A MATEMÁTICA DA CHAMPIONS

Como se percebe, o Schalke-Lyon e o Benfica-Schalke são os jogos chave do apuramento. Se alemães venceram franceses, praticamente obrigam o Benfica a ganhar os dois jogos. Se isso não acontecer, 4 pontos chegarão aos encarnados - ou mesmo apenas 3, desde que conseguidos frente ao Schalke.
A manutenção nas competições europeias ficou ontem praticamente garantida, pois só no caso do Hapoel ir vencer a Lyon, o Benfica poderia cair (com a combinação DE ou DD) para o último lugar.

5 comentários:

António disse...

Este quadro está correcto.
No post anterior tens lá uma consideração errada em relação à necessidade dos golos para critéris de goal average.
falas numa hipótese de empate pontual com o shalke necessitarmos de vencer por 3-0 e não 2-0. Ora essa igualdade pontual só poderá acontecer se o shalke perder com p lion e nós empatarmos com o hapoel. Aí para nos qualificarmos "bastará" ganhar ao shalke, não interessando por quantos.
Os 4-0 ou 7-1 só seriam importantes para um empate pontual com o lion (vitória do benfica com o hapoel e derrota do lion com o shalke e a mesma pontuação para o benfica e lion na última jornada)
desculpa lá qualquer coisinha mas também tenho a mania das contas (força do hábito ehehehe)

LF disse...

A igualdade pontual a que me referia era no final, e não após a próxima jornada.
Se empatarmos em Israel, e o Schalke ganhar ao Lyon, chegamos à última jornada com menos 3 pontos que os alemães.
Aí é que, ganhando por 2-0, podiamos beneficiar de um goal-average mais vantajoso.
Eles têm neste momento 5-2 (ganhando ao Lyon fariam, por exemplo, 6-2).Nós temos 6-7, e empatando com o Hapoel a diferença continuaria negativa num golo.
Ganhando 2-0 ao Schalke não dava, pois ficariamos com 8-7, e eles com 6-4.
Mas se tivéssemos ganho ontem, nem que fosse 4-2, já o total poderia, nesse caso, dar 8-6, para 6-4 do Schalke.
Ganhando 4-0, até daria para o Schalke ganhar por 3 golos ao Lyon, que mesmo assim, nessa situação, bastar-nos-ia o 2-0 no último jogo.
Com 4-0, ou 4-1 ficávamos tb em vantagem definitiva sobre o Lyon, o que contudo só poderia ser aproveitado caso eles não ganhassem em casa ao Hapoel na última jornada. Logo esta é uma via, a meu ver, menos importante, e por isso destaquei a outra.

Eu também tenho a mania das contas, e verifiquei, uma a uma, cada uma das 81 possibilidades matemáticas de resultados. Posso dizer que o Benfica passa em 29 delas.
Mas também me posso ter enganado...

Vitória do Benfica disse...

Luís
Significa que você estudou todas as probabilidades matemáticas. Eu só estou preocupada com a probabilidade de o Jesus voltara a meter avançados quando está a ganhar por quatro a zero

Anónimo disse...

Lá chegou a máquina de calcular.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/cabeca-limpa.html

LF disse...

Vitória,

O jogo parecia ganho (e efectivamente estava).
Jesus terá querido dar minutos a jogadores menos utilizados, prepará-los para qualquer eventualidade, e simultaneamente, fazer descansar os titulares.
A coisa ia correndo mal, mas estrategicamente, desta vez, não me parece justo apontar-lhe nada.

A lição que fica é que, com estas equipas, mesmo a ganhar 4-0 o jogo não está nunca terminado.