07/07/09

BOAS NOTÍCIAS

A madrugada de hoje trouxe aquilo que suponho serem duas boas notícias para os benfiquistas. A venda, pelo F.C.Porto, de Lisandro Lopez e a desistência de Falcão.
Após a saída de Lucho Gonzalez para Marselha, achava-se difícil que Pinto da Costa aceitasse negociar, dias depois, a sua outra grande estrela - para mim, os dois melhores jogadores do F.C.Porto nestes quatro anos. O último fim-de-semana parecia apontar também nesse sentido, mas a persistência do Lyon (com os cofres recheados após a transferência de Benzema para o galáctico Real Madrid) acabou por falar mais alto, e Lisandro está mesmo a caminho de terras gaulesas.
O F.C.Porto tem demonstrado uma enorme capacidade de se regenerar competitivamente após a saída de jogadores importantes (Pepe, Anderson, Bosingwa, Paulo Assunção, Quaresma). Mas creio que, desde 2004, não saíam simultaneamente dois jogadores tão importantes na equipa como é o caso desta dupla argentina.
Mais importante que isso será o facto de, também desde 2004, o F.C.Porto ter vendido jogadores titulares sem que antes tenha preenchido devidamente as suas posições. Curiosamente fê-lo com Cissokho, que acabou por não sair.
Veremos como Pinto da Costa resolve o problema que se lhe colocou. Creio que nem Bellushi (ou Valeri) é Lucho, nem Farias (ou Falcão) é Lisandro, pelo que será natural que Jesualdo venha a ter algumas dificuldades (sobretudo na fase inicial da época) em pôr a máquina a funcionar com a eficácia dos últimos anos. Se também Bruno Alves vier a sair, a equação resultará ainda mais dificultada.
Dinheiro com fartura a entrar no Dragão ? Não me preocupa muito, até porque não sei, nem os portistas sabem, qual o seu verdadeiro destino.

A outra boa notícia é a não contratação de Falcão pelo Benfica. Tal como aqui defendi, tratava-se de um negócio caro e incerto, com um jogador cujas características não se enquadravam nas prioridades encarnadas. Em suma, seria gastar quase 5 milhões de euros com um mais que provável suplente.
Com este dinheiro será até possível recuperar José António Reyes, contratar um grande interior-esquerdo, ou pura e simplesmente não o gastar, evitando que o passivo aumente.
Para reforçar a frente de ataque, e uma vez que Saviola e Cardozo deverão ser, em condições normais, as primeiras opções (e ainda há Nuno Gomes), seria aconselhável procurar um jogador bastante mais barato, que pudesse assegurar uma boa alternativa de banco. Weldon é bem conhecido de Jesus, e deixou excelentes indicações na passagem pelo Belenenses. William, do Paços de Ferreira, mostrou grandes qualidades até à grave lesão que o afastou durante meses, e seria uma aposta bastante barata e sem grandes riscos. Haverá certamente muitos outros. Se for para gastar dinheiro, então que venha José Sand (Lanús), esse sim um grande goleador, que não percebo como se mantém na Argentina.
Mas para o Benfica, mais importante do que contratar este ou aquele, será, neste momento, assegurar a continuidade dos principais elementos do plantel. Uma eventual saída de Luisão (como de Cardozo) iria causar novos problemas, obrigar a contratações de última hora e sob pressão, e fazer desaproveitar, uma vez mais, a oportunidade que o desfalque portista lhe parece agora apresentar.

14 Comments:

Anonymous Nuno Figo said...

Boas notícias, de facto.

Especialmente a de Falcão, caso fosse certeira a análise (do seu valor ser "suficiente") que fui vendo neste blog e noutros.

Quanto aos outros, embora me apeteça dizer que ao Benfica nada interessa, isso não será bem verdade. Adversários fortes são um obstáculo à nossa vitória, claro.
Concordo que o Porto fica desprovido de 2 factores essenciais: Lucho, o motor do meio campo (ou meio motor, visto que a influência de Raul Meireles tem sido progressivamente maior) e Licha, um excelente ponta-de-lança, não só pelos golos que apontava mas pela capacidade de pressão alta que transmitia à equipa.

De qualquer forma, refira-se, não "condeno" a venda dos dois. Lucho e Licha valiam, juntos, mais que os dois em separado. Jogavam de olhos fechados.
Resta de facto saber onde vai parar mais este encaixe milionário do FCP - num estudo muito recente, a nível internacional, o FCP foi considerado o clube que mais dinheiro fez através da venda de jogadores!

Temos assim um Porto desprovido de 2 peças basilares - e nada mais, tudo o resto se mantém.
Um Sporting reforçado com um 10, relativamente ao ano passado.
Um Benfica com treinador diferente, 2 titulares de saída (Katso, Reyes... e bom, Suazo), mas muito bem substituídos (Ramires e Saviola).

Tudo em aberto para a época.

7.7.09  
Blogger Ricardo de Sousa said...

Não se iludam.
http://carregaporto.blogspot.com/

7.7.09  
Blogger Miguel said...

Sim... também sou da opinião que são boas notícias. Acho que neste momento 5M pelo Falcão seria muito dinheiro. Acho que devemos aproveitar bem Saviola e Cardozo. E porque não, em vez de irmos buscar um suplente, aproveitar os ex-juniores? Sairia ainda mais barato e já eram jogadores da casa. Só precisam de ganhar experiência e de oportunidades para se mostrarem.

