O "MEU" PRIMEIRO TREINADOR

1976. Eu tinha seis anos, e John Mortimore chegava ao Benfica.
Ainda tenho uma memória remota e difusa de um Bayern-Benfica da temporada 75-76, com a equipa orientada por Mário Wilson. Mas o "meu" primeiro treinador do Benfica é, de facto, Mortimore - que ficaria na Luz até 1979, regressando nos anos oitenta para uma segunda passagem.
Num total de cinco temporadas, deixou ao Benfica dois Campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Chegou aos Quartos-de-Final da Taça dos Campeões em 77/78, caindo aos pés do poderosíssimo Liverpool.
Teve pouca sorte nos campeonatos perdidos. Em 77/78, com os mesmos pontos do FC Porto, sem qualquer derrota, perdeu por diferença de golos. Fosse o regulamento o actual e teria sido campeão (no confronto directo empatou 1-1 nas Antas e 0-0 na Luz). Na época seguinte perdeu por apenas um ponto (se as vitórias valessem três pontos teria ficado em primeiro). E em 85-86, uma inesperada derrota em casa com o Sporting na penúltima jornada, por 1-2, sem ele no banco por castigo, estragou uma festa anunciada, naquele que foi o primeiro dérbi a que assisti ao vivo. Ou seja, nas cinco temporadas na Luz, foi campeão em duas, e ficou muito perto de o ser nas restantes. Com uma equipa ainda órfã de Eusébio e Simões, lançou jovens como Alberto, José Luís, e sobretudo Chalana. Foi também com ele que Manuel Bento se tornou titular indiscutível da baliza encarnada.
Saiu do Benfica com uma "dobradinha" em 1987, marcado ainda assim pela derrota por 7-1 em Alvalade (sem dúvida o seu momento mais negro), e indirectamente também pelo facto do FC Porto se ter sagrado campeão europeu nessa mesma temporada. Mas saiu de pé, com toda a dignidade, e com o estatuto de um treinador rigoroso, disciplinador e muito bom no plano físico.
Morreu hoje. Descanse em Paz!

3 comentários:

Mark Trencher disse...

Paz à sua alma, foi também um dos meus primeiros treinadores.

Incrível como foi "corrido" porque só jogávamos para ganhar por um ou por dois. Outros tempos... ou talvez não.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Obrigado pelo texto, somos da mesma geração, nasci em 68. Grandes memórias da nossa meninice.

jota disse...

amigos, venham jogar no benfica online: https://www.jogacraque.com.br/index.php