AFINAL VOA

Tal como se esperava, o FC Porto ganhou a um moribundo Atlético de Madrid (não dou duas semanas ao treinador...), e confirmou o seu favoritismo ao segundo lugar do grupo de qualificação.
Não vi todo o jogo – fui alternando, em partes relativamente iguais, com o Real Madrid-Marselha e o Manchester-Wolfsburgo -, mas o que vi chegou para perceber o péssimo momento de forma de Simão Sabrosa (o que é preocupante para a selecção nacional), e a fragilidade defensiva da equipa espanhola, que com uma sorte incrível, e com uma arbitragem à medida, vencera na apresentação do Benfica aos sócios em Julho passado.

Hulk está de regresso ao seu melhor, mas quem abriu a porta da vitória foi mais uma vez Radamel Falcão, que se está a revelar um caso sério de sentido de oportunidade e veia goleadora.
Não defendi a sua contratação pelo Benfica, o que já me valeu alguns e-mails de protesto. Fi-lo com base em informações obtidas e sem nunca o ter visto jogar, conforme referi na altura.
Lembro-me, por exemplo, de Luís Freitas Lobo (em quem normalmente confio), quando questionado no programa “Pontapé de Saída” sobre a possível utilidade do jogador no Benfica, responder que não seria uma boa opção, considerando-o um jogador apenas talhado para o futebol sul-americano, que necessitava de muito espaço para jogar e não tinha poder de choque. Andei pelos fóruns do River Plate, percebi que era um jogador que os adeptos que davam como vendido e não pareciam muito preocupados com isso – cheguei a ler que era um fraco cabeceador, o que condizia com a sua baixa estatura (1,77m). Consultei as estatísticas e encontrei 8 golos marcados no campeonato argentino, alguns deles de penálti, números que não eram muito melhores que os últimos de… Nuno Gomes. Tinha inclusivamente sido suplente num dos últimos jogos, e sido substituído em vários dos restantes. Creio que chegou a ser suplente de Renteria na selecção. Era este o jogador por quem o Benfica oferecia 5 milhões de euros, dias depois de contratar Saviola ao Real Madrid, e quando a permanência de Cardozo era já um dado adquirido.
Olhando ao rendimento de Falcão no FC Porto, percebe-se agora porque insistia Jorge Jesus na sua contratação (é curioso como três dos principais jogadores do FC Porto, Rodriguez, Álvaro e Falcão, foram “descobertos” pelo Benfica, o que também atesta a qualidade do trabalho de pesquisa que se faz na Luz), e porque não hesitou o FC Porto em intrometer-se e trazê-lo para Portugal. Sinal de que uns e outros (Benfica e FC Porto) sabem, melhor que eu ou Luís Freitas Lobo, o que andam a fazer.
À partida, Keirrison trazia muitíssimo melhores referências, coisa que a sua contratação por 14 milhões pelo Barcelona não deixa iludir. Mas performance dos jogadores sul-americanos na Europa não é por vezes consequente com aquilo que revelam além Atlântico: Liedson é talvez o exemplo mais paradigmático, tendo eu amigos brasileiros que ainda há pouco tempo custavam a acreditar que ele fosse uma das estrelas da nossa Liga.
Falcão é, temos que o admitir, um grande ponta-de-lança. Revela-o a cada jogo que passa, prometendo uma densa luta com Cardozo e Liedson pela conquista da Bola de Prata. Ontem, como sábado passado, foi ele que decidiu.
Mas quando vejo Cardozo a marcar em todos os jogos, e Saviola a deliciar as plateias benfiquistas com os seus apontamentos de classe, fico com sérias dúvidas se o colombiano passaria do banco na Luz. Mantendo a esperança de que Keirrison desate os nós da adaptação e comece a marcar golos como fazia no Brasil, só no final da época se poderá perceber cabalmente se foi ou não um erro desistir de Falcão. Porém, ele voa.

8 comentários:

eduardo disse...

com tanto para dissecar na comunicação do Presidente da República... deixe lá o FCP; olhe que em Maio não terá vontade nenhuma de falar desse clube; quem avisa amigo é.....

Brytto disse...

Não esquecer um pénalti perdoado aos corruptos na primeira parte sobre Aguero

Peter disse...

Bom jogador.

Anónimo disse...

Ai se Kun vestisse um vermelho sem riscas...era sagradinho q o homem do apito la fazia o frete do costume! Mas como na xampions o futebol é para homens, e nao pas senhoras cá da praça...é jogar e nada de mergulhar! Futebol é contacto! Viram alguém do Atlético falar de arbitragem no fim do jogo? Voltem pa vossa toca!

FranciscoB disse...

Não exagere...

No fcp até o bruto alves parece um jogador razoável...

Peter disse...

Ó anónimo o treinador do atlético queixou-se desse lance.

jfk disse...

Na altura das negociações fui ver Falcão ao Youtube e gostei do que vi. Pareceu-me que faria uma dupla belíssima com Cardozo. Mesmo com Saviola havia espaço p os 3.

Sobre fiares as tuas opiniões no Luís Freitas Lobo, são gostos. Para mim o homem é um perfeito atrasado mental. Um bom 'tabuleiro giratório' precisava ele na cabeça.

Anónimo disse...

Um exemplo crasso de como benfiquista só vê para o seu lado e, como burro que é, usa palas...
Este (ca)brytto vem para aqui falar de coisas que nem lhe dizem respeito, pois quem está de fora(e bem fora) racha lenha. Porque não falas dos dois golos mal anulados ao Tetracampeão? Não te peço que deixes de ser burro, mas ao menos abre um bocado as palas...