INEVITÁVEL

Imaginemos que Rui Costa resistia a tudo e todos, satisfazendo a franja mais jovem e radical dos adeptos, mas indo frontalmente contra a vontade do jogador, e contra todas as evidências, deitando pela janela 121 milhões de euros. E depois Enzo, contrariado, tornava-se um problema no balneário. Exigia 2 ou 3 ou 4 milhões por ter ficado, causando o desagrado de todos os outros jogadores. Lesionava-se e parava dois meses. O Benfica perdia o campeonato, e era eliminado pelo Brugges. No fim da época o argentino só valia 40M. E a SAD dava prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. O que se diria depois? Desde logo, o mundo inteiro ficaria intrigado com a recusa de tamanha fortuna por um jogador de futebol (que também não é Messi, nem Mbappé, e ainda por cima já demonstrou ter uma cabecinha bastante flutuante, e estar bastante mal acompanhado e aconselhado), num país periférico em que as equipas vivem e se financiam precisamente com estas situações. Mais tarde, os próprios adeptos voltar-se-iam contra o presidente.
Esta foi a quinta transferência mais cara da história do futebol. E a maior de sempre em Inglaterra. É disto que estamos a falar.
O futebol não é matemática. O dinheiro sim. E mesmo sem Enzo, o Benfica pode ser campeão (está bem lançado para tal, e creio que se ganhar os próximos 7 jogos, até receber o FC Porto, a coisa poderá ficar mais ou menos encaminhada), pode eliminar o Brugges e chegar pelo segundo ano consecutivo aos quartos-de-final da Champions (algo que não acontece desde a década de sessenta). Cava também um fosso financeiro ainda maior face aos rivais, que, se bem gerido, ajudará a três ou quarto temporadas de sucesso, a poder contratar mais Enzos, e Neres, e Aursnes, e Tengstedts, e Schjelderups. Apelativo?
Escrevi aqui que qualquer decisão teria o meu apoio: aqui está ele.
É um risco? Claro que sim. Mas recusar esta proposta seria igualmente um risco. No Verão irá saber-se em que medida.
É preciso que os adeptos se consciencializem de uma vez por todas que, quer queiram quer não, o futebol de hoje é um negócio (eu também não queria, mas é). E que a Benfica SAD é uma empresa. E que a liga portuguesa é uma m...., onde nenhum grande jogador quer estar. Quem perceba isto, entenderá melhor as razões desta venda, e por que motivo ela era inevitável.
PS: A única coisa que verdadeiramente critico nesta questão é não ter sido acautelado um substituto em tempo útil, embora ache que com Aursnes, João Mário, Chiquinho e João Neves (de quem estou a gostar cada vez mais), a posição não deixará de estar razoavelmente preenchida.
PS2: Pelo que é público, e não sei até que ponto é verdade, o comportamento do argentino face ao clube que o lançou e permitiu ir ao Mundial foi deplorável. Fiquemos pois com o guito, e levem lá o artista.

12 comentários:

João Figueiredo disse...

Ele bateu no símbolo, foi o suficiente para ser perdoado...Grimaldo fez o mesmo, está tudo bem.

Brytto disse...

É exactamente isso. Mas devo confessar, é uma venda que me deixa um nó na garganta: grande, grande jogador. Com ele o campeonato era mais fácil e até a cl era um sonho mais próximo…
O que me deixa perplexo é aquela coisa a que chamam FairPlay financeiro! Isso existe?

Anónimo disse...

O jogador foi um ingrato e um verdadeiro F da P . O Benfica quando o adquiriu até lhe fez a vontade de permanecer no River Plate a jogar sujeito a que se lesiona-se, sabendo-se de antemão que estaria provavlemente num Mundial a meio de uma época.
O atleta não teve qualquer respeito por qume lhe deu a mão para se projectar como ainda lhe fez as contades todas e mais algumas.

Perante atitude do mesmo a venda fosse em que moldes fosse pelo valor aunciado era inevitavel e a nível economico é um excelente negócio para o Benfica!

Quanto a colmatar a saída aí estou inteiramente de acordo para ter ambição (Champions) em todas as competições o Benfica devia ter contratado um médio centro, existem médios disponiveis a custo zero que com a assinatura deixa de ser a zero mas acho que para acautelar alguma lesão que possa surgir nem pelo esforço fisico que este esquema do Benfica exige aos atletas.

Sabendo nós todos que os adversarios do Benfica rasgam-se todos e vão para além do limite das suas forças, Paços Ferreira exemplo disso enquanto contra o outro candidato ao titulo nem competem se for preciso até jogam com suplentes.

Ass: Madskinn

Miguel disse...

