O NADA, O FOLCLORE E OS INFILTRADOS

Quem tenha visto o último programa do sr. Marques terá ficado definitivamente esclarecido.
É preciso dizer, antes de mais, que o indivíduo parece um homem doente, com o olhar cheio de rancor e ódio, que não disfarça um provinciano complexo de inferioridade. É preciso lembrar também que se trata de alguém com um histórico muito complicado de falhanços a nível pessoal e profissional, que não vêm ao caso, mas que talvez expliquem um pouco as características da personagem. Foi bem escolhido para o papel que desempenha: para andar no esgoto, o melhor é mesmo um rato.
Segundo ele, houve alguém (um Carlos Deus Pereira desta vida) que terá remetido um mail a Pedro Guerra, ilustrado com uma ou várias comunicações de Fernando Gomes (presidente da FPF), para documentar o seu portismo – coisa que, aliás, toda a gente sabe. Daí, infere o sr. Marques, aqui d’el Rei que o Benfica “espia” as mensagens de Fernando Gomes (homem que os encarnados sempre apoiaram, e que hoje todos reconhecem fazer um excelente trabalho à frente da FPF, independentemente das suas paixões clubistas).
O sr. Marques faz a festa, e os seus interlocutores de mesa deitam de imediato os foguetes: “é o maior escândalo do futebol português”, “é a ponta de um iceberg”, “o Benfica tem de descer de divisão”, etc. Passados dois minutos, já “O Jogo”, na sua edição online, apanhava as canas titulando “Benfica monitoriza sms de Fernando Gomes!”. O “JN” nem li, pois não era preciso.
Além dos jornais que estão por conta de quem idealizou esta campanha obscura (desde logo os da Controliveste), há outros onde existem pontas-de-lança encarregados de, a todo o custo, a manter nas primeiras páginas (uns na Cofina, e outros na Impresa, como se viu no último sábado com a inqualificável manipulação jornalística de Pedro Candeias). Depois, há a pressão sobre aqueles que não o fazem, catalogados como imprensa "de Lisboa”, imprensa submissa, Coreia do Norte, e assim por diante. Pressão essa, que, diga-se, também já vai dando os seus frutos, até porque a barulheira interessa a todos, num contexto de acelerada quebra de vendas. Os super-dragões fazem o resto, enchendo as redes sociais de estupidez.
É preciso lembrar também que esta campanha vem na sequência da famigerada reunião do Ritz, entre direcções de comunicação de FC Porto e Sporting, o que explica o efeito de amplificação que a mesma tem tido, mesmo que a partir de uma base quase nula. Reunião que era para ter sido secreta, relembre-se.
Mas para os objectivos últimos serem alcançados, há ainda um pormenor importante que necessitam explorar. É que o Benfica é muito grande, e tem força suficiente para resistir a todos estes ataques mórbidos. Ou seja, a única forma de esta campanha ferir mesmo o seu destinatário é tentando desagregá-lo por dentro. É isso que já estão também a tentar fazer.
Entra-se em blogues, sites e fóruns de opinião benfiquistas, e lá se encontram cada vez mais intrometidos, ou o mesmo intrometido com várias identidades, a dizer que “está envergonhado com isto”, que era preciso “demitir” este e aquele, que isto “não é o Benfica que conheceram”, e coisas parecidas. Até já criaram uma conta falsa no twitter.
Ora pode haver benfiquistas que não gostem do estilo do Pedro Guerra, que achem o Paulo Gonçalves antipático, que julguem que o bigode fica mal a Vieira (tudo isso existe num tão grande e democrático clube). Mas não há, seguramente, um só benfiquista, dos verdadeiros, que, acompanhando este caso se deixe iludir por ele, tendo em conta o pouco ou quase nada que tem sido revelado. Portanto, esses comentários são obviamente de infiltrados, numa tentativa de desagregar o clube e os seus adeptos, e fazem parte desta orquestração, idealizada a norte, sedimentada no Ritz, e que vai seguindo por jornais, televisões e internet.
Eles sabem que só desunindo o Benfica isto será verdadeiramente eficaz. É esse o último passo que pretendem dar. Só que isso já não depende deles. Depende de nós.
Está mais do que óbvio que os mails pirateados ao Benfica (que me começa a parecer, em alguns casos, estarem totalmente truncados e retirados do contexto), mesmo partindo do pressuposto de serem verdadeiros, não demonstram nada mais do que os contactos normais que se fazem nos bastidores de qualquer grande organização, clube ou empresa, visando defender os seus interesses. Se não houvesse assuntos privados, tudo seria discutido na praça pública, e era o fim do mundo... Imagine-se virem a público os mails privados das grandes empresas, dos partidos políticos, do governo, da presidência da república, de maridos e mulheres, vizinhos e vizinhas, chefes e empregados. Eu, por mim, gostava de ver os do Sporting, pois do FC Porto já ouvi escutas telefónicas suficientes para perceber como se trabalha por lá.
É também claro que não vai aparecer nada de verdadeiramente grave, talvez pela simples razão de…não existir. Se houvesse, já teria sido mostrado. Por isso, e no esforço de não deixarem morrer o assunto, vão lançar semanalmente, a conta-gotas, mais revelações pífias como estas, amplificadas depois pela comunicação social e pelos acólitos, para tudo parecer aquilo que não é.
Vão tendo lixo suficiente para esconder os seus próprios problemas, e para tentar retirar méritos desportivos ao Benfica. Isso irão tentar fazer sempre, como sempre tentaram no passado (Estoril, Túnel, Lucílio,Vouchers, entre outras mistificações, muitas das quais já nem me recordo).
Duas barreiras vão impedi-los de o conseguir: a Justiça (que terá de se fundamentar na verdade, e não em fogos de artifício), e os benfiquistas (que não se deixarão impressionar pelo folclore).
Podem pois continuar. Nós cá estamos, unidos, para o ataque ao Penta!

19 comentários:

F.L. disse...

MUITO BEM.
È exactamente isso.

JF disse...

Muito bom texto.

Cumprimentos

Ego Mentis disse...

Excelente resumo da atualidade, especialmente a parte dos infiltrados em blogues, tipo jotapê

MP disse...

Tiro certeiro. Porta aviões ao fundo.

Anónimo disse...

Muito bom ... relato fidedigno da atualidade desportiva. Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe o esquema montado pelos dois trapalhões dos departamentos de comunicação dos dragartos. Aliás, esta nova geração de "dirigentes" não é lá muito criativa, logo, quem cai nesta trapalhada toda são mesmo os mais ingénuos dos Benfiquistas ... ou os militantes anti-Benfica.

Cá estamos, unidos, rumo ao P3n7a.

Anónimo disse...

o candeias é benfiquista. não importa muito para o caso mas posso garantir.

Anónimo disse...

Apoiadissimo! 100% verdade , parece que andaste a ouvir o que ando a dizer à 2 semanas #rumoao37

Anónimo disse...

"Vi imagens e o Manuel Mota tem razão. Temos de lhe dar nota positiva, ele e eu pedimos ao doutor..."

Curioso, o Industrial de "carnes vermelhas" o Mota de Vila Verde, sempre que apitou o Benfica, o Benfica sempre ganhou, aliás, tal como o benfiquista de Fafe, dois ilustre exemplares que o Adão promoveu, enquanto responsavel pela CA da AF Braga...

Nunca haverá Paz na Guerra, mas sempre haverá um Guerra na Paz, mesmo com a banda gastrica ajustavel...

E no dicionário lampiónico é?

Pedro Fernando (Damaiense)

Anónimo disse...

O que a maioria dos cérebros de ervilha continuam a negar é o verdadeiro cerne da questão. E isso podem andar nesta constante lavagem cerebral a meia dúzia de benfiquistas que só é enganado quem quer. As informações que são divulgadas são verdadeiras ou não? É tão simples quanto isto. Tanto vómito escreveu mas nem por um momento consegue afirmar que é tudo mentira, posto isto, revê-se nesta postura? É este o seu benfiquismo? Gostava de o ver a ter tomates e em vez de desviar atenções, assuma a sua posição como adepto. Apoia esta postura do seu clube e ajudantes?

PS: Sei que esta mensagem não vai ser publicada, mas também sei que a vai ler, por isso, se você é alguém sério, fico a espera para ler um texto seu demonstrando a sua posição como adepto a este esquema que foi desmascarado. Mas creio que não é homem nem benfiquista o suficiente para isso.

LF disse...

Não só publico, como respondo:

O que está em causa não é os mails serem verdadeiros ou não. Isso é a questão que vocês põem, por motivos óbvios.
A questão é se o que lá está é grave ou não. E eu acho que não é. Aliás, acho que se fossem divulgados mails de todos os clubes, as revelações eram similares ou piores. Como de qualquer empresa ou partido político.

A minha posição de adepto é apoiar incondicionalmente uma direcção que, até ver, e pelo que se sabe até agora, não fez nada para lá dos limites da normalidade de quem defende os interesses de uma instituição.

O que não é normal é criarem-se perfis de twitter falsos, de falsos benfiquistas indignados, ou encher de mensagens os patrocinadores do Benfica com lixo.

Isto é uma campanha sórdida de comunicação. É disso que se trata. Comunicação! Tempestade num copo de água, para lançar lama para o ar.
E só tem eficácia mediática porque a comunicação social portuguesa está moribunda.

LF disse...

Já agora, se conseguir, explique-me qual é o esquema.
É que eu não vejo esquema nenhum.
Vejo contactos entre pessoas, opiniões, desabafos, informações, mas não encontro esquema nenhum que explique, por esta via, os campeonatos ganhos pelo Benfica.

Um tipo arrota, e a clubite fá-los andar todos atrás do gás.

Anónimo disse...

Meu caro "amigo", sou portista não o tenho que esconder, por isso dos falsos tweets e mais não sei o quê, de pouco me interessa, mas acha que também não há falsos perfis portistas e sportinguistas? Essa mania de vitimização não vos cansa? Sejam homenzinhos!

Respondendo à sua mensagem, SIM, o que está em causa é a veracidade dos emails, porque a gravidade ninguém a pode negar, Só por má vontade ou por clubite é que você pode dizer que não tem nada de importante o conteúdo divulgado. É o mesmo que ver o passeio molhado e discutir se foi por ter chovido ou por outra razão, porque molhado está de certeza.

Como portista e acima de tudo como homem, pode ter a certeza que teria vergonha se fossem divulgados e-mails de conteúdo semelhante associados ao meu clube, assim como de nada me agrada a mancha associada ao meu clube com o Apito Dourado.

Até podia lhe explicar o esquema mas além de perder demasiado do meu tempo (coisa que não tenho), iria encher o blog de um enorme testamento, para depois você dizer que são filmes. Antes de ter comentado li dois textos seus e apesar de ter reparado que é um benfiquista "doente" dei-lhe o meu beneficio de dúvida, mas já reparei que foi tempo perdido. Inteligente acho que o é minimamente, saber ler creio que também sabe, se não entende o conteúdo, ou é por má vontade, ou é mais um dos muitos assalariados do clube, ou tem falta de seriedade, mas já percebi que tem um excelente sentido de humor, porque falar da comunicação social, sendo benfiquista, é digno do melhor humor.

Em resumo para si, todo o benfiquista que se sinta envergonhado/indignado com esta situação ligada ao seu clube é um falso benfiquista, porque o importante não é a verdade desportiva, mas sim ganhar não importa como. Não importa se sou criminoso, desde que o meu vizinho também o seja. Aqui sim, está um blog que espelha um verdadeiro benfiquista! Os meus parabéns!

Anónimo disse...

Excelente texto. Temos que estar todos Unidos contra esta escumalha. Vamos rumo ao 37.

Anónimo disse...

Benfiquistas
Temos que estar muito unidos , cada vez mais porque estes porcos corruptos querem-nos arrastar para a lama com eles .
Teem tantos mas tantos problemas em casa deles "fair play financeiro da uefa" pagamentos aos atletas em atrazo e estao peocupados com uns emails sem qualquer significado , nao consigo ver nos emails qualquer caso de influencias ou corrupcao .
Forca Benfica rumo ao penta "37"

Anónimo disse...

O sr. Marques, o insolvente, inventa uns mails, trunca uns textos para ficarem ao gosto do clube condenado por corrupção e eu benfiquista tenho que ficar envergonhado com nais essa canalhice made in fcp. NUNCA!


Miguel

Anónimo disse...

Eu sou do porto desde que me conheço, e eu sim, nunca mais consegui andar de cabeça erguida, desde o dia em que vi o meu presidente, fugir para vigo, enfiado na mala de um carro, com uma prostituta ao volante.

Gostava de saber que plantel vamos ter, mas ao que parece ninguém quer falar sobre isso.

Anónimo disse...

Quanto ao anónimo portista que respondeu uns comentários antes do meu, posso garantir, sendo eu também portista, que não passa de uma tentativa (movida pela inveja) de trazer o Benfica para a lama onde o Porto de PdC anda metido desde que assumiu o cargo de presidente do Clube.

O que tem sido divulgado pelo FJM e pela CS nem se compara ao apito dourado que tanto me envergonhou. Por isso, se essa gente tem vergonha na cara, que se ponha a andar do meu clube de coração! Pois se para essas mesmas pessoas o Benfica merece descer e os seus dirigentes devem se demitir, então o que dizer de PdC?

Ganhem vergonha!!

PS: Sim, eu assumo, sou anti PdC e anti mafiosos!

Abraço

Nené disse...

O problema (dos antis) é mesmo esse. Um ódio ao Benfica que, para além de cegar, induz interpretações que transformam wishful thinking em reality.
O meu cunhado lagarto também saiu do alvalid após o empate em que o Benfica foi roubado em 3 penaltis, queixando-se que o sportem tinha sido prejudicado.
Não há nada a fazer. É doença. E alimentada diariamente pelos seus líderes.
A continuar assim, cada vez estão mais longe de nos tirar o penta.

CARREGA BENFICA TRINTA E SETE!

Anónimo disse...

O que o Burro de Carvalho diz em público é pior que conversa de adeptos por email. O que há de grave nesses emailes que vá além das conversas de café? Que provas há lá de corrupção? Onde estão as provas? Não entendo. Além disso, o Benfica é o mais prejudicado, nomeadamente nesta época:

https://www.youtube.com/watch?v=dBCnHZcwrSU

Barros