O MOMENTO DO BENFICA

A primeira derrota do Benfica na Liga Portuguesa, surgida na sequência de uma série de maus resultados e más exibições, gerou uma onda de instabilidade dentro e fora do clube da Luz.
Quando se é grande é assim mesmo. Grandes euforias por pequenas coisas, grandes depressões ao mínimo percalço. É claro que muitos anos sem ganhar títulos em nada ajudam a alterar este estado de espírito, exacerbadamente expresso logo que se antevê nova frustração no horizonte.
A generalidade dos analistas volta-se para os jogadores, culpando-os de pouca entrega e pouca ambição no jogo da Trofa, o que de resto está em linha com as notícias que dão conta da insatisfação de Rui Costa e Luís Filipe Vieira com o desempenho de alguns deles. Há também quem responsabilize o treinador, acusando-o de não ter ainda percebido bem o seu plantel e o próprio futebol português.
Tenho para mim que ninguém está inocente nesta história. Jogadores, treinador e SAD repartem culpas, ainda que eu pense que a coisa não estará talvez assim tão mal como parece – ao fim e ao cabo o Benfica está a um ponto da liderança, apenas perdeu uma vez, e tem o objectivo do título perfeitamente em aberto.
Vamos por partes:

SAD/Rui Costa:
Por muita simpatia que nos mereça a figura de Rui Costa, por grande que seja o seu benfiquismo, sua experiência e seu profissionalismo, há que reconhecer que o plantel do Benfica tem alguns desequilíbrios, sejam eles resultantes de erros de análise ou apostas de excessivo risco, levadas a cabo, em última análise, pelo seu director desportivo.
Não gostaria de nomear ninguém, pois este é o plantel com que o Benfica tem de terminar a época. Parece-me contudo que foi negligenciado um aspecto fundamental, e que se prende com o perfil atlético dos jogadores contratados e dispensados.
Muitas vezes me tenho lembrado de Petit, da sua generosidade, da sua regularidade. Rodriguez era também um dos mais combativos. Para além do próprio Rui Costa, que mesmo em final de carreira deixava a pele em campo. Em troca chegaram jogadores tecnicamente dotados, mas macios, atreitos a lesões, e conhecidos pela irregularidade do seu rendimento.
Por outro lado foi feita uma aposta clara numa equipa de ataque, voltada para o espectáculo, com artistas em série e muitos avançados. Ora é dos livros que uma equipa ganhadora se constrói de trás para a frente, e o plantel do Benfica não oferece, sejamos claros, soluções de grande consistência defensiva.
Por fim, creio que foram feitas demasiadas mudanças, algumas das quais escusadas. Já falei de Petit, podia falar de Nuno Assis, Nelson ou Luís Filipe (jogadores portugueses, familiarizados com o clube e com o campeonato). Se verificarmos que muitas das novas aquisições pouco utilizadas foram, percebemos que não haveria necessidade de (uma vez mais) revolucionar o grupo de forma tão drástica.
Rui Costa é muito inteligente, e de certo aprenderá com os erros. Tem neste momento um grande desafio pela frente que é juntar os cacos de um balneário que parece partido, descrente e intranquilo.
Confio nele.

Quique Flores:
É simpático, tem um discurso interessante e parecia ser um disciplinador.
Nos últimos tempos tenho ficado com algumas dúvidas a respeito deste último aspecto, pois quando o presidente e o director são obrigados a intervir no balneário, a fotografia do treinador não sai muito favorecida.
Também no aspecto técnico-táctico não tenho compreendido algumas das suas opções, nomeadamente a constante mudança do onze; a insistência num modelo de jogo tipicamente espanhol para um campeonato tão específico como o português; a utilização de Ruben Amorim na ala direita quando faz falta no meio; ou o encostar de Léo (e Quim); para além de algumas substituições menos conseguidas.
Mas há que convir que a sua missão era, e é, extremamente difícil. Orientar um clube com a dimensão do Benfica, que não ganha nada há várias temporadas; onde entram e saem, ano após ano (neste defeso também), dezenas de jogadores; com uma pressão mediática tremenda; com o peso de um investimento ímpar; e com um plantel com algumas lacunas, é uma tarefa quase hercúlea. Exigir-lhe milagres não é justo, e se for campeão é mais ou menos disso que estamos a falar.
Creio pois que o maior erro que o Benfica cometeria neste momento seria pôr em causa o seu treinador. Afinal de contas passaram pela Luz Artur Jorge, Paulo Autuori, Manuel José, Jesualdo Ferreira, José Mourinho, Jupp Heynckes, Graeme Souness, José António Camacho, Fernando Santos, Ronald Koeman e nenhum foi campeão, acabando todos eles (mais ou menos) injustamente responsabilizados por problemas estruturais ainda não totalmente debelados, e que impediram o Benfica de vencer ao longo dos últimos 15 anos. A excepção foi Trappatoni, e mesmo esse acabou empurrado, após uma época em que foi insistentemente assobiado por adeptos com um grau de exigência muito acima do que o clube pode oferecer num novo tempo, e numa nova realidade.

