25/05/09

CHUVA, GOLOS E PALMAS

Não é fácil falar sobre um jogo que para o Benfica pouco ou nada significava, a não ser talvez a remota possibilidade de Cardozo se intrometer na luta pela “Bola de Prata”. O destaque maior da chuvosa tarde-noite da Luz terá de ir assim para os mais de 30 mil espectadores que lá se deslocaram - entre os quais me incluo, não pelo cariz competitivo do jogo (normalmente não perco tempo com jogos a feijões), mas pela tradição familiar de presenciar a última jornada de cada campeonato.
Quando o Belenenses se adiantou com um belo golo de Silas, pensei estar-se perante um daqueles muitos episódios da história do futebol em que a vontade de ganhar de uma equipa suplanta o maior talento da outra. Acontece que o Benfica também pretendeu proporcionar aos seus adeptos uma despedida vitoriosa, e de pronto reagiu, partindo para uma vitória tão clara quanto justa, à qual ainda poderia ter somado mais um ou dois golos.
Falhou o objectivo-Cardozo, mas ficou na retina mais uma excelente exibição do paraguaio (12 golos nos últimos 13 jogos), assim como o fantástico golo do jovem Fellipe Bastos, que passou toda a época na obscuridade para no último jogo deixar um apontamento que talvez lhe possa ter valido um lugar no próximo plantel.
De resto pouco ou nada se passou, a não ser a anunciada descida de divisão do Belenenses (mesmo ganhando não dependia de si). À partida essa era uma situação que me causaria algum constrangimento – simpatizo com o clube e vou algumas vezes ao Restelo -, mas um certo speaker, num certo jogo, encarregou-se de diluir todas as culpas que pudesse agora sentir por ter sido o meu clube a colocar o histórico de Belém na Liga de Honra. Em todo o caso desejo que regressem depressa.
As maiores emoções estavam guardadas para o final, quando Luisão, sinalizando uma provável saída, se despediu dos adeptos com uma tremenda ovação, e quando Quique Flores, pouco precisando já de sinalizar, foi também presenteado com um (menos esperado) aplauso de todos os que ainda se encontravam nas bancadas. Mais do que o trabalho realizado, os benfiquistas quiseram sublinhar a forma civilizada, educada e respeitadora como o técnico sempre se soube expressar, deixando atrás de si um rasto, senão de competência, pelo menos de simpatia.
Agora há que pensar cuidadosamente na próxima temporada, partindo desde logo de um princípio fundamental: quem quer que seja o treinador, quaisquer que sejam os jogadores, o Benfica dificilmente será campeão em 2009-10.

10 Comments:

Anonymous Miguel said...

Lá está o LF a profetizar desgraças para a proxima época!!
Com adeptos como o sr. dificilmente ganharemos algum dia...
Por favor mude de mentalidade!
Aqui no norte as pessoas são bem mais positivas e bem mais crentes nas próprias capacidades!!!
E só assim se ganha!
Veja-se o caso do Grande Leixões!!!

25.5.09  
Anonymous Peter said...

Uma vitória agradável, Cardozo mais uma vez em grande (1 dos erros de Quique que eu sempre referi), e um público em grande demonstrando o civismo que infelizmente noutras alturas não o demonstraram.Se tudo o que tem sido veiculado pela comunicação social é verdade o treinador espanhol será mais uma vez o bode expiatório de uma má política desportiva do clube ao longo dos últimos 15 anos.Se isto se vier a confirmar não poderei deixar de ficar triste com o Rui Costa que eu pensava que traria uma nova mentalidade ao clube, para já parece que não.O Quique errou é um facto no entanto tendo em conta que é sua 1ª época no clube e no futebol português o Rui devia deixar o espanhol cumprir o contrato até ao fim (estou farto de anos 0).Quanto ao sr. LFV devo dizer que estou farto dele e que ele de futebol não percebe nada e ao longo destes mandatos ainda não percebeu como é que se constrói uma equipa de futebol (irra que é de compreensão lenta)e até hoje não conseguiu blindar o clube do exterior, continua-se a saber de tudo como se fosse a casa do vizinho do andar de cima.Reconstruiu o clube e dotou-o de infra-estutruras condizentes com a sua grandeza e deu uma credibilidade ao clube que estava perdida, mas tudo tem o seu tempo e embora lhe fique agradecido pelo que fez, temos que ser realistas e o clube tem que evoluir para outro patamar mais rigoroso e paciente no futebol assim como no aspecto comunicacional em que é nitidamente atropelado pelos media e pelas arbitragens que a seu belo prazer esta época roubaram ao Benfica a hipótese de o Glorioso ser campeão. Alguns amigos Benfiquistas têm-me dito "...epá estas notícias até podem ser mentira e o Quique se calhar até fica..." mas há um ditado português que aplica e bem neste caso: "...Quem cala consente..." . O josé veiga pode ser portista, oportunista, mafioso o que quiserem mas o que ele disse no outro dia sobre este assunto é verdade.Até agora não apareceu uma candidatura credível (o b. carvalho não me inspira confiança) mas se aparecer uma candidatura credível os meus votos serão para ela, porque o Benfica com esta gente é um projecto novo de 12 em 12 meses, e está a vista os resultados, pior que tudo é que não aprendem com os erros,xiça gente burra.

