30/04/12

ESPELHOS

Há sensivelmente dois anos, quis o destino que, no mesmo dia, quase à mesma hora, o Benfica se sagrasse campeão nacional no Estádio da Luz, e o Juventude de Évora, com algumas jornadas ainda por disputar, assegurasse a subida de divisão em Faro. Dois anos depois o FC Porto vê-se campeão a duas rondas do fim, e, no mesmo dia, o Juventude desce para a 3ª divisão, desta vez no último jogo, depois de passar quase todo o campeonato acima da linha de água. Coincidências do futebol, coincidências da vida. Ora felicidade, ora desilusão. Ora dias em cheio, ora dias para esquecer.
Sobre o jogo de Vila do Conde, eu diria que constituiu uma metáfora perfeita daquilo que foi a temporada. Não faltou lá nada: erros grosseiros de arbitragem, erros tácticos de Jesus, facilitismo dos jogadores do Benfica, e desespero final. Lamentavelmente, os encarnados desperdiçaram assim a última oportunidade para manter alguma incerteza na questão do título (Sporting e Rio Ave iriam jogar com o FC Porto com necessidade absoluta de pontos), e ofereceram a festa antecipada ao rival.
Escrevi aqui, após a derrota portista em Barcelos, que daí em diante o FC Porto já não iria ganhar o campeonato. Só o Benfica o poderia perder. Pois foi isto mesmo que aconteceu.
Jesus diz que os campeões têm sempre mérito. Neste caso, não o reconheço: ainda neste sábado se viram coisas estranhas no Funchal (irei acompanhar com atenção a carreira de Fidelis nas próximas épocas), e se falarmos apenas de futebol, teremos de dizer que foi o suicídio benfiquista que determinou o rumo da competição. Um FC Porto medíocre, sem treinador, sem ponta-de-lança, com quatro médios no plantel, sem jogar futebol, viu cair-lhe nos braços um título, que a dada altura da temporada nem os seus mais ferrenhos adeptos já esperariam. Este foi, precisamente por isso, o título que mais me custou a engolir, de entre os muitos que os portistas venceram nas últimas épocas. Quanto a arbitragens, foi igual a quase todos os outros. Mas, de todos, foi o único que o Benfica teve na mão e deitou fora.

Sobra a Taça da Liga, os quartos-de-final na Champions, e, com a hecatombe bracarense, o mais que provável acesso directo à próxima edição da mesma. Em condições normais, nem seria uma das piores épocas do passado recente, mas...
O futebol continuará com as finais europeias e com o Euro 2012.


PS: Só vi o jogo do Benfica, e aí ficaram três penáltis por assinalar, dois deles a favor dos encarnados. Na Madeira, falou-se de campo inclinado, de dualidade de critérios, mas a mim só me é possível reiterar a estranheza acerca do lance do primeiro penálti (e aproveito para tirar o chapéu ao Rui Santos). Fica aqui a classificação real actualizada:

BENFICA 71

FC Porto 68

Sporting 59

Sp.Braga 56

Etiquetas:

15 Comments:

Blogger mafegos said...

LF
Não fujas a questão,não fomos campeões por erros próprios,ontem fomos o espelho dos anos do Vieira,deitamos cedo a toalha ao chão.Chega de andar sempre a dizer que os arbitros é que são culpados,deixamos o Ricardo Barreiros ir para o clube corrupto e para o ano vamos dizer que os arbitros no hoquei só roubam,continuamos a deixar o Carlos Lisboa como treinador algo para o qual ele não tem as minimas capacidades e mais um titulo vai fugir,temos uma excelente equipa no andebol mas falta ali apoio.O que realmente precisamos é de arranjar um presidente que seja benfiquista e não esse individuo dos pneus.

30.4.12  
Anonymous Anónimo said...

Faça agora aquele quadrozinho de umas semanas atrás, com as provas q o FCP tinha perdido entretanto...
seria interessente, faze-lo hoje, com o seu clube.

Pois é...fanfarronices! Embrulha mais um!