Jogadores:
Se toda a estrutura do futebol benfiquista parece ser unânime em apontar o dedo ao desempenho de alguns jogadores, quem sou eu, que não vejo os treinos, que não estou no balneário, para defender o contrário. Se há algum, ou alguns, que não dão tudo o que podem nos treinos e/ou nos jogos, devem ser chamados à razão, e castigados se for caso disso.
Não se pode todavia confundir aquilo que é o perfil futebolístico de determinados atletas, com o seu maior ou menor empenho. Não se pode pedir a um artista como Aimar ou Di Maria que lute pela bola da mesma forma como faz, por exemplo, Maxi Pereira. Cada jogador tem as suas características, e quando se constrói um plantel, ou quando se escala um onze, há que medir todos esses equilíbrios.
Há também vários casos de gritante inexperiência no plantel benfiquista. Di Maria, Sidnei, David Luíz, Binya, Miguel Vítor, Felipe Bastos e Urreta são apenas alguns. Não é justo, por exemplo, crucificar Binya pela mão da Trofa, pois trata-se de um jogador ainda em crescimento – que por sinal parece ser dos que dá tudo o que pode e sabe. Confundir isto com menor empenho é um erro, e pode abalar irremediavelmente a confiança dos atletas, devastando a equipa.
Alguns, se calhar, não são tão bons como se dizia. Mas disso não têm eles culpa.

Adeptos:
Se pensavam que se livravam, enganam-se!
Embora na Trofa o apoio(durante o jogo) tenha sido grande, já houve situações e ocasiões esta época em que os benfiquistas (ou alguns deles) não fizeram o que podiam e deviam para ajudar a equipa. O grau de exigência na Luz é perfeitamente absurdo, e mantém incompreensíveis reminiscências do tempo do Eusébio, o que contribui para intranquilizar os jogadores e prejudicar o seu rendimento. Num momento como este, há que manter a cabeça fria, e deixar os responsáveis actuar, sem pressões nem precipitações, não cabendo a quem está de fora criar ainda mais instabilidade. Tomara que me engane, mas o ambiente no próximo domingo vai ser pior do que jogar em Braga. E depois, quem perde somos todos nós...

Em suma, o que me parece importante neste momento é que todos remem para o mesmo lado. O Benfica está a um ponto do primeiro lugar, depende apenas de si, não perdia para o campeonato havia oito meses, e tem neste ano - fruto sobretudo de um decréscimo portista e de alguma estagnação sportinguista - uma oportunidade de ouro para voltar aos títulos. Ainda há tempo de a não desperdiçar.

37 comentários:

Ricardo Campos disse...

caro LF:
agradecia que eliminasse os comentarios ofensivos á minha pessoa feitos por um cobarde de uma forma anonima no post anterior.

para comentar o seu apelo ao regresso da tão anunciada mistica benfiquista, não acha que o vieira se está a aproveitar do Rui costa para se manter no poleiro?
não acha que o veira sem o rui costa já teria sido escorraçado pelos socios?
não acha que o vieira é uma fraude no que diz respeito ao futebol?
cumprimentos

jfk disse...

Saúde, LF e demais bloguistas.

Mais uma excelente análise reveladora da lucidez que caracteriza o LF e que faz com que tantos procurem este espaço de debate.

Devo acrescentar que apesar de concordar com todos os aspectos que debilitam esta equipa, fico quase sempre com a sensação que em campo deveria ter um rendimento colectivo maior. Que poderiam fazer mais e melhor.

Faltam ideias, faltam métodos e rigor táctico.

Mas já houve muitos jogos em que tudo isto existiu, pelo que é algo difícil de compreender ou de aceitar.

RN disse...

Caro LF,

Não me leve a mal, pois não pretendo ser ofensivo, mas acho que este seu post está recheado de banalidades...

Um abraço!

Peter disse...

Antes demais caro LF o que eu não concordo nada é que esta suposta reunião do Rui Costa e LFV com os jogadores tenha vindo a público. Das duas uma ou continua a haver "chibos" dentro do Benfica ou então.. e isso é que seria grave, foi mesmo a direcção do clube que veiculou essa informação. Questões destas não devem ser tratadas em praça público mas sim no interior do clube. Em relação ao momento actual do Benfica dentro de campo é verdade que tem sido péssimo de há 1 mês para cá.Mas verdade seja dita o LF no princípio da época pensaria que no final de dezembro o Benfica estaria em 1º? Provávelmente não, até por causas dos factores que enumerou: muitos jogadores novos e inexperientes, treinador novo etc.etc. Agora uma coisa é certa numa equipa de futebol em construção há oscilações de forma. E o Benfica foi a equipa que mudou mais em todos os aspectos e mesmo assim (tirando a taça uefa que na fase de grupos foi péssima)o glorioso continua somente a 1 ponto da liderança. E isso também se deve muito às arbitragens. Aliás desde o princípio da época que temos sido muito mais prejudicados e a nossa direcção não diz nada.Essa apatia tb me enerva, o LFV e o Rui Costa têm toda a razão em pedir mais esforço e dedicação aos jogadores, mas eles próprios fora do campo tem que ser mais combativos. Os próprios jogadores quando vêm os dirigentes com uma postura de combate contra aquilo que acham que é incorrecto galvanizam-se mais e têm outra motivação.Não basta só pagar-lhes ordenados chorudos e dar-lhes todas as condições para treinar(isso era no tempo do amor á camisola), tem que se exigir e motivar.O Benfica perante os sucessivos roubos que tem sido alvo só reagiu contra a arbitragem no jogo contra o Nacional. E os pontos que perdeu antes por causa dos árbitros? Depois de anos e anos de apitos/viagens etc. voltamos a dormir e deixar-nos expoliar.Ou será que ainda não entenderam que as arbitragens remam sempre para o mesmo lado, especialmente em anos em que o equilíbrio entre os 3 grandes é grande. O ano passado por exemplo nem foi preciso, a diferença entre as 3 equipas era tão grande que até nem foi preciso. Agora este ano como as coisas a correr melhor para o Benfica, voltam as más arbitragens.Acha isto uma coincidência? Eu não acho, já vi este filme tantas vezes. De qualquer das maneiras nem tudo está perdido, mas como diz o ditado devemos sempre ter "um olho no burro e outro no cigano" para não nos enganarem.

P.S.Amanhã vamos ter essa prenda do Olegário Benquerença a apitar o jogo do glorioso,tou para ver.

M disse...

Saudaçoes..

É com alguma relutância que volto às lides dos comentários futebolísticos, perdi algum interesse pela coisa devo confessar..

Não pelo facto de nosso clube ter perdido o primeiro lugar, para satisfação dos nossos adversários, já é habitual estarmos arredados do mesmo, mas pelo crescente modo como tal se verificou.

Após jogo do Setúbal, o copo atingiu limite, apos Nacional (e ainda, convem referir, em primeiro da classificação) transbordou de vez....o jogo da Trofa foi...mais um péssimo jogo!

Futebolisticamente o Benfica está numa pessima fase, joga muito, muito abaixo do que seria expectável..mas tenho cá para mim, estando a 1 ponto da liderança, com a mesma perdida num jogo no qual nao justificou mais do que isso mesmo, se nao se tivessem dado as fantasticas arbitragens deste campeonato, se esta derrota nao teria sido encarada com "acidente" ou coisa do genero..a mossa provocada pela derrota às mãos do Trofense iria resumir-se a perca de pontos e diminuição da vantagem sobre nossos rivais, continuando em primeiro lugar...se calhar, escondendo as cada vez mais visiveis insuficiencias.

Não é no entanto, com a questão da arbitragem que se justifica as paupérrimas exibiçoes do nosso clube...se por um lado, a liderança seria ainda nossa, por outro, a jogar assim, sem interferencias, mais cedo ou mais tarde, essa mesma liderança seria perdida.

ou não, mas de futebol de campeoes tipo o de trapattoni, ninguem, alem do facto de ser campeao, tem saudades!

seguindo a sua lógica de análise...

SAD...
fizeram trabalho deles...por mais desiquilibrios (nao muitos) que possam haver, o facto é que o Benfica tem um plantel acima daqueles que tem tido nos ultimos valentes anos...entre haver lacunas nas lateral com jogadores adaptados e ter laterais de baixissima qualidade, venha o diabo e escolha...seja como for, pode-se eventualemnte apontar o dedo a Rui Costa por nao ter apetrechado a equipa de lutadores...concordo..mas é sempre assim depois das opçoes tomadas..se sao jogadores de renome, é porque sao, se nao sao, é porque nao sao...enfim.

O facto é que a direcção organizou o futebol de um modo que me parece adequado..director desportivo, treinador, jgadores...financeiramente tornou possivel tudo isto...a unica palavra de desaprovação para com a direção passa por algum distanciamento na defesa directa da equipa de futebol/arbitragens.

treinador..
começa a perder apoio, meu inclusive. ha uma rigidez que nao faz sentido...e a questao do binya crescer nao faz sentido, que va crescer para outro lado, pois o Benfica é clube de topo, nao clube de formação, margem de erro e exigencias nao se compadecem com "erros" de aprendizagem...e o mesmo se pode dizer do di maria.
face ao nivel do jogadores à disposição, 5 ou 6 meses de trabalho ja começa a parecer de mais, nao para golear tudo e todos, mas para ir percebendo fio de jogo, tactica e afins...como estamos, nao estamos!!!
ja agora..pode perder meu apoio, mas nao sera contestado, isso das trocas de treinadores, ja tou fartinho.....

jogadores....
tem de trabalhar mais, de correr mais, se nao têm liderança, voz de comando, disso não têm culpa..

adeptos...
nao me lembro de ver tanta tolerancia e apoio na Luz desde que a curva descedente de titulos se abateu sobre nosso clube...presumo ser factor-Rui Costa, nao sei...mas para quem, como eu, que estive ao frio e à chuva em Matosinhos (por exemplo), estou presente em todos os jogos na Luz e irei vir a correr proximo Domingo directamente do Porto para a nossa catedral para ver nosso clube,e mesmo testemunhando aquilo que se tem visto nos relvados ao nível da arbitragem, começa a ser complicado apoiar...assobiar, insultar, lenços brancos afins isso nao faço..estarei sempre que possivel presente mas...ha limites.

saudaçoes, bom 2009

Ricardo Campos disse...

muito a serio:^

EXISTIRÁ ALGUM ARBITRO QUE VOS AGRADE?

Paulo Santos disse...

E a entrevista de Quique ao El País no dia a seguir à Trofa????


A mim diz-me muito...

Ricardo Campos disse...

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


Bruno Carvalho em 04/12/08 | comentar







Depois do meu último post fiquei elucidado quanto ao pensamento, ou falta dele, de muitos dos meus consócios.

Felizmente, tive a oportunidade de constatar que não estou sozinho e que ainda há muitos que conseguem ver para além da propaganda que nos é impingida.

