...E O MUNDIAL CONTINUA

Sem Ramires (castigado, mas seguramente titular nas meias-finais se a equipa se qualificar), e provavelmente sem Luisão (tapado por Juan, que não viu o cartão vermelho que deveria ter visto contra Portugal), o Brasil tem o seu teste de fogo frente à mais poderosa Holanda dos últimos anos.
Creio que o “Escrete Canarinho” é ligeiramente favorito, mas Robben, Sneijder e companhia têm uma palavra a dizer nesta eliminatória, que faz lembrar os épicos confrontos de 1974 (vantagem para a Holanda de Cruyff), 1994 (vantagem para o Brasil de Romário…e Dunga) e 1998 (novamente com vitória brasileira, e Ronaldo em destaque).
Se alguém marcar cedo, este poderá muito bem ser um dos jogos para ficar na história da competição.
Uruguai (com Maxi Pereira de pedra e cal no onze) e Gana formam o par mais surpreendente destes quartos-de-final. Ambas as equipas têm deixado excelentes indicações quanto à sua consistência, sendo impossível avançar com qualquer tipo de favoritismo.
Diego Forlán pelos uruguaios, Asamoah Gyan pelos africanos, podem ser os homens chave de uma partida que se prevê marcada pelo equilíbrio. Desempate por penáltis? É uma forte hipótese.
Este é sem dúvida o grande duelo dos quartos-de-final, após o qual um dos principais favoritos ao título irá ficar de fora.
No perfume do futebol ofensivo as duas selecções equivalem-se (uma pela classe das individualidades, outra pela força do colectivo), mas na hora de defender, a Alemanha poderá levar alguma vantagem. Será Messi (ou Di Maria…ou Tevez…ou Higuain) capaz de reformular esta equação? Eis uma pergunta a que só no sábado, pelas 17.00 horas, poderemos responder.
Alemanha e Argentina disputaram duas finais (uma vitória para cada lado), e no último Mundial encontraram-se também nesta mesma fase da prova, com triunfo alemão por penáltis (e em casa).
Um clássico a não perder. Um jogo que vai seguramente marcar este Mundial.

A última partida dos quartos-de-final é também aquela em que existe um favorito mais claro.
Por muita simpatia que nutra por Óscar Cardozo, não vejo como a sua selecção possa fazer frente a esta Espanha, que tem subido de rendimento de jogo para jogo, e apresenta um futebol pouco menos que irresistível.
Em condições normais, Argentina ou Alemanha encontrarão a equipa de Del Bosque nas meias-finais, onde, então sim, se poderá perceber que espécie de candidatos são os campeões europeus. Aí, a história poderá ter o seu peso. Ou talvez não...

Quatro grandes jogos em perspectiva, num Mundial que, a pouco e pouco, foi melhorando de qualidade. À excepção de Uruguai, Gana e Paraguai, todas as restantes cinco selecções podem ser campeãs mundiais sem que ninguém se surpreenda.
Curiosamente, em todas as partidas estará envolvido pelo menos um jogador do último plantel do Benfica, não havendo mais nenhum clube no mundo a poder dizer o mesmo. Aliás, se Portugal tivesse eliminado a Espanha, o Benfica seria hoje o segundo clube com maior número de jogadores nos quartos-de-final (7), logo a seguir ao Bayern de Munique (10).
Com a selecção nacional fora de prova, resta-nos pois o consolo de ver alguns campeões nacionais em acção.

PS: Não gosto de misturar as coisas. Enquanto o Mundial durar, será ele o objecto de toda a minha atenção. Mais tarde haverá tempo para falar de Di Maria, de Roberto, e de toda a actualidade nacional.

4 comentários:

dezazucr disse...

O Gyan não pode ser figura do jogo, pois não poderá jogar, suspenso por amarelos :(

LF disse...

O Gyan não está suspenso.
O Ayew e o Jonathan Mensah é que estão. E o Prince Boateng está lesionado.

Vitória do Benfica disse...

Grande jogos, hoje sexta. O uruguai a joogar muito mas mesmo muito bem. Maxi falhou um penalty mas ainda bem, assim vale menos e já terá menos possibilidades de ser vendido. Forlan é muito bom. Olegário foi uma Bem querença, quem me dera que arbitrasse assim em Portugal. Brasil não sei Holanda diz tudo do trabalho que é feito no laboratório, muito e muito bom. Tenho pena mas vaticino uma Alemanha Holanda.

Vitória do Benfica disse...

Grande jogos, hoje sexta. O uruguai a joogar muito mas mesmo muito bem. Maxi falhou um penalty mas ainda bem, assim vale menos e já terá menos possibilidades de ser vendido. Forlan é muito bom. Olegário foi uma Bem querença, quem me dera que arbitrasse assim em Portugal. Brasil não sei Holanda diz tudo do trabalho que é feito no laboratório, muito e muito bom. Tenho pena mas vaticino uma Alemanha Holanda.