O BENFICA DE ANTIGAMENTE
Vejo futebol desde 1976, e já me irrita um bocado a
conversa do Benfica “de antigamente”, aquele que era fantástico e agora morreu
às mãos da modernidade.
É um mito que vive do saudosismo de alguns e da ignorância de outros.
Criou-se a ideia de que todos os jogadores encarnados dos anos 70 e 80 eram grandes craques, que jogavam maravilhosamente, e encantavam um Estádio da Luz sempre a abarrotar de entusiasmo.
É tudo mentira.
Tivemos bons jogadores, como temos agora. Mas o estádio raramente enchia (excepto nos "clássicos" e nas fases adiantadas das competições europeias), e muitas das agora tão consensuais “lendas” eram na verdade jogadores de rendimento irregular, por vezes até profissionais desleixados quando comparados com o elevadíssimo grau de profissionalismo dos de hoje. Só que se mantinham anos a fio no Benfica - muitos porque não tinham para onde ir, pois os mercados de transferências nem existiam -, pouca gente via os jogos, que não passavam na TV, e pelos relatos radiofónicos tudo parecia fabuloso. E nas memórias difusas de juventude, ainda mais fabuloso parece.
Na verdade, muitos de nós temos é saudades de ser jovens. Eu também as tenho.
Quando jogámos com o Steaua de Bucareste, com 120 mil pessoas na Luz quatro horas antes do apito inicial, eu estava lá. Tinha 18 anos, tinha o cabelo todo, pesava menos 20 kgs e tinha energia para dar e vender. Se tenho saudades desse tempo? Obviamente tenho, e de tudo a ele associado. Mas quanto a futebol no sentido estrito, isso foi um jogo, entre mais quatro ou cinco excepções (Marselha, Anderlecht e alguns "clássicos") que ficaram na história , e na lenda, que não correspondiam de todo ao que se passava nos domingos comuns, e que hoje servem de termo de comparação injusto e desfasado com a realidade de cada semana – criteriosamente escrutinada em transmissões televisivas hd e análises subsequentes até enjoar.
É um mito que vive do saudosismo de alguns e da ignorância de outros.
Criou-se a ideia de que todos os jogadores encarnados dos anos 70 e 80 eram grandes craques, que jogavam maravilhosamente, e encantavam um Estádio da Luz sempre a abarrotar de entusiasmo.
É tudo mentira.
Tivemos bons jogadores, como temos agora. Mas o estádio raramente enchia (excepto nos "clássicos" e nas fases adiantadas das competições europeias), e muitas das agora tão consensuais “lendas” eram na verdade jogadores de rendimento irregular, por vezes até profissionais desleixados quando comparados com o elevadíssimo grau de profissionalismo dos de hoje. Só que se mantinham anos a fio no Benfica - muitos porque não tinham para onde ir, pois os mercados de transferências nem existiam -, pouca gente via os jogos, que não passavam na TV, e pelos relatos radiofónicos tudo parecia fabuloso. E nas memórias difusas de juventude, ainda mais fabuloso parece.
Na verdade, muitos de nós temos é saudades de ser jovens. Eu também as tenho.
Quando jogámos com o Steaua de Bucareste, com 120 mil pessoas na Luz quatro horas antes do apito inicial, eu estava lá. Tinha 18 anos, tinha o cabelo todo, pesava menos 20 kgs e tinha energia para dar e vender. Se tenho saudades desse tempo? Obviamente tenho, e de tudo a ele associado. Mas quanto a futebol no sentido estrito, isso foi um jogo, entre mais quatro ou cinco excepções (Marselha, Anderlecht e alguns "clássicos") que ficaram na história , e na lenda, que não correspondiam de todo ao que se passava nos domingos comuns, e que hoje servem de termo de comparação injusto e desfasado com a realidade de cada semana – criteriosamente escrutinada em transmissões televisivas hd e análises subsequentes até enjoar.
Aconselho todos a verem alguns jogos do Benfica na
RTP Memória. Ainda esta semana passou um Benfica-Farense, de 1996, com um
estádio completamente às moscas, e uma equipa descaracterizada e deprimente.
