A GRANDE QUESTÃO

Esgota os jogadores numa fase prematura da época, não fazendo a gestão correcta do plantel; expõe demasiado a equipa aos adversários, sofrendo golos em quase todos os jogos; toma decisões difíceis de explicar, como a insistência em Emerson até o queimar por completo; tem um discurso megalómano e desresponsabilizante; falha vezes demais em momentos decisivos.
Pese embora tudo isto, a pergunta que a SAD benfiquista tem de colocar a si própria é a seguinte: será possível contratar, neste momento, algum treinador que, de uma forma clara, dê mais garantias de sucesso do que Jorge Jesus, que apesar de tudo foi campeão uma vez, valorizou jogadores, promoveu um futebol espectacular, e conseguiu interessantes participações europeias?
Se não houver essa garantia clara - e eu temo que não haja -, então será melhor cumprir o contrato até ao fim, poupando milhões de indemnização, e evitando começar novamente do zero, com os custos desportivos a que isso naturalmente conduzirá.

PS: E deixo ainda uma outra questão no ar: será que Jesus, no FC Porto, não seria campeão? É que se se acha que sim, que seria campeão, não pode defender-se simultaneamente a sua saída do Benfica. Ou o problema está no treinador, ou não está no treinador. Se não está no treinador, não vale a pena substituí-lo.

16 comentários:

Anónimo disse...

meu caro:

Tudo escrito é notório, público, e ... consensual (?).
Aceitável ? NÃO !!! Jamais.
Então, e porque :
> Quem manda no SLB ?
> Que, e qual o nosso grau de compromisso com os órgãos dirigentes do nosso futebol, que, certo, sabido e publicitado, nos vêm prejudicando cá dentro e lá fora? VOLUNTÁRIA, ACINTOSA, PONDERADA E ACHINCALHADAMENTE.
> Palavras leva-as o vento! - O FCP “chutou” com Hermínio Loureiro, com Ricardo Costa, com…., com quem quis, com quem lhe apeteceu e de quem não gostava.
Como é possível que árbitros do tempo do apito, e não só como o seu “chefe” Vítor, estacionem a deturpar a verdade desportiva, de forma, ainda, continuada e cirúrgica?
A Académica hoje, outros ontem, como o Gil Vicente, o Belenenses, a Naval, o Portimonense, o Penafiel, o Alverca, o Leixões, …….., conviverão, (conviveram), BEM, com o status vigente durante os últimos trinta anos ?
> Chega, basta de lamúrias, o estado a que isto chegou só se resolve com acção! Exijam-se, ainda que por um período transitório, árbitros estrangeiros, senão o boicote aos jogos com o clube condenado por corrupção. (Temos coragem?)
Ponto final, parágrafo.

Anónimo disse...

Se for verdade, não me admirava nada, só confirmava o que tinha desafabado com alguns amigos portistas, que jesus (O Judas) como eu o chamava, só estava a trabalhar em prol do fcp, enfim mas o que me deixa triste, é a direcção do SLB não se apreceber desta situação, ou então estava a espera de um milagre. Agora só espero que o Benfica não cai na asneira de indemninizar esse JUDAS para ir embora prefiro ver o meu Benfica sem mais um campeonato do que esse chico esperto ir de bolsos cheios.....
PS. Fala-se muito em profisionalismo, agora vou ver se esse chico sai de livre vontade uma vez que ja tem clube.....

Manuel disse...

Não concordo nada com o primeiro parágrafo. Isso é uma lenga lenga utilizada pelos benfiquistas e disseminada pelos carneiros que repisam a ladainha dia após dia até pensarem que é verdade.

O mesmo se passou com o Roberto, o Emerson, o Matic, o JJ, o LFV. Gosto pouco de ladainhas, ainda menos de carneiros acéfalos!

Lembram a CS portuguesa! Que está em vias de extinção!

Johnny Rook disse...

" Esgota os jogadores numa fase prematura da época, não fazendo a gestão correcta do plantel; expõe demasiado a equipa aos adversários, sofrendo golos em quase todos os jogos; toma decisões difíceis de explicar, como a insistência em Emerson até o queimar por completo; tem um discurso megalómano e desresponsabilizante; falha vezes demais em momentos decisivos."

Desculpa lá, mas há aqui qq coisa que não bate certo.

Se o JJ tem esses defeitos todos(e eu acho que sim)qual é o defeito que falta para ir treinar para outro lado? Se é assim, qual é a margem de erro no futuro?

O único treinador? Ao que nós chegamos.

