DUAS DOSES DE ESPERANÇA, UMA DE PREOCUPAÇÃO



Se, antes do jogo, me dessem um papel a assinar com o resultado de 2-1, provavelmente tê-lo-ia assinado.

As circunstâncias não favoreciam o Benfica. Lesões, cansaço e quebra anímica, eram motivos que me faziam desconfiar de um resultado positivo, sobretudo porque do outro lado estava uma equipa que não perdera nos 12 jogos anteriores, e se apresentava com energia e disponibilidade reforçadas face à oportunidade de escrever história. Defrontavam-se, em suma, o melhor Sp.Braga, e o mais débil Benfica da temporada. Por tudo isso, aqui atribuí ligeiro favoritismo à equipa de Domingos Paciência.

Terminado o jogo, uma vitória tangencial (com um golo sofrido) sabe a pouco para aquilo que se passou em campo. Direi mesmo que o Benfica terá perdido uma boa oportunidade de sentenciar a eliminatória, dada a superioridade que conseguiu mostrar durante a maior parte do tempo de jogo, e, sobretudo, dada uma surpreendente fragilidade bracarense – quer na total inoperância do seu ataque, quer nos pouco usuais brindes concedidos pela sua linha defensiva.

Foi essa submissão do Sp.Braga que convidou o Benfica a impor o estilo de jogo que mais gosta, permitindo-lhe lançar-se na busca do golo, e iludir os problemas que ultimamente tem patenteado nas transições defensivas (agravados pelas limitações físicas da grande parte dos seus jogadores), aspecto que os minhotos raramente puseram à prova. Um Sp.Braga mais atrevido no contra-ataque (como eu esperava, e temia) teria certamente causado muito maiores danos a uma equipa que partiu para este jogo em clara crise de confiança.

Não quero com isto desvalorizar a exibição benfiquista. Os encarnados tiveram o mérito de limpar a cabeça, puxar dos galões, e, com muita humildade, lutaram bravamente contra um certo fatalismo que pareciam ter pela frente. Não realizaram uma prestação plasticamente muito conseguida, mas mostraram uma capacidade competitiva notável, ganhando claramente o duelo emocional. Partem, por isso, em vantagem para uma segunda-mão que, todavia, se apresenta ainda extremamente difícil.

Se o Benfica partia, no meu ponto de vista, com 45% de hipóteses de se apurar para a final, neste momento terá invertido o cenário para 55%. É pouco, mas pode ser decisivo.
No ponto de vista individual, há que destacar a exibição de Óscar Cardozo (duas bolas ao poste, e dois golos, um deles anulado), que terá feito engolir em seco as injustas críticas que tantas vezes lhe têm sido feitas. Aimar também esteve em grande plano, lamentando-se aquele minuto fatídico, que além de possibilitar o golo de Vandinho, o deixou fora da partida de Braga. Roberto, pelo contrário, voltou a falhar, pois creio que podia ter feito mais, precisamente no lance do golo sofrido. Saviola é um estranho caso de inconsequência, parecendo debilitado fisica e animicamente.

O árbitro não teve qualquer influência no resultado, mas mostrou algumas hesitações difíceis de aceitar a este nível.

De hoje a uma semana, em Braga, será o jogo da vida de muita gente. Talvez da minha também.



PS: Sou insuspeito de apreciar o FC Porto, mas, caramba, só um cego é que não vê: está ali uma das melhores equipas de sempre do futebol português.

26 comentários:

Anónimo disse...

o amarelo a aimar e ridiculo, numa falta a meio campo igual a varias de jogadore do braga que nao o viram. jogaria a segunda mao, e sem a mostragem, olivre podia nem dar golo, pois toda a cadeia de acontecimentos seria diferente.

roberto nao tem nada, mas mesmo nada a fazer no golo. nao ve a bola partire o remate e colocado. impossivel. nao lhe peçam o impossivel, e ridiculo.

o porto joga que se farta, mas a amarelinha anda ali. 50 jogos a 200 a hora, nao e com bifes do lombo, como dizia o joaquim agostinho. ao intervalo houve chá. mascom domingos gomes na agencia antidoping europeia ate podem entregar mijo de rato que nao ha crise.

Vitória do Benfica disse...

Pois é eu também sou insuspeita a julgar o Porto sou na realidade fanática pelo Benfica e nã consigo ver mérito nas vitórias do Porto. Mas francamente o Jardel também era excelente muito bom marcou muito e depois viu-se o que estava por de trás.

L. Rodrigues disse...

Houve pelo menos uma falta que se fosse contra o Barcelona tinha dado expulsão directa...

Anónimo disse...