O antigo Estádio da Luz, quando foi demolido, era um elefante branco anacrónico, com muita história, mas já sem alma. Esta é a verdade.
O antigo Estádio da Luz, quando foi demolido, era um elefante branco anacrónico, com muita história, mas já sem alma. Esta é a verdade.
E as equipas do Benfica dos anos noventa, com uma ou
outra excepção (93, 94) eram uma treta, num clube amador e desorganizado - por
vezes mesmo caótico. E nos anos 80 teve dias, sendo que as provas europeias,
com outro formato e sem Lei-Bosman, eram muitíssimo mais facilitadas do que
hoje. Nos anos 70 e 60 ainda não havia Porto. E não esquecer que, antes de
Eusébio, o Sporting tinha mais campeonatos do que o Benfica, e depois de Eusébio é
o FC Porto que tem mais. Houve, portante, um período histórico diferenciado,
década de sessenta (sobretudo na primeira metade), em que o Benfica era um
grande europeu, tinha um super-jogador à escala mundial, e dominava
completamente no país. Foi um período de alguns anos. Desde há muito que o futebol se mercantilizou, e sendo Portugal um país
pobre no contexto europeu, esses tempos não são repetíveis.
Para além disso houve, claro, uma ou outra temporada
muito boa (73 ou 83, por exemplo), e é dessas que nos lembramos, pois só elas ficam na memória. Mas houve inúmeras crises, derrotas, fracassos, péssimas decisões de gestão e sempre muito amadorismo, que compreensivelmente
metemos na gaveta do esquecimento.
Assim,
o caso de Maxi Pereira parece-nos hoje muito diferente do de Artur Correia, Pizzi
parece-nos muito diferente de Diamantino, Ferro a anos-luz de Bastos Lopes,
Seferovic uma sombra de César Brito, e Vlachodimos um aprendiz de Bento. Ora
essa ideia não resiste aos factos. E já ninguém se lembra dos Garridos, dos
Hajrys, dos Mirandas, dos Tuebas, dos Padinhas, dos Tó Portelas, dos Ruis
Pedros, dos Nivaldos, dos Carlos Pereiras, dos Folhas, dos Paulos Campos, dos
Joeis, dos Vitais e dos Fonsecas, dos Rui Lopes, dos Cavungis, dos Pereirinhas,
dos Josés Domingos, dos Móias, dos Matines e dos Pedrotos. E omiti
propositadamente nomes dos anos noventa, pois aí o texto tornar-se-ia ilegível.
Deixemo-nos de fantasias. O Benfica de hoje, na
globalidade e enquanto clube no seu todo, é dos melhores de sempre. E tirando
o tempo de Eusébio - que não vivi - nenhum outro se lhe pode comparar. em rigor, em gestão, em profissionalismo, e em desempenho.
Exigência? Sim. Eu também acho que tínhamos obrigação de ganhar ao Moreirense.
Exigência? Sim. Eu também acho que tínhamos obrigação de ganhar ao Moreirense.
30 comentários:
És mesmo tonto. Como o alarve que escreve as newsletteres. Serás tu? O Benfica não foi fundado em 2003, nem em 1961. Foi em 1904. Este é dos piores Benfica. Só entre 1909/10 e 1919/20, em 11 épocas conquistou 8 títulos. Estás à rasca. Compra um cão.
Eu também sou desse Benfica de antigamente, e este poderia ser um texto de reflexão, mas passa por ser um hino coreano.
Comparar o incomparável, dá nisto - um futebol de tostões, um País sub-desenvolvido, uma organização incipiente, um amadorismo disfarçado de profissionalismo, no meio uma época negra de ódio, corrupção e malfeitorias, a comparar com o que se passa hoje não faz qualquer sentido.
Parece aquela comparação do Eusebio com o Ronaldo.
Não é preciso exagerar.
Artigo ridículo. As voltas que dás para defender o absurdo que Vieira está a fazer ao Benfica.