"PS: A única coisa que verdadeiramente critico nesta questão é não ter sido acautelado um substituto em tempo útil, embora ache que com Aursnes, João Mário, Chiquinho e João Neves, a posição não deixará de estar razoavelmente preenchida."

Assim mesmo em postscriptum, para não se notar muito a borregada!

Mesmo que o Enzo não fosse vendido, era importante que o Benfica procurasse um reforço para a mesmo posição.

O Chiquinho pode ser bom jogador e um tipo porreiro, mas está a anos luz do Enzo em termos de qualidade.

Achar que Aursnes, João Mário, Chiquinho e o puto João Neves são opções fortes para atacar a segunda parte do campeonato + oitavos da champions + taça de Portugal é estar a confiar em mezinhas, velas e santinhos!

Bem sei que é com eles que o Benfica vai ter que enfrentar todos os adversários até ao final do campeonato, mas acho inacreditável não se ter acautelado a provável/espectável venda do argentino.

Erro crasso da direcção!

PS: Porque motivo se vai pagar intermediação do negócio, se o Benfica não estava interessado em vender?

Sócio SLB Nº 9583 disse...

Este post que se chama "Inevitável" é qualquer coisa de inacreditável, e se há benfiquistas que continuam a pensar como LF, então o Vieira já saiu do Benfica, mas o vieirismo continua lá dentro e também na cabeça destes mesmos benfiquistas.
Como pode ver pelo meu nº de sócio, eu não pertenço à tal "franja mais jovem e radical dos adeptos", e sim, Rui Costa para não mentir aos sócios e ao treinador deveria ter resistido a tudo e todos.
Tal e qual como Vieira (aparentemente) perpetuou no Benfica, continua a falácia da vontade do Jogador... pois bem, o jogador há 5 meses atrás assinou um contrato com o SLB por 5 anos. Não foi por 5 meses. Fica amuado, o problema é dele, que eu saiba ninguém lhe apontou uma arma para assinar o contrato que assinou com o Benfica. Além disso, essa tanga do "contrariado" já não devia ser usada por pessoas inteligentes pelo exemplo dum tal Ricardo Horta. O Braga não vendeu, alguém o vê contrariado? Pois...
Deitar pela janela 121 milhões? Então, mais vale deitar pela janela os títulos?!? Como todos sabemos, em Portugal, o Benfica para ganhar não basta ser melhor, tem que ser muito, mas mesmo muito melhor, para ganhar neste futebolzinho corrupto e complexado cheio de antis Benfica. Mas se o que preocupa os LF desta vida são os milhões, então estamos conversados...
Na Liga dos campeões nem falo (vou tentar vender o meu bilhete para o jogo com o Bruges), pois não passa duma competição deprimente para o Benfica e que só acentua a nossas pequenez. Mas caramba, são 121 milhões, certo?
"Mais tarde, os próprios adeptos voltar-se-iam contra o presidente." - não caro LF, para os adeptos que estão cansados desta politica desportiva que nos torna cada vez mais pequenos, que dá cabo das equipas ano após ano, que põe o aspeto financeiro à frente do desportivo, o presidente "morreu" ontem! E com ele, o mais certo é ter também "morrido" a época...
Quando não se quer vender não se dão milhões a intermediários.
E talvez agora alguns percebam o porquê de metade da equipa campeã europeia da Youth champions league está na porta de saída por não renovarem. Os jogadores já perceberam que no Benfica não se dá primazia aos títulos. Interessa é vender. A mentalidade da direção contagia os jovens talentos.
Agora temos um Chiquinho que passa de dispensável para útil, e agora titular indiscutível. Surreal...
Agora a posição do treinador: Roger Schmidt deu a cara (no SLB o amadorismo é tal que não temos ninguém que o faça) para falar do Enzo na primeira abordagem do Chelsea. E nessa altura, certamente enganado, criticou o clube inglês por estar a fazer a cabeça do jogador e depois querer andar a negociar a transferência. Schmidt sabe bem que quando não se quer vender, quem quiser comprar ou deposita na conta do SLB os 120 milhões (sem se negociar um euro que fosse), ou então nada feito. Pois agora o Roger Schmidt, quando vir que o Benfica pagou milhões a intermediários, deve corar de vergonha. E sinceramente não merecia isto... pelo menos que aguente até final da época e depois que vá para um clube onde o respeitem.

Mark Trencher disse...

Concordo em boa parte com o post, objectivamente este jackpot era irrecusável, mas que tenha sido mesmo um jackpot irrecusável e não um padrão como era há não muito tempo atrás, tempos esses em que o actual presidente do Benfica também fazia parte da estrutura e foi co-responsável pelo mercantilismo vigente no Benfica. Ficaremos atentos aos próximos tempos, porque se é para voltar aos tempos do outro senhor, então Rui Costa e o resto da sua equipa terão que sair o mais depressa quanto possível.

