DESCIDA A TERRA

Se houvesse uma aula para explicar detalhadamente, uma por uma, todas as fragilidades da equipa do Benfica, este clássico poderia ser suficiente.
Conceição conseguiu, por um lado, manietar os movimentos interiores de Rafa e Pizzi, por outro, pressionar e empurrar Samaris e Florentino para trás, isolalando totalmente os dois pontas de lança e entregando-os docemente à marcação dos centrais, destapando assim um enorme buraco na zona de construção - onde não havia, nem há, um Jonas ou um Félix.
Assim, o Benfica viu-se forçado a adoptar um jogo directo e pelo ar, aspecto em que, tanto Seferovic como RDT são particularmente deficitários.
Anulando o futebol ofensivo encarnado, os dragões apenas precisaram de explorar as proverbiais debilidades na transição defensiva, e o espaço concedido nas costas dos laterais, doenças de que o Benfica padece desde os tempos de Jorge Jesus, para se imporem com alguma naturalidade, e alcançarem uma vitória justa.
Foi um jogo, o campeonato é ainda uma criança, e poucas equipas da liga portuguesa serão capazes de questionar deste modo o Benfica de Lage.
Mas ficou claro que, para ter alguma ambição europeia, esta equipa ainda precisa de algumas coisas, como desde logo reforçar a sua defesa, ou pelo menos a forma como defende, e encontrar um novo número dez, ou nove e meio (Jota?). 

8 comentários:

rudolfo dias disse...

Foi mais do que uma descida à terra, foi mesmo um enterro.

philippe disse...

toda a gente disse isso desde o inicio do primeiro treino e quais foram os reforços? atacantes e mais atacantes que tristeza!

F.L. disse...

A "amarelinha" não andou em campo ? a mim (e estive no Estádio) pareceu-me que sim.
Árbitro habilidoso.
Seja como for, desastre anunciado.
Tantas lesões musculares. Mais uma.
Equipa a depender totalmente de Rafa e Pizzi.
Duplas ineficazes Sefo/RDT Samaris/Florentino (e assim se vai queimando o RDT).
Pizzi a nulidade costumada contra grandes equipas.
Grimaldo com a cabeça noutro lugar.
Lateral direita entregue a um miúdo com o pé esquerdo..
Ausência de substituto para Gabriel.
E equipa muito mais fraca que a do ano passado. Felix e Jonas, os melhores jogadores do ano passado, jogadores decisivos na maioria dos jogos, não têm substitutos que se aproximem sequer do seu valor.
Problemas a mais, já com a época a decorrer.

Nhaga da Costa disse...

Na 1ª metade da época passada não jogou o Félix, no 1º jogo contra Porto que ganhámos, não jogou o Jonas que passou metade do ano inferiorizado fisicamente e não jogou o Félix. E o treinador era o Vitória o tal que não percebia nada de táctica. Não me venham com tretas.

As pessoas gostam muito de discutir os jogadores mas não olham para a floresta. Do mesmo modo que para se discutir os fogos na Amazónia ninguém vai discutir o desempenho de determinadas árvores ou de determinados tipos de árvore, porque essa discussão para além de ser inútil é próprio dos especialistas da especialidade que não percebem nada do que falam.

Se querem falar sobre que aconteceu no jogo e a razão porque perdemos, examinem vários factores que contribuíram para a derrota. São muitos os factores que contribuíram para o desempenho das individualidades, quase todos alheios ao jogo, porque numa equipa que joga mal todos os jogadores jogam mal.
Foi o que aconteceu, todos os jogadores jogaram mal e a culpa não foi deles nem do treinador.

Desde a miserável arbitragem que confirmou, contribuiu efectivamente e acentuou a estratégia pouco desportiva usada contra os nossos.
Depois há outros factores de que até me custa falar, mas o Pepe estava dopado (ele e não só), a agressividade dele nesta altura é conhecida e devia ter sido expulso com outro árbitro (jogou como se tivesse 20 anos ma tem o dobro da idade), para não falar nas 3 faltas à entrada da área que não foram marcada por faltas sobre o Rafa, que foi anulado com a cumplicidade do árbitro, um árbitro que ia com a lição bem estudada. Ou pensam que ele não terá sido "briefado" antes do jogo pelos do costume? O Luis Gonçalves não anda a dormir. Tinham obrigatoriamente de ganhar.

Já cá ando há muito tempo para perceber e aperceber-me do que se passa.
O que se passou no jogo já vimos dezenas de vezes em jogos com o Benfica ao longo dos últimos 30 anos. É novidade porventura? Já se esqueceram?

Naturalmente que o Benfica cometeu erros que irão ser analisados, mas não podemos é fechar os olhos a factos e ao contexto em que decorreu o jogo.
Ou vão dizer que a culpa dos nazis declararem guerra à Polónia foi culpa dos polacos?

Se querem ler uma análise correcta por alguém que percebe de futebol, mas percebe mesmo e faz criticas certeiras descrevendo o que se passou, leiam o que escreve o abidos no Indestrutível.

Joaquim Rato disse...

Nagha, não sei se os jogadores dos porcos estavam drogados ou não, os do Benfica estavam drunfados. Mas agora a falar a sério: o Benfica se quer ser uma grande equipa não pode permitir que a outra equipa venha ao seu estádio e domine. Isto acontece porque ao Benfica falta-lhe dinâmica. Mesmo com Gabriel, a dinâmica do Benfica não chega para a liga dos campões. Mas Lage, mesmo com os jogadores que tem pode melhorar, já, a dinâmica. Basta tirar pizzi, jogador sem intensidade, e por um jogador mais dinâmica e/ou físico.

E quanto aos porcos, se calhar tem melhor equipa que nós. Enquanto o vígaro anda nas negociatas. Eles com o dinheiro que pagámos por dois jogadores, e um é suplente, compraram 4 ou 5 titulares!!!

Anónimo disse...

Sempre que o Benfica está numa situação em que se ganhar ao Porto fica com uma grande diferença pontual logo no início da época, perde o jogo. Em 2004/2005 estávamos numa situação idêntica e perdemos aquele infame derby em que o Vítor Baía afastou a bola muito para lá da linha de golo e ignoraram 2 penalties a nosso favor. Neste jogo optaram por outras artimanhas, com jogadores da equipa do Porto a terem um rendimento muito acima daquilo que é normal e uma arbitragem manhosa, que serviu os interesses do Porto sem ser tão descarada como é hábito.

artnis disse...

Ventoínha das Furnas dixit : A JOGAR ASSIM NINGUÉM NOS PÁRA e o resto é música...!!!

joão carlos disse...

mas alguns dos problemas já eram visíveis desde o inicio da época e foram apontados e continuam por resolver.
mas muitos andaram a desvalorizar o assunto e pelos vistos continuam.
pior chego é aquele que não quer ver, ou que lhe pagam para não ver.