MUITO PARA CORRIGIR

O Benfica ganhou ao Milan, e até pode vir a ganhar o prestigiado torneio - basta que Manchester United não vença, por três ou mais golos, esta mesma equipa italiana em Cardiff, no próximo Sábado.
Mas independentemente dos bons sinais que o conjunto de Bruno Lage deu em alguns parâmetros, nota-se ainda uma permeabilidade defensiva que Vlachodimos, e as barras da sua baliza, nem sempre serão capazes de resolver.
O Benfica cria vários lances de perigo (sem João Félix, e sem Jonas, mas pelas alas do que pelo centro), mas quando perde a bola treme ainda bastante - quer seja pela má colocação das suas unidades, quer seja pela pouca propensão defensva de todos os extremos, quer pela inexperiência, ora de Ferro, ora de Florentino, ora de Nuno Tavares, menos de Ruben Dias, diga-se. E no meio, Gabriel precisa claramente de perder uns quilinhos.
Há uma semana de trabalho pela frente. Mas seria pena que uma equipa tão empolgante no plano ofensivo acabasse por se deixar comprometer devido a debilidades defensivas - que talvez não se resolvam sem a contratação de, pelo menos, um grande lateral.
Mais do que no guarda-redes - que, como uma vez mais se viu, é excelente - é nos corredores que a equipa encarnada é mais permeável.

9 comentários:

Licínia Emerenciana disse...

Os remates de longe são cada vez mais importantes, assim como os livres, no futebol moderno, quando os clubes aprendem a defender cada vez melhor.
Os lagartos têm apostado muito nisso, com o Bruno Fernandes a treinar todos os dias os remates de longe assim como livres e penalties. Sem isso não se tinha destacado tanto.
O Benfica que tenha atenção a esses detalhes na Supertaça.
Desesperados, sabendo-se mais fracos, não têm nada a perder.
O Vlachodimos com 1,91 que atine e treine esses lances.

JP disse...

Com os penaltis do sporting/bruno Fernandes o Rafael era o melhor marcador

joão carlos disse...

mas o odysseas é bom é entre os postes ele depois tem é dificuldade em jogar com os pés e sobretudo nas bolas pelo ar, alias como se viu neste jogo, e sabendo que a grande parte das equipas com quem jogamos nos criam problemas é nas bolas paradas a lacuna é evidente.

Jorge disse...

O J. Ferreira a d.d. deu boas indicaçoes quando foi chamado.
E o N. Tavares a d.e. é claramente uma mais valia do outro lado donde tem jogado faz muita diferença.

No jogo interior a unica opçao que temos é o Taarabt que faz passes fenomenais a rasgar defesas a descobrir caminhos interiores ate à baliza adversaria. Muitas vezes ao primeiro toque e quase sempre acertado. Imprevisivel e inteligente está dois passos à frente de todos no que à decisao ao primeiro toque diz respeito.
Mas claro é preciso que seja opçao assidua e que tenha muita cabecinha.

dezazucr disse...

Acho engraçado falares em "pouca propensão defensva", mencionares uma data de gente e conseguires excluir o maior calcanhar defensivo do Benfica: Grimaldo. Até os adversários do Benfica já perceberam o buraco que é a o lado esquerdo da defesa do Benfica. Depois, como ele não recua e quando está lá é um passador, ficam os outros para tentar resolver as suas alhadas.
Enfim, mas como diz o outro, "vale mais cair na graça do ser engraçado..."

Nuno Martins disse...

Este tipo de participação é fundamental na elevação da marca Benfica. Podemos até pôr em causa o início de pré-época longe do país e que pode ser desgastante para jogadores mas que dá outro patamar ao clube isso dá. Para além do dinheiro que o Benfica encaixa com a participação.

http://universobenfiquista.blogspot.com/2019/07/a-razao-esta-do-lado-de-luis-filipe.html

LF disse...

dezacur,

Sim. Tens razão. O Grimaldo também não é um grande defensor. É muito bom a atacar, mas precisaria de grande apoio do extremo e do central, o que também não acontece.

João Carlos,

Odysseas não é um guarda-redes perfeito, como eram Oblak e Ederson.
Mas...conseguirá o Benfica encontrar no mercado um guarda-redes desse nível? Tenho muitas dúvidas.
De Tomás e Seferovic também não são Luis Suarez e Benzema.
Acho que Odysseas está perfeitamente ao nível do Benfica.

LF disse...

Jorge,

Tanto o João Ferreira como o Nuno Tavares são jovens com valor e futuro. O segundo até já tem bastante "presente", mas...do lado esquerdo.
Do lado direito, ou André Almeida faz outra época igual à anterior - que foi a sua melhor de sempre - , ou podemos ter problemas.

joão carlos disse...

Não digo que seja fácil encontrar um guarda redes de nível mas é possível, especialmente as sobras dos grandes clubes europeus.
alias como foi possível com o julio cesar e existem outros exemplos.
e se calhar só não temos ainda por causa das más relações com o real.

penso que andam à procura de guarda redes que seja melhor que o odysseas e depois ainda possa render financeiramente e nesse caso é muito mais difícil, senão impossível.

só que no caso dos guarda redes a penalização é enorme se virmos o caso do ano passado no campeonato em metade dos jogos que não vencemos foram devido a erros dele.