Oh anonimo, nao foram 50 jogos a 200 a hora. Se vir bem, o Porto teve um periodo de menos fulgor, algures entre os meses de dezembro e fevereiro, nao andando a estourar jogadores, ao contrario dauqilo que faz o vosso treinador. alias, se tivesse visto o jogo, via que o fcp nao correu muito na primeira parte, será que se estava a guardar para a segunda parte? deixem-se de invejas e assumam de uma vez por todas que o fcp joga muito a bola, pois o ano passado, quando os vossos jogadores corriam que se fartavam nao vos ouvi falar de amarelinha

Manuel disse...

O Roberto não tinha hipóteses no golo. Foram todos comidos, pois é um lance estudado. O Aimar está com a confiança toda e muitissimo motivado para ganhar a Taça Europa, assim como o Maxi e o Coentrão. O Jardel vai de clareza em clareza. Está ali um defesa central de se lhe tirar o chapéu. É muito rápido e à medida que ganha confiança já vai à frente marcar golos.

Enfim, apesar de todos os contratempos físicos estou comedidamente optimista. Melhor assim do que estar eufórico. A euforia é o primeiro passo para a derrota.

Peter disse...

Um resultado injusto face ao que o Benfica fez, jogou muito mais teve muitas mais oportunidades e a altura em que passou mais dificuldades deveu-se á má condição física que atravessa em que normalmente apartir do minuto 70 vai-se abaixo.O braga não me surpreendeu nem pela positiva nem pela negativa foi igual a si próprio, equipa defensiva á espera do erro do adversário e para variar lá teve a sorte do costume porque o Roberto mais uma vez estava desconcentrado e mal colocado.O Cardozo fez uma grande exibição,o Aimar tb, Maxi etc.etc.O Saviola mais uma vez foi de uma total inoperância, logo aos 20 segundos se não andasse a dormir podia ter marcado, está mais que na altura de o por no banco, o banco faz milagres, e por o Jara no lugar dele que apesar de ser mais tosco tem mais força de vontade e não é tão esbanjador em oportunidades de golo.Acho que em braga vai ser dificil mas o Benfica vai marcar e passar á final, marcámos na Alemanha,França e na Holanda tb vamos marcar em braga.Sobre o fcp concordo com o anónimo e devo acrescentar que para variar lá tiveram o empurrãozinho da arbitragem o penalty não existe, por mais que joguem bem não conseguem vencer um jogo decentemente, agora estão sim ultra-moralizados, mas tn não podemos esquecer a origem dessa moralização.

Anónimo disse...

Nunca concordei tanto com este anomino com agora.

Nós Sébio disse...

Não creio que o Benfica tenha jogado assim tão bem. Teve algumas chances, é certo, mas nunca conseguiu dominar o terreno. Mesmo que passe em Braga, não se pode augurar nada de bom para Dublin. É pena mas é verdade.

Anónimo disse...

LF, parabéns! És o único gajo sério, e o único que percebe alguma coisa de futebol, de todas estas aves raras que por aqui vem comentar. Parabéns pela lucidez.

jfk disse...

Anónimo:

O período de menor fulgor do Porto deveu-se à falta do Falcão, por lesão.

Mas reconheço que nesse período pensei precisamente que o pico de forma do Benfica ia ser prejudicial na recta final. O que se tem verificado. No entanto, o Benfica não tinha condições, nessa altura, para abrandar, qualquer deslize era o fim. O Porto podia fazê-lo. E lá voltávamos nós à conversa sobre o início do campeonato...

João disse...

concordo com por o saviola no banco, já não está a render como devia. Creio igualmente que neste jogo viu-se bem (mais um) a falta e a diferença que faz um jogador como o Ramires.
A zona central do Benfica fica muitas vezes despovoada porque nem Aimar nem CM são medios com caracteristicas defensivas. Fazem o que podem, mas do outro lado do campo está muitas vezes um Peixoto que não tem pernas ou um Gaitan em baixa forma que também não tem cultura defensiva. Javi Garcia deve várias vezes enviar sms's ao brasileiro a perguntar se não quererá voltar porque isto de defender sozinho não dá com nada. Muita falta faz Ruben Amorim sem duvida.
Uma diferença com o Porto é muitas vezes essa. Com Fernando, Moutinho e Guarin, não passa nada é impressionante, é um meio campo de combate todo-o- terreno.

No.Worries disse...