30.4.12  
Blogger Jotas said...

Na minha modesta opinião, julgo que o importante agora é pensar bem na próxima época, prepara-la convenientemente e criar condições para que se tenha mais sucesso, julgo que o Benfica, após tantos e tantos anos miseráveis, voltou pelo menos a criar ilusão nos seus adeptos, ora isto é um caminho, é para já uma pequena evolução, pois torna-se complicado querer que se recupere em meia dúzia de anos o que se deixou perder durante 30 anos, ou seja, só com tempo, paciência e com um trajecto bem deliniado, se voltará a ser o Benfica de outrora e para isso, não se pode voltar a mudar de direcções, treinadores e afins época após época, esse foi o maior de todos os erros do clube.
Não posso também de deixar de estranhar que alguns se entretenham a pedir a saída de LFV sem sequer se saber se saber que há alguma alternativa, se ela avança, ou que espécie de candidato vai concorrer às eleições com LFV, acho estranho, portanto, para esses, Vieria vai embora venha quem vier, sinceramente não me parece muito racional, porque eu para votar noutro candidato, ou querer que a actual direcção saia, tenho pelo menos de conhecer a alternativa e o seu programa, mas isso sou eu, porque pedir cabeças é tão fácil.

30.4.12  
Anonymous zephirus said...

Concordo quase em absoluto com o que foi dito aqui. Em relação ao Jesus, se corrigisse a teimosia era claramente para continuar. Se for para cair nos mesmos erros, é melhor ir embora.

30.4.12  
Anonymous Arrenka said...

Tem de haver um novo ciclo no Benfica.

Precisamos de um novo presidente (Bagão Félix?).
Precisamos de um novo treinador (Leonardo Jardim ou Bielsa?) com um adjunto conhecedor do nosso futebol e jogadores (Álvaro Magalhães).
Manter o Rui Costa como director desportivo.
Certeficar-se da boa qualidade do departamento de prospecção, bem como da fuga de informações dos mesmos (casos de contratações falhadas anteriormente).
Departamento de comunicação e jurídicos mais competentes e proactivos, não permitindo azo a espéculações de contratações e problemas internos, bem como avançando judicialmente para quem prejudica e denigre o clube.

É essencial que a gestão da equipa principal seja feita de forma mais madura e atempada, evitando contratações de risco muito elevado (acima de 8 milhoes de euross ou de jovens desconhecidos a mais de 4 milhões de euros) e evitando contratações em elevado número e para posições não prioritárias/deficitárias. Assim por época bastaria uma contratação para o lugar de cada jogador vendido ou que termine o contrato, com clara mais valia para o plantel. E no máximo duas jovens promessas até os 19/20 anos para crescerem no seio do grupo.

Para o plantel da próxima temporada sugeria algo do género:
GR: Artur; Mika; Oblak.
DEsq: Capdevilla; Carole - se venda do Cap trazer o Ansaldi (ou Coentrão por empréstimo);
DDto: Maxi; Wass (ou Nélson);
DCtro: Luisão; Garay; Dedé; Miguel Victor;
MDef: Javi; Matic; Airton;
MCtro: Witsel; David Simão;
MOfensivo: Aimar; Bruno César;
MDto: Pérez; Urreta; Djaló;
MEsq: Nolito; Miguel Rosa;
Av: Saviola; Melgarejo;
PL: Rodrigo; Nélson Oliveira;

Nota: Matic também como MC e Melgarejo como ME;

27 jogadores, mais os presentes na equipa B (que deverá dar oportunidades aos jogadores das camadas jovens e alguma promessa contratada).

Vendia: Gaitán (30K ou 25K + Anderson emprestado 2 épocas); Cardozo (20 a 25K); Jardel (2K a 4K); Emerson (1K a 2K) e o Eduardo não deve querer passar mais uma época no banco.

Eventualmente gastar até 8K numa "estrela" para o lugar de Avançado ou Extremo (direito) saindo o Djaló. Também se surgir um bom negócio para DD no lugar do Wass (até 4K).

Até 10K gastos e 48K "ganhos" em contratações/vendas - 38K para abater nas dívidas (podendo tirar alguma parte para ajuda nas modalidades - 5K).

É óbvio que há muitas outras coisas a ter em atenção (os direitos telivisivos por ex.), mas aqui está algo que poderia ser feito para TENTAR melhorar o nosso CLUBE.

Um abraço.

30.4.12  
Anonymous Arrenka said...

PS: Quer me parecer que tanto Vieira como Jesus não estão totalmente comprometidos com o Benfica, por isso as suas substituições.

30.4.12  
Anonymous Anónimo said...

Se for verdade, não me admirava nada, só confirmava o que tinha desafabado com alguns amigos portistas, que jesus (O Judas) como eu o chamava, só estava a trabalhar em prol do fcp, enfim mas o que me deixa triste, é a direcção do SLB não se apreceber desta situação, ou então estava a espera de um milagre. Agora só espero que o Benfica não cai na asneira de indemninizar esse JUDAS para ir embora prefiro ver o meu Benfica sem mais um campeonato do que esse chico esperto ir de bolsos cheios.....
PS. Fala-se muito em profisionalismo, agora vou ver se esse chico sai de livre vontade uma vez que ja tem clube.....

1.5.12  
Anonymous Anónimo said...

Se for verdade, não me admirava nada, só confirmava o que tinha desafabado com alguns amigos portistas, que jesus (O Judas) como eu o chamava, só estava a trabalhar em prol do fcp, enfim mas o que me deixa triste, é a direcção do SLB não se apreceber desta situação, ou então estava a espera de um milagre. Agora só espero que o Benfica não cai na asneira de indemninizar esse JUDAS para ir embora prefiro ver o meu Benfica sem mais um campeonato do que esse chico esperto ir de bolsos cheios.....
PS. Fala-se muito em profisionalismo, agora vou ver se esse chico sai de livre vontade uma vez que ja tem clube.....

1.5.12  
Anonymous Catn said...

LF

É sempre o mesmo... jogamos mal é uma verdade, mas foram mais 2 penaltys claros a terminar o jogo, assim é impossivel

O Rui Santos ontem no seu programa falou sobre alguns temas interessantes

Quanto ao Juventude é o seu lugar, não há apoios e como tal tem de ser puramente amador e sem muitas dividas

BENFICA SEMPRE, independentemente do Presidente, Treinador ou Jogadores

1.5.12  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém comenta o lance do primeiro penalty do F.C.Porto no jogo com o Marítimo: como é que dois jogadores deste clube saltam sem oposição e levam a mão à bola, fazendo um penallty muito estranho, para não dizer outra coisa! Gostava de saber qual é o seu empresário! Já vi muita coisa e isto cheira-me a esturro!
Por outro lado, nem é bom classificar a arbitragem de O.Benquerença no R.Ave-Benfica, aliás nem me admirou...

António Rodrigues - Santarém

1.5.12  
Blogger B Cool said...

Ilusão ? Isso é o que Vieira vende há n anos. Chegou ganhou 1 taça e 1 campeonato em 2 anos. Depois nos 7 seguintes ganhou 1 campeonato.
9 anos como presidente, mais 2 como director desportivo não representam estabilidade ? Representam, em especial na mediocridade e nos títulos do clube do vieira, que não o Benfica.

Chega de incompetência, com o peidoso no porto e o vieira no Benfica, até um piaçaba, uma múmia ou um quadro ganham como treinadores.

Estão contentes com 1 campeonato nos últimos 7 anos ? 7 anos em que se gastou como nunca antes ? é isso o vosso Benfica, então votem Vieira.

Não há oposição? Pois não, o golpista tratou de impedir que mais de 90 % dos sócios se pudesse candidatar. Mas se houver, de certeza que não vai querer dar a cara e ser apelidada de abutre ou oportunista.

Os meus 50, não os levas.

1.5.12  
Anonymous JON said...

é assim o futebol o nosso juventude perdeu alguns pontos infantilmente que no fim dão sempre jeito, na taça fizemos um jogão com o maritimo e se não fosse o árbitro q até era da madeira, podia-mos ganhar o jogo. Quanto ao benfica a velha máfia das arbitragens voltou a funcionar, foi para nós uma época triste mas temos que ver que o nosso futebol está minado por gente mesquinha e analfabruta. Força Juventude e Benfica, dois clubes unidos pela dignidade, tenho orgulho nestes dois grandes clubes.

1.5.12  
Anonymous Anónimo said...

razões para não ganhar?
1ª Presidente F.P.F. ( portista )
2ª Presidente da Liga ( não existe )
3ª Presidente C.A. ( sportinguista)
4ª Comum aos anteriores ( com o apoio do L.F.V.

2.5.12  
Anonymous Anónimo said...

De facto este jogo teve mesmo de tudo. Sobre esta época o que eu acho que é inacreditável é o Porto não jogar tanto como nós jogamos e mesmo assim é campeão, enquanto que o Benfica quando foi campeão jogava ao nível das grandes equipas europeias e apenas foi campeão na última jornada com poucos pontos de diferença para o segundo classificado. Outro facto a referir mesmo já tendo passado algum tempo foi ver portistas no meio de benfiquistas no jogo da taça da liga na luz, enquanto que se fosse no dragão, a mesma situação não acontecia e provavelmente não saiam de lá vivos.

2.5.12  
Anonymous Bruno Oliveira said...

O Fidelis, o Felipe Lopes do Nacional... Qulaquer dia vais para observador, tantos são os jogadores que vais seguir com atenção...

Mais um ano a aproximarmo-nos dos vossos 32...

2.5.12  

Enviar um comentário

<< Home