O que não faltam são treinadores capazes de treinar o SLB. Sempre existiram e nunca deixarão de existir.

Quem sabia (ou que curricula tinham) quem eram John Mortimore ou Jimmy Hagan (entre muitos outros)?

O Benfica sempre foi clube para treinadores estrangeiros. O que estes treinadores têm de ter ao lado é um adjunto português que pense o clube/equipa 24h por dia. Que conheça o futebol português em profundidade. Olhem! Um Álvaro Magalhães.

Um adjunto que inspire/convença o treinador principal que o futebol em Portugal nada tem a ver com o dos outros países. Que não existem adversários, mas inimigos; que o campeonato português é uma guerra e não um jogo de futebol.

Que há que desconfiar de tudo e todos, principalmente dos árbitros.

Nunca confiar que os árbitros estão lá para aplicar imparcialmente as leis do jogo mas sim que, se dermos hipótese, nos prejudicarão de imediato enquanto a mesma situação passada com o inimigo é ajuizada sempre de forma contrária.

O Benfica tem de se fechar sobre si mesmo, cerrar fileiras - direcção, equipa, sócios, adeptos - e fazer de cada jogo uma batalha, utilizar todos os meios legítimos ao dispor para cortar os tentáculos - começar pelos meios de cs e pelos direitos televisivos.

A comunicação do clube tem de utilizar a táctica do olho por olho, dente por dente.

Abelourinha disse...

Eu que vejo futebol à muitos anos digo: O problema não está no Jesus,nem nos Quiques F. Santos, Jesualdos e quejandos, aliás se ele for para o Porto como se fala será campeão, aposto com quem quiser, o problema está em quem permite que os apitadores nos roubem ano após ano, sem essa estrutura que no norte se chama ''organização'' nada feito, podemos contratar o Mourinho que sem uma forte retaguarda não ganhará nada, nada nada.Por isso eu digo se o homem estiver disponível para continuar então que continue, porque no Benfica já sabemos,se ele sair, virá mais uma carrada de jogadores e primeiro que o técnico acerte com a equipa estará aberto o caminho para mais um campeonato ganho pelo Porto e esperemos que não seja com o Jesus.Sou de opinião que devemos melhorar com os erros e não estar constantemente a deitar o prédio abaixo e começar de novo.

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
Concordo em absoluto. No FCporto qualquer galinha é campeão. Não se trata só da fruta porque essa é visivel e muitas vezes invisivel, ou seja intimidadora. O que tem de mudar no Benfica são os suportes técnicos e não o rosto ou o pivot. Jesus é um bronco, mas vale a pena mudar?. JJ é mais abucado do que Vitor Pereira? Não, não é.
Acho que se deve manter.
Acho que se devia convocar eleições antecipadas para calar aqueles que querem mal ao Benfica. Ainda, temos um titulo a ganhar esta época: o de melhor marcador. Cardozo tem tudo para o ganhar. Basta marcar 4 golos ao Leiria

Vasco disse...

No Vieira não tocas :)
Um dia gostaria de ouvir uma explicação assertiva sobre isso.

Saudações benfiquists

LF disse...

Vasco,

A explicação é muito simples:
No caso do treinador, apesar de achar que pouco se ganhará com a substituição, ainda há algumas alternativas credíveis, que poderíamos discutir (Eriksson, Jardim, Rui Vitória, Paulo Bento etc etc).
No caso do presidente, por muito que procure, não encontro ninguém, nem melhor que ele, nem sequer que garanta os mínimos necessários para a gestão financeira e institucional do clube (que nada tem a ver com a contratação do jogador A, ou a dispensa do B, mas sim com a liderança de um grande grupo empresarial).
Podemos criticar muita coisa. Mas a verdade é que não existe qualquer espécie de alternativa a curto prazo. Só algum foguetório, que só serve para desestabilizar, pois não levará a lado nenhum.

Anónimo disse...