Este "ps" é triste, lamentável e vergonhoso.
A vitória de ontem cheirou mais a droga naquelas cabeças do que a outra coisa qualquer. Como já tinha acontecido no jogo na Luz para a taça, onde na 1ª parte quase não houve clube corrupto, e na 2ª, empurrados pelo xistra (e ontem houve um penalty inventado a dar o "empurrão") pareciam que tinham renascido das cinzas.
Este "ps" é tão mau que nem dá vontade de comentar a crónica do jogo do Benfica.
Mas o passado recente já foi esquecido? Elogiar um clubeco regional de corruptos?!? A forma como se cavou o "fosso" no campeonato já está esquecida?? O 2º golo na meia final da taça já está esquecido? A maneira como recebem o Benfica (e às vezes nem é preciso haver jogo entre as duas equipas!) já está esquecida? Se há mérito ali para quê que aquela escumalha corrupta precisa de tanta ajuda, de tantas manobras de bastidores, de tantos compadrios?!?
Assim não... se a memória é curta que vão ao Youtube...

Anónimo disse...

Será que é preferivel encostar já em braga ou ser enchovalhado novamente pelo Falcão e companhia?

Nuno Figo disse...

Ontem na Catedral tenho apenas a lamentar o golo sofrido e... o comportamento de uma grande parte dos nossos adeptos.

Roberto, Cardozo e Peixoto, em particular, precisam de mais carinho.
Roberto porque está fragilizado. No meu entender, Jesus devia poupá-lo até ao final da época. Ontem sofre um golo sem culpas e até o amigo LF, tipicamente sereno, acha que o espanhol podia ter feito mais. Podia, talvez, mas é um golo bem conseguido e o erro está na forma como Vandinho cabeceia sem a mínima pressão.
Roberto tem feito erros inaceitáveis e, pelos resultados práticos, temos que concluir que FOI um erro comprá-lo pelo preço que custou.
Mas é nosso.
Aplaudo-o, sempre.

Cardozo É mentalmente fraco. Precisa de golos, carinho e atenção. No campo vi várias vezes os colegas (Luisão e Maxi, em particular) a tentar confortá-lo e dar-lhe moral. O público não lhe perdoa a moleza e o peso do paraguaio. Amigos benfiquistas, não tenhamos ilusões: Cardozo NÃO É Falcão. Falcão é melhor jogador. Cardozo é... Cardozo.
Mas mesmo quando me zango com ele (como ontem, na 1ª bola ao poste), não esqueço que - obrigado LF, Cardozo é o autor de 97 golos oficiais pelo nosso clube, é titular indiscutível no actual plantel e alguém a quem devemos muitas alegrias.
Aplaudo-o, sempre.

Peixoto acaba por ser aquele de quem mais pena tenho. No passado critiquei-o pela lentidão e falta de garra. Ontem (e noutros jogos recentes) penso que foi, depois dos fantásticos Coentrão, Maxi, de Aimar e do capitão Luisão, um dos que mais tentou remar contra a maré, dando tudo o que tem e mais um pouco. Não é o nosso melhor jogador, nunca foi um fora-de-série, sempre foi lento e a idade não o tem perdoado... mas trabalha de forma séria e abnegada, nunca é individualista e não vira as costas às responsabilidades. Não merece nem um apupo ou assobio.
Aplaudo-o, sempre.

Ontem vencemos. Cumprimos o nosso dever. Sofremos um golo fortuito contra um adversário sólido, que dispõe de jogadores de qualidade, que jogou (inteligentemente) fechado, apostando no nosso erro. Marcámos 2 golos, falhámos uma mão cheia.
Está tudo em aberto para daqui a uma semana. Só tenho pena de sentir que não existem condições de segurança para ir com a minha família a Braga, onde gostaria de assistir aquilo que devia ser uma grande festa do futebol português.

Para já, é tempo de celebrar, acreditar e desejar que:

Vemo-nos em Dublin.

LF disse...

Mesmo se tivesse a certeza que ia perder 3-0 com o Porto, preferia claramente, e sem hesitar, ir à final.
O palmarés europeu é feito de títulos, finais, meias-finas e eliminatórias passadas.
Ir à final é um grande feito, aconteça o que acontecer.

Mas para mim não é nada líquido que daqui a 20 dias o Porto e o Benfica estejam no mesmo estado de forma.

Anónimo disse...

já ficava contese se o benfica fosse a final

Anónimo disse...

oh no worries, a tua cabeça é que está cheia de droga. por causa de pessoas como tu é que vocês são mal recebidos em todo o lado. um pouco de humildade nunca fez mal a ninguem. mas isso nao deve pertencer ao teu dicionario. quando sao levadinhos ao colo, nem pias, agora que não são, que há uma equipa que pratica um futebol muito mais bonito que o vosso, que esta em melhor forma graças à gestão de esforço inteligentemente feita pelo villas boas, que não vos tem dado hipóteses de resposta, vens com a treta da amarelinha e das drogas. O ano passado quando o benfica corria 90 minutos, jogava que se fartava e toda a gente aplaudia, eu inclusive gostava de os ver jogar, nao sou como tu graças a Deus, não te via a escrever nada no teu bloguezinho preferido onde ninguém te pode contradizer, seja benfiquista ou não.

por isso resigna-te, neste momento o fcp é melhor. tenho pena de ti, pois pior cego é aquele que não quer ver. e claro que vem com as desculpas do costume do youtube. cresce e aparece e aceita as cosas como elas são

frank disse...

Li e gostei da opiniao de todos,mas o Lf diz que este Porto e uma das melhores equipas Portuguesas de sempre aqui discordo profundamente,concerteza que o LF e jovem e nao conhece ou nao conheceu o Benfica que eu conheci dos anos 60,70,80 nem sequer mesmo o Porto eu ja conheci grandes Portos do passado e grandes Sportings e ate um grande Belenenses ja conheci,este Porto sem duvida que e uma grande equipa nao o nego,e esta prestes a igualar um feito que ate agora so pertencia ao Benfica ser Campeao sem derrotas esta de parabens por isso mas todos nos sabemos o porque deste feito ja devia ter perdido pelo menos duas vezes sem as asneiradas das arbitragens me estou a lembrar por exemplo do jogo em Guimares onde devia ter perdido com uma arbitragem isenta,este Porto nao tem comparacao com a equipa do SLB do Jimmy Hagan recordam-se. cumprimentos

EAGLEHEART disse...

Deixem-se de merdas corruptos infiltrados e Pseudo Benfiquistas da treta, agora depois de andarem uma época inteira a dizerem que os Cabrões dos corruptos andaram a serem levados ao colo pelas arbitragens, coisa muito verdadeira, vem agora dizer que os gajos são os maiores e que jogam grande futebol e que tal. há aqui um corrupto que até diz que o glorioso a época passada tambem fazia grandes jogos e goleava bastante, e é verdade mas essas tais goleadas aconteciam normalmente nos inicios dos jogos, e sempre com entradas a matar e nunca depois das segundas partes, além de que o glorioso por esta altura na época passada há muito que já tinha arrebentado, não me lixem com as vossas tretas da merda, podem ter 2 ou 3 grandes jogadores e jogar até um futebol agradavel, mas só depois de algo de estranho acontecer no balneário, e não são concerterza dos gritos de revolta do Gay do treinador deles. agora que este porto das segundas partes goleava até o Barcelona não tenho qualquer duvida e vem estes gajos falar que eles jogam assim porque tem orgulho na camisola, que tem atitude e blá, blá, blá, por favor não me fodam. é por pensamentos contrarios a estes, de pseudo Benfiquistas da treta que o glorioso esta como está. jogos completamente banais nas primeiras partes e nas segundas entram a matar tais cães Raivosos a espumarem-se e levarem tudo á frente tal tsunami? e isto tudo em final de uma época intensa sempre ao mais alto nivel? e os jogadores são praticamente os mesmos em todos os jogos, fazem gestão apenas de um ou dois jogadores no maximo, por favor não me fodam, nem a melhor equipa do mundo que é o Barcelona joga assim.

Anónimo disse...

Será que os tipos do Fonte Bastardo também tomam a amarelinha?
Patéticos!

Anónimo disse...

o ancional, a academica, o guimaraes, o portimonense e a Naval acho que tambem tomam amarelinha. ja para nao falar do colosso happoel

Anónimo disse...

Não é que o jogo com o olhanense me tenha deixado aborrecido mas há um ponto que não posso deixar de comentar: o que é que o moreira e o julio césar têm de pior que o roberto? Isto é mesmo de quem não sabe admitir que errou porque continuar a insistir num roberto que não têm estofo mental para lidar com a responsabilidade é ao mesmo tempo estar a faltar ao respeito a toda a familia benfiquista.

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/05/benfica-tv.html

saudações benfiquistas

EAGLEHEART disse...

21 pontos de distancia para os corruptos, completamente inaceitavel e nem o grande objectivo de tentarem vencer a Liga europa justifica tamanha humilhação. isto só demonstra que os titulos como o da época passda só acontecem por acáso numa conjugação de estrelas e planetas que só acontece de 4 em 4 anos. e depois queremos nós lutar contra o sistema. quem amar o futebol e for estrangeiro ao ver a classificação deve pensar assim para eles, ena pá este porto é realmente o maior clube de Portugal e está a milhas de distancia dos adversários. simplesmente catastrófica esta época, que termine bem depressa. o que vale é que o Braga na proxima quinta feira irá tratar de amenizar este nosso sofrimento. não tenho a menor duvida de que o Benfica outrora glorioso irá ser eliminado da final da Liga europa pelos aprendizes dos corruptos. INACREDITAVEL.

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra commander
http://commanderviagragenerique.net/ achat viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis acheter
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis vente
http://prezzocialisgenericoit.net/ comprare cialis online
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis