SICÍLIA À PORTUGUESA ?

Mais do que as arbitragens, ou mesmo o próprio futebol, o que me começa a preocupar profundamente enquanto cidadão português - e que já justificava uma investigação implacável - é porque razão na cidade do Porto, do Ministério Público à PSP, da Judiciária aos tribunais, todos parecem actuar invariavelmente com a camisola do F.C.Porto vestida.
Serão todas estas entidades constituídas por adeptos fervorosos do clube ? Ou será o caso ainda bem mais grave ?

34 comentários:

angelodias disse...

Não é só no Porto. Já saiu um cheque para os jogadores do Nápoles. Vais ver como eles vão correr...Culpa do FCPorto por certo...
Boa sorte para quinta-feira na LIGA...Taça UEFA!

Anónimo disse...

Lá isso é verdade quem manda em Nápoles tal e qual como no Porto é a Máfia mais conhecida por Camorra, no Porto é o Pinto da Costa, o clã Loureiro e mais uns milhares que não dava para escrever aqui.Ou LF mas isto surpreende-te?A mim não, se fosse ao contrário é que era de admirar.

Anónimo disse...

Claro a Morgadinha e os Ricardos Costas é que são imparciais.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1013749

Anónimo disse...

AINDA SOBRE A AGRESSÃO AO ÁRBITRO ASSISTENTE NO ESTÁDIO DA LUZ:

José Manuel Meirim, advogado especializado em Direito Desportivo, não tem dúvidas. "A decisão da CD da Liga viola a Lei 16/2004, que se sobrepõe aos regulamentos da Liga",

angelodias disse...

O Tribunal Arbitral não está convencido que F. C. Porto ou Pinto da Costa tenham cometido actos ilícitos sobre a participação do F. C. Porto na Champions, sendo particularmente crítico em relação à justiça desportiva portuguesa. E praticamente obriga a UEFA a rever a famosa norma 1.04.

Dois meses depois da decisão final da UEFA, que garantiu a presença dos dragões na edição de 2008/09 da Liga dos Campeões, indeferindo os recursos de Benfica e V. Guimarães, que pretendiam ver o clube das Antas suspenso devido às sentenças da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF no caso Apito Final, o TAS pronunciou-se em forma de acórdão, que na prática significa mais uma vitória para o F. C. Porto.

Segundo o documento, a que o JN teve acesso, "as duas decisões da CD da Liga Portuguesa e do CJ da Federação não demonstram que o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenham estado envolvidos em actividades ilícitas", acrescentando que "nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa". Há até uma referência à forma "estranha" como decorreu a célebre reunião do Conselho de Justiça do dia 4 de Julho e que confirmou o castigo de Pinto da Costa, ao mesmo tempo que recorda que ainda há recursos à espera de decisão dos tribunais.

O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão.

O painel do TAS encarregue de apreciar este caso ficou "totalmente satisfeito" pelo facto de a norma 1.04 dos critérios de admissão das equipas na Liga dos Campeões, que diz que qualquer clube que esteja ou tenha estado envolvido em actos destinados a adulterar a verdade desportiva fica proibido de participar nas provas da UEFA, não ter sido adoptada nesta situação.

A interpretação do TAS é de que a UEFA terá de rever rapidamente esta norma e, embora este acórdão não seja definitivo quando ao futuro e, designadamente, em relação à questão da retroactividade da lei, pode concluir-se que muito dificilmente o F. C. Porto voltará a ter problemas para participar na Liga dos Campeões porque a norma terá de ser alterada. Se a UEFA voltasse a abrir um processo aos dragões, e porque este acórdão faz jurisprudência, teria de o fazer em relação a todos os clubes que estiveram envolvidos em casos semelhantes no passado recente, como o Milan, Juventus, Lázio, Fiorentina, Dínamo de Kiev ou, num passado mais distante, o Anderlecht.

LF disse...

Não há dúvida.
Conforme Adelino Caldeira confessou na altura, o F.C.Porto contratou os melhores advogados.

O F.C.Porto está na Liga dos Campeões porque tem os melhores advogados !

Não duvido que a influência que o FCP (membro do G14) tem neste momento nas instâncias europeias, seja incomparavelmente superior à de Benfica e V.Guimarães.
Esse acórdão, não só nas suas conclusões, mas na sua forma, prova-o.

Era importante também sabermos quem criou o TAS, porquê, para quê, e que influência tem ou teve o G14 nele.
Se alguém souber que me diga.
A verdade é que foi o Benfica que para ele recorreu.

O F.C.Porto foi penalizado pela liga ? Foi !
Recorreu ? Não !
Ainda assim, não sei bem como, a decisão passou para o âmbito do Conselho de justiça.
Este decidiu ? Sim !
Houve dúvidas, foi pedido um parecer independente ao Prof.Freitas do Amaral.
Este parecer confirmou a decisão do CJ FPF ? Sim !

Qual é então a dúvida ?



.-----------------------


Isto é uma vergonha. A justiça bateu no fundo.
Um criminoso é avisado na véspera de ser detido em circunstâncias nunca devidamete investigadas ; foge para o estrangeiro; destroi provas; apresenta-se depois e agora ainda é indemnizado por detenção ilegal ??!!??
Já acredito em tudo.
Vivemos numa terra sem lei, fazendo lembrar os westerns.

Só falta indemnizar o Bruno Pidá...


------------------------

Acho piada referirem-se ao Ricardo Costa, que conseguiu que o Porto passasse incólume pelo APito Dourado, aplicando-lhe uma penalização a fingir.
O que fez o F.C.Porto menos que o Boavista ????
Porque é que uns desceram e outros continuam como se nada fosse ????

Rui Pinho disse...

Vamos é apoiar a equipa como deve de ser, sempre, incondicionalmente.
Por aí, não vamos lá tão cedo.
Tudo bem, denunciar o que for de denunciar e lutar contra isso, mas apoiar sempre e acima de tudo. Contra tudo e contra todos, incondicionalmente.

Se estivermos unidos em torno da equipa, equipa técnica e directiva, nada nos pára.
Não é ao primeiro precalço tudo a abandonar o navio como os ratos, e a dizer que a culpa é do pc. Que a tem, mas não é por aí que lá vamos...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

vocês são cá uns brincalhões...
enquanto as decisões foram sendo contrárias aos interesses do FCP e de PC, os meus amigos eram uns "pernas abertas" de rasgados elogios às instituições da justiça desportiva e da justiça civil;
agora afirmam estar tudo comprado;
vá lá, um pouco mais de diginidade; sejam homenzinhos.

Anónimo disse...

Caro passaralho concordo com tudo o que diz sobre a união e tal... mas já acerca do Pinto da Costa o amigo ao afirmar isso está precisamente a utilizar o argumento do típico adepto portista que serve bem mascarar tudo o que ele tem corrompido ao longo de décadas.Não seja ingénuo.União sim mas o PC tem de pagar por todos os crimes que tem feito e neste país não é só ele há muitos políticos ligados ao poder que tb têm de pagar pelos seus crimes,mas o que a gente vê, é que todos se safam,isto tem que acabar, senão isto não se poderá considerar nem 1 país,nem 1 estado de direito,mas sim uma república das bananas no 3ºmundo.

Anónimo disse...

Por falar em cheque aqui vai o nome dos onze possiveis destinatários: Iezzo, Cannavaro, Contini, Aronica, Maggio, Blasi, Gargano, Hamsik, Vitale, Lavezzi, Denis. Força rapazes! Façam o favor e arrumem com a malta do SLB, de qualquer maneira o que eles queriam era a Champions mas essa é só para Clubes de Futebol e não Agremiações de Queixinhas. Obrigado TAS

Anónimo disse...

para o anonimo la de cima

que eu saiba a liga tem pena mais leve para tentativa de corrupcao do que para coaccao, o que fez com o o boavista descesse e o porto nao.

e isso tambem viola as leis da republica. e esta, hem?

Anónimo disse...

hugo delgado... queixinhas e quem faz queixa por alguem pedir desculpa ao arbitro...

quanto ao que o benfica fez no tas, nao se chama queixinhas mas "defesa da lei" - mas isso para qualquer andrade e heresia...

Anónimo disse...

Mais do mesmo, neste porto-máfia-gal

Tal como no caso de paulo pedroso, o estado foi condenado a pagar uma indemnização a pinto da costa por detenção ilegal. É engraçado: primeiro, porque pinto da costa entrou pelo seu próprio pé, como e quando quis, depoisd e fugir para espanha e escoltado por uma tropa de criminosos. Depois, porque passadas 5 horas estava no estádio a ver um jogo da champions... bela detenção.

Mas isto não espanta ninguém, porque... primeiro, isto é uma sentença do tribunal da relação do porto, e bem sabemos que para pessoas ligadas ao clube corrupto existem leis especiais. Depois, porque pinto da costa conta com apoios incalculáveis a nível político, sobretudo no PS. Lembro-me bem dos autarcas fantoche fernando gomes e nuno cardozo e todas as falcatruas a que estão associados, e vejo agora que preparam novo fantoche para o cargo. Fora o apoio que tem nos círculos, bem poderosos, de almeida santos e ramalho eanes. Nos dias que correm, estes dois parágrafos já valem uma investigação, com a nova inquisição.

Mas de facto o andrade corrupto tem as patas em tudo e realmente manda no futebol, além de mandar através dos amigos em quase toda a justiça. As poucas excepções têm as mãos atadas.

E, pertencendo ao g14, pertencem a quem controla o futebol europeu - que deixou há muito tempo de ser a uefa. E vê-se a posição que o g14 forçou a uefa a ter no caso da corrupção frutada, e vê-se também as pessoas que no TAS estiveram na decisão do caso - também servos gentis do g14.

O futebol vai sendo a fingir, a servir como mais uma forma dos mafiosos e criminosos se encherem de dinheiro. Em portugal, chama-se andrades.

Anónimo disse...

tomem lá, LEPROSOS:

TAS iliba FC Porto e arrasa Apito Final

LF disse...

Cuidado com os títulos dos jornais, nomeadamente os do Porto (JN e Jogo), que são tudo menos independentes.

O TAS não ilibou ninguém. Julgou um recurso do Benfica e do V.Guimarães face a uma decisão da UEFA, e considerou-o improcedente.

Os jornais dizem aquilo que os adeptos (neste caso do Porto, onde esses jornais se vendem), querem ouvir, assim como A Bola por vezes escreve o que os benfiquistas mais gostam de ler.

Mas a verdade está para além disso.
A verdade é que o Porto está, continua a estar, e estará para sempre, condenado por tentativa de corrupção na justiça desportiva portuguesa, decisão da qual não recorreu.
E o seu presidente, independentemente das questões processuais relacionadas com a sua detenção para interrogatório, vai a julgamento pelos mesmos actos.

É ridículo perante isto os adeptos do F.C.Porto falarem em vitórias. E ainda mais ridículo quererem com isso atingir o Benfica, que nunca foi acusado de nada, e cuja presença na competição europeia para a qual foi apurado nunca foi questionada por nada nem ninguém.

O Apito Dourado é com o F.C.Porto e a justiça (funcione ela bem ou mal). Não é com o Benfica !

1904 - Amaral disse...

para todos os anónimos, e não só, como angelo, ects, duas coisas: primeiro, utilizem fontes (jornais) que sejam imparciais (o jogo e o JN, sao de tudo menos isso, é pra este tipo de noticias que estes existem).

segundo, respondam-me se souberem: de todos os árbitros envolvidos no processo apito final, houve um que foi suspenso por 6 (!!) anos, enquanto os restantes levaram com suspensoes a rondar os dois anos. Certo? ok, este senhor arbitro foi suspenso devido a um jogo beira-mar vs PORTO! agora, como é que o porto, que teve um arbitro envolvido no seu caso que foi suspenso por seis anos, teve apenas como "castigo" a retirada de seis pontos, e o boavista, que nao fez menos que o porto, desceu de divisao! conseguem explicar?

1904-sbl.blogspot.com

Anónimo disse...

oh eduardinho, ja andas por aqui outra vez?

agora ja nem poes o teu nome!

seu mariquinhas...!

Anónimo disse...

Para oa anonimo que fala das queixinhas... Se fosse o Pinto da Costa a ir ao balneario pedir desculpas já era o fim do mundo, quando é o orelhas já não se passa nada. Inocentes que vocês são.
Depois o 1904 - amaral vem falar de imparcialidade nos jornais... Queres que fale em quem? Na Bola ou no Record? Sao imparcialíssimos estes...
Finalmente para o lf: é engraçado como afirma que o problema não é com o benfica, mas o certo é que (retirando aquele 'piar' do Guimarães) mais nenhum clube fala disto em Portugal, exceptuando o vosso. Costuma-se dizer que quando se é forte todos nos tentam atingir e é isso que acontece aora ao Porto. Sim porque vocês dizem que são os maiores mas não incomodam ninguém.
Esperem até o escândalo real rebentar e o
orelhas ter que explicar onde arranjou dinheiro para tantos jogadores, ainda que na reforma ou na pior forma de sempre.
Esperem e verão...
Quanto aos resultados, continuando a ser campeões, vocês podem dizer o que quiserem, pois são os únicos(ah! e esse tal de Platini) a dizê-lo...

Força Nápoles!

Anónimo disse...

Pois é vão ter de se contentar com a taça uefa...e se tudo correr bem serão só dois jogos, e ainda terão que pagar 10 mil euros ao tricampeão! Força FCP rumo ao tetra!

1904 - Amaral disse...

ok, primeiro, gostava de poder dirigir as minhas palavras a alguém, mas parece que nao passas de qualquer coisa.
depois, ninguem aqui disse que a bola ou o record sao parciais.
e finalmente, se nao fossemos realmentes os maiores e se nao incomodassemos ningem, qualquer coisa nao vinha aqui para se chatear..


cumprimentos!

1904-slb.blogspot.com

1904 - Amaral disse...

ah!

amanhã, nao sei bem porquê, mas sou turco desde que nasci!

FENERBAHCE!

Anónimo disse...

É só para dizer que o FCP não aceita cheques..! São grandes as probabilidades de eles estarem carecas! Força nápoles!

Anónimo disse...

E o TAS? Também anda com a camisola do FCP vestida?

Oh Vedeta, arranje lá mais qualquer coisinha para confundir os papalvos!

Anónimo disse...

Por falar em “Justiça”, já leram o relatório final do TAS?

http://www.tas-cas.org/d2wfiles/document/2148/5048/0/Final%20Award%201583-1584.pdf

Reparem no ponto 2.4 (pag.3), a pessoa que redigiu isto só podia estar sob o efeito de alguma droga.

As incongruências são a pontapé, primeiro nem o nome do presidente o FCP sabem (Jorge Nino?), mas o engraçado é os detalhes que dão sobre o processo Apito dourado (Golden Whistle ... eu sei soa a nome de filme do 007 ou será da máfia?). Diz o TAS que o “ Golden Whistle” tem por base a investigação criminal à possível tentativa de corrupção de árbitros dos jogos Porto vs Estrela da Amadora disputado a 24/01/2004 e veja-se a pérola, o jogo Porto vs Deportivo La Coruna disputado a 17/04/2004, não, não me enganei, é mesmo o clube da Galiza que eles mencionam.

Ao que sei o Porto jogou para o nosso campeonato, não para o Espanhol, no dia 18/04/2004 em casa do Beira Mar (BM) em Aveiro pelas 20:30 (este sim o jogo investigado no processo). Imagino que o Beira Mar (sou de Aveiro) ainda que orgulhoso da sua história não desdenharia um pouco do prestigio e dinheiro dos Galegos mas esta confusão vale o que vale,i.e, nada pelo menos para o BM. Em todo o caso este tipo de asneiras serão porventura uma pequena amostra do rigor com que este TAS trabalha, nota-se que foram ao fundo da questão e recolheram o máximo de informação possível e certamente a sua decisão foi tomada em plena consciência (vejam só pus as culpas em quem redigiu o texto..... mas espera aí o texto não deveria ter sido redigido pelos 3 juízes?)

Bem não me alongo mais, ainda só vou na página 3 e são 30, vou ali fazer uma sandes (sim tem de ser uma coisa leve porque da forma que eu já me ri, se o resto do documento for assim ainda tenho uma congestão)

Leiam o texto do TAS e opinem.[(S)]

Saudações desportivas

Anónimo disse...

Começa a ser aborrecido eu repetir isto, mas aqui vai:

Há um sistema generalizado de corrupção no norte do país (com epicentro no Porto). Esta máfia, porque é disso que falamos (atenção que há pouca gente do meio que não saiba, inclusive os juízes – que muitas vezes desprezam a questão, porque é relativa ao futebol, actividade por eles considerada menor), tem ramificações a todos os sectores de actividade fundamental: política (em todos os partidos), empresarial (banca e construção, se virem o banco que patrocina o futebol é um só… eh eh eh) e justiça.

A cabeça deste polvo é só uma, o Joaquim de Oliveira pode ter lucrado com o sistema, e ser parte dele, mas o fundamental é o JN Pinto da Costa. Na pirâmide todos estão alimentados, por isso funciona bem; e porque estão alimentados (no bolso e no ego…), e comprometidos, não lhes interessa (ou não podem) sair nem falar.

Não podemos ser injustos, nem todas as decisões judiciais são provocadas pelo sistema, algumas são – como a mulher do advogado que “bufou” a buscas ou o Juiz da relação que deu guarida a um foragido, outras advêm também da falta de preparação técnica (e do julgamento) com que os agentes da justiça tratam a matéria… Note-se que também a PJ tem os seus “dependentes” do polvo (são humanos, têm as suas fraquezas e necessidades).

As pessoas têm de ter a noção que o JNPC é um gangster competente, com rara capacidade organizativa e charme pessoal, não é fácil derrubar estes indivíduos. Acredito porém que só os cegos (pala além dos dependentes ou interessados) o defendam, o sistema está exposto, falta músculo à justiça e interesse aos agentes políticos para o derrubar – ou não tivesse sido homenageado na Assembleia da República pago com o nosso (suponho que vós que frequentam este espaço paguem os vosso impostos) dinheiro…

FRG

ps – agradeço desde já os fortes cumprimentos que receberei dos fanáticos do FCP, mas peço que não mimem a minha mãe com os comentários menores, ela não tem culpa da minha lucidez.

Anónimo disse...

Amigo LF,

os seus comentários aqui deixados mereciam ser postas.

Sobre o último:
Ontem recebi, pela mão de um amigo portista (sim, há muitos porreiros) a notícia do JN e fiquei estupefacto. "TAS iliba FC Porto"? O TAS estaria a sobrepôr-se à decisão do CD, confirmada pelo CJ? Caramba!

Mas depois lendo melhor o texto, vi que o título era enganador (para não dizer falso. Ou pago pelo PC e seus muchachos).

O FCP foi acusado, condenado e sentenciado pela prática de tentativa de corrupção. Recorreu e o CJ confirmou, mesmo à lei da bala. Acabou. São corruptos. Ninguém iliba nada. A justiça "máxima" desportiva já actuou.

Repita-se, que há quem ainda não entendeu: O FUTEBOL CLUBE DO PORTO E O SEU PRESIDENTE SÃO E SERÃO, AGORA E PARA SEMPRE, CORRUPTOS.

Ao amigo que pede apoio à equipa... lá estarei, sempre, no estádio. Mas ao mesmo tempo EXIJO justiça para todos os criminosos. Seja o gangue do Multibanco, o do carjacking, os da operação Furacão ou a MÁFIA da região do Porto: Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Fernando Gomes, clã Loureiro e outros.
Exijo isso - mais do que como adepto de futebol ou de um clube - como português.