A antiga Catedral era um elefante branco anacrónico? Era sim uma maravilha de mística, magia, só não entende isto quem acha que futebol é estar de cu alapado a comer pipocas e sem puxar pela equipa. A Luz foi demolida sem nexo, o Real e o Barça não derrubaram os seus estádios, podias ter modernizado sem destruir, mas não interessava ao lobby do betão.
E quando tentas dizer que este Benfica é bom porque o dos anos 90 eram uma miseria, eh pá, poupa-nos, é a velha cassete do "ou é o LFV ou volta o Vale e Azevedo", é a mesma ladaínha.
Gosto muito de vários posts daqui mas no que toca a Vieira deixaste-te comer e bem pela propaganda.
E quando chegas ao ponto de dizer que o Benfica nos anos 70 só ganhava porque não havia Porto, é pá, de caminho o Eusebio era um cepo e só ganhávamos porque o Pinto da Bufa ainda não existia, chegas a isto para defender Vieira? Eu nem sei que dizer disto!
Este Benfica não tem alma, nem mística, não quer ganhar nem vencer, estamos a apequenarmo-nos e não é com essa atitude de negação que lá vamos. Mesmo nos miseráveis anos 90 nenhum presidente teria a vergonha de desistir das competições europeias como fazemos, só porque agora no Benfica "moderno" que defendes, a Europa só serve para amealhar 40 milhões do Red Pass de turistas da selfie e rodar os meninos do Seixal para sermos gozados com derrotas atrás de derrotas.
Tenho sim saudades. Saudades de um Benfica com alma e que tinha a Europa como meta maior, onde todos os tubarões vinham à Luz cagados de medo. Tenho saudades de um Benfica que sempre queria ganhar, queria ser maior e não de um que quer ser um Olympiakos. Saudades de um Benfica democrático onde os adeptos são o clube e não desta vergonha de uma Luz "moderna" sem chama, onde se assobiam os jogadores e onde quem quer apoiar o clube é criticado e impedido porque o teu presidente encheu o estádio de turistas do Red Pass que só vêem para assobiar e comer pipocas, mas desde que paguem os balúrdios que ele quer, no problem.
Saudades de um Benfica onde a mera sugestão de mudar o gloriosa símbolo era motivo para alguém pedir a demissão.
Saudades de um Benfica à Benfica, saudades do SPORT LISBOA E BENFICA, não desta pasmaceira de marketing, sem chama em que se tornou.
Mete na cabeça que o futebol é paixão, é amor e quem nem todos se resignaram como tu a estas tendências negativas que vão matar o futebol.
Tu e outros só vão acordar quando o Benfica nem ganhar a liga de portugal e com isso destapar aquilo que só não vê quem não quer.
Eu sou do tempo do vosso falecido pai que quero dizer com isto que somos do tempo do Eusébio Costa Pereira José Augusto Simões José Aguas Mário Coluna Cavem Germano José Torres e outros que agora não me recordo e um presidente como Borges Coutinho que metia uma dúzia de vieiras no bolso,aquele Benfica era uma loucura ombreava com os melhores dos melhores a velhinha catedral metia la 80 mil pessoas em noites europeias,este Benfica de hoje comparado com os que conheci nao passa de um benfiquinha,mas pronto o amor por ele é igual,ainda na gala Cosme Damiao passaram Vítor Martins este talvez do teu tempo uma lagrimazinha me soltou do olho com saudades que Benfica eram esses comparado com o Benfica de agora hoje não me divirto com o Benfica sofro sofro sofro porque joga sempre mal.
Não exageremos. O Benfica nasceu em 1904 e nestes 116 anos já teve equipas muito mas muito melhores do que as que teve agora. Os tempos são outros e, sim, a culpa do "futebol moderno" não é do Vieira. A falta de competitividade do Benfica na Europa deve-se a um fenómeno mundial, lei Bosman e enriquecimento dos clubes que disputam as ligas com mais audiência. Daí a dizer que este é um dos melhores Benficas de sempre vai uma grande diferença. Só alguém que põe Vieira à frente do clube tem dificuldade em afirmá-lo. Espero bem que não seja o caso, mas parece.
