A POBREZA DE UNS E A POBREZA DE OUTROS

Não foi o jogo da liderança – como se aguardava – mas nem mesmo assim a vitória sobre o Estrela da Amadora deixa de ser bem saborosa para o Benfica que, pé ante pé, silenciosamente e sem que quase ninguém dê conta, não perde em competições nacionais há já sete meses, e leva 4 pontos de avanço sobre o F.C.Porto e 5 sobre o Sporting.
Crê-se que o Leixões, mais jornada menos jornada, acabe por perder pontos, pelo que o Benfica surge como uma espécie de para-comandante da classificação, o que não pode deixar de entusiasmar os seus adeptos. Vejamos se os encarnados estarão em condições de aproveitar os previsíveis deslizes dos matosinhenses, designadamente já na próxima jornada em que ambos têm deslocações difíceis – Benfica em Coimbra, Leixões em Vila do Conde.
Mas se a classificação e os resultados (próprios e alheios) são aprazíveis e promissores, a exibição dos encarnados no jogo de ontem deixou muito a desejar.
Jogando diante de uma equipa que não recebe salários há vários meses, o que, mau grado todo o profissionalismo dos seus jogadores, não permite esconder alguma perturbação anímica, o Benfica – mesmo com o losango que tão bem havia resultado na Taça de Portugal - não soube entrar na partida como se impunha, carregando de imediato no acelerador e procurando rapidamente um golo capaz de desmotivar ainda mais o adversário e desenhar desde logo uma vitória tranquila. A equipa de Quique Flores incorreu uma vez mais no erro de deixar o tempo passar esperando que a vitória, mais tarde ou mais cedo lhe caísse do céu, dando muito tempo de avanço e permitindo o crescimento dos contrários no jogo, acabando por complicar o que poderia ter sido muitíssimo mais simples.
A primeira parte foi sofrível de ambos os lados, e só nos primeiros minutos do segundo tempo se assistiu a alguns arremedos de bom futebol, que acabaram por resultar no golo solitário e na vitória que, diga-se, não pode todavia deixar de se considerar justa.

Pensou-se que o Benfica – já com Reyes em campo - poderia então partir para uma exibição mais consentânea com aquilo que já mostrou ser capaz de fazer. Nada disso. Os encarnados refugiaram-se novamente na apatia, na indolência, e na expectativa de que o Estrela desistisse de lutar pelo resultado, algo que não aconteceu e que fez com que as bancadas da Luz acompanhassem o final do jogo com um enorme suspiro de alívio.
Destaque no Benfica para mais um importante golo de Sidnei, para a generosidade de Maxi Pereira, e um ou outro toque de classe de Aimar. Tudo o resto foi muito pobre. Tão pobre como andam as contas bancárias dos infelizes jogadores estrelistas, aos quais é justo dispensar um aplauso solidário.
Não se deu pela arbitragem.

13 comentários:

Anónimo disse...

De facto o Benfica não fez uma grande exibição, mas venceu e isso é que é importante.Achei piada aos comentários de Carlos Azenha no Domingo Desportivo, dizendo que o Benfica ainda não tem estofo para ser campeão. Se por um lado concordo que ainda há muito para melhorar em diversas fases do jogo, especialmente quando o Benfica se encontra em vantagem, o facto é que o Benfica sem ter a sua máquina totalmente afinada, lá vai ganhando. A questão que eu colocaria a este senhor era a seguinte:então se com as debilidades que o Benfica ainda apresenta vence, quando estas estiverem resolvidas,será imparável,não? Quanto a arbitragens LF, a única oportunidade de golo que pertenceu ao Estrela foi através de 1 livre que nem falta era do Luisão e que este viu o cartão amarelo.Felizmente Quim fez uma excelente defesa a cabeceamento de Nuno André Coelho.Logo a seguir o J.Ribeiro sofreu uma falta a meio-campo essa sim para amarelo,e nada aconteceu.No Dragão para variar o amigo Olegário Benquerença mais uma vez ajudou o fcp ao não assinalar um penalty ao B.Alves sobre Flávio Meireles.Acho piada porque o Olegário Benquerença considerou falta de Yebda sobre o defesa do Leixões quando marcou 1 golo que foi anulado,neste lance que é claramente mais visível que é falta não marcou.O sistema continua, é fácil de entender pq é que o Olegário é internacional.Quanto ao Estrela espero que os jogadores recebam hoje.

jfk disse...

No porto, não se esqueçam que o golo de lisandro surge na sequência de uma falta inexistente, assinalada na linha lateral, numa jogada entre Rodriguez e um defesa vimaranense.

Curiosamente na sporttv não houve qualquer repetição da jogada, quer no jogo quer no resumo da jornada no domingo à noite.

Ainda na sporttv, no jogo da luz, já não podia ouvir o comentador da estação a dizer mal do jogo do benfica. Para ele o benfica estava a fazer um jogo péssimo, fraquíssimo.

Convenhamos, o estrela tem 2 oportunidades de golo e o benfica dominou o jogo.

A ansiedade final foi em muito devida à sistemática entrega de bolas de binya ao estrela.

Queremos mais e melhor mas não há campeões sem muitos resultados de 1-0.

Peter disse...

Parafraseando o Paulo Bento, A Sportv mete nojo.Não conseguem disfarçar a clubite do seu proprietário.

Anónimo disse...

Bem sei que os campeões tb se fazem com resultados e exibições deste calibre, mas tb é bom de ver que jogando assim dificilmente se será campeão, a não ser que à semelhança do ano em que fomos campeões, o Sporting e o Porto entrem em competição para ver quem é que perde mais pontos...

