COERÊNCIA, POR FAVOR
Independentemente dos meus cinquenta votos irem para Rui Costa (está decidido), sempre manifestei aqui algum respeito por Noronha Lopes. E se não for o "Maestro" a ganhar as eleicções, entendo que o mal menor será mesmo o "Rei dos Hamburgers". Vieira é passado e ressentimento, Manteigas é populismo e vaidade, Mayer e Cristóvão não contam para o Totobola.
Por isso mesmo gostava de ver Noronha assumir que prescindiria do salário de presidente caso viesse a ser eleito.
Por isso mesmo gostava de ver Noronha assumir que prescindiria do salário de presidente caso viesse a ser eleito.
Não é obviamente um salário, por muito alto que seja, que irá comprometer a saúde financeira do clube. Mas há imagem e, sobretudo, princípios. Não é coerente afirmar que acumulou riqueza (ipsis verbis) para investir milhões do seu bolso, quer na campanha eleitoral, quer em "startups" de futuro duvidoso, e depois, ao contrário de Rui Costa, pretender receber um salário milionário, estabelecido por uma comissão de remunerações por si escolhida, no âmbito de uma alteração de estatutos que promoveu e votou.
Não tenho dúvidas que nenhum deles precisa do salário: um dispensa-o, outro não. É como os vice-presidentes da Assembleia da República: uns dispensam carro e motorista, outros não.
Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito. E quando a bota não bate com a perdigota, abre-se espaço a toda a especulação - que acredito poder ser injusta, mas que o próprio podia e devia ajudar a dissipar, coisa que até ao momento não me parece que tenha conseguido fazer.
Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito. E quando a bota não bate com a perdigota, abre-se espaço a toda a especulação - que acredito poder ser injusta, mas que o próprio podia e devia ajudar a dissipar, coisa que até ao momento não me parece que tenha conseguido fazer.
29 comentários:
Eu até concordo contigo! E digo-te mais, o JNL devia aproveitar esta oportunidade para ser presidente do Benfica não remunerado e ser indicado um profissional da gestão de futebol de topo remunerado para presidente da SAD. Contudo, essa tua posição é intelectualmente desonesta e contraditória, tendo em conta que o Rui Costa está no Benfica há 17 anos e durante 13 anos andou a receber acima dos 200.000 euros anuais, ou seja já recebeu o mesmo valor que parece serem as dividas da tal empresa do JNL! Na verdade quem conhece a situação sabe que o Rui Costa só manteve os fatos Armani e os carros desportivos à conta desse valor, enquanto até hoje o JNL recebeu zero e viveu do empreendorismo! Falaste alguma coisa sobre isso?
O mal menor é o JNL? E o bem maior é o banana?? És benfiquista? Não acredito , todos os antis apoiam o banana...acordem
Ó albertojoão,
No dia 25 vais assar na grelha como este já começou a assar... e com "banana" flambeada!
https://henricartoon.sapo.pt/vira-frango-3713869
Cmpts. Gloriosos, eh, eh, eh...
Relativamente à remuneração, eu (mais uma vez) respeitosamente discordo, caro LF.
Penso que é uma mudança necessária. O Universo Benfica atual - grande, complexo - exige, a meu ver, dirigentes 100% dedicados ao Clube. E, para isso acontecer, devem ser remunerados.
Entendo que haja o receio da perspetiva “interesseira” do cargo. Será, certamente, bem pago.
Vejo isso como “um mal necessário”. Porque a alternativa parece-me pior.
A experiência de Vieira leva-me a concluir isso. Nada recebia, no Benfica, mas usava o Benfica como alavanca para financiar os seus investimentos. E quantas decisões terá tomado, no Clube, com essa “limitação” sobre ele? E quantas vezes terá estado não dedicado ao Clube, porque a sua atividade fora do Benfica exigia isso?
Vieira diz que abdica da remuneração, se vencer. Nada me deixa mais desconfiado. Sabemos o estado em que ficaram as suas empresas.
Rui Costa também diz que abdica da remuneração. Ganhou muito enquanto jogador. E ganhou muito nos muitos anos em que foi membro, remunerado, da SAD. Fico feliz por ele.
Mas nada sei quanto aos outros membros dos Órgãos Sociais, acrescento. Duvido que todos abdicarão. Saberemos, talvez, quando soubermos quem compõe as suas listas.
