AFINAL GREGO É SIMPLES

Foi em grego que se escreveu a vitória do Benfica em Chaves. Dois grandes golos decidiram uma eliminatória em que a melhor equipa venceu com naturalidade.
Neste tipo de partidas há pouco a ganhar e muito a perder. As equipas menores fazem o jogo do ano, a equipa grande tenta cumprir o dever com o menor desgaste possível.  Ainda assim a exibição do Benfica deixou bons sinais quanto à condição física e psicológica dos jogadores depois da paragem.
Em Newcastle o jogo será com certeza diferente.  Embora o resultado possa (quem sabe?) repetir-se.
Individualmente o destaque vai, como é óbvio, para Pavlidis. Também para a boa exibição de Sudakov (que eu até pensava estar lesionado). E já agora para a estreia de mais um jovem: Ivan Lima.
Pela negativa tenho de falar de Samuel Soares. Gosto do miúdo,  adorava que tivesse uma carreira de sucesso, se possível na baliza do Benfica. Acontece que em grande parte dos jogos que lhe vi, notei imensas deficiências, que o bom jogo com os pés não pode iludir - até porque sou daqueles que acha que um guarda-redes tem de ser bom, em primeiro lugar, com as mãos. Espero estar errado,  e um dia poder engolir estas palavras,  mas por agora Samu não me parece guarda-redes redes para o Benfica. 
PS: Embora a ausência de VAR atenue desta vez a situação,  o Benfica entrou nesta Taça como saiu da anterior: a ser prejudicado pela arbitragem. Há um penálti claro sobre António Silva.

16 comentários:

Alberto João disse...

LF nós temos mesmo diferenças de fundo e insanáveis, conseguiste ficar satisfeito com o jogo? O resultado foi bom, claro, e é que importava mais, também a equipa teve poucos dias para preparar o jogo e o Chaves deu tudo o que tinha, mas caramba, jogamos muito pouco! Jogamos de igual para igual com o Chaves, isso é suficiente? Eu não consigo acreditar que vocês estão a ver o jogo e não estão a pensar como é que aqueles jogadores custaram 30 milhões, 20 milhões, 18 milhões, 15 milhões e não conseguem se superiorizar tecnicamente e fisicamente ao Chaves da 2ª B!!! Eu às vezes penso que fui parar a um universo alternativo onde o Benfica nunca foi enorme e, portanto, tudo se aceita...

Anónimo disse...

Genericamente concordo com o post, especialmente a parte do Samu. Tem físico, bom jogo de pés, transmite ser tranquilo, mas...é o que é.
Aliás, quanto a jogo de pés e saída às bolas aéreas, duas vertentes que apontavam a Vlachodimus como sofríveis, ainda estou para perceber no que é melhor Trubin. Nisso não é de certeza.

John Wayne disse...

Mourinho é um ateu da formação: não acredita na formação. Ah e tal, Rego jogou 45 minutos. UAU! São 11 + 4 do banco: Shell, IVA, Barreiro e Araújo.
Os mesmos 11 e os mesmos 4! Isto é paradisíaco! Além disso, Rego não joga ali, joga atrás do ponta de lança!
Que a divindade celestial ilumine a divindade sadina, caso contrário vai ser uma época penosa e arrastada.
Que o crente fique contente com e.ste desempenho é muito preocupante!

LF disse...

Eu estou a ver o jogo e espero que a equipa passe a eliminatória com o menor desgaste possível, pois na terça feira tem um adversário muitíssimo mais difícil.
E desde que me conheço, não me recordo de uma exibição excepcional em eliminatórias de Taça contra equipas de escalões inferiores, nem do Benfica, nem do Porto, nem do Sporting, nem do Real Madrid ou do City.
Só não quero é ser eliminado em casa pelo Gondomar. E isso não aconteceu num universo alternativo. Foi mesmo neste.

LF disse...

Até agora devo confessar que não vi nada de especial no Rego, nem no Prioste, nem nessa gente toda. Nem todos os anos surgem Joões Neves...

John Wayne disse...

Primeiro: o Rego está a jogar fora do lugar onde sempre atuou.
Segundo: o João Veloso fez bons minutos sempre que entrou.
Terceiro: do Presti, também não se tem visto muito. Porém, no é um dos craques do Mundial.
Quarto: o Neves só surgiu porque lhe deram tempo de jogo e ele aproveitou. Mas teve oportunidade a sério, não foi entrar a um minuto do fim.
O António só apareceu, porque um titular se lesionou, caso contrário ainda hoje andaria no banco.

Jorge Leitão disse...

A direção do Benfica vai falar sobre mais um penalti (sobre António Silva) não assinalado a favor, ou vai-se calar e falar apenas depois dos factos consumados?

Anónimo disse...

Penálti escandaloso mas ninguém falou. Irão falar quando tudo já estiver perdido com um pífio comunicado

Anti Amélias

Anónimo disse...

O rego não mostrou nada, o Prioste que nunca jogou tb não mostra nada, já o barreiro que é o suplente mais utilizado tem mostrado alguma coisa produtiva, golos, assistências, 1x1 ganhos?
Este sim é que com tanta utilização fica reduzido a produção de 3 golos ao Famalicão a quase 1 ano.

Anti Amélias

joão carlos disse...

isso de não jogar na sua melhor posição não é desculpa, quem tem qualidade demonstra.
o guedes quando subiu também não jogava na posição dele, o neves jogou a defesa direito, o ramos tambem não jogou na sua posição, o prestianni também não anda a jogar na suposta melhor posição nem agora no mundial etc etc.

o prestianni tem entrado muito bem, ao contrario de quando foi titular na sua posição que jogou zero e teve varias oportunidades, mas dar como argumento que esta a ser o melhor entre putos da sua idade quer dizer zero, o nelson oliveira também foi o melhor num mundial e depois foi o que se viu.

joão carlos disse...

ao contrario dos especialista da bola a serio que acham o samuel soares a quinta maravilha não o acho melhor que o trubin mas em abono do samuel também não é parado há mais de dois anos no banco que se evolui mas pelos vistos ninguém aprendeu com o erro cometido com o svilar, mas agora é que vai ser.

a facilidade com que dedic perde a noção da posição é impressionante, e continuo a achar que com o lukebakio a sua frente ele é anulado naquilo que de melhor tem, a parte ofensiva.

schjelderup continua a demonstrar ser uma nulidade, uma nulidade quando é titular, uma nulidade quando entra, ao menos o prestianni quando entra joga quase sempre bem.
e pelos vistos os especialista da bola a serio ainda não perceberam é que quando alguém diz que não temos extremos, não é em quantidade isso temos aos montes, é em qualidade porque em qualidade só temos mesmo um e depois o velho é que não prestava.

Nuno disse...

Fizemos o mais importante: passar a eliminatória, sem lesões.

Feliz por ver, finalmente, a dupla de centrais que gostaria de ver no Benfica. Fizeram um bom jogo.
Samu não tem minutos, mas não pode falhar aqueles lances. Tem 23 anos, vai dar um bom guarda redes e é um bom suplente para Trubin.

Rego não aproveitou. Também é muito jovem, mas não tem sido feliz. Não entendo porque ficou no plantel e saíram outros já muito melhor preparados… Tiago Gouveia, em particular.

Fico também com pena de darem tão poucos minutos para Ivan e Veloso. A entrar aos 88’, num jogo decidido… não estou a ver como podem mostrar algo.

Preparar bem o Newcastle. Temos de ganhar, para recuperar os pontos perdidos contra o Qarabag…

Anónimo disse...

mourinho e um espetaculo foi bom para lhe ver no BENFICA OUTRA VEZ E PERCEBE BEM DE BOLA ELOGIOU O SAMUEL DAHL RELAMENTE QUANDO O VI EMPRESTADO NO BENFICA BOM JOGADOR MUITO COMPETIIVO E DEFENDE O BENFICA MELHOR QUE MUITOS COMENTADORES DISSE LOGO QUE O BENFICA TINHA MENOS UMA TAÇA DE PORTUGAL UM ESPETACULO DOS MIND GAMES MAS O SERIO A BRINCAR E QUE E QUEM DIRIA MOURINHO OUTRA VEZ NO BENFICA DISSE LOGO QUE O BENFICA TINHA DE MOSTRA OS DENTES KKKKKKKKKK FALTAVA AGRESSIVIDADE E COMPETITIVIDADE A ESSA EQUIPA PERCEBE MUITO DE BOLA O MOURINHO E SABE VER LOGO UM BOM JOGADOR COMO O SAMUELO DHAL

John Wayne disse...

É só pedir ao Altíssimo que mantenha o Neves a defesa direito.
São Constantino soprou -me ao ouvido que Bernardo Silva também jogou a defesa esquerda e foi pelo que fez nessa posição que se destacou no mundo do futebol.
São Presti tem jogado, mas não a extremo, antes pelo interior.

Anónimo disse...

Quantos aqui neste blog e noutros diziam que o Samuel Soares devia ser titular do Benfica, o samu isto o samu aquilo, são os mesmos que apoiam o incompetente do banana os adeptos são o maior problema do Benfica... pobre Benfica

Benfiquista disse...

Pessoalmente, seria sempre o Samu a titular. Ontem não esteve tão bem nos cruzamentos, mas regra geral quando jogou esteve tranquilo e esse jogo de pés é importantíssimo no benfica, equipas atacantes por natureza precisam disso.
Ontem só não terminou 3 ou 4 a zero porque o árbitro enfim....há um penalti sobre o rego também, ainda que o do antonio seja o mais evidente.... E mais uma vez muita lenha distribuída aos nossos sem amarelos. É essa a diferença do ''jogar muito'' que muitos criticam sempre. A dualidade de critérios muda campeonatos, enquanto as pessoas não entenderem isso vão continuar sem entender o que é desporto simulado...