AS CORES DE UM PAÍS (2)

Amanhã é dia de derby.
Só esta palavra é suficiente para pôr em sentido todos os amantes do desporto-rei, sobretudo quando está em causa aquele que é o mais tradicional confronto do futebol português.

Desde 1908 que os dois principais emblemas de Lisboa, e do país, alimentam uma rivalidade sem tréguas, e que mais do que meramente futebolística, tem sido de certo modo representativa da cara e da coroa da portugalidade, ou não fossem justamente as cores dos dois clubes a pintar a bandeira do país. Ao longo de mais de duzentos desafios, as paixões por leões e águias transformaram um relvado no epicentro da nação, mesmo em tempos em que esta tinha problemas bem mais graves com que se defrontar.

O Benfica ganhou mais vezes. Estou certo disso, mesmo sem as contar. Ganhou 7-2, ganhou 5-0, ganhou 6-3. Também perdeu 7-1. De tudo aconteceu nos derbys. Grandes golos, grandes casos, atribuição de títulos, à chuva, ao sol, de noite, de dia. Invasões de campo, expulsões, e até o drama de uma morte no estádio.

Cada derby deixa atrás de si um rasto de histórias para contar. Para além do que acontece dentro do campo, cada adepto fica sempre com episódios dos “seus” derbys guardados na memória. Recordei aqui, há já algum tempo, na rubrica respectiva, algumas das minhas melhores (e piores) recordações de Benficas-Sportingues e Sportingues-Benficas.
Permitam-me que hoje, porque me apetece fazê-lo, destaque um dos mais antigos de que me recordo, lembrando o que aqui escrevi sobre ele, e apresentando um vídeo do mesmo – mais uma excelente produção do Bakero .
Estávamos na temporada 78-79, e o Benfica ganhou por 5-0. Que seja inspirador.
“Em Novembro de 1978 teve lugar um dos derbys que recordo com mais entusiasmo. Numa bela tarde de domingo martinheiro, na presença do General Eanes – numa altura em que os políticos ainda olhavam o futebol de cima - o Benfica chegou ao intervalo a vencer por 5-0 (!). Conta-se que o presidente Ferreira Queimado terá, ao intervalo, oferecido um prémio suplementar por cada golo adicional. Mas os jogadores não corresponderam, o Sporting tentou dar alguma dignidade ao momento, e na segunda parte nada mais aconteceu. Apostara com o meu avô sportinguista – é verdade, tinha um avô adepto moderado dos leões -, suponho que vinte escudos, acerca do vencedor deste jogo. Ou seja, se o Benfica ganhasse eu ganhava vinte escudos, se perdesse a coisa era esquecida. Passei toda a primeira parte de volta dele, lembrando-o com um entusiasmo esfusiante, a cada golo, da tendência da aposta. Ele nem queria acreditar no que íamos ouvindo pelo rádio. Mais do que os vinte escudos, quase chorava a humilhação do seu clube perante o rival. À noite recordo-me de a RTP2 ter transmitido um resumo de vinte minutos dessa partida, o que à época era um luxo. Os comentários eram do improvável Joaquim Letria. Julgo ter sido o primeiro derby do qual vi imagens televisivas. Nené e Alves bisaram, Reinaldo marcou o outro golo.”

Benfica-Sporting, 5-0 - 1978-79
Retirado der MemoriaGloriosa

21 comentários:

Ricardo Campos disse...

é bem verdade estes dois clubes representam as cores da bandeira portuguesa.
o verde dos campos de portugal e o vermelho do sangue derramado...

Quando a bandeira Portuguesa era azul e branca , Portugal era uma Potencia Mundial, eramos srs de Portugal e dos algarves de aquem e de alem mar em Africa.
Agora, com as cores na bandeira dos clubes de lx, deixamos de ser a cauda da europa para passarmos a ser a cauda de Africa...

www.aguiamoribunda.blogspot.com

Anónimo disse...

irra que a estupidez prolifera...ate blog dedicado ja tem

saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

o balde de merda anonimo da luz ficou chateado jejejjejejje.

do benfica só mesmo pretos e merdosos.

BELÉM FOREVER!!

Anónimo disse...

Duarte Gomes o Benfiquista!!....

Na semana em que o Benfica foi brindado com claros benefícios da arbitragem, que se revelaram muito importantes na fabricação da sua primeira vitória da temporada, em Paços de Ferreira, por 4-3, eis que surge agora o benfiquista Duarte Gomes a apitar um jogo imprtante para as aspirações dos lampioes.
Há precisamente um ano, Duarte Gomes foi o árbitro responsável por ter assinalado um penálti a favor do Benfica, por indicação do árbitro assistente, que livrou a equipa de Luís Filipe Vieira de uma eliminação da Taça da Liga, logo no primeiro jogo. Foi num lance em que um defensor do Estrela da Amadora aliviou uma bola com a cabeça, já em tempo de descontos, tendo a equipa de arbitragem considerado que tinha sido com a mão..
Flagrante delito e uma corrupção vergonhosa aos olhos de todos os portugueses!

Corruptos e sem vergonha!

Anónimo disse...

e o gajo insiste...irra que estupido!

Anónimo disse...

o balde de merda anonimo deve achar-se com piada hehehehehhe palhacito mouro... deve ter sido sodomizado pelo eusebio ou pelo chalana e ficou a gostar , por isso é q ele é benfiquista.

p.s. obrigado por terem levado o ruben amorim

BELEM FOREVER

Ricardo Campos disse...

eu começo a achar que em Portugal não existem arbitros corruptos, mas sim arbitros burros!!!

ou seja os burros usam umas palas nos olhos, vulgarmente designados por oculos de penafiel, (terra do restaurante sapo) para olharem em frente apenas.
os arbitros tb usam oculos de penafiel apenas para verem as faltas dos outros clubes e não verem as sarrafadas dos jogadores benfiquistas.

pergunta:

acham normal o vieira ir ao balneario do arbitro mesmo estando castigado e não lhe ter acontecido nada?
acham normal a invasão de campo e nada acontece ao benfica a não ser uma multa irrisoria?

abraços

www.aguiamoribunda.blogspot.com

caro anonimo se não gosta de erva, coma feno....

Anónimo disse...

impressionante, eles multiplicam-se....irra!

Saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

podemos não ser o melhor clube do mundo , mas somos sem duvida o melhor clube de Portugal.

Anónimo disse...

Bem meu caro Aurélio além de ser portista também é retrógado e saudosista.Diga-me lá qual era a taxa de mortalidade,mortalidade infantil,ileteracia,e os direitos sociais e a liberdade nos tempos do Portugal monárquico?É verdade havia meia dúzia de parasitas (os nobres) que viviam á grande e não faziam nada e o resto(A grande maioria)?Como é que era?A fome e a miséria não existiam?Xiça era bem pior do que agora, apesar de e nisso concordar consigo estarmos na cauda da Europa(o Pinto da Costa até nem vai preso,logo é bem sintomático disso).Mas naquela altura também estávamos na cauda da Europa porque a nossa monarquia era sem sombra de dúvidas a mais atrasada da Europa.Não me admira pois que tratem os Benfiquistas por mouros,pelo que se nota ainda tem uma mentalidade bem medieval.


P.S.O Duarte Gomes até pode ser Benfiquista(não sei,dizem vocês,portanto até pode ser mentira) mas tb já nos prejudicou no passado.Quanto ao caso do Vieira recordo-lhe que o Pinto da Costa também esteve na tribuna do Estádio do Algarve lado-a-lado com o Filipe Soares Franco e o vice-presidente da FPF Amândio de Carvalho na final da Supertaça.Ora o Pinto da Costa tb se encontra castigado(2 anos), e tb não lhe aconteceu nada.Portanto vão pregar para outra freguesia porque moral é que coisa que vocês não tem.