Este Benfica é bem melhor que os das décadas de 90 e 2000, agora daí para trás é muito pouco sensato achar o mesmo.
sim estamos melhor sem duvida porque os tempos evoluíram e somos um clube mais profissional do que éramos anteriormente mas os outros também evoluíram.
essa avaliação do que ´clube é só pode ser feita daqui a uns anos com o devido distanciamento.
como disse noutro comentários se analisarmos os últimos 6/7 se calhar a sua afirmação até é capaz de estar correcta, mas se analisarmos os últimos três anos a sua afirmação não poderia estar mais longe da verdade.
mas também existe o mito de que só agora é que existem os "exigentes" e que só agora é que se apupa as equipas, e os jogadores, é que existem mitos para todos os gostos e tendências.
Joca Vilar,
Até 1960 o Sporting tinha mais títulos que o Benfica.
É claro que foi fundado em 1904 e teve grandes vitórias ao longo da história. Mas verdadeiro domínio foi entre 1960 e 1977, mais ou menos a carreira de Eusébio - que no futebol de hoje, obviamente, não estaria mais do que 6 meses no Benfica.
Chakralndigo,
O que pretendia era isso mesmo: reflexão.
É claro que os tempos são difíceis de comparar, mas por isso mesmo deixemo-nos de saudosismos como se antigamente tudo fosse maravilhoso. Não era assim.
1904_1904 lálálá,
Reafirmo que o antigo estádio, na altura em que foi demolido, era um mamarracho.
Teve uma grande história, mas ao ser aumentado para 120 mil lugares (à custa da equipa de futebol, ai que fosse hoje...), não se previu o futuro do futebol televisivo, e cinco ou seis anos depois estava às moscas dado o desconforto, a chuva, as casas de banho imundas, e tudo aquilo que os adeptos não estavam mais dispostos a suportar podendo ficar na sala de pantufas.
Foi uma péssima opção que hoje não é escrutinada, sendo Fernando Martins considerado um grande presidente.
Tal como Borges Coutinho que nunca foi a uma final europeia, e só duas vezes passou dos oitavos.
Não lhes retiro méritos, mas há que ser rigorosos. Se Vieira comete erros, que dizer dos outros?
Tubarões virem à Luz cagados de medo? Eu nunca vi. Talvez só na década de sessenta.
Eu não defendo o futebol moderno. Apenas constato que ele existe, está para ficar, e entendo que o Benfica se tenha de enquadre nele, não havendo alternativa.
Frank,
Antes de mais, o Borges Coutinho não é contemporâneo de vários jogadores de que falas.
Depois, o Taarabt era melhor que o Vítor Martins. o Vlachodimos é melhor que o Costa Pereira. E o Rafa é muito melhor que o Cavem.
É preciso pormos as coisas no sítio.
Lá por terem jogado décadas no clube, e se tornarem nomes míticos na nossa memória, não confundamos tudo.
Esses 80 mil contra colossos europeus aconteciam de vez em quando. A realidade semanal era de menos gente no estádio do que há hoje (em que tempos média superior a 50 mil).
Mas saudade cada um toma a que quer. Eu na minha infância via jogadores vulgares como deuses, desde que vestissem a camisola do Benfica.
Agora que até conheço alguns pessoalmente relativizo as coisas.
Anónimo,
Concordo em parte com o comentário.
mas quando disse que era dos melhores de sempre falava do clube no seu todo - vertente institucional, comercial, eclética, comunicacional etc.
Claro que quanto ao onze-base houve bem melhores. Até nesta década.
João Carlos,
Concordo.
Como disse atrás, falava do clube no seu todo.
Quanto aos "exigentes", há quem os gabe, quem defenda o assobio, mas ao mesmo tempo louve os velhos tempos em que o estádio era alegadamente um inferno.
Enfim, como noutras questões do nosso tempo, fala-se demais e pensa-se de menos.