É que, há vários anos, os sucessivos insucessos do Benfica têm sempre a mesma explicação: o Benfica não ganha porque há corrupção que beneficia o FC Porto. A propaganda vai mais longe e diz que os sucessos do Porto são todos fruto dessa corrupção. E quem se atrever a questionar isto é imediatamente acusado de anti-benfiquista.

Confesso que é quase impossível contrariar esta ideia tal o número de vezes que ela foi difundida e por ser tão útil a quem vem sucessivamente liderando os destinos do Benfica.

De facto, os “Verdadeiros Benfiquistas” estão convictos desta tese e não se preocupam em questionar os factos à sua volta.

Vamos, então, olhar para os factos e para as explicações dos “Verdadeiros Benfiquistas”:

- FACTO: nos últimos 25 anos, repito, 25 anos, o Porto ganhou 16 campeonatos, o Benfica 6, o Sporting 2, o Boavista 1.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: estes números provam que o Porto é um clube corrupto e só ganhou, durante 25 anos, por causa da corrupção. E diga-se que 25 anos é um período curto que ainda não permitiu construir uma equipa capaz de vencer o Porto.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, foi 2 vezes Campeão Europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou por 2 vezes a Taça Intercontinental.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto ganhou essas Taças, que na nossa opinião não valem nada, porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: a Taça UEFA é um troféu fácil de ganhar. Este ano é que tivemos azar porque apanhamos super equipas como o Galatasaray, o Olympiakos, o Herta de Berlim e o Metalist Kharkov. Tudo equipas de topo. O Porto só ganhou a Taça UEFA e a Supertaça Europeia porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Benfica deixa sair Mourinho, Deco e Maniche que vão todos parar ao Porto e que estão na base do Porto ter ganho uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu e ganhou a Taça UEFA porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: a Liga dos Campeões vai na sua 17ª edição, podendo ser contabilizadas 14 participações do FC Porto e 14 do Manchester United, que são os 2 clubes com mais presenças, enquanto o Benfica e o Sporting contam com 5 participações cada um e o Boavista duas.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e corrupto.

- FACTO: o Porto, das 14 vezes que disputou a Liga dos Campeões, passou a fase de grupos 10 vezes, enquanto o Benfica o fez por uma única vez, sendo que o Porto qualificou-se este ano para os oitavos-de-final pela 3ª vez consecutiva, com um treinador que não serviu ao Benfica, tendo sido despedido da Luz à 11ª jornada na época 2002/03.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e quando ganha é porque é um clube corrupto.

- FACTO: o Benfica tem sido eliminado das competições europeias nos últimos por equipas vulgares como o Getafe, o Español ou o Celtic.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica está a construir uma grande equipa (há sensivelmente 25 anos) e o Porto só ganha porque é um clube corrupto e também não interessa quando ganha porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto foi convidado a integrar o G14, organização onde estão os clubes mais poderosos e influentes do futebol europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica não está porque não se mistura com corruptos, nem com clubes regionais.

- FACTO: o Porto tem vindo a vender jogadores aos grandes da Europa, como são os casos de Deco ao Barcelona, Paulo Ferreira ao Chelsea, Ricardo Carvalho ao Chelsea, Pepe ao Real Madrid, Anderson ao Manchester United, Bosingwa ao Chelsea e Quaresma ao Inter de Milão. O Benfica vendeu Simão Sabrosa ao Atlético de Madrid!
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e não tem grandes jogadores. Os clubes europeus não sabem o que andam a fazer.

- FACTO: o Sporting tem a melhor formação de jogadores em Portugal, tendo nos últimos anos saído das suas equipas jovens jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma ou Simão Sabrosa. O último grande jogador que o Benfica formou foi Rui Costa, que até já se retirou, tendo havido um completo deserto desde aí.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o presidente do Sporting senta-se ao lado de Pinto da Costa nos jogos entre as duas equipas, logo o Sporting é igual ao Porto, que é um clube de corruptos e regional. Deste modo, o Sporting também deve ser corrupto e nem chega a ser regional, mas sim um clube local, de um bairro de Lisboa.

- FACTO: os Benfiquistas elegeram presidentes como Manuel Damásio ou Vale e Azevedo que quase destruíram o clube.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: provavelmente os “Verdadeiros Benfiquistas” votaram neles. Mas no fundo, o que era necessário era encontrar um Pinto da Costa vermelho, mas menos regional e provinciano. De qualquer forma um “Verdadeiro Benfiquista” tem que estar calado mesmo que discorde do presidente do seu clube. Discordar é para traidores e infiltrados.

- FACTO: o Benfica foi incapaz de manter o treinador da equipa principal de futebol que ganhou o penúltimo título em 1993, Toni, para substituí-lo por Artur Jorge e não quis ou não soube manter Trapattoni que ganhou, em 2004, o último campeonato do Benfica. Mas o Benfica também despediu Beto Aranha depois de ter ganho o ano passado o campeonato de Futsal e Aleksander Donner depois de este ter ganho o campeonato de andebol após um longo jejum de 18 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: peço desculpa, mas não me ocorre nenhuma coisa que diria um “Verdadeiro Benfiquista”, mas provavelmente esses treinadores deveriam ser infiltrados e estariam seguramente ao serviço do Porto que é, como todo sabemos, um clube corrupto e, sem dúvida, regional.

- FACTO: o Benfica, com José Veiga à frente do futebol, foi campeão nacional após um interregno de 11 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Veiga era portista e aprendeu tudo com Pinto da Costa antes de se zangarem, logo José Veiga trouxe para o Benfica os “truques” do Porto. Pergunta: será que isso significa que o nosso último título também foi ganho através da mesma corrupção com que o Porto ganhou tanta coisa?