25.5.09  
Anonymous Kilas said...

digo-o há muito. jesus não é grande coisa e fazendo contas a rescisões e diferenças de nível comportamental, o benfica fica a perder com a troca. quique, por mim, ficava: porque pôs a equipa em certos momentos a jogar muito bem, porque soube segurar muita coisa ao longo de bastante tempo, e porque acredito que corrigiria alguns erros na segunda época.
jesus é um erro, e é com tristeza que vejo os jornais de hoje darem como certa a rescisão de quique.

viva o benfica

25.5.09  
Anonymous Peter said...

Espero bem que o comunicado enviado á CMVM seja verdadeiro e para cumprir.

26.5.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Acabei agora de receber pelo Benfica mobile, a informação que o Quique irá ficar na próxima temporada.

Ainda bem fico muito contente. Quando olho para o Rafa e vejo o trabalho que ele tem feito no Liverpool tenho muita esperança no Quique.

Para além disso é uma grande bofetada sem mão aos pasquins e aos destabilizadores da comunicação social. Não acredito que tivesse sio a indeminização que fez recuar o LFV e o Rui Costa, mas antes a dignidade.

O grande problema de Quique é o desarrumado futebol português e também aquelas contratações estupidas como a do Suazo, não percebo terá sido Jorge Mendes??.

Agora seria bom que o Benfica já o fez no jornal O Benfica mas desse mais publicidade a rebater as afirmações do Camilo Lourenço. Como é possível dizer aquilo que ele diz quando o Benfica apresentou as contas consolidadas à CMVM e o Porto não apresenta as contas consolidadas e possui um passivo muito mais elevado do que o Benfica.

Eu não estou de acordo com o Peter Vieira tem feito muito trabalho no Benfica. E se ele não despedir o Quique como disse hoje eu vou votr nele.

Acredito que o Benfica tenha condições para ser campeão só é preciso que a Elisa Ferreira não ganhe as eleições no Porto e outras coisas aconteçam para que o POrto se comece a afundar no reino da sua batotice.

E o Benfica com o dinheiro que ia dar ao Quique dê a um bom psicologo porque o que precisamos é de inteligência emocional

26.5.09  
Blogger clode said...

Bom jogo de futebol por parte do benfica. Boas exibições do Cardozo( mais uma de muitas), Felipe Bastos, Urreta e Maxi. Gostei particularmente do maior à-vontade que Urreta mostrou, este jogador está a crescer e vai ser importante na próxima época.
Concordo com o LF ao dizer que na próxima época dificilmente seremos campeões. Isto acontece porque não temos uma política de continuidade nem de VONTADE.
O principal problema deste Benfica é a falta de vontade, e quando falo em falta de vontade não me estou a referir aos jogadores ou ao treinador, refiro-me a todos os dirigentes que por lá andam.
Com 6 milhões de benfiquistas em Portugal por que raio é que o Benfica é comandado por Sportinguistas e Portistas?
Falo do senhor senhor presidente passando pelo director financeiro ou pelo porta-voz.
Querem gerir o Benfica como se fosse uma empresa sendo imparciais, mas sem o amor ao clube, sem aquele benfiquismo que se adquire desde pequeno, é difícil.
O benfica precisa de pessoas capazes, bons profissionais, mas acima de tudo de BENFIQUISTAS.
Espero que apareça uma lista de benfiquistas com vontade de dar outro rumo a este Benfica e de dar as alegrias que estes adeptos merecem (mais de 30mil espectadores num jogo que só servia para marcar calendário para o benfica).