Anónimo disse...

caro peter

aceito a sua observação sobre as estatisticas...

agora diga-me kal era a taxa de criminalidade?
de corrupção?
de terrorismo?
etc...

posso ter um pensamento retrogado, mas adoro a liberdade e quando o benfica ganhava alguma coisa em Portugal, as pessoas estavam amordaçadas pelo regime.

bem haja!

Aurelio Estroninho

Anónimo disse...

VAI MORRER LONGE LAMPIÃO!!!!!

VAIS APANHAR UMA CABEÇORRA QUE NO DIA SEGUINTE PARA SAIRES DE CASA VAIS ANDAR HORA E MEIA A BATER COM OS CORNOS NA PAREDE!!!!

Anónimo disse...

A criminalidade era elevada, a corrupção tb, terrorismo!? Isso nem é 1 problema português.Quanto ao Benfica só ganhava no tempo do fascismo, só te digo uma coisa filho, estuda e investiga com olhos de gente e não com duas palas á frente dos olhos que logo vês que o vermelho era coisa que metia medo ao Salazar, agora de parvo o ditador não era e como qq político gostava de colar-se áqueles que o povo adora.Faz só 1 exercício procura na lista de Presidentes dos 3 grandes quem é que pertenceu a Governos do Salazar ou á Acção Nacional que logo vês quem é que eram os fascistas.

Anónimo disse...

E nessa mesma lista procura quem é que pertencia a grupos da oposição,e que aliás até esteve preso no campo de concentração do tarrafal,depois diz-me de clube é que era.

Ricardo Campos disse...

caro peter:

1º graças a deus que não sou seu filho,
2º o clube do governo era o benfica
3º o clube da marinha era o belenenses
4º o clube da nobreza era sporting

o clube que juntamente com a sua cidade lutou contra o regime e contra ao poder instalado na capital sempre foi o Porto.

agora existem uns provincianos que foram apenas a lisboa ao zoo ver os irmãos do eusebio e esses sim julgam.se benfiquistas.

agora não atirem areia para os olhos, assim como o generalissimo franco protegia o real madrid, o salazar protegia o benfica, ou quer que lhe lembre a frase proferida por salazar para não deixar sair o eusebio para a juventus????

abraço e bom derby
vejam se não magoam ninguém

Ricardo Campos disse...

criminalidade elevada???
olhe que não....

Anónimo disse...

Caro Aurélio
1º Graças a deus que não sou seu pai(vá-de retro Satanás) e nem tenho qq grau de parentesco consigo.
2º Os clubes do Governo eram o Sporting e o F.C.Porto porque foram Presidentes e membros da direcção destes clubes que pertenciam á Acção Nacional e a Governos do seu Professor Salazar.
3ºO Benfica teve 1 Presidente comunista que esteve preso no Tarrafal, as figuras de maior destaque da oposição ao regime eram do Benfica e alguns pertenceram a secções do clube enquanto dirigentes e mesmo como praticantes.
4-O clube por quem o Salazar nutria simpatia era o Belenenses,pelas razões religiosas que se conhecem.
5-O Estádio da Luz foi inaugurado no dia 5 de Outubro já o das Antas foi no dia 26 de Maio.
6-Sobre o Franco Dí Stéfano disse:" O Generalíssimo não gostava de futebol e nem sequer gostava do Real Madrid,aparecia no Bernabéu em mera atitude oportunística, visto que nós ganhávamos.
7-Sim é verdade o Salazar disse que o eusébio é património nacional, mas isso ele diria ao Eusébio o mesmo se ele fosse jogador do Porto ou do Sporting,infelizmente para si ele era do Benfica,azar.Agora 2 anos depois disto o ditador deu o aval para o eusébio ir para o Inter e estava tudo tratado,só que devido ao mau desempenho da squadra azzurra no mundial de 66, a Federação Italiana proibiu a contração de jogadores estrangeiros no calcio.E lá o Eusébio teve que ficar,mais uma vez azar o seu.
8-A federação soviética de futebol convidou o Benfica para uma tourneé naquele país com 3 a 4 jogos com dividendos económicos importantes para o Benfica após este se ter tornado bi-campeão europeu,Salazar proibiu.