Os novos estatutos asseguram a remuneração dos Órgãos Sociais. E bem. A comissão que decidirá a sua remuneração tem deveres de transparência. Se não gostarmos da sua atuação, teremos medidas suficientes para demonstrar, na prática, a nossa indignação.
Não vejo isto como um fator de instabilidade, mas sim como um promotor de exigência e rigor.
Alberto João,
Quando o teu candidato se sentar na cadeira de sonho, garanto-te que te vai oferecer um fato Hugo Boss e um Ferrari totalmente eléctrico só para te diferenciar do teu ódio de estimação. Depois, convida-te para comeres com ele uma bifana a meias, mais o Nuno Gomes e o Vítor Paneira. Paga o Lopes, podes ficar descansado.
De facto, este Alberto é do piorio que anda por aqui. A ladainha doentia é sempre a mesma, que leva a interrogar o que será desta alma se acaso o candidato dele não for eleito.Temo por ele.
Se o seu candidato de estimação perder, atira-se para as brasas e vira frango de churrasco.
Este Alberto João é um lagartunço empedernido. Cuidado com o bicho que ele percorre os blogues todos. Já é apelidado de "danger man do pijama às riscas verde e brancas".
A minha fé é que nem todos são burros como tu
Grande Alberto a pôr estes infiltrados todos na ordem,não ligue ao que lê, todos os antis apoiam o banana só os burros é que não vêm
O mal menor é o Rui Costa. Se ele não ganhar, para mim o mal menor passa a ser o Noronha. Não sou deslumbrado por nenhum dos candidatos.
Talvez não me tenha explicado bem, mas não quis opinar sobre a reumeração ou não remuneração em abstracto.
Apontei sim uma clara falta de coerência a quem ouvi dizer que tinha acumulado riqueza ao longo de 20 anos, e essa mesma pessoa não renunciar à remuneração - como outros candidatos.
Se, por absurdo, eu fosse para presidente do Benfica, precisaria do salário, pois não sou rico. Noronha, para umas coisas diz que acumulou riqueza, mas depois apresta-se a auferir um ordenado milionário pago pelo clube que diz amar tanto.
Foi ele que disse que era rico. Não eu.
Grande Alberto?!? Eh, eh, eh!
Aí está mais outro com as orelhas a crescerem desmesuradamente!
Saia um cacho de bananas para a tua mesa.
Alberto à presidência, já!
Como é que o homem é lagartunço se ele só diz o que qualquer pessoa com um neurónio funcional vê, lagartixa é você,não conheço nenhum anti que não queira que o banana ganhe
E verdade. Dizem as estatísticas que só há dois fulanos com um único neurónio. Tu e o Alberto João. Repito. Lagartunço.
Repitas o que repetires dia 25 vais levar um banho de realidade
P.S. mas que tristeza este benfiquismo que aqui vai,mas será que são todos burros? Têm uma oportunidade de outro para se livrarem do gajo que investe como nunca mas não sabe investir em plantéis o banana que apoia o projeto Proença mas não apoia o homem.... epá vai comer moscas
Rui Costa não serve para o Benfica enquanto presidente. Acredito que terá muitas outras qualidades mas enquanto presidente não. Toda a gente viu e foi tempo suficiente até onde o Benfica pode chegar com Rui Costa e Vieira e sinceramente o Benfica pode bem mais que isso.
A mudança é bem-vinda o Benfica já deveria ser um dos grandes europeus e não uma equipa que aparece de vez em quando e faz uma gracinha.
Acordem!!!!! Porque é que somos o Glorioso??!!!! Porque é que estamos no top 5 mundial dos clubes míticos??!!!!! Acham que foi com estes resultados dos ultimos 25 anos???
Isso não é o Benfica!!!!!! O benfica é poder,honra,raça,determinação.
Eu quero o Benfica de volta e não este benfiquinha..
É triste.
Triste ver pessoas honestas, sérias e respeitadas como João Noronha Lopes terem o seu nome atirado para a lama só porque querem servir o Sport Lisboa e Benfica com transparência, competência e amor ao clube.
Um homem com uma carreira sólida, reconhecimento internacional e uma reputação irrepreensível deveria ser motivo de orgulho, não alvo de ataques e campanhas de desinformação.