- FACTO: o Benfica despediu Fernando Santos que já vinha da época anterior à primeira jornada por ter empatado fora com o Leixões.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e o Fernando Santos até era o Engenheiro do Penta, sendo que esses 5 campeonatos seguidos que o Porto ganhou devem-se totalmente à corrupção.

- FACTO: o Benfica contrata camiões de jogadores da qualidade de Edcarlos, Luís Filipe, Andrés Diaz, Stretenovic, Marcel, Manduca, Marco Ferreira, etc, etc, etc…
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto também comprou muitos jogadores maus, e todos os títulos que o Porto ganhou devem-se todos à corrupção. O facto do Porto vender sistematicamente jogadores a grandes clubes da Europa tem uma explicação simples, é que esses clubes gostam de comprar jogadores a clubes regionais, é como quem compra artesanato.

- FACTO: Pablo Aimar diz que o melhor jogador da Liga Portuguesa é o capitão do FC Porto, Lucho González.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: fez muito bem, porque o rapaz tem que dizer a verdade, sendo que o Director de Comunicação do Benfica está a fazer um trabalho óptimo na pacificação do futebol português elogiando o capitão de equipa do maior adversário do Benfica. É muito bonito este desportivismo! No Porto nunca fizeram semelhante coisa porque são corruptos e logo não dizem a verdade.

- FACTO: o Benfica, nos últimos anos, tem vindo a registar uma sucessão de recordes negativos: a maior derrota de sempre em jogos europeus (7-0 em Vigo na época de 1999/2000), a pior classificação de sempre (6º lugar na época 2000/01), ficou de fora da Europa pela primeira vez na sua história em 2001/02 e repetiu o desastre na época seguinte (2002/03), ficou sem ganhar um campeonato durante 11 anos e nos últimos 14 ganhou apenas um, já não vai a uma final Europeia há 18 anos. Há muitos mais recordes negativos, mas eu não quero ser fastidioso.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: francamente não sei bem qual será, mas seguramente é porque o Porto é um clube corrupto e todos estes desastres devem-se a lamentáveis erros de arbitragens.

- EU DIGO: Gostava que todos os êxitos do Porto tivessem sido do Benfica. Gostava de ter visto o meu Benfica Campeão Europeu e do Mundo. Gostava de ter festejado com todos os Benfiquistas as nossas conquistas nas ruas. Gostava de ter visto o orgulho e esplendor benfiquista de novo bem vincados por esse mundo fora. Mas o que eu vi foi o Porto ganhar.
- OS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS” RESPONDEM: o Bruno Carvalho está a soldo do Pinto da Costa que tem a mulher dele a trabalhar lá no canal e se, por acaso, se assume benfiquista é porque é um infiltrado.

Acho que já chega!

E já agora, “Verdadeiros Benfiquistas”, tudo o que eu escrevi que sirva de alerta e que nos faça pensar a todos!

Até quando vamos acreditar nestas desculpas básicas que apenas servem para esconder tanta incompetência?

Quando é que conseguiremos olhar para além deste grande embuste, destas desculpas esfarrapadas, e vamos construir um Benfica de novo glorioso e que respeite a sua própria história?

Eu, como traidor e mau benfiquista, sinto-me inconformado com esta situação, com esta apatia e com esta cegueira. E o pior cego é aquele que não quer ver!

Sei bem que não estou sozinho nesta minha revolta!

Por muito que me insultem, vou continuar a escrever a minha opinião e quem não quiser que não leia, que não venha a este blog, porque como já disse, e repito, o sucesso deste blog não se mede pelo número de visitantes, mas pela qualidade do que aqui se discute e pelo nível de quem participa.

Para aqueles que não gostam do que eu escrevo, não faltam blogs de “Verdadeiros Benfiquistas” que estão muito satisfeitos com os inúmeros sucessos do Benfica e onde vão poder ler a cartilha habitual.

Não contem comigo para isso.

Bruno Carvalho


PS 1: Uma pequena nota sobre as contas do Benfica: a SAD do Benfica apresentou um prejuízo de 2 milhões de euros no 1º trimestre de 2008/09, enquanto tinha registado um lucro de 9 milhões de euros no mesmo período da época anterior. Mais grave, ainda, é o facto dos Resultados Operacionais terem igualmente passado de positivos para negativos, atingindo o montante de 1.1 milhões de euros negativos quando o ano passado eram positivos em 12 milhões de euros. O crescimento do passivo em 19% também não é uma boa notícia. Como eu já vinha alertando, as contas do Benfica talvez não estivessem tão bem como pareciam e já havia indícios claros que isto pudesse vir a acontecer. A continuarem assim as coisas, será normal que comecemos a ouvir falar em mais endividamento do Benfica ou na venda de jogadores. Fica feito o aviso. O tempo encarregar-se-á de mostrar se tenho ou não razão.

PS 2: Chamo a atenção que é preciso ter muito cuidado com os comentários destas novas transmissões dos jogos do Benfica. É que os comentadores da Benfica TV e da ZON podem induzir ainda mais à cegueira que se abateu sobre muitos benfiquistas. No jogo da Grécia, o comentador da ZON conseguiu ver uma boa exibição do Benfica. É que se a exibição foi boa e perdemos por 5-1, se calhava ter sido má, não quero imaginar o resultado final. A provar o despropósito dos comentários estão os pedidos de desculpa de Quique e de Rui Costa pela exibição da equipa. Mas os “Verdadeiros Benfiquistas” devem adorar estes comentários… E já agora, Quique e Rui Costa não precisam, nem devem, pedir desculpas, pois já estamos fartos de ver todos os anos jogadores e treinadores do Benfica a pedirem perdão aos adeptos. Façam uma coisa: ganhem em vez de pedir desculpas!

PS 3: Peço desculpa a José Saramago por lhe ter usurpado o nome do seu livro para usar como título deste post. Já agora recomendo a todos irem ver esse maravilhoso filme de Fernando Meirelles que adapta magistralmente para cinema o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago. É por dizer coisas como estas que eu sou considerado, e com muita razão, um traidor e infiltrado pelos “Verdadeiros Benfiquistas”. Toda a gente sabe que os “Verdadeiros Benfiquistas” apenas vêem (pelo menos uma vez por dia) essa obra-prima do cinema intitulada “Corrupção”, baseada noutra obra de enorme qualidade, o livro “Eu Carolina”. É claro que os “Verdadeiros Benfiquistas” já não se lembram dos tempos em que a Senhora D. Carolina insultava Luís Filipe Vieira, em pleno Estádio da Luz, sentada ao lado do líder dos Super Dragões.

Anónimo disse...

Eu da minha parte digo-lhe Aurélio neste momento em Portugal não há nenhum árbitro que me agrade.Já a si pelos vistos há, e eu compreendo perfeitamente a sua satisfação com eles.

Anónimo disse...

Caro Aurélio Estorninho

Em relação ao post do seu amigo Bruno tenho uma só resposta para si.

Da mesma forma que o fizeram acreditar que os titulos do benfica foram ganhos pelo, calabote, Salazar e companhia, também tenho agora o mesmo direito de acreditar que os seus titulos foram ganhos com outros artistas...


Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Lá está, a cartilha...
O Benfica tem mta coisa semelhante ao PCP...
Caro Anonimo, se isso o faz feliz, espero que pense e sonhe mto com isso, enquanto o Porto vai sucessivamente ganhando titulos e fazendo festas. Assim, ao menos, ficamos todos satisfeitos :D

Anónimo disse...

Vai ficando feliz e vai festejando, não invejo nada, mas te esqueças de uma coisa, nunca vais apagar a memória e a história de pertenceres a um clube de corruptos...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...

Ricardo Campos disse...

será que os adeptos do benfas ainda não perceberam que o problemas do benfica são os proprios benfiquistas?

vocês os que aqui escrevem e muitos outros, foram os mesmos que elegeram o damasio o vale azevedo o vilarinho e agora o vieira, estavam á espera de q?
milagres? qual deles o mais fraco, que faz opções ainda mais fracas e depois vocês vingam-se nos arbitros...
abram os olhos...

um benfica competitivo faz falta ao futebol portugues.

Ricardo Campos disse...

LF:

quando um comentador do blog tem palavras menos proprias com um benfiquista o LF fica todo chateado e elimina comentarios, quando os benfiquistas insultam e maltratam e denigrem bom nome das pessoas, você não faz nada.
será que o cooporativismos benfiquista dá para isto?
saudações desportivas

Anónimo disse...

o aurélio a queixar-se de ter sido insultado aqui!.... ele que anda aqui há tantas semanas a mandar bocas estúpidas a toda a gente, chegando mesmo a acusar o administrador do blog de apenas escrever para aqui em horário de expediente.

quem vai à guerra dá e leva. se quer ser respeitado, sr. aurélio, faça-se respeitar primeiro.

Anónimo disse...

PEÇO AO AURÉLIO
faz um favor a ti próprio e a toda a gente e nunca mais ponhas os pés neste blogue. já se viu que tua única contribuição aqui é achincalhar e fazer descer o nível. vai lá para o teu blog e deixa os outros em paz.

Ricardo Campos disse...

a verdade começa a ser dura para os adeptos do benfas...
quando iam em primeiro aceitavam tudo... agora têm comportamentos bacocos e sem educação...

estes adeptos do benfas são o reflexo do clube da roda bicicleta com um poleiro em cima...

ganhem vergonha!!!

Anónimo disse...

"para terminar eu sou adepto do FC PORTO, não tenho nada a ver como o SR Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa"

Pois aqui, logo se vê a laia a que pertence, ainda por cima és ingrato, o homem deu, roubou, comprou, corrompeu, maltratou, enfim tudo fez para vos dar titulos e titulos, e é assim agradecido? Agora já não te identificas com ele é? palavaras para que?

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Maestro disse...

Concordo com quase tudo o que foi dito.
Quase pois o Luis Filipe nunca devia ter entrado no Benfica.

E já agora esta Aurelio é cá uma peça!!

Nem escreve sobre o clube dele só sabe escrever do grande Benfica.
Eu acho que ele é Benfiquista...
ou então foi violado por um quando era pequenino.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Caro LF por favor, quem suplica para retirar definitivamente este Aurélio anormal provocador sou eu.

"estes adeptos do benfas são o reflexo do clube da roda bicicleta com um poleiro em cima..."

ganhem vergonha!!!