P.S.Meu caro Aurélio faça um favor a si mesmo, estude e investigue bem as coisas antes de escrever, senão não passa de mais 1 retrógado e ignorante adepto do fcp.Agora com as novas oportunidades á cursos nocturnos e tudo.

Anónimo disse...

Caro Peter:

As datas da inauguração dos estadios na minha opinião nada têm a ver com a protecção do governo...
todos sabemos que ainda hoje os clubes da capital têm uma protecção especial pela parte dos orgãos governativos de Portugal...
exemplo:
o novo estadio da luz foi construido nos terrenos de alargamento da segunda circular.
a nova urbanização do sporting estava sempre a ser embargada, o ze sá fernandes foi para a camara e aquilo foi logo aprovado.
O FC Porto teve de indemnizar a associação comercial portuense em um milhão de euros para puder fazer o estadio...
agora tb estão a fazer o dragãozinho nos terrenos que na minha opinião deveriam ser de alargamento da VCI, mas como foi o dr rui rio a mandar fazer ali, já ninguém diz que foi corrupção.

mas acho piada ao branqueamento que os benfiquistas fazem sobre a protecção do antigo regime...
meu caro , é um facto!!!
o benfica era o porta estandarte desportivo da epoca, as multidões seguiam o benfica para todo lado, o clube tinha de dar alegrias para o povo andar calmo e não levantar ondas...

e para deitar por terra a sua especulação de o porto ser protegido pelo governo:

sabem o que é que os Tripeiros fizeram , quando o Salazar queria colocar portagens na ponte da arrabida???

deitaram as casas da portagem rio abaixo... sempre fomos portugueses de luta e não portugueses do sistema.
bom fim de semana e bom derby pq o meu clube de bairro já ganhou

Aurelio Estorninho
www.aguiamoribunda.blogspot.com

Anónimo disse...

Desculpe que lhe diga mas maior oposição ao fascismo foi na área metropolitana de Lisboa,o Norte e nomeadamente o Porto sempre fiéis ao regime.Mas é engraçado em 48anos de ditadura na única luta que fizeram foi logo a partir coisas, ou seja já nessa altura eram caceteiros.Pagaram 1 milhão de euros a A.C.P, mas foi com o dinheiro que a Cãmara do Porto desviou para o fcp no tempo do engºNuno.Realmente os tripeiros foram uns grandes oposicionistas Ah Ah Ah Ah, as prisões de Caxias,Peniche e do Tarrafal estavam cheias deles,lol.Ò homem esteja sossegado e não me faça rir mais que eu já não posso ouvir tanta ignorância junta.

Anónimo disse...

O Sr. Aurelio fala com o brilhantismo de um presunto.

Anónimo disse...

sr rui:

sabe que com a 4ª classe as coisas tornam.se complicadas, tenho um blog e opino aqui na internet da mesma forma que o sr rui que deve ser letrado...

agora quanto ao brilhantismo do presunto... se for um presunto de um porco bisaro, olhe que se torna brilhante...

agora não tenham duvidas que a norte sempre se ergueram grandes barreiras de oposição ao antigo regime...
mesmo neste momento, se conseguissemos encontrar algum politico serio ele de lx não seria de certeza.

quando a dinheiros desviados, já se que são pessoas de estudos e com mais brilhantismo que um presunto, vejam a forma de como o benfica adquiriu os terrenos no seixal e vejam quem assinou os cheques á empresa Britalar de Braga, e já agora perguntem tb ao santana lopes de onde vieram os 12 milhões de euros para dividir pelos clubes da capital

bom derby

p.s. posso não ser letrado mas sou educado, coisa que o sr não é.

aurelio estorninho