UMA TRAGÉDIA EM DEZ ACTOS


Dez jogos, vinte pontos perdidos, um título deitado ao mar. Precisamos de explicações para os últimos meses de Lage no Benfica. Precisamos de perceber o que aconteceu, pois não pode ter sido apenas futebol. Um jogo, dois jogos, explicam-se com azar ou desinspiração. Dez, só considerando o campeonato, não são coincidência. E Lage, faz agora um ano, era um herói.

OS DEZ JOGOS EM CAUSA

JOGADORES UTILIZADOS NESSES JOGOS


A VISÃO DE VDB SOBRE OS JOGOS EM CAUSA

FC PORTO-BENFICA, 3-2
# Primeira parte caótica e incompreensível.
# Eclipse de Pizzi.

BENFICA-SC BRAGA, 0-1
# Depois dos problemas defensivos, o Benfica mostrou agora também uma confrangedora ausência de inspiração ofensiva.
# Equipa totalmente anárquica sem saber o que fazer para dar a volta.
# Que se passa com Pizzi?

GIL VICENTE-BENFICA, 0-1
# Foi preciso uma pontinha de sorte para evitar mais um dissabor.

BENFICA-MOREIRENSE, 1-1
# Com poucos minutos de jogo, há um lançamento lateral para o Benfica. Grimaldo vai executá-lo, mas, afastado da linha, caminha tranquilamente a passo até ao local, como se estivesse a ganhar.
# Entretanto, das fragilidades defensivas (que se mantêm), passou-se também a uma fase de previsibilidade ofensiva.
# Dyego Sousa, suspeito não chegue a marcar um golo no Benfica.
# Durante as partidas não se percebe a leitura de Lage.

V.SETUBAL-BENFICA, 1-1
# Fim de Lage, Jesus para ontem.
# Numa palavra: medíocre.
# Primeira parte a passo, sem ideias, sem rumo, sem atitude colectiva. Segunda parte nervosa, ansiosa e precipitada, com erros sucessivos na defesa e no ataque.
# As dinâmicas desta equipa são cada vez mais pobres e incapazes de ultrapassar os problemas.

BENFICA-TONDELA, 0-0
# Pouco ou nada parece ter mudado.
# A primeira parte foi paupérrima.
# Nas últimas cinco jornadas, o Benfica apenas marcou um golo de bola corrida.
# Se os jogadores estavam fartos de Rui Vitória, um certo relaxamento que se tem visto sinaliza que talvez já o estejam também do técnico setubalense. E quando uma equipa escapa ao pulso da liderança, o problema não é da equipa: é da liderança.
# Este Benfica não merece o título.

PORTIMONENSE-BENFICA, 2-2
# Ponto final na minha esperança de, com este treinador, o Benfica conseguir sair do buraco em que se deixou cair.
# Dez jogos, uma vitória e de aflitos.
# Uma lástima de campeonato. Um campeão (qualquer que ele seja) sem brilho. Um arrastar penoso de jornadas até final.
# Pior do que isto, não me lembro.

RIO AVE-BENFICA, 1-2
# Uma análise fria não pode deixar de sublinhar as dificuldades que a equipa uma vez mais encontrou, mesmo contra dez, mesmo contra nove, mas sobretudo contra onze, ou o fraco futebol praticado durante quase todo o encontro.
# Nem este Benfica, nem este FC Porto, merecem qualquer título.
# Lage continua a ficar bloqueado cada vez que o treinador adversário ajusta as suas pedras e corta o ímpeto inicial do Benfica.

BENFICA-SANTA CLARA, 3-4
# Há já muito que deixei de acreditar neste Benfica. Os problemas técnico-tácticos da equipa são inúmeros, e Bruno Lage não se mostra capaz de os resolver ou sequer disfarçar.
# Futebol lento, previsível, sem ideias, pouco eficaz no ataque, e assustadoramente permeável na defesa.
# Os jogadores parecem angustiados, perdidos em campo, sem perceber o que está a falhar, e sem saber como reagir. No banco, o vazio.
# O plantel do Benfica, estando longe da riqueza de outros da última década, é ainda assim o melhor do campeonato. Justificava muito mais.
# Só quem lá está dentro poderá saber o que realmente se passa. Mas seja lá o que for, Bruno Lage não consegue resolver. E quando o treinador deixa de ter soluções…

MARÍTIMO-BENFICA, 2-0
# O que se tem passado com a equipa do Benfica é verdadeiramente surreal e tem de ser esclarecido.
# Se até agora sempre tinha defendido os jogadores, começo a ter dúvidas sobre o seu papel nesta crise.
# Espero que a estrutura do Benfica perceba o que realmente se passou, caso contrário isto poderá repetir-se. Começo também a duvidar das culpas exclusivas de Rui Vitória em épocas anteriores, pois a história foi a mesma.

