NUNCA TÃO POUCOS VENCERAM TANTOS

Ao terminar o extraordinário jogo de Guimarães, veio-me à memória o épico Portugal-Holanda do Mundial 2006, no qual a selecção portuguesa, com uma exibição cheia de coragem, conseguiu superar todas as várias dificuldades que lhe forma postas, arrancando uma preciosa e dramática vitória. O Benfica fez ontem algo de muito semelhante.
Começando com grande fulgor, soltando os talentos de Reyes, Aimar e Suazo, a equipa da Luz parecia aos vinte minutos de jogo caminhar para uma vitória bem mais tranquila do que aquilo que seria de supor face à qualidade do adversário, e do que aquilo que se veio a verificar devido a influências externas. Efectivamente, quando Sidnei cabeceou de forma imparável para o fundo da baliza de Nilson, nada faria prever que fosse necessário vir a sofrer tanto para alcançar estes três importantíssimos pontos, e que o último apito do árbitro fosse acompanhado de um longo e sentido suspiro de alívio de todos os benfiquistas que, no estádio ou pela televisão, assistiam à partida.
Ao contrário de outras ocasiões – por exemplo em Matosinhos – em que os encarnados, através de erros próprios, convidaram o adversário a crescer, desta vez foi devido a erros alheios que o Benfica foi obrigado a vestir o fato de macaco, quando fizera por poder trajar com uma solenidade condizente com o talento das suas principais unidades. Foi Carlos Xistra que obrigou o Benfica a sofrer, fazendo tudo o que um árbitro pode fazer para condicionar um jogo e uma equipa.Os casos serão analisados na rubrica de arbitragem, mas fica desde já a nota que a vitória do Benfica sai fortemente abrilhantada pelo facto de ter sido obtida nas dificílimas condições criadas por esta deplorável arbitragem. Um penálti claro por marcar, uma expulsão exagerada, duas expulsões poupadas ao adversário, um fora-de-jogo mal tirado em lance de golo e uma constante dualidade de critérios foram os traços definidores da actuação de um juiz que vai insistindo em mostrar o seu instinto persecutório para com o Benfica, perante a passividade daqueles que, sabe-se lá porquê, o continuam a nomear para jogos dos encarnados.
O que Carlos Xistra não contava era com uma atitude competitiva tão forte e tão combativa como a que os jogadores do Benfica demonstraram, realizando uma segunda parte verdadeiramente heróica. Depois da classe mostrada na primeira meia hora de jogo, veio a raça e a vontade de ganhar que vai começando a ser imagem de marca da equipa. É em jogos destes, com esta dureza, e com este apelo à solidariedade, que se constroem equipas ganhadoras. É em jogos destes que se mostra a fibra dos vencedores. É por isso que eu digo que o Benfica fez em Guimarães a melhor exibição da época, ultrapassando com tanto brilhantismo quanta humildade os muitos obstáculos que se lhe depararam.

Que havia ideias de organização táctica já se percebia. Que existiam jogadores talentosos no plantel, também. O que faltava perceber era se este Benfica tinha alma e capacidade de sofrimento para vencer este tipo de desafios. Os jogadores de Quique responderam eloquentemente a esta dúvida. Temos Benfica e, ou me engano muito ou em breve teremos líder. Depois ficará a faltar a última das provas: a regularidade de que se pintam os campeões.
Em termos individuais – apesar de num jogo destes prevalecer o colectivo - há que salientar a exibição de Suazo, na primeira parte, e Luisão na segunda. Foram eles os símbolos das duas faces deste Benfica (ofensiva, sedutora, brilhante, acutilante no primeiro caso; feroz, combativa, humilde, raçuda, concentrada, no segundo), qual delas a mais admirável.
Assim, nem as arbitragens resistem. Bem merece esta equipa um estádio cheio na próxima quinta-feira.

21 comentários:

Anónimo disse...

Que grandes jogadores temos, aquele golo é prova disso. qqqque grande Pablito, se este Aimar estiver fisicamente bem é jogador para voltar à selecção Argentina.


Que roubalheira aquilo ontem!
Penalty sobre o Aimar, Fora de jogo ao Suaso, cotovelada do Flávio Meireles sobre o Aimar, agressão de andrezinho, enfim deu para tudo.
Curioso verificar que quando o porto está fragilizado e a perder pontos, os senhores do apito tentam de imediato fazer a compensação nos outros campos. Noutras alturas isto funcionava em pleno, mas esta época o glorioso tem uma grande equipa e mesmo contra 14 vamos ser campeões.
O que será necessário para se marcar penalties para o benfica? Tivemos um penalty em vila do conde, outro contra o Sporting, outro a semana passada e outro esta semana e ... nada!


No final do campeonato não se esqueçam os sportinguistas e portistas de dizer que o Benfica foi levado ao colo!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

De facto, torna-se complicado conter algum entusiasmo com a nossa equipa actual...mas ainda é cedo para deixar que esse mesmo entusiasmo se torne...dominante.

estamos, creio que sem dúvida, a crescer! penso que se vai esquecendo que o Benfica começou, ao contrário dos seus directos adversários, do zero na construção de uma equipa (mais uma vez...)e que os nomes que constam no nosso plantel podem ofuscar todo o trabalho que, independentmeente dos mesmos, é necessário para criar uma equipa na verdadeira ascensão da palavra!

Posto isto, temos gradualmente subindo degraus e somos, cada vez mais (e acima de tudo) competitivos!!!

Jogos de combate, jogos de aproveitamento dos pontos perdidos pelos adversário, jogos sem oscilações de concentração....são estes que produzem campeões, os artistas para a magia que faz perdurar jogos na memória ja os temos ( e temos tido ao longos dos anos), o que se pretende é ganhar tudo, ganhar bem e ganhar quase sempre!!!!

Foi jogo..caracteristico daquilo que se previa para esta epoca...muitas...cascas de banana que, ao contrário do que tem acontecido durante mts anitos, este ano ainda não nos abateu, temos sido mais fortes...

rio ave, naval, guimaraes...pormenores de arbitragem que, nao tivessemos sido fortes, grandes mossas teriam deixado numa equipa em formação e nos adeptos exigentes que somos...

nada de entusiasmos exagerados, confiança apenas e em crescendo, jogo a jogo, pois assim se constroi um campeão

quinta feira, 19.30, galatasaray, estadio cheio, este é o próximo objectivo...

saudaçoes benfiquistas

M.

jfk disse...

Há que não esquecer, para além das expulsões poupadas ao Guimarães, as simulações de faltas que não foram contempladas com cartão e as jogadas com a mão que também não mereceram o amarelo.

Valeu agredir, simular e jogar com a mão.

Incrível este Xistra e também pasmo como é possível ser nomeado para jogos, principalmente do Benfica.

Já no jogo com o Sporting, onde estava um dos poucos árbitros que respeito, um dos seus auxiliares teimou em cortar as jogadas do Sporting passíveis de dar o 2º golo e asssegurar o resultado, permitindo que um qualquer golo do Rio Ave empatasse a partida. Foras de jogo absolutamente escandalosos.

Pergunto-me se esta gente não tem vergonha na cara quando saem à rua e se deparam com o comum do cidadão?

E quem os comanda, vê ou não vê, ou o que vê é o que quer ver, pelo que não há reparos a fazer?

No Estrela-Belenenses, outra arbitragem incrívelmente má.

jfk disse...

Penso que a exibição da equipa encarnada encheu de orgulho os seus adeptos.

E 5ª feira vão ter o estádio cheio, com toda a certeza.

Merecem.

Força rapazes.

Ricardo Campos disse...

o xistra não prejudica nem beneficia ninguém... ele é mesmo assim!!
FRACO!

Anónimo disse...

ó aurélio estorninho,

mais branqueadores?
Vai, vai lá para o teu sítio do costume e não uses mais lixívia.
Usa-a em ti próprio. Limpas a tua mente conspurcada!

Deixa-te de malandrices e deixa de roubar a fruta ao teu patrão.
Toma uns chocolatinhos com café com leite e TRATA-TE!

Vitor Esteves disse...

Isto é o BENFICA !
Lutar, ganhar, contra tudo e contra todos. Se o arbitro anula dois nós marcamos três !
Ajudemos todos para que o sonho se torne realidade.
SLB SEMPRE E PARA SEMPRE !

Ricardo Campos disse...

o benfica luta sempre contra tudo e contra todos...
esta foi a tactica usada pelo pinto da costa nos anos oitenta, onde era preciso arranjar um inimigo para bater.
a má gestão do benfica deve-se aos socios.

jfk disse...

O sr. Aurélio conhece bem as tácticas de Pinto da Costa.

Quando o que há para dizer não lhe interessa .... criar diversão!

Boa tentativa.

Anónimo disse...

Falta enaltecer o jogador que aparece em destaque na foto neste post.
Magnífico, e se tem marcado aquele golito...
Um a custo zero que está a valer como o caraças.

Diogo Sousa disse...

um grande Benfica!

um arbitro tao fraquinho...

Abraço

Anónimo disse...

Grande Benfica, uma 1ªparte de talento exceptuando a infantilidade do Reyes e da defesa no golo do Vitória.2ª parte á campeões e a saber sofrer.A equipa no seu geral esteve bem e o Aimar e o Suazo deixam-nos com água na boca quanto àquilo que podem fazer neste Benfica.Quanto á arbitragem este sr. que apitou o jogo já tinha um historial anterior de prejudicar o Benfica e ontem veio a confirmar o que todos nós já desconfiávamos, o Carlos Xistra é acima de tudo anti-Benfiquista.E não me venham com histórias que ele é mau árbitro,porque não é só isso.Os maus árbitros tendem a prejudicar as 2 equipas em campo este quando apita o Benfica só prejudica o Benfica.1 penalty,1 fora de jogo perigoso mal assinalado,1 expulsão perdoada ao Guimarães, e a velha máxima, em caso de dúvida a decisão toma-se a favor do adversário do Benfica.E que coincidência os 2 grandes de Lisboa terem sido prejudicados após mais uma derrota do porto.Ao Benfica esta é a 4ª grande penalidade que nos é tirada, Sporting,Leixões,Naval e agora Guimarães. O Benfica felizmente tem dado a volta a estes percalços mas quando houver um dia mau,porque acontece a todos estou para ver o desempenho das arbitragens. Este é o sistema que tem protegido certos e determinados clubes,mas este ano (pode ser que me engane pq ainda é muito cedo),nem a sim vão lá.Força Benfica, 5ªfeira vamos encher a catedral.

Anónimo disse...

Amigo Peter,

Infelizmente com o leixões não só não demos a volta como ainda nos anularam um golo que ninguém descortina porquê!

Mas estas vitórias são mesmo mais doces, até porque não constam no palmarés dos nossos adversários mais directos, habituados a estarem demasiadas vezes no outro lado dos erros...

Um abraço e
Força Benfica!

1904-Amaral disse...

Oh estorvinho, eu pensava que era apenas embirração,

mas ja vi que é mesmo total ignorancia, a roçar a estupidez...

é que o "senhor" não diz nada de jeito!

agora, tire-me só esta dúvida:

isso é azia ou burrice pura?

Ricardo Campos disse...

1904

no fim do campeonato veremos quem anda a kompensan..,
até lá educa-te

Anónimo disse...

Com Suazo e Aimar a este nível temos inegavelmente uma vantagem em relação aos nossos directos concorrentes, contudo, como não há equipas perfeitas, com dois laterais com outra dimensão futebolistica e claro, com um ala direito digno desse nome, seríamos sem sombra de dúvidas o principal candidato ao título. Assim, não tenho ilusões, vai ser uma luta a três até ao fim...

Anónimo disse...

Não estou em total concordância com a natureza épica da exibição do Benfica na segunda parte invocada pelo nosso vedeta. O Benfica, limitou-se a fechar bem a sua retaguarda a um ataque do Guimarães praticamente inoperante. Lembro-me apenas de um ou dois lances de relativo perigo na nossa área, nada mais, logo, quem não tivesse visto o jogo, se lesse esta crónica, era levado a concluir que o Benfica tinha sofrido imenso para levar de vencido o Guimarães e isso por e simplesmente não foi verdade.

Anónimo disse...

tantos adjectivos para tão pouca coisa...
por mais milhões que possam ser, e até serão, não deixarão nunca o espírito provinciano...
o Vitória de Guimarães lá vai pagando (com os jogadores que lhe foram retirados no defeso, e ingressaram no Braga) a aliança que deixou tecer com os lampiões....

Anónimo disse...

quinta feira lá estarei


m&m

Anónimo disse...

só pra chatear...
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou "inconstitucional" a utilização de escutas telefónicas nos processos disciplinares do "Apito Final", julgados pela Liga de Clubes, que condenaram FC Porto, Boavista, Leiria e alguns árbitros. A decisão vai provocar forte polémica, uma vez que a prova recolhida em muitos dos casos foi assente em escutas retiradas do caso "Apito Dourado", na justiça comum. A decisão do STA surgiu após um recurso do presidente da U. Leira, João Bartolomeu

LF disse...

Se o Benfica tivesse sofrido mais do que sofreu, seria porque não tinha defendido tão bem como defendeu.