DE REGRESSO À ELITE

Empurrado para uma posição extremamente difícil no campeonato, o Benfica tem hoje, na frente externa, a oportunidade soberana de regressar às vitórias, e reconquistar a tranquilidade que, por cá, outros lhe retiraram.
O momento não será o ideal, mas tem a virtude de permitir, num jogo diferente, numa competição diferente, a recuperação de alguma da auto-confiança que ditou leis na temporada passada. Com uma arbitragem neutra, com o apoio do público da Luz, o Benfica pode vencer. E uma vitória terá também o condão de afastar do horizonte os laivos de instabilidade que já vão sendo criados a partir do exterior, e ao qual alguns benfiquistas mais permeáveis acabam por ser sensíveis. Esse é, de resto, o meu maior receio para os tempos mais próximos.
Não que um empate ou uma derrota neste jogo retirem um pingo de razão aos encarnados em tudo o que tem estado em causa no campeonato nacional. Mas percebe-se que uma vitória europeia reforçará essas razões, e esse tem de ser um factor acrescido de motivação para jogadores, e também para adeptos.
Ao contrário do que se possa pensar, o Hapoel não é um adversário fácil. É uma equipa com experiência europeia, que vai deixar a pele em campo para fazer um bom jogo e conseguir um bom resultado. É previsível que venha jogar com muitas cautelas defensivas, o que ainda dificultará mais a vida ao Benfica. Só um colectivo forte será capaz de ultrapassar estes israelitas.
Apesar de tudo, esta é a equipa teoricamente menos cotada do grupo, o jogo disputa-se em casa, e é da primeira jornada. Juntando estes factores, acrescentando-lhes a conjuntura nacional, estamos perante uma partida em que o Benfica é praticamente obrigado a ganhar - talvez a única, das seis, em que tal se poderá dizer. Ou seja, este é provavelmente, por isso mesmo, o jogo mais importante de toda a fase de grupos.
Ninguém deve deitar a toalha ao chão relativamente ao campeonato. Mas há que admitir que a situação não é nada favorável, pelo que a presença na Taça dos Campeões ainda pode fazer alterar a hierarquia de prioridades para a temporada benfiquista. Afinal de contas trata-se da maior competição de clubes do mundo, e na qual os encarnados escreveram as mais belas páginas da sua história.
O onze deve ser o mesmo de Guimarães. Não foi por aí que o Benfica perdeu.

7 comentários:

Peter disse...

Eu estou lá batido a apoiar o meu glorioso.Temos que ganhar para provar que temos razão.

Anónimo disse...

Vá...nada de fazer figurinhas tristes embrarçando o país! Já chega termos o campeao nacional a lutar pela peramanência!

Vitória do Benfica disse...

O Fernando Guerra escreve hoje uma crónica brilhante sobre o Benfica e as três derrotas.

O Benfica nada tem a envergonhar o seu destino que é vencer, por isso hoje à noite vai ser um Benfica à Benfica

Anónimo disse...

Já está a ser neutro. Penalti por marcar a favor do Hapoel com o resultado em 0-0. Parece que vão pedir para rolarem cabeças na UEFA.

Anónimo disse...

"No final do jogo de Guimarães, Luís Filipe Vieira promoveu o labéu, ao falar de uma homenagem de que foi "vítima" Olegário Benquerença uma semana antes do V. Guimarães-Benfica. O presidente do Benfica não disse que homenagem foi mas prontamente os "pisteiros" e os "pistoleiros" do regime levantaram a ponta do véu para mais uma sessão de dança do ventre com prisão de resultados. Todos já sabemos que Olegário Benquerença - bem assim como os seus assistentes no Mundial, José Cardinal e Bertino Miranda (que esta época fará equipa com Artur Soares Dias - foi homeneageado pela direcção da A. F. Porto e pelo seu conselho de arbitragem. Uma homenagem que, porém, não se centrou o árbitro de Leiria mas sim nos seus dois assistentes, que pertencem ao conselho de arbitragem da A. F. Porto (dirigido pelo antigo árbitro Carlos Carvalho) e que passou também por um tributo a dois ex-árbitro desta associação que pousaram os apitos: Paulo Paraty e Paulo Costa. Todos sabemos como é fácil tirar coisas do contexto e atirá-las como barro contra a parede, deixando-se no ar que Olegário anda a dormir com o arqui-inimigo. Ora, para além dos erros de avaliação cometidos no Afonso Henriques, sobretudo no lance do segundo penálti que ficou por marcar, o grande problema não foi a arbitragem de Olegário Benquerença mas o facto de ter sido nomeado para o jogo. O árbitro mundialista esta época só tinha apitado jogos no estrangeiro, está ainda a caminhar para a sua forma física após o desgaste do Mundial, e nunca devia ter sido nomeado por Vítor Pereira para um jogo deste calibre. Havia outras opções e Olegário bem podia ter ido apitar um jogo entre equipas do meio da tabela para baixa, para ganhar ritmo. De má nomeação em má nomeação...assim caminha a nossa arbitragem até ao desastre final, caso quem manda e quem pode continue a acreditar que o líder dos apitadores é insubstituível.
"

O sr LF quer ganhar vergonha na cara e retratar-se da pouca vergonha q escreveu relativamente a esta homenagem feita, sobretudo, aos assistentes da AF Porto que estiveram no mundial? Quer continuar a emporcalhar o futebol e a tentar enganar os seus camaradas benfiquistas?
Se tiver um pingo de vergonha pede desculpa pelas insinuações bacocas que fez! Eu n me acredito q a tenha!

Mandrake disse...

Também não terá sido por essa mesma equipa que ganharam, lol.

Desta vez, o árbitro foi bonzinho.

E o ambiente na equipa foi óptimo, quase como na nossa selecção. O Cardozo sempre foi um jogador exemplar. Mandou calar os adeptos que lhe pagam o ordenado?

Isso foi manipulação digital da televisão.

Bem, ao contrário da maioria dos benfiquistas que comemoram efusivamente as derrotas "europeias" de FCP e Sporting, eu fico feliz com qualquer sucesso lusitano, quer no futebol, remo, judo ou natação.

Parabéns, ganhem mais - na Europa - e que as restantes equipas nacionais tenham igual sucesso.

PS - Amigo LF, sem ironias, não acha contraproducente aconselhar os adeptos a não apoiar a equipa nos jogos fora? Não é melhor contestar nos locais adequados, já que sentem lesados, mas não deixar a equipa sózinha nos jogos fora?

Só para terminar, e respeitosamente, será normal um profissional do clube mandar calar os sócios que lhe pagam (boa) parte do salário?

Mandrake disse...

Já viram este clip?

http://www.youtube.com/watch?v=ObFFGrlQEAk&feature=player_embedded

Vão despedir estes comentadores do Benfica TV?