CADA MACACO NO SEU GALHO

Os acontecimentos de Alcochete continuam a marcar a actualidade. Nenhuma pessoa normal pode ficar indiferente ao que ali aconteceu. E como adepto de desporto, mais duro é imaginar um conjunto de atletas barbaramente agredido por um bando de delinquentes - até parecia uma largada de toiros, em zona do barrete verde.
Como em tudo na vida, mesmo dos acontecimentos mais inusitados podemos sempre retirar ensinamentos. E neste caso ficou claro até onde pode chegar a imbecilidade de um grupo que se diz de apoio.
Não sou fundamentalista, nem contra, nem a favor das claques. Acho graça aos efeitos de cor e som com que decoram os estádios, e reconheço o apoio que dão às equipas em todos os jogos. Entendo, porém, que a sua actividade se deve confinar estritamente às bancadas dos estádios, e jamais se estender a outros domínios.
Sabemos como o raciocínio de uma multidão em fúria é normalmente equivalente ao da pessoa mais estúpida que dela constar. E estupidez é coisa que não falta a estes bandos – que, entre uma maioria de jovens mais ou menos inocentes, albergam também demasiados profissionais do crime.
A norte temos o triste exemplo dum exército ao serviço de uma administração. A sul, vemos um gangue com influência ao mais alto nível dos nossos vizinhos. Se é para isso que querem legalizar as claques, então dispenso.

É preciso lembrar que por cá também já tivemos cadeiras pelo ar em Assembleias-Gerais. E há que ter o cuidado de preservar a linha que nos separa dos outros a este nível. Se existem claques no Benfica, elas representam exclusivamente os seus membros, e jamais a maioria dos adeptos do Benfica, ou qualquer outro foco de poder interno. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Falou o senhor intelectualmente mais evoluído, veja se não cospe muito para o ar.

Francisco disse...

Caros amigos, de quem é a culpa destes terroristas fazerem de tudo o que lhe apetece e lhes da na gana, vamos a factos os presidentes precisam de escumalha desta para terem as costas quentes de alguma oposição que lhe apareça e lhe ponha o tacho em risco, o pinto da costa no tempo do APITO DOURADO nao caio porque teve essa escumalha dos superes dragões a fazerem uma caixa tal quando se deslocam para um jogo, as claques sao um espectáculo dentro de outro, mas nao sao estas, estas claque vivem a custa de negócios escuros e com a conivência dos presidentes dos clubes.