6 comentários:

Mark Trencher disse...

Boas caro LF, um bela análise mas julgo que faltou a referência às arbitragens. Se a dada altura começámos a praticar um futebol digno de peladinhas entre amigos, também há que referir que em toda esta quebra e consequente ultrapassagem houve muito dedo dos senhores do apito, bandeiras e TV. Prefiro acreditar que este prejuízo foi fruto do nosso futebol pouco empolgante, quando uma equipa apresenta dinâmica há poucos árbitros que a consigam prejudicar, já tivemos muitas vitórias em jogos contra adversários difíceis e arbitragens adversas, mas podemos queixar-nos de pelo menos metade desses pontos terem tido mais "contribuintes" que apenas o nosso mau futebol, a qualidade dos adversários, ou a falta de sorte.

LF disse...

Mark,
Houve de facto o penálti do Dragão, precedido de falta sobre o Ferro. E houve o penálti duvidoso do Santa Clara.
Mas este ano não foram as arbitragens a explicar o fracasso. Este ano o Benfica só pode queixar-se de si próprio.
Recordo que só nos jogos com o Moreirense e V.Setúbal, os árbitros assinalaram 4 penaltís a nosso favor. Pizzi desperdiçou 3... (um marcou na recarga).

RN disse...

Extraordinária a superficialidade deste post. Não é minha intenção ser desagradável e muito menos acintoso. Posso discordar em muito do autor, mas aprecio a sua educação e elevação.
Falta aqui, obviamente, as opções de quem dirige - desde a compra absolutamente incompreensível e surreal de um jogador mediocre como RDT por uma fortuna, a insistência cega e negacionista na sua utilização, as escolhas (que rebentaram com o balneário) totalmente absurdas para os jogos da Liga dos Campeões e, a cereja no topo do bolo, a compra de um jogador caríssimo para uma posição não carenciada, como foi o caso de Weigl, o impacto que isso teve na equipa e a total ausência de investimento em posições carenciadas (o Nuno Tavares, por exemplo, a defender, acho que conseguiu demonstrar que deve ser o pior lateral a actuar na I e II Ligas).

Frank disse...

Luis muito bom texto no qual me revejo apenas um pequenino senao o Benfica nao ganhou porque ja explicou o porque e so alguem dentro do Benfica o podera explicar,mas no que toca as arbitragens o FCP foi claramente beneficiado na minha opiniao especialmente naquele jogo do Dragao fomos assassinados pelo ASD a aprtir dai a equipa desconjuntou-se mas como disse e bem so alguem dentro do Benfica podera explicar esses descalabro.

RN disse...

Quanto à arbitragem, são mais que muitos os casos, mesmo depois da retoma houve casos escandalosos - afirmo aqui peremptoriamente que jamais arbitro algum neste pais assinalaria contra o FCP aquele penalti que sofremos contra o Santa-Clara. Dito isto, também gostava de saber por que é que pagamos milhões a agências e colaboradores ligados à comunicação para depois assistirmos ao silêncio total do clube perante tais casos.

joão carlos disse...

mas estes dez jogos não tem uma explicação única foram vários os erros com origens diferentes e em culpados diferentes que se foram acumulando e que acabaram por rebentar todos a partir daqui.

alguns erros que já vem desde o inicio da época e que por diversos motivos fomos conseguindo disfarçar, o melhor os resultados no campeonato iam disfarçando os erros que estavam todos lá.

e por muito que alguns não gostem alguns desses erros tem sido cometidos com recorrência nos últimos tres anos, dois anos com as consequências que sabemos e os erros no outro foram disfarçados por uma uma segunda volta que acontece de quarenta em quarenta anos.