Homem, assume lá que gostas mais de Vieira do que do Benfica. Respeitaria-te muito mais.
Se estiveste no Benfica-Steaua e escreves o que escreves só pode ser esse o caso.
Não há comparação entre a imponência do antigo Estádio e do actual.
E o Benfica antes tinha como principal objectivo vencer dentro do campo, fosse o campo de futebol, de basket, de hóquei. Hoje o objectivo é vender jogadores, foi o CFO que o disse ontem, ou quarta......
Mas é como digo, quando Vieira sair, e está para breve, todos os que o veneram vão negá-lo e dizer que nunca o apoiaram.
Gus,
A Benfica SAD é uma empresa. Antes não havia SAD's e o futebol não era mercantilizado como hoje. Para o Benfica e para todos os clubes.
Quanto a gostar mais do Vieira do que do Benfica, creio que nem valeria a pena comentar.
Não há no mundo ninguém mais benfiquista do que eu. Quando muito admito que haja igual.
Por isso mesmo não aceito aventuras no clube, e jamais o quererei ver transformado num Sporting, dirigido a partir das bancadas, onde ninguém se entende, e onde os presidentes e treinadores vão caindo ao sabor das circunstâncias.
O Benfica é um clube democrático, e até é saudável que haja alternativas ao poder actual. Mas, no momento próprio, em acto eleitorial, e com um programa equilibrado e realista.
Andarmos por aí a dizer mal de tudo, não interessa a ninguém. Apenas aos rivais.
Eu não digo mal de tudo.
Já escrevi várias vezes e em diferentes sitios que Vieira tem o seu mérito no passado. Recuperação económico-financeira, profissionalização do Clube, criação de infraestruturas de topo. Ninguém lhe tira o mérito desse trabalho.
Mas o objectivo do Benfica são as vitórias e os titulos e não é feito tudo para termos isso. Disto eu tenho a certeza absoluta, por isso escrevo contra a actual direcção. Não ando a mandar umas bocas para o ar só porque sim. Felizmente não sou um frustrado, mas sou doente pelo Benfica e quero o melhor para o Clube. E tenho a certeza que o melhor para o Benfica não é nem será com este presidente. Porque não sabe mais. Nem vou pela via do não pode ou não quer.
pqp, tanto disparate junto...eu vi as equipas dos anos 60,70 e 80 e tenho de levar com um puto ranhoso a dizer que o Benfica nasceu em 1976 ou coisa que valhe...pqp
Como em tudo na vida, há uma tendência para recordar só o positivo das experiências passadas. Todos têm tendência a olhar para os tempos da escola secundária e da faculdade como "bons tempos", recordando apenas o que foi bom e esquecendo o mau. Com o Benfica sucede o mesmo. Olha-se para as décadas de 60, 70 e 80 como tempos gloriosos, mas a mentalidade da altura também era criticar e dizer que a equipa não jogava nada. É fácil dizer agora que naquele tempo é que era bom, mas tendemos a esquecer a parte menos boa ou por desconhecimento ou por romantismo.
Não vivi o Benfica dos anos 80, mas vivi em pleno a última década, em que o Benfica dominou em Portugal. Não tenho dúvidas que daqui a 10 ou 20 anos, a década 2010-2019, em especial os anos de 2014-2019, vão ser vistos como uma era gloriosa do Benfica e que nesse tempo é que era bom. Mas aí, espero que haja pessoas com bom senso para dizerem que não foi bem assim e que apesar do domínio, todos os anos se criticava a gestão da equipa, o treinador e a direcção. Todos os anos se dizia que não íamos ser campeões. Todos os anos se ouviam críticas e pessoas a desdizerem-se só para poderem criticar. Não duvidem que nos anos 60, 70 e 80 era igual.
Tenho mais ou menos a mesma idade que o autor do texto. Tenho, portanto, basicamente, a mesmas memórias e até posso concordar com muito do que está escrito.