LF,
A sua última questão traduz precisamente a armadilha em que os benfiquistas têm caído, ano após ano. No Benfica, quer se ganhe ou perca, olha-se sempre para dentro e isto é uma arma poderosíssima para PC e os nossos adversários. Somos muito anjinhos, se somos roubados a culpa é do Vieira e dos seus amigos, se somos prejudicados quem é que mandou ao JJ fazer aquela alteração, etc, etc, etc. Nós damos armas aos adversários, asfixiamos o nosso clube com uma pressão criada por aqueles que mais o amam e isso esgota o clube e acaba por nos esgotar, a nós adeptos e sócios, que criamos essa asfixia. E isto não tem nada a ver com falta de exigência, como nos querem fazer parecer. A diferença é que os outros preocupam-se em ser melhores e o Benfica tem de aguentar o peso de ter de ser perfeito, temos de ter um presidente perfeito, jogadores perfeitos, diretores perfeitos. Os árbitros esses, coitados, têm todo o direito a errar. Não tenhamos duvidas, meu caro LF, tanto os sportinguistas como os portistas sabem bem que o Benfica é o clube em quem mais se bate e mais se rouba, mas da-lhes um gozo ver a tolerância com que nós suportamos isso e jamais o admitem. Isto não quer dizer que o Vieira não deixe muito a desejar e não tem de estar acima de qualquer outro, tem de prestar contas do insucesso desportivo, e os benfiquistas já se aperceberam que está mesmo agarrado ao poder e não convivemos bem com isso; bem como JJ que prova, mais uma vez, que está agarrado a filosofias de equipas que jogam uma vez por semana; e da confusão que existe entre Sheu, Carraça e Rui Costa; e da falta de benfiquismo na estrutura do clube…
Mas sejamos claros, o Benfica, em condições normais, seria a equipa campeã deste campeonato, esteve mais de uma volta a jogar muitos furos acima dos adversários e foi claramente afastado em arbitragens planeadas, numa altura da epoca cirurgica. E o FCP nunca, repito nunca conseguiu ser a equipa que melhor futebol praticou e que se pode dar ao luxo de jogar com regras diferentes dos outros. O que mete nojo nesta estoria toda é que algumas das nossas grandes figuras vêm estender a passadeira da justiça da entrega do titulo e os adeptos vêm pedir contas aqueles que foram tão ou mais prejudicados pelo que se joga fora do terrenos de jogo. Dá a impressão que gostamos de ser roubados e que ficamos escandalizados quando o não somos. Há que repensar o clube nesta relação intercomunicativa de todos os seus agentes e há que direcionar objetivos e alvos. Agora, em termos de futebol, com erros de preparação fisica e de gestão de pantel aparte, fomos claramente a melhor equipa do campeonato durante mais tempo, mas já se sabe, mesmo um FCP com uma época fraca, pode ser campeão.. Foram eliminados pelo Zenit e City, equipas eliminadas por SLB e SCP e toda a Europa ficou a saber o quanto competitivo é o nosso campeonatos do segundo lugar para baixo… Acordem benfiquistas (incluindo eu) e mexam-se! Desculpe a demora. Afonsus

Francisco Gil disse...

200.000 brasas mensais. Não há melhor? Por favor.

Anónimo disse...

Será possivel serem tão estupidos?
Sempre com a ladainha dos árbitros!
Estamos sempre a ser roubados!Buhahah!Ahhiii,esses gatunos sempre a roubar!
Acordem,ou melhor não acordem!Fiquem assim que assim é que eu gosto de vocês,obtusos e patéticos!
Se um Porto de segunda consegue ser campeão a duas jornadas do fim deveria ser razão para se virarem para dentro do vosso clube!É só letra!É nos jornais e televisões uma propaganda nogenta que vos promove toda a época!Qualquer marreta que vem para o benfica é um craque do outro mundo!E vocês comem tudo!
Depois é o que se vê!O Porto só tem pernetas e ganha!O que vale é que existem os árbitros com os efeitos balsamicos que vocês tanto gostam!

Anónimo disse...

Concordo plenamente !!!!

Bruno disse...

Mas alguma vez existiu um porto de primeira, eu nunca vi, o que eu vejo é um clube corrupto que anda a roubar há mais de 30 anos. E para vosso azar os unicos anos que secalhar até podiam ter a melhor equipa são os anos em que está provado que são ladrões (apito dourado)

Anónimo disse...

oh bruno,

e o ano apssado tambem foi o apito dourado?

ou foi o roberto? o mau planeamento de época? as soluções fracas?

as falhas do treinador?

por mim podes continuar assim, tu e mais uns quantos, sempre a culpar os arbitros sem verem os proprios erros para os corrigirem.

Bruno disse...

O ano passado foi o benquerença em guimaraes e o xistra em braga, ai sim foi feita a diferença

Anónimo disse...

e quantos pontos ficaram atras?

esses dois jogos chegavam apra ganahr o titulo?

nao me parece sinceramente.

o ano passado o fcp simplesmente foi melhor e a prova sao as 4 (sim QUATRO), tantas como voces em tres ano com o Jorge Jesus (3 taças da liga e 1 campeonato)