1904 - Amaral disse...

vamos lá então citar jornais...


O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) pode ter violado o princípio da necessidade de análise e apreciação jurisdicional da prova ao considerar, no acórdão ontem tornado público, que as decisões da Comissão Disciplinar da Liga (CD)e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF “não demonstram suficientemente o envolvimento em actividades ilícitas” do FC Porto, no âmbito do processo Apito Final.

Não sendo o TAS um órgão de recurso das instâncias desportivas portuguesas, tinha duas hipóteses ao analisar este caso: ou aceitava as decisões da justiça desportiva e fazia o seu juízo em função do que foi decidido em definitivo na justiça desportiva portuguesa (o efeito desportivo da subtracção de pontos e de suspensão dos dirigentes e árbitros) ou punha em causa as decisões da justiça desportiva e fazia um juízo próprio. Ao optar por esta última forma, como aconteceu, teria de analisar todo o processo, ou seja, a prova produzida, a fundamentação dos órgãos da justiça desportiva, a justeza da decisão à luz do regulamento disciplinar português e, por fim, se não concordasse com a decisão, explicar porquê. Ora, o próprio TAS reconhece que não teve acesso à tradução dos acórdãos que penalizaram o FC Porto e Pinto da Costa, acrescentando que as decisões tomadas pelo CJ “não foram claras”. Para além do facto de ainda correrem processos nos tribunais admnistrativos das decisões tomadas. Providências cautelares que têm vindo a ser indeferidas...

Ao mesmo tempo, o TAS reconhece razão ao Benfica ao declarar que não se aplica o princípio da não retroactividade. Destruindo, neste ponto, a linha argumentativa do FC Porto, que alegava que o artigo 1.04 do Regulamento de Competições da UEFA – que levou, numa primeira instância, o Comité de Disciplina da UEFA a penalizar o FC Porto com a exclusão das competições europeias na época de 2008/2009 – não era aplicável. O processo estará longe de estar fechado e caberá à primeira instância disciplinar da UEFA voltar a pronunciar-se sobre os factos e esta decisão do TAS. Ou seja, o FC Porto ganhou mais uma batalha, mas esta guerra ainda não terminou...

in record

Anónimo disse...

FORZA NAPOLI

Anónimo disse...

Quero chamar a atenção de todos para o excelente artigo do Rui Cartaxana no Record.

FRG

Anónimo disse...

amaral, filho, agarra-te a essa esperança, se isso te dá pau.

Anónimo disse...

O Mourinho lá deveria ter as suas raões quando comparou o Porto a Palermo!

Unknown disse...

Defesa da lei? Lei fez o tas cumprir e por isso absolveu o fcp.. O mesmo que todos os tribunais civis

Unknown disse...

O fcp e e será para sempre corrupto? Que riso e q o castigo ja foi retirado. Segundo a justiça desportiva máxima? Essa e o tas, e o tas ilibou o, e disse que tem que ser a uefa a investigar, não ficar agarrada ha liga portuguesa.. Disse também que não esta convencido que o fcp tenha estado envolvido em qualquer ato ilícito. Mais a justiça máxima (tribunal) absolveu o pinto da costa das acusações e provou mentiras da carolina.. Como e corrupto se nunca foi condenado por nenhum Tribunal nem o tribunal do desporto? Quanto ao teu clube e o único que tem árbitros irradiados e assim rubou títulos ao fcp. E o vice do teu clube levou trinta mil de multa do Estoril gate.

Unknown disse...

Passaram estes anos todos e o fcp foi absolvido pelos tribunais, provaram ate que a carol mentia e i tribunal administrativo deu razão ao fcp e a liga removeu a condenação ao pc.. Onde param agora os comentários dos Azias vermelhos? '' acabou o fcp e corrupto para sempre tinha dito aqui um''Ahahah deve estar com um melao