É DESTA, MIÚDOS!

Na próxima segunda-feira, dia 25 de Abril, o Benfica vai disputar pela quarta vez a final da UEFA Youth League, a verdadeira Liga dos Campeões do futebol formação. Só o Chelsea tem tantas finais, sendo que o Benfica ainda não logrou vencer nenhuma. O adversário será, ou o Atlético de Madrid ou o Red Bull Salzburg - que, diga-se, já venceu o Glorioso na final de 2017.
A Meia-Final foi com a Juventus, e a vitória apenas sorriu no desempate por grandes penalidades. Aos dez minutos o Benfica ganhava por 2-0, mas depois um árbitro holandês decidiu estragar o jogo com uma expulsão inacreditável do guarda-redes encarnado ainda na primeira parte. A equipa encarnada sofreu o empate, resistiu, e como Deus existe, repôs justiça na marca dos onze metros. Recordemos que nos Quartos-de-Final o Benfica vencera categoricamente o Sporting, em Alcochete, por 0-4. O FC Porto foi eliminado na fase de grupos.
Recuando no tempo, na primeira final que disputou, logo na primeira edição da prova, em 2014, uma equipa onde pontificavam Renato Sanches e Gonçalo Guedes, entre outros, perdeu 0-3 para o Barcelona de Adama Traoré e Munir El Haddadi.
A segunda final foi já mencionada de 2017, e aí jogaram Ruben Dias, Florentino, Gedson, Jota, Diogo Gonçalves e João Félix. O Benfica, que havia eliminado o Real Madrid (com um golo de João Félix de calcanhar) e era favorito, esteve a vencer até aos 70 minutos, sofrendo então uma dura reviravolta que deu o troféu à equipa austríaca.
A terceira final foi em 2020, a última antes da interrupção da competição devido à pandemia. Já orientada por Luís Castro, a equipa da Luz cedeu perante o Real Madrid por 2-3, com Tiago Dantas a falhar um penálti que daria o empate já não muito longe do fim. Dessa equipa faziam ainda parte Gonçalo Ramos, que marcou os dois golos, bem como Nuno Tavares, Paulo Bernardo, Morato e Henrique Araújo.
Agora o Benfica tem mais uma oportunidade, numa equipa com alguns valores interessantes (Diego Moreira, por exemplo), mas que me parece valer francamente mais pelo colectivo. O futuro dirá.
O FC Porto, disputando apenas uma final, conseguiu vencê-la, em 2019, numa equipa com Diogo Costa, Fábio Vieira, Vitinha, João Mário, Romário Baró e Fábio Silva.
Fica aqui o registo histórico do Benfica nesta competição, onde se tem salientado como uma das melhores escolas da Europa, infelizmente ainda sem tradução em títulos. Será desta?

Sem comentários: