laterais, e de tratar (bem) a questão do ponta-de-lança, quando Ramos sair. As dinâmicas de Schmidt estão para manter, mas há ainda elementos demasiado longe da melhor forma para poder aplicar a receita, tendo em conta que a Supertaça já não tarda. A construção de jogo ofensivo tem sido o ponto forte, a eficácia e a solidez defensiva, os pontos fracos. Jurasek e Kokcu terão de mostrar muito mais. Se isto dá para ganhar ao FC Porto? Ao do ano passado, até pelas características tácticas de ambas as equipas,, temo que não. Mas não vi, nem tenho qualquer ideia de como está a equipa de Sérgio Conceição neste momento, e muito menos como estará daqui a duas semanas.

O ONZE NO MOMENTO: Ody, Bah, António, Morato, Ristic, Tino, Neves, Di Maria, Rafa, Neres e Ramos.

10 comentários:

disse...

Infelizmente, sem conseguir defender e ser uma equipa, o Benfica não terá a mínima hipótese contra os andrades. seremos simplesmente destruídos, pouco importa os jogadores que eles tenham.

Anónimo disse...

Acho que chegou a hora de escolher uma formação principal e pô-la a jogar desde o inicio em todos os jogos, já chega de experiências. Esta equipa estava perfeitamente ao alcance do Benfica, dois golos mal sofridos o segundo então nem se fala...
Vamos, por favor, começar a jogar com a equipa principal, se não for pedir muito...

Anónimo disse...

Excelente para equipas que se fecham, mas para uma equipa similar este 11 parece desiquilibrado, o trio de ataque não defende, implicaria uma sobrecarregar o Ramos que deixaria de atacar para compensar os colegas na pressão aos adversários no momento de defender.
O Kokcu não e' vistoso, mas e' eficiente, joga a primeira, de uma forma simples, a bola e' que tem de girar. A sobrecarga física não da para tirar muitas conclusões, porque notou-se contra o Burnley algum cansaço de toda a equipa. Concordo com o GR, o JV, penso que com mais rotina da perfeitamente para DD, a performance foi melhorando de jogo para jogo e acho que o Tiago Gouveia daria um DD. Mesmo com Ramos investiria somente num GR que garantisse bom jogo de pés e um PL forte com poder de choque, porque o Casper e, para rodar na B ou emprestar.

Mark Trencher disse...

Boas, precisamos de um médio defensivo, um guarda-redes melhor que o Odysseas (ainda ontem vimos um), e (infelizmente) um avançado (caso o Ramos saia). Relativamente ao desempenho da equipa nos jogos da pré-época, notam-se as "tareias", nota-se o já conhecido "conservadorismo" de Roger Schmidt, e notam-se também os desequilíbrios e lacunas do plantel.

PS: Ainda estou para entender o porquê de termos "queimado" duas inscrições de Janeiro no Tengsted e no Scheljderup. Poderão vir a ser "malhas", mas isso é eles e mais vários das camadas jovens, algumas (poucas) dezenas em Portugal, e (muitas) centenas por esse mundo fora.

joão carlos disse...

independentemente de se contratar um guarda redes melhor, ou não, que o odysseas e cada um terá a sua opinião um helton leite qualquer não serve como se viu pelos pontos que o próprio nos custou e pelo troféu perdido.

parece que pelos vistos começam a ver que afinal o antonio silva não é bem aquilo que muitos o pintam.
o joão vitor nunca será o lateral direito que precisamos até pode desenrascar num jogo ou outro numa aflição, sobretudo em jogos mais dificultes em que seja preciso defender bem, agora nunca será um defesa que consiga dar opções ofensivas que precisamos quando jogamos sempre com extremos que jogam por dentro.

kocku, neves e chiquinho são muito parecidos nas suas características e por isso existe um medio a mais.
dado que chiquinhio é o mais fraco dos tres era de todo o interesse troca o chiquinho por um medio com as características do florentino, que não existe na equipa desde a época passada.

ponto fraco as bolas paradas que o ano passado até foram um dos trunfos no inicio da época que depois ao longo da mesmas não confirmamos e que este ano ainda estamos pior que na reta final da época.

Anónimo disse...

neste jogo com o burnley vi rafa e ramos a não passarem a bola para o di maria quando este estava sozinho. será que estão ciumentos?
eu continuo com a minha ideia, um jogador que é representado pelo homem das deusas do dragão deixa-me desconfiado mas para muitos benfiquistas isso é normal como foi normal o maxi pereira falhar nos momentos chave em que levamos com o golo do kelvin.

eu como não acredito em coincidências digo aqui em voz alta:

- RAFA E CHIQUINHO SÃO AS ULTIMAS MACAS PODRES DO GANG DO PIZZI QUE ERA COMPOSTA POR ESTES 3 + GRIMALDO E ANDRE ALMEIDA. o ramos tb parece-me perto desse gang assim como o joao mario, contudo, sem a presença dos outros dois poderão ser convertidos

- RAFA, CHIQUINHO TEM DE SER DESPACHADOS JÁ. E O JOÃO MARIO , PELO SALARIO QUE TEM TB PODE IR DE VELA.

benfiquista a serio

Nuno disse...

O Benfica precisava do Navas.

Primeiro porque qualquer GR aceita ser substituído por um monstro destes.
Segundo, bastaria ser por 1 ou 2 anos, porque depois temos o André que depois de se estrear, nunca mais de lá sairá.
Terceiro, é dos que aumenta a qualidade de um plantel/qq
Quarto, o Benfica precisa MESMO.
Quinto... leva às palavras do JJ para justificar a braçadeira de capitão para o Otamendi!!!

Nuno disse...

O Benfica precisava do Navas.

Primeiro porque qualquer GR aceita ser substituído por um monstro destes.
Segundo, bastaria ser por 1 ou 2 anos, porque depois temos o André que depois de se estrear, nunca mais de lá sairá.
Terceiro, é dos que aumenta a qualidade de um plantel/qq
Quarto, o Benfica precisa MESMO.
Quinto... leva às palavras do JJ para justificar a braçadeira de capitão para o Otamendi!!!

Anónimo disse...

- "RAFA, CHIQUINHO TEM DE SER DESPACHADOS JÁ. E O JOÃO MARIO, PELO SALARIO QUE TEM, e porque é demasiado lento, TB PODE IR DE VELA". concordo, subscrevo.
E já agora :
Já há data para a supertaça.
E árbitro, estrangeiro, Já há !?

Anónimo disse...

LUCAS BELTRAN DO RIVER PLATE JÁ.
É CRAQUE.
TEM CLAUSULA DE 20 MILHÕES, É BATE-LA JÁ.
É URGENTE CONTRATAR ESTE BELTRAN PARA ESTARMOS PRECAVIDOS DE UMA FUTURA VENDA DO RAMOS.
MUSA E TENGSTED NÃO SÃO ALTERNATIVAS PARA A SAIDA DE RAMOS. MUSA NUNCA PASSARÁ DE UM SUPLENTE E TENGSTED NEM ISSO PASSARÁ.

BENFIQUISTA A SERIO