Mark Trencher disse...

Bom comentário, não subscrevo tudo como o meu comentário mais abaixo dá a entender, mas há que marcar a diferença. Que tenha sido uma vez sem exemplo.

joão carlos disse...

pelos visto só no nosso clube é que não se pode ter jogadores contrariado e que deixam de jogar nos outros clubes eles continuam a jogar o mesmo.

como disse o mal não esta na venda mas não se ter contratado outro medio defensivo.
isso e vamos ver se cumpriram o que prometeram com o que aceitavam como prazo de pagamento.

chiquinho é uma adaptação serve como recurso e só na posição mais adiantada.
o joão neves idem e já agora diga lá um jopgo em que ele tenha jogado a medio defensivo e tem gostado dele mas não a medio defensivo que nunca lá jogou.
o joão mario idem mas comparar o joão mario que joga no meio e quele que joga na ala é abismal e seria cria mudar e depois quem fazia o mesmo que o joão mario faz na ala quer dizer.

e já agora diga lá desse todos quem é que pode jogar no lugar do florentino.

Anónimo disse...

Tantos infiltrados aqui a espumar frustações! É só rir. O que custa a esta gente é que o Benfica dos últimos 10 anos tem ganho títulos, faz vendas milionárias e aposta na formação. Quando o Porto ganhava títulos e fazia vendas milionárias, mas não apostava na formação, era elogiadíssimo e dizia-se que o modelo deles é que era bom. O Sporting quando apostava na formação e vendia barato, dizia-se que o Benfica tinha que fazer o mesmo e era uma vergonha não ter jovens formados no clube. Tem sido interessantíssimo ver o Benfica a adquirir a cultura que era elogiada nos rivais e ver os infiltrados furiosos, sem argumentação válida, nem desculpas plausíveis. Tivemos mais uma aposta ganha: jogador barato potenciado, melhor jogador jovem do mundial, maior venda de sempre em Portugal (e maior compra de sempre em Inglaterra. Em Inglaterra! Vejam bem), tudo sem prejudicar o rendimento da equipa. Custa a engolir para os infiltrados, mas é esta a realidade.

Nos anos do tetra, era sempre a mesma conversa, os jogadores também eram potenciados, vendidos por milhões no fim da época e os infiltrados todos os anos faziam o funeral da equipa e depois... pimba, éramos campeões outra vez. Actualmente os records de vendas de jogadores em Portugal são nossos: as maiores vendas de sempre, o jogador português mais caro de sempre, o jogador da formação mais caro de sempre e temos vários entre as maiores transferências de sempre. Tudo isto enquanto a equipa se mantém competitiva. A prova é que na década passada fomos o clube português com mais campeonatos e títulos ganhos, apesar de não parecer, por causa do ruído dos infiltrados aziados.

O Porto quando ganhou campeonatos consecutivos e vendia jogadores, era considerado bom e era uma gestão exemplar, que os outros não conseguiam ter. Talvez o maior problema do Benfica sejam os infiltrados e os pacóvios que se dizem adeptos. Seria urgente banir essa corja e deixar só os benfiquistas a sério. O respeito que muitos apregoam que deve haver para com o Benfica, deve começar de dentro. O Benfica não se pode dar ao respeito se existe toda uma máquina de infiltrados que se fazem passar por adeptos, mas que se alimentam de dizer mal do clube e não toleram vitórias e sucessos. Volto a dizer, o caminho para o sucesso pleno do Benfica passa por perseguir e banir essa gente.

LF disse...

Concordo em absoluto.
Mas aqui os infiltrados são um ou dois. E toda a gente os identifica facilmente.
Há sítios onde o problema é bem mais grave. Veja-se o Geração Benfica e, sobretudo, o Serbenfiquista - que está quase submerso pela máquina de comunicação do FJ.Marques.
Mas, isso, enfim, vale o que vale. No Estádio não há facções, e o apoio é total (ao contrário do que se percebe, por exemplo, no Sporting).

Da Fonseca disse...

À 3 que não ganhas nada, com investimentos milionários e estás bem, o Porto com Zaidus e Manafas limpam 4 títulos está época, nos últimos 4 ganhou 3 ligas taças e supertaças e estão com raiva a espumar se?? Das duas uma, psicóloga invertida, ou o mundo ao contrário... Heheh. Brincalhão.

Da Fonseca disse...

Dás o título como adquirido??? Taça da liga out, é de Portugal logo out e Liga a ver vamos..