Agora, façamos o seguinte exercício: imaginemos que o Benfica foi realmente fundado em 2003 pelo Rei Sol (eu sei que esta expressão já é reveladora da minha "paixão" pelo presidente do clube...) e imaginemos até que esta enorme transformação não ocorreu também em todo o futebol mundial e clubes em geral... ainda assim LFV está há quase 20 anos à frente da gestão da SAD (17 enquanto presidente do clube) e mesmo no seu reinado o Benfica já teve equipas muito mais fortes do que a actual, com muitos melhores jogadores e bem mais competitivas mesmo a nível europeu. E quando temos os adversários no estado em que estão, é muito pouco compreensível que, olhando para o caso do Porto e mesmo do Braga, se vejam planteis bastante mais equilibrados e construídos com bem mais critério.
Como já afirmei muitas vezes, pode não ser realista exigir que o Benfica ganhe a Liga dos Campeões - eu não espero isso e obviamente não o vejo como algo realista - mas exige-se, no mínimo, que o Benfica entre em todos os jogos, em especial em casa, com uma atitude competitiva, tentando ganhar e não, como se viu este ano, metendo segundas linhas que, nalguns casos, nunca tinham vestido antes, um minuto sequer, a camisola da equipa principal do clube.
"Até 1960 o Sporting tinha mais títulos que o Benfica."
LF, errado, em 1960, o Benfica tinha conquistado 10 campeonatos, e o Sporting os mesmos 10 campeonatos, o Porto 5, e o Belém um campeonato.
Década de 30 (só se disputaram 6 campeonatos):
Benfica 3, Porto 3.
Década de 40:
Sporting 5, Benfica 4, Belém 1.
Década de 50:
Sporting 5, Benfica 3, Porto 2.
A década de 50, termina justamente na temporada 1959/60, nessa temporada o Benfica de Guttmann foi Campeão, isto é, em 1960, Benfica e Sporting tinham ambos conquistado 10 campeonatos. Eusébio chega a Lisboa em dezembro de 1960, e a partir daí, o Benfica dispara, internamente, mas também em termos Europeus.
O problema é a dificuldade dos sócios e adeptos do glorioso se adaptarem à realidade atual: o Benfica é um ex-grande do futebol europeu. Comparamo-nos com os clubes do países mais ricos da Europa e depois exigimos que se bata com eles de igual para igual quando há uma diferença abissal... que bom era noutros sectores do país a exigência fosse tão alta, seríamos certamente um país melhor. Veja-se este ano na CL, dos 4, éramos o terceiro em orçamento, e toda a gente achava que tínhamos a obrigação de passar!!!!
Quanto às comparações intergeracionais . Acho sempre um tema difícil, quando era mais novo disse para mim mesmo que iria tentar ceder à tentação de dizer que no “meu tempo é que era bom” quando fosse mais velho, era simplesmente, diferente. As circunstâncias são outras e os protagonistas também. Sempre houve e haverá épocas mais interessantes do que outras, nos idos anos 90 (meados) até à primeira década deste século, fruto do desgoverno financeiro alimentado pelo corrupção tripeira, tivemos dos piores planteis de que me lembre. isto deve ser consensual, penso eu. Preocupa-me a transmissão de poder no Benfica, os adeptos são muito sensíveis à emoção, basta um ano mau, um vendedor de ilusões, e é ver o nosso clube nas mãos de um populista com as consequências que se adivinham. Para mim, LFV faria mais um mandato, sinalizava que era o último, e era esperar que alguém com credibilidade se apresentasse, é este o meu desejo... também não quero que LFV se eternize no poder apesar da apreciação altamente positiva que faço do seu consulado.
Gus,
O melhor para o Benfica tem sido com este presidente.
Cometeu erros, é certo. Mas tem feito muito para ganhar, e temos ganho muito mais do que nas décadas anteriores.
No futuro logo se verá.
Bola7,
Se a do puto era para mim, pois infelizmente já não sou puto.
Anónimo,
Certo.
Considerei até 1959. É um preciosismo, que não creio afecte a ideia geral da afirmação.
Brytto,
Fantástico comentário.