Por mim, não é necessário ficar à espera da primeira derrota para começar já a colocar os primeiros pontos de interrogação a esta equipa técnica (preparador fisico incluido). Bem sei que a equipa está em formação, mas este plantel (o mais rico dos últimos anos) tem obrigação de fazer mais e melhor já nesta fase da época, cada vez mais a desculpa da formação da equipa começa a ser insuficiente para explicar exibições tão pobres, onde só alguns fogachos de talento vão resolvendo (até ver) os jogos a nosso favor...

LF disse...

O preparador físico já trabalhou no Liverpool, e é dos melhores da Europa.
Até foi difícil ao Benfica segurá-lo, já depois de ter sido contratado, dado as ofertas que tinha, nomeadamente da Premier League.
Creio que na segunda volta iremos perceber isso.

LF disse...

Antes de se iniciar a época, e mesmo depois dos dois primeiros jogos, nunca me passaria pela cabeça que o Benfica tivesse, à 8ª jornada, 4 pontos sobre o Porto e 5 sobre o Sporting.
Sempre pensei que a fase inicial do campeonato seria para limitar as perdas ao mínimo, e nunca para ganhar tamanha vantagem.

Devo contudo confessar que, depois dos jogos com Sporting e Nápoles, criei a expectativa de que semanas depois o nível exibicional estaria mais alto.

Há alguns desequilibrios no plantel, de que falei aqui no início da época, e para os quais cheguei a pensar que Quique teria soluções. Começa-se a perceber que não é bem assim.
As últimas exibições preocupam, mas mesmo assim parece-me que, de entre os três grandes, o Benfica tem sido o melhor.

Anónimo disse...

irritam-me profundamente as opiniões de que, quandos os outros ganham jogos e campeonatos, é porque têm mérito, nível competitivo, estofo de campeão, blablabla...quando (infelizmente e raramente nos ultimos anos) o nosso Benfica se chega à frente no campeonato..é sempre, mas sempre, porque os outros estão fracos, ou com problemas de identidade, ou qq outro problema misterioso pq se assim não fosse, nem por sombra na liderança(ou lá perto) estaríamos..

conceito de campeonato é ou nao ganhar mais pontos que todos os outros?

as vezes parece que a nossa grandeza acaba por nos sufocar..temos de ganhar...sempre..tudo...e com o melhor futebol do planeta!!!

menos que isso....

esta frase "...entre os três grandes, o Benfica tem sido o melhor." é fundamental... a frase "...entre os três grandes, o Benfica tem sido o menos mau" é uma TRETA!

desabafo benfiquista

M.

LF disse...

Absolutamente de acordo M

jfk disse...

Não podemos estar sempre com a colocar a fasquia demasiadamente alta.

O campeão este ano não vai varrer a concorrência.

E até agora temos sido melhor que a concorrência.

Com 4 pontos de vantagem sobre Porto e 5 sobre Sporting temos tudo para segurar.

Digo mais: dá-nos jeito a muleta do Sporting; convém não se atrasarem, estarem ali a morder os calcanhares ao Porto ou, preferencialmente estarem á frente deles.

Anónimo disse...

infelizmente, ja se esta a preparar o discurso do ano "péssimo" de futebol...basta ver a coluna do MST no jornal "A Bola" de hoje....

basta que os clubes de eleição não joguem o esperado, desvaloriza-se as vitórias dos outros....deve ser por, até agora (e eu não estou nada a embandeirar em arco..) uma equipa novita, novita, com 5,6, 7 jogadores novos no clube a titulares na equipa e com treinador novo estar a dar e sobrar para a concorrencia (n considero leixoes concorrencia, com o devido respeito pela malta de matosinhos)....

se, o Benfica ganha agora pq os outros n jogam nada..os outros andam a ganhar pq o SLB dos anos 60ja nao joga...argumento parvo ne? tb acho...

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

É verdade.
Quando o Porto era campeão com o Bandeirinha, o Kiki, o Vlk e o Tozé, ninguém se lembrava disso.

Quando há dois anos foram campeões depois de uma segunda volta miserável, também ninguém disse nada.

Se é o Benfica que vai à frente ou com vantagem, ouve-se logo o discurso do campeonato atípico, do nivelamento por baixo etc, etc.

O que mais custa é que são os benfiquistas os primeiros a alinhar nisso.

Se as coisas continuarem assim (o Benfica à frente de Porto e Sporting), preparem-se também para o discurso do "colo" invadir o espaço mediático. Nem que tenham de recorrer a uma ou outra falta mal assinalada a meio-campo.

jfk disse...

Volto a frisar o que escreví no início:

Os comentários da SportTv (ou deverei dizer portoTV?) foram de péssimo jogo encarnado, medíocre, para baixo. Com o consentimento do palerma do Carlos Manuel ao lado.

Isto num jogo em que o adversário teve 2 oportunidades de perigo, uma de bola parada.

E à posterior desvaloriza-se a vitória em função dos problemas no Estrela, como se os jogadores, quando entram em campo, não se esquecessem de tudo o resto.

O problema de Migueis Sousa Tavares e outros é que se habituaram a ver um Porto descendente da excelência de Mourinho e da disciplina de Adriaanse, com excelentes jogadores.

Mas isso acabou-se. E como não vêm isso no Porto, tudo o resto, comparando com esse imaginário é fraco. E terá que continuar a ser para ver se a moral se quem vai confortavelmente à frente não sobe.

Por isso o deita abaixo vai continuar.

Compete aos Benfiquistas não irem em cantigas e continuarem firmes com a equipa.

Neste jogo com o Estrela já se escutaram alguns assobios, fruto por certo desta onda de descrédito que se começou a gerar de fora para dentro.

Não pode ser.

Para chegarmos ao fim em PRIMEIRO temos que apoiar a equipa.

FORÇA BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Apoiar, SEMPRE, unanimismos, NUNCA.