27/11/07

MISSÕES DIFÍCEIS

Inicia-se hoje a penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os clubes portugueses terão de novo pela frente os cabeças-de-série dos respectivos grupos, ainda que as expectativas de cada um deles sejam bem distintas.
Com um jogo destes por diante, e sem sequer depender de si próprio, quase se pode dizer que o Sporting está com um pé e meio fora da liga milionária. Resta, objectivamente, a luta pela Uefa, que com um pouco de sorte até pode ficar já hoje definida – bastando para isso que o Dínamo de Kiev seja derrotado pela Roma, independentemente até do que aconteça em Old Trafford.
De qualquer modo, e como sonhar não paga impostos, ao Sporting é ainda lícito pensar em vencer hoje, esperar uma ajuda ucraniana (na perspectiva do 2º lugar invertem-se as opções), e adiar todas as decisões para a última ronda. Os Red Devils estão apurados, o que pode ser uma boa notícia, se bem que a Roma também possa vir a beneficiar desse facto dentro de quinze dias.
Equipas prováveis:
MANCHESTER UNITED – Kuszcak, Brown, Ferdinand, Vidic, Evra, O’Shea, Fletcher, Anderson, Ronaldo, Tevez e Nani.
SPORTING – Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov, Vukcevic e Liedson.
PROBABILIDADES (1X2) – 60% ; 30% ; 10%

Para o F.C.Porto, a deslocação a Anfield Road até pode ser encarada quase como uma espécie de jogo amigável. Os dragões estão praticamente apurados, e recebem o Besiktas na última ronda, não dependendo portanto deste jogo para nada. Caso consigam selar o apuramento em Inglaterra, decerto não desperdiçarão o ensejo. Mas não me parece que, em vésperas do importantíssimo jogo da Luz, desejem correr muitos riscos num combate frente a um adversário fortíssimo e a precisar dramaticamente dos pontos. Parece ser pois um jogo destinado ao Liverpool, com um Porto descomprimido a deixar a decisão para o Dragão.
Equipas prováveis:
LIVERPOOL – Reina, Finnan, Carragher, Hyypia, Arbeloa, X.Alonso, Mascherano, Gerrard, Riise, Torres e Kuyt.
F.C.PORTO – Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho Gonzalez, Tarik, Lisandro e Quaresma.
PROBABILIDADES (1X2) – 70 % ; 20% ; 10%

O que se diz para o F.C.Porto, pode ser válido também para o Benfica, mas em sentido inverso.
Ao passo que os nortenhos estão quase apurados, os encarnados só por milagre conseguirão chegar aos oitavos-de-final. Recebendo o todo poderoso campeão da Europa, três dias antes de, no mesmo local, se poderem posicionar muito bem na luta pelo título nacional, talvez não esteja no espírito de Camacho, conhecido pelo seu pragmatismo, apostar tudo num pouco provável brilharete na Champions, para o qual o seu plantel não dispõe - sejamos lúcidos - de base de sustentação.
É verdade que há um nome a defender, há um palmarés a recuperar, e defrontar o Milan é sempre um desafio. Mas creio que neste momento, dada a infeliz sobreposição de datas, dada a possibilidade que se abre de sucesso na principal frente interna, e sobretudo, dadas as indisfarçáveis fragilidades da equipa, e o seu extremamente complicado posicionamento classificativo nesta prova europeia, a prioridade parece clara.
Resta saber como o Milan, também ele com a sua situação praticamente definida – pode resolver o apuramento em casa com o Celtic – se vai apresentar na Luz. Ambrosini, Jankulovski e Inzaghi são baixas confirmadas, enquanto Seedorf está em dúvida. Haverá poupanças de esforços ? Irá fazer tudo para vencer ou, à italiana, pensar apenas num empate, reservando a festa para a última jornada ? Da prestação do Milan depende em larga medida aquilo que o Benfica pode ou não fazer.
Enfim, qualquer que seja o resultado, será sobretudo um jogo para jogadores e adeptos se divertirem, num grande palco e num grande ambiente. Qualquer resultado que não seja a vitória elimina o Benfica da Champions, mas um empate seria suficiente para sair de cabeça erguida, e deixar a hipótese Uefa em aberto para a Ucrânia.
Para mim pessoalmente será a hipótese de ver finalmente em acção este colosso do futebol europeu. Depois de Liverpool, Manchester, Arsenal, Chelsea, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Inter, Roma e Bayern, este era o clube que me faltava ver ao vivo. Será pois, aconteça o que acontecer, uma noite de festa, com Maldini, Kaká e companhia diante dos nossos olhos.
Equipas prováveis:
BENFICA – Quim, Luís Filipe, Luisão, David Luíz, Léo, Petit, Katsouranis, Maxi Pereira, Rui Costa, Rodriguez e Nuno Gomes.
A.C.MILAN – Dida, Oddo, Maldini, Nesta, Kaladze, Pirlo, Bonnera, Gattuso, Seedorf, Kaká e Gilardino.
PROBABILIDADES (1X2) – 20% ; 30% ; 50%