7.7.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

Não posso concordar quando dizes que à muito o Porto não perdia dois jogadores tão importantes na mesma época...
Tu próprio na época passada disseste que o Porto tinha perdido 3 jogadores indispensáveis, eram eles Quaresma, Bosingwa e Paulo Assunção... Lembraste que na altura o Porto não tinha alternativas? Só Rodriguuez para o lugar do Quaresma... Como se viu, não foi por aí, por isso não façam já a festa...
Quanto ao dinheiro, não sabes para onde vai porque não pensas... O dinheiro é investido e daí surgem as vitórias... Já para os lados da luz o dinheiro desaparece na mesma e resultados nem vê-los...

7.7.09  
Anonymous Pedro said...

E porque não dar oportunidade ao Adu? poupavamos dinheiro e tinhamos pelo menos um suplente razoavel

7.7.09  
Blogger O Cigarrilha said...

não há com que nos preocuparmos...

com a renovação por mais 2 anos de Nuno Gomes vamos ganhar tudo nestes próximos anos....

o Real de Florentino que se cuide....

7.7.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

Cigarrilha,

Gostei da ironia, mas talvez sem quereres tocaste num dos pontos fracos do benfica...
Esse clube tem o problema de, mesmo que os jogadores não justifiquem, renovar os contratos, só porque estão à muitos anos no plantel. Nuno Gomes e principalmente Mantorras não têm lugar em nenhum dos grandes. Enquanto assim for, nos por cá continuamos a festejar...

8.7.09  
Anonymous Anónimo said...

O PC está-se marimbando para isso tudo. Vende todos os anos e continua a ganhar. Ele sabe investir e sabem onde? Basta comprar os apitadores e esses pelo que sei não foram nem serão transferidos. E depois há aquela velha história dos empréstimos que dão sempre seis pontos por época. Assim é que se trabalha. O resto é folclore.

8.7.09  
Blogger Ricardo said...

A saida de "grandes" jogadores do Porto nunca foi um problema. Aparece sempre um Adriano "milagroso" num ano e depois passa o seguinte a ressacar. É importante não esquecer que a gasolina usada nos jogadores do Porto é de "octanagem" muito superior aos dos seus concorrentes

8.7.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

Pois ricardo, o nuno assis estava no Porto quando foi suspenso... Apresente lá um jogador dopado no Porto(mas que tenha sido provado)...
Sinceramente não parece que andes muito atento ao futebol rapaz... Não sabes que já não é a primeira vez que a Uefa aparece de surpresa no Olival? Não se se acontece o mesmo no seixal ou em Alcochete, mas no primeiro é improvável porque julgo que a Uefa dê prioridade às equipas da Champions...
Para a próxima informa-te para não fazeres figura de incompetente...

8.7.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Concordo em absoluto. Acho que se está novammente a cometer os erros do passado não se reforça a defesa talvez ramirez que é um box to box e só se iriam contratar atacantes.

Concordo se muito melhor voltar a pensar em Reyes. Até porque é um jogador que já conhece o clube e os seus companheiros de equipa.
è boa a politica de contratações de jogadores que se conhecem, espero que Ramirez faça boa parelh com Luisão

Quanto ao Porto espero que o Pinto da Costa saia rapidamente do clube pois tem criado no futebol português ódio. PC é o Rasputine ou o Richelieu da FPF. Não sei para onde vai o dinheiro e duvido que alguém saiba 300 milhões desde o 2000 com um passivo alto um centro de formação oferecido pela camara e um pavilhão que só agora foi construido. Como diz o RAP aí se o Benfica ao menos tivesse a gestão do FCP.

Hoje tive uma boa noticia acabaram as crónicas do José António Lima em A Bola. Que alivio, crónicas de uma lingua viperina. Crónicas que segundo a estatistica se debruçaram mais vezes sobre o Benfica do que sobre o Sporting.

Duas grandes saidas de A Bola, Miguel Sousa Tavares (obrigado Maité Proença)e José António Lima (obrigado Cofina??)

Saudações Benfiquistas

8.7.09  
Blogger jfk said...

Ví imagens de Falcão no Youtube e não concordo que seja um jogador fraco. Tem boa impulsão e é móvel.

Obviamente já se sabia que não viria p o Benfica.

Da mesma forma que hão-de tentar Reyes.

Isto é estratégia de há muito conhecida, de desgaste ao adversário (começou com Futre, Rui Águas e Dito).

E de o privar daquelas que supostamente são as suas primeiras escolhas, o que, teoricamente, o remeterá para segundo plano.

O Benfica sabe isso e tem que saber viver com isso, por enquanto.

Aliás, se atentarmos nas últimas épocas, o Benfica só fecha negócios quando nada chega previamente à comunicação social.

Por falar em comunicação social, o Record está cada vez mais nojento na sua demanda anti-benfica.

É que já nem se preocupam em disfarçar.

8.7.09  
Blogger angelodias said...

"espero que Ramirez faça boa parelh com Luisão "

Cara Vitória, essas noções de futebol andam um bocado confusas...mas só um bocadinho...Parece as minhas amigas que no EURO 2004 já sabiam tudo sobre o Futebol...E depois não percebiam o que era um fora-de-jogo...
São modas...

8.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Jogador dopado no Porto? Semedo, por exemplo. Espera, ele tomou por "conta própria".
Essa "estória" de se acharem limpos porque o Anti-doping lá aparece é igual aos que acham que no mercado financeiro não há maroscas porque o BdP e a CMVM andam a vigiar...

12.7.09  

Enviar um comentário

<< Home