Olha seu anormal pelo menos ainda existe a roda para te moveres, a bicicleta para te deslocares os poleiros para te abrigar e matar a fome, mas no teu caso tens um dragaão como simbolo, logo vives ainda no mundo da fantasia...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

"Estávamos sempre à espera que o Benfica perdesse para sermos os únicos"
Treinador Lívio Semedo III Divisão

Uma frase linda..., só vem demonstrar o ódio ao glorioso, mas pk?

Anónimo disse...

clube da roda da bicicleta com um poleiro em cima!!
ahahahahhahahahahhahahhaha

grande Aurelio, mostre a estes sarracenos o poder do FC PORTO!!!

p.s. para o anonimo que manda abraços:

- Vai apanhar no cu como as galinhas

ass. eusebio

Ricardo Campos disse...

caro eusebio:
não preciso de advogados de defesa, para estes bacocos eu chego bem.
e outra coisa, você a usar os mesmos termos que eles usam está a ser pior do que eles.
peço-lhe moderação.

será q o cajuda logo vos crava o aço?

para comentarem o benfas gastou 25 milhões em jogadores,já foram eliminados de duas competições, terá valido a pena?

Nuno T disse...

Árbitro "escolhido" para o Guimarães-Benfica: Olegário Benquerença.

Se não é provocação, então não sei.

Anónimo disse...

Caro LF por favor, quem suplica para retirar definitivamente este Aurélio anormal provocador sou eu.

"estes adeptos do benfas são o reflexo do clube da roda bicicleta com um poleiro em cima..."

ganhem vergonha!!!

Olha seu anormal pelo menos ainda existe a roda para te moveres, a bicicleta para te deslocares os poleiros para te abrigar e matar a fome, mas no teu caso tens um dragaão como simbolo, logo vives ainda no mundo da fantasia...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Tanta azia destilada neste blog.Só falam mal dos jogadores do Benfica, que jogaram mal, que não se esforçaram, etc.Então e o Trofense não jogou ? O Braga não perdeu no Trofense porque se falhou um penalty.Acho que aínda não é este ano que lá ides mas nada de desanimar, é só mandar vir mais uns reforços....

Anónimo disse...

Caro "Eusóbio", pk Eusébio merece respeito, logo pelo seu nome ou nick é um resabiado perdido...

No que respeita a apanhar no cú, digo com alguma vergonha k já tive esse pervilégio de ir ao cú, mas não foi numa galinha foi no da sua mãe...

Ps.: Não me provoque, nem obrigue a ultrapassar a moderação linguística a que foi criado, mas quando é preciso estou cá, vivo e recomenda-se.

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Ricardo Campos disse...

gostaria q me dissessem um nome de um arbitro que agrade ao benfica...

Anónimo disse...

Caro Eurélio

Em relação ao arbitro e ao jogo de logo, vou ser muito sincero, ao contrario do k tenho lido por aqui e por ali, o campo vai estar somente inclinado para o Benfica, e só pode, era muita lata ( e dava nas vistas) voltar a prejudicar o Benfica, e mais, e o interresse é mesmo esse, isto para por os vitorianos contra o Benfica. Se não estão já.

Agora tb lhe digo se fosse um jogo a eliminar não sei não...

Esperemos para ver

Um abraço de seu kerido anónimo

Ricardo Campos disse...

caro anonimo:

acha que o benfas foi prejudicado na trofa?

Anónimo disse...

Caro Aurélio

Adorava que não utiliza-se o termo Benfas mas sim Benfica.
Em relação a esse jogo, não posso opinar muito, pk não vi, estava em viagem, mas pelo k li e vi em resumos acho k não.

Cumprimentos...

Ricardo Campos disse...

prometo que quando falar consigo não utizarei o termo benfas!

não acha que o benfica tem sido mal gerido nestes ultimos 30 anos?
não acha que isso é que tem sido o principal "cancro " do benfica, a má gestão!

Anónimo disse...

Deixem-me falar do Benfica. Como, julgo, a grande maioria dos portistas da minha geração, eu cresci a temer e respeitar o Benfica. Temer, porque eles eram tremendamente melhores que nós e, apesar dos Porfírios Alves e Carlos Valentes (o Calabote já não é do meu tempo), eles ganhavam-nos quase sempre porque eram melhores. Respeito, porque o Benfica das décadas 60 e 70 era a casa do Eusébio e o orgulho dos portugueses. O meu pai, que era sportinguista, levou-me duas vezes à Luz, naquelas longínquas «noites europeias do inferno da Luz», e ambos torcemos e gritámos pelo Benfica. É verdade, e até levava o meu cachecol do FC Porto!

Agora, quando oiço dizer que o Benfica é o maior clube do Porto e a maior referência internacional do nosso futebol, sinto um misto de pena deles e, simultaneamente, um reconforto: enquanto os adversários continuarem a guiar-se por ilusões ou propaganda para papalvos, nós continuaremos seguramente a ganhar. Há muitos locais do Porto onde eu encontro facilmente bandeiras do FC Porto penduradas nas janelas ou nas portadas das casas. Mas não me lembro de ver alguma do Benfica e, por favor, não me venham com a necessidade da clandestinidade: se são o maior clube, porque temeriam mostrá-lo? Também ando por aí no mundo e sou capaz de informar todos os benfiquuitas que, da Turquia a Angola e todos os Palop's, e do Brasil à Tailândia, o que vejo são camisolas do FC Porto e o que oiço falar, quando se fala do futebol português e o interlocutor não tem mais de 50 anos, é do FC Porto e não do Benfica.