4 Comments:

Anonymous Brytto said...

Não achas que o calendário do nosso campeonato deveria levar em linha de conta as partici+ações europeias dos tr~es grandes e da seleção nacional, afim de evitar grandes jogos (os chamados clássicos) nessaa alturas. Repara que o prejuízo não é só desportivo mas também financeiro. Num espaço de 4 dias temos um Milão e um Porto na Luz, onde estão as condiço~es económicas dos adeptos para encher os dois jogos. quase de certeza que o jogo preterido vai ser o do Milão (se estiverem 45 mil já fico satisfeito). Não seria pois de elementar intelig~encia pelo menos pensar nisto?!!!!....

27.11.07  
Blogger LF said...

Concordo. Mas é um pouco difícil encontrar soluções.
A situação foi agravada pelo facto de o Milan participar no Mundial de clubes, e como tal a última jornada deste grupo ter sido antecipada uma semana. O Benfica apanhou por tabela, caso contrário não jogava na Ucrânia na terça feira, e podia jogar com o Porto no domingo, ou mesmo segunda-feira.

O Benfica podia ter tentado adiar o jogo com o Porto, mas certamente não ia ter qualquer colaboração ou boa vontade, pois eles não jogam na próxima semana.
Foram obrigados, pelos regulamentos, a aceitar antecipar o jogo para sábado. Senão teríamos de jogar no domingo, o que ainda era pior...

Segundo li hoje, estarão já vendidos 50 mil bilhetes para o Milan. Quanto ao jogo com o Porto não sei, mas acredito que encha totalmente.

Mas digo uma coisa: se tivesse de optar entre um e outro jogo, escolheria o Milan. Embora o facto de os cativos valerem, ser sábado, e ser princípio de mês, leve naturalmente mais gente ao jogo com o Porto.
Por acaso estou curioso para ver as assistências.

27.11.07  
Anonymous catn said...

LF

Penso, que a Champions este ano já era, e mesmo a UEFA dificilmente lá chegaremos

Espero que os jogadores do Benfica, joguem o jogo pelo jogo, sem lesões e com uma atitude de campeões, este jogo é importante para o prestigio do clube

Para mim, o Benfica tem 10% de possibilidades de seguir na Champions, é necessario ganhar ao AC Milan e ao Shaktar na casa deles, é muito complicado

Eu penso, que neste momento é mais importante ganhar ao fcp e lutar pelo titulo Nacional, para estarmos para o ano de novo na Champions, como campeões de Portugal, nós não temos equipa para jogar em tantas frentes, temos de ser realistas

28.11.07  
Blogger LF said...

De acordo.
A prioridade deve ser o jogo com o F.C.Porto.

Se estivéssemos a 10 pontos de distância no campeonato, e com mais 3 ou 4 na Champions, seria ao contrário.

28.11.07  

Enviar um comentário

<< Home