Assino por baixo, e complementa de forma inteligente e sábia a minha análise.
E também eu tenho a mesma preocupação. Até porque não vejo ninguém com condições para assumir a presidência num futuro próximo, e o Vieira já passou os 70.
Muitos benfiquistas não perceberam que o futebol é que mudou, e que o Benfica tem de se contextualizar no novo tempo.
O exemplo que dás do grupo da champions é particularmente perspicaz.
É claro que as comparações com outros tempos valem o que valem, porventura pouco. Mas também não podem alimentar mitos irrealistas. E muitos dos que falam do Benfica antigo nem sequer o viveram, e pensam que era tudo maravilhoso.
Houve coisas maravilhosas (ou não seríamos benfiquistas), mas não era o paraíso que alguns invocam.
Talvez apenas na década de sessenta, mas essa foi uma época singular, e não representativa de 116 anos de história.
LF
eu não sou saudosista, eu tenho é saudades de muitas coisas que me fazem ter saudades.
ahahahahahahahaha
O Benfica sempre foi grande, e na década de 60 foi enorme, uma equipa lendária, num Pais pobre e obscuro, guiado por um génio do futebol, que foi, e provavelmente será para sempre, o único futebolista português a ganhar uma Bola de Ouro a jogar num clube português.
Obviamente que no Benfica, mesmo com grandes equiopas e ogadores, sempre houve coidas boas e más, como acontece hoje.
Eu não sou fá. do nosso presidente, mas não sou anti-Vieira.
Existem muitas coisas da sua história pessoal que provocam o meu afastamento, mas o que eu quero é que o Benfica ganhe, e que a direcção e o presidente tudo façam para honrar e engrandecer a nossa história.
Há de chegar o tempo de fazer balanços, mas um clube como o nosso, não pode estar quase 2 décadas sem uma alternativa séria e consistente, que provoque nos sócios uma vontade de discutir rumos diversos.
Só assim é que as grandes organizações evoluem. Com espírito critico e escrutínio activo.
Fico seriamente preocupado, que um sócio do nosso clube, que tem mais de 200.000 sócios, tenha a ideia que não há, ou não está a ver que possam haver alternativas ao presidente.
Isso é desprestigiante para o nosso clube.
Viva o Benfica.
Boas caro LF, até percebo a mensagem, mas o Benfica actual é uma coisa totalmente calculista, totalmente virada para o negócio em que se se provar que é mais rentável perder-se um Campeonato tudo se fará para que tal aconteça, prefiro mil milhões de vezes os Benfica naïfs da minha infância, adolescência e juventude nos anos 80 e 90. Ao menos esses Benficas algo rudimentares eram verdadeiros e genuínos, o de hoje é uma coisa muito mais plástica e sem identidade.
Good news this is to everyone out there with different health challenges, as I know there are still a lot of people suffering from different health issues and are therefore looking for solutions. I bring you Good news. There is a man called Dr Emmanuel a herbal practitioner who helped cure me from HSV (2), i had suffered from this diseases for the past 5 years and i have spent so much money trying to survive from it. I got my healing by taking the herbal medicine Dr Emmanuel sent to me to drink for about 14 days . 3 days after completion of the dosage, I went for a medical checkup and I was tested free from HSV. all thanks to God for leading me to Dr Emmanuel who was able to cure me completely from this deadly diseases, I’m sharing this so that other people can know of this great healer called Dr Emmanuel because I got to know him through elizabeth who he cured from HIV. I was made to understand that he can cure several other deadly diseases and infections. Don’t die in ignorance or silent and don’t let that illness take your life. Contact Dr Emmanuel through his email traditionalherbalhealingcentre@gmail.com You can also whatsapp/call him on:+2348140033827 .He cure all forms of disease {1}HIV/AIDS {2}DIABETES {3}EPILEPSY {4} BLOOD CANCER {5} HPV {6} BRAIN TUMOR {7} HEPATITIS {8}COPD{9} SICKLE AND ANAEMIA.etc Be kind enough to share as you received.
Enviar um comentário