Vamos benfica

26.5.09  
Anonymous catn said...

LF

Fico triste com a saida de Quique Flores, pela sua postura delicada e inteligente, com técnico de futebol aceito-a perfeitamente, o nosso técnico teve uma época inteira para pôr o Benfica a jogar um futebol atractivo e competitivo pois tinha um bom plantel

Em relação ao Jorge Jesus, era a minha opção para a época 2008/09, antes da vinda do treinador espanhol, penso que o Benfica necessita de um técnico que seja duro, mesmo muito duro, um treinador que perceba o futebol português, um treinador que estude os adversários até á exaustão e que consiga traduzir isto tudo num futebol alegre ,vistoso de "garra" e de vitórias em todos os jogos

O Rui Costa cometeu alguns erros, mas a equipa era da responsabilidade do treinador e este deixou o Benfica em 3º Lugar com 32!!!! golos sofridos, é muito golo para um candidato ao titulo

Espero que os Benfiquistas apoiem o futuro treinador, como apoiaram o Quique Flores, só comecou a haver contestação á 2 meses atrás, o que no Benfica é muito bom

26.5.09  
Anonymous Otragal said...

Mais uma festa muito bonita, a juntar à de Braga, para comemorar o 3ª lugar. A familia benfiquista está unida e contente... Todos gostamos de os ver assim por muitos e bons anos....

26.5.09  
Anonymous Anónimo said...

Aceitarei e apoiarei a decisão que a SAD vier a tomar porque confio no Rui Costa,tal como no início da sua difícil missão. Cometeu erros? Talvez,mas é suficientemente inteligente para com eles aprender e fazer melhor no futuro.Além disso, vive sinceramente o Benfica, tal como qualquer benfiquista apaixonado e sem outro interesse que não seja o melhor para o Glorioso.
Estou farto de ler e ouvir que o LFV não percebe de futebol e é por isso que o Benfica não ganha.Será que um Presidente terá de perceber de Futebol,para além dos conhecimentos dos "treinadores de bancada"? Não será estranho que muitos dos que assim pensam sejam mais tolerantes com os conhecimentos futebolísticos revelados por alguns técnicos profissionsis pagos a peso de ouro?Por outro lado,pergunto aos que se dizem fartos do LFV, se já verificaram que o Benfica, antes de LFV tinha ganho o último título,uma Taça em 1996.E nada se ganhou nas 6 épocas seguintes sem o LFV. Com ele ganhamos a Taça em 2004,o Campeonato em 2005,uma Super Taça e uma Taça da Liga, para além de uma melhoria significativa em termos europeus.É pouco, queremos e merecemos mais, certamente. Mas comparando com o passado recente anterior ao LFV,não é tão mau como o querem fazer crer.
Viva o Benfica!
M. Vieira

26.5.09  
Anonymous Peter said...

Caros amigos Benfiquistas dá-me a sensação que não perceberam o meu comentário ou então fui eu que não me fiz entender convenientemente. O que eu disse foi que face às notícias que foram veiculadas durante 4 semanas sobre o futuro do Quique Flores e que não foram desmentidas pelo nosso clube (excepto ontem e como o outro diz já ontem era tarde, deixaram o treinador andar a ser fragilizado na praça pública durante este tempo todo,desculpem mas isto é de amadores meus caros), eu não poderia continuar a pactuar com a anarquia na vertente desportiva que o Benfica tem vivido e se o Quique fosse despedido como se dizia eu não votaria em LFV, e mantenho essa convicção, aliás nesse comentário que proferi deixei bem vincado o bom trabalho do presidente mas tb devemos reconhecer que o homem tem lacunas e não percebe de futebol, senão não andávamos a mudar de jogadores e de treinadores de futebol todas as épocas, é que é precisamente isso que nos tem tirado os títulos juntamente com as más arbitragens (que tb deviam ser pressionadas,porque não se dizendo nada continuamos a ser roubados) e os media quais vampiros que estão numa sempre de tentar destabilizar o Benfica. O Benfica tem um gabinete de comunicação e provávelmente bem pago, e não combate os pasquins que a Vitória refere, deixa-os dizerem as parvoíces que bem entendem sem uma resposta imediata e eficaz que os cale, e mantendo essa postura macia e conivente com que é dito pelos media deixam-nos a nós Benfiquistas preocupados (a mim pelo menos deixa a vocês não sei).

26.5.09  

Enviar um comentário

<< Home