De um lado ao outro do mundo, a gente do futebol sabe quem são o Bosingwa, o Lucho, o Quaresma, o Lisandro, e sabem quem foram o Deco, o Ricardo Carvalho, o Vítor Baía e o calcanhar do Madjer. Mas lamento informar que ninguém sabe quem sejam o Bynia, o Di María, o Katsouranis ou o Maxi Pereira, o Carlos Martins ou o Yebda.

O que aconteceu ao meu antigo respeito pelo Sport Lisboa e Benfica — e julgo que aconteceu também com todos os outros adeptos portistas e sportinguistas — é que o fui perdendo aos poucos. O Benfica das últimas décadas — o Benfica de Jorge de Brito, Vale e Azevedo, Filipe Vieira, de gente como João Malheiro, José Veiga ou Carolina Salgado — é um Benfica que eu não vejo razões para admirar. Não porque percam, mas porque não sabem perder. São arrogantes por natureza, como se, por determinação divina, tivessem direito a ganhar sempre ou quase sempre; nunca, jamais, reconhecem o mérito de uma vitória alheia; vivem em busca do conflito, da calúnia, da suspeita não provada jogada aos quatro ventos. Gritam pela justiça do Apito Dourado mas foram eles que se aliaram ao major Valentim para controlar a Liga, no seu pior momento, porque, como explicou Vieira, isso era mais importante do que ter bons jogadores ou jogar bem; clamam que são as virgens virtuosas do futebol, mas esquecem-se de coisas como o caso Paulo Madeira, o jogo comprado ao Estoril para o Algarve ou a forma como foram campeões pela última vez, com todos os golos dos últimos jogos a resultarem de penalties ou livres à entrada da área.

Não sei se os benfiquitas conseguiram acreditar na sinceridade do que vou dizer: o que o Benfica mais perdeu nas últimas décadas não foram campeonatos. Foi o respeito dos adversários, uma coisa que levara gerações a construir e que representava um imenso capital de prestígio e grandeza. Hoje, o Benfica é um clube que só os seus estimam. Dir-me-ão que o mesmo sucede com o FC Porto e eu respondo que acho que não é bem assim, mas, mesmo que o seja, ao contrário da história do Benfica, nós nunca gozámos de outro estatuto e estamos bem habituados a viver com isso.

Metalist?
Getafe?
Estas equipas não têm expressão em lado nenhum, mas vieram fazer jogos inacreditáveis à Luz..
Nós, nós apenas ganhamos o grupo da Champions pelo segundo ano consecutivo...

Anónimo disse...

Benquerença: simplesmente o remédio melhor para o Benfica!!!
- penalty de Maxi Pereira!
- David Luiz 6 faltas na segunda parte SEM AMARELO! chuta a bola para longe SEM AMARELO!
- qualquer toque no Suazo = FALTA! acho que chega!

E depois o LF ainda fala mal deste senhor...

Ricardo Campos disse...

maxi rodriguez faz penaltie e o olegario nada...
desta vez não comentam a arbitragem?
mais uma vez benificiados... enfim a roubalheira normal para levantar o moral do adeptos.

Anónimo disse...

Caro aurélio antes do penalty do Maxi, o avançado Roberto agrediu o R.Amorim e devia ter sido expulso.Em relação ao penalty é bem parecido com aquele do P.emanuel na madeira contra o nacional que o pedro proença tb não marcou.Quanto ao olegário hj tentou limpar-se com este penalty não assinalado do que tem feito ao Benfica.Sinceramente preferia que ele tivesse validado o golo do Petit em 2004/05, o golo do yebda contra o Leixões para a Liga, tivesse assinalado o penalty contra o Leixões para a Taça e que tivesse assinalado o penalty que o Maxi cometeu.O sistema é isto favorece-se sempre os mesmos (o seu clube) e depois dá-se uma prendinha de vez em quando(o caso de hj) aos outros que é para dizer que são todos iguais, coisa que realmente não é verdade.

Anónimo disse...

Sr. Estorninho:

Se não precisa de advogados de defesa, também lhe rogo que não faça pedidos ao nosso "Juíz" LF.

Se nos chama a todos - e passo a citar: "bacocos", "cobardes mediocres", "pidescos", "salazarentos"; se chama ao nosso clube do coração "Benfas" e "clube da roda bicicleta com um poleiro em cima"; E se usa e abusa do Vedeta da Bola para criticar o Benfica, a direcção, a massa associativa e os benfiquistas em geral...

ESPERA O QUÊ?

Pede respeito? Concordo, faz bem. Todos devemos ter respeito uns pelos outros. Injuriar está errado. Roubar, por exemplo, também é feio. A corrupção (na forma consumada ou tentada) também não pode ser aceite por ninguém com valores morais correctos.

Mas para pedir respeito, deve também tê-lo para com os restantes convivas deste espaço. E para com a instituição que, pela natureza deste blog, é o tema central da conversa.

Gosto muito de discutir futebol, seja com benfiquistas, seja com adversários. Desde que com respeito e seriedade.
Se assim o fizer, para mim é benvindo.

Um feliz 2009 para todos.

PS: se dúvidas restaram, deixe-me esclarecer: o Porto, como instituição, não me merece respeito. Mais não seja, pelo facto de terem sido acusados, julgados e sentenciados por corrupção ("desportiva na forma tentada"). Quanto aos adeptos portistas, tenho para com eles o respeito individual que cada um merece, pelos seus actos e convicções. Não misturo as cores da camisola com o caracter das pessoas.