E é precisamente por isto que o futebol português continua podre:
porque quem está no poder não quer sair,
porque quem manda tem medo da mudança,
porque a verdade e a seriedade ainda assustam muita gente.
Enquanto assim for, nada muda.
E continuaremos a ver o nosso futebol — e o nosso país — refém dos mesmos interesses, das mesmas manobras e da mesma falta de coragem para fazer o que é certo.
...e eu queria que me saísse o Euromilhões...ora
Enfim, estamos no 10º lugar do ranking da UEFA, o que é espantoso para uma liga periférica como a portuguesa.
O Benfica pode ter os mitos todos, mas a liga portuguesa é miserável, e no contexto actual, se olharmos à capacidade financeira, ao contexto do mercado global, não passamos de um clube médio . Grande em Portugal, mas médio de Badajoz para lá. Quem não percebe isto, não percebe nada de futebol, e confunde tudo: desde logo o Benfica moderno e o futebol moderno, não percebendo que o primeiro não pode sair do segundo nem das suas amarras.
E essa mania das grandezas não nos ajuda nada a ganhar títulos. Vai sempre tender para infinito,, porque nunca na vida, pelo menos no meu tempo de vida (que se tiver saúde e sorte, ainda poderá ser de três ou quatro décadas), o Benfica, ou qualquer clube português, ou belga, ou checo, ou suíço, ou austríaco, ou dinamarquês, terá a mínima hipótese de fazer o que o Benfica fez em 1961 e 1962, noutro contexto, noutro mundo.
Aceitando os factos, talvez seja mais fácil perceber oo resto.
Recomendo a visualização do seguinte video: https://www.abola.pt/video/presidente-da-mag-de-noronha-lopes-defende-gestor-e-contra-ataca-2025101010053274249
Não vejo nenhuma campanha (embora, confesse, não ande muito pelas redes sociais). Vi foi uma notícia com factos não desmentidos, num canal que de imediato abriu a porta às justificações do visado - as quais, quanto a mim, não foram lá muito convincentes.
Ninguém pôs em causa a honestidade de Noronha Lopes. O que ficou em causa, isso sim, foi a sua tão propagandeada capacidade de gestão. E já agora, a capacidade de comunicação também não foi brilhante.
Andas distraído. Já o apelidaram do Rei dos Hamburgueres. Que só percebe de hamburguers, etc.
Porém, em 2013, foi galardoado com o prémio Best International Leader Award, que distingue o melhor líder português a nível internacional.
Para alguns Benfiquistas, é preferível um gestor que deixou falir o único restaurante que teve ou então alguém que faliu várias empresas que deixaram milhões de dividas.
Discordo mais uma vez! O futebol é uma indústria e, como tal, deve remunerar todos os profissionais de forma adequada.
Percebo o argumento do postadeiro, mas discordo. E não vejo que isso seja motivo de "post", mas é um direito que lhe assiste, obviamente.
Antes pagar bem ao presidente do que andar a pagar por baixo da mesa a Paulos Gonçalves, Gis(les), etc., etc., etc.
Disparate! O Ajax esteve prestes a fazê-lo recentemente. O Benfica podia tê-lo feito há um par de épocas. É difícil? Sim! Impossível? Não!
Bem LF quem não percebe nada de futebol es tu.Para quem está feliz com o desempenho do Benfica nestes ultimos anos contra um Porto falido e um Sporting ladrão e conseguir... Quantos campeonatos vencemos nestes ultimos 10 anos??
Ainda se o Porto tivesse planteis de anos anteriores com Hulk,falcão James etc... Mas se o Benfica está como está é por causa de pessoas que apoiam esta mediocridade por isso não é de admirar que o Benfica não vá mais longe.
A liga não tem nada a ver se é fraca o Benfica deve ser forte por ele próprio e o Benfica é fraco fora das 4 linhas e comido de cebolada devido a mansidão que se apoderou do clube. Por nossa liga ser fraca pela tua ideia então o Benfica não tem hipótese de ganhar nada lá fora? Nos primeiros meses do Schmidt, o Benfica mostrou aquilo que deveria ser (PSG derrotou-nos? nao,Juventus derrotou-nos? nao). O Benfica jogou nos olhos porque o schmidt entendeu como o Benfica deveria jogar. O Benfica tinha um meio campo forte com Florentino e Enzo. Não fomos mais longe porque o schmidt começou a perder o rumo.
Curiosamente quem poderia ocupar o lugar do Enzo depois da sua saída era o Aursnes e nunca ninguem (Schmidt,Lage ou Mourinho o puseram a jogar na sua posição de origem).
Não temos capacidade financeira? Isso é verdade e então?? Sendo assim por essa lógica o Benfica nos ultimos 30 anos mal teria ganho um jogo de champions porque ha muitas equipas com orçamentos superiores ao nosso Sendo assim então por essa lógica, o Benfica vence de goleada a nivel nacional e não é o caso.
Por isso de futebol antes de dizeres que não percebem nada es tu..Alias tu não percebes nem sabes o que é o Benfica. Para ti o Benfica é o de Vieira e da bananice Rui Costa que é comida de cebolada por todos os lados pelos dragartos.
Vencer a champions é mais possivel agora do que talvez há 25 anos tendo as condições que o benfica tem. Jogadores como Ronaldo,Raul Zidane,figo,Maldini ,Nedved , Delpiero etc.. que estavam espalhados em varias equipas e podemos voltar atrás no tempo de romario,baggio,Maradona.
Mas para ti está tudo bem. Graças a ti e ás pessoas que pensam como tu (Tu que percebes muito de futebol) que o Benfica tem ... Quantos campeonatos nestes ultimos 5 anos? 4? 3?
Ainda bem que percebes tanto de futebol contrariamente aos restantes. Se não fosses tu o Benfica apenas teria talvez um campeonato contra um porto falido e um sporting...
Exactamente: o Ajax esteve PRESTES a ir à final. Mas nem a final foi. Há vinte anos que nenhuma equipa fora dos "Big Five" vai sequer à final da Champions. E vai fazer quinze, neste fim de época, que nenhuma ganha a Liga Europa também.
Se me disserem que é possível, um dia, com muita sorte, com os astros todos alinhados, ir a uma meia-final, como foi o Ajax, talvez sim. Ser Campeão Europeu, esqueçam. Isso é tão impossível nos próximos vinte oou trinta anos como o Arouca ser campeão nacional.
Campeonatos nos últimos dez anos? Benfica 4, Sporting 3, Porto 3. Lamento se os factos não correspondem à narrativa. É a vida.
Claro que a Liga importa: em Inglaterra, quem sobe à Premier League, recebe logo o bónus, à cabeça, de mais de 100 milhões.
As ligas inglesa, espanhola, italiana, são transmitidas para todos os países do mundo. A portuguesa vale o mesmo que a belga ou a suíça - onde ninguém sabe quem é que vai à frente (eu, pelo menos, não sei).
O futebol é um negócio de muitos milhões. E tende a concentrar, cada vez mais, receitas estratosféricas em meia dúzia de clubes, nesses países. Daí as intenções da superliga.
O que o Benfica tem feito na Europa é notável, e tem batido muitas equipas com orçamentos bastante superiores. Mas ninguém quer saber disso. Olham para as duas Taças dos Campeões, e não percebem mais nada, nem o que se passou desde 1962 até hoje no mundo do futebol.
O Benfica é o maior e tem de golear toda a gente em Portugal e na Europa. Porquê? Porque sim, porque é o maior. E se não o faz a culpa é do treinador, do presidente, do tratador da relva.
Quanto ao resto, nem comento.
Em tese, concordo com isso tudo.
Mas se o homem diz que é rico para justificar umas coisas, também não deveria querer receber dinheiro do Benfica que tanto diz amar - quando outros candidatos, que nem sei se serão tão ricos como ele, prescindem desse salário.
O que está em causa não é o princípio (da remuneração). Sim a incoerência das afirmações do JNL.
A tua honestidade intelectual fica esclarecida com os números que usas, nos últimos 10 o Benfica ganhou 4, mas nos últimos 7 ganhou 1...e é evidente que a situação se deteriorou, com o Rui Costa no final do próximo mandato arriscaste a vir com - nos últimos 14 ganhou-se 5, mas nos últimos 11? 1...eu já nem penso em ganhar Ligas dos Campeões, mas ao menos não perder com o Qarabag em casa e ganhar mais que o Sporting e o Porto? Poder ser? É que o Sporting vai a caminho do tri...
Enviar um comentário