UMA TAÇA NO SAPATINHO

Vencendo uma vez mais em casa, e uma vez mais contra dez jogadores (a décima !!! nos últimos três meses), o Sporting ficou muito perto de, sem saber muito bem como, conquistar a Taça de Portugal.

A sorte do clube de Alvalade nesta competição não tem paralelo. Em 35 anos, este será, mais do que provavelmente, o sexto triunfo, e à excepção de 2008 (quando, com ajuda de Jorge Sousa eliminou o Benfica a uma só mão em Alvalade, e ganhou no Jamor ao FC Porto), as restantes foram...de borla.

Nem em 1982, nem em 1995, nem em 2002, nem em 2006, nem agora em 2012, o Sporting teve de defrontar qualquer outro dos "grandes", metade dos jogos que realizou foram contra equipas dos escalões secundários (até em meias-finais), beneficiou de isenções, jogou quase sempre em casa ou lá por perto, não jogou uma única meia-final fora de casa, e no total dessas cinco taças, as únicas deslocações que efectuou foram para defrontar Boavista (vá lá, uma excepção nas facilidades), Olivais e Moscavide, Alverca, Vila Real, Pinhalnovense, União da Madeira e Famalicão.

Pode dizer-se que não têm culpa. Mas também não creio que tenham muito mérito.

A Taça permite estas aleatoriedades, e é justamente por isso que é a segunda competição, e não a primeira. No Campeonato, em trinta anos, os "leões", "lagartos" ou "osgas", conforme a preferência do leitor, apenas ganharam duas vezes.

5 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Sobre os lagartos osgas ou "toupeiras " este para mim uma alusão no livro de John Le Carré agora passado ao cinema que conta a história de um infiltrado no tempo da guerra fria, e que assenta que nem uma luva a Domingos Paciência. Eu quase que garanto que Domingos pressionado pelo seu anfitrião de jantares no Norte, não vai dar oportunidade ao Benfica de se chegar à frente. Mas mais do que isso, de ficar na história como a causa do seu clube do coração não bater o recorde, até agora, na posse do seu clube rival ou melhor inimigo de 56 jogos para o campeonato sem derrotas.

A ver vamos se Domingos não é de facto uma Toupeira

cj disse...

A taça é por sorteio desde sempre, agora vamos fazer o quê?

Reclamar porque chove quando saímos sem guarda chuva?

Ou querem escolher os adversários do Sporting?...

??!!??

Desculpa, mas é dos piores posts aqui.

Vitor disse...

Tanta azia.. O Sporting ainda não ganhou esta taça, pode fazê-lo. Quem não pode mesmo ganhar é o seu clube! E já agora, para além do facto do jogador do Marítimo que apontou, queria a sua avaliação. Foi mal expulso? É que só apontar números é fácil, não o oiço é dizer que os jogadores são mal expulsos. De resto, excelente análise aos resultados do Sporting na taça!

João disse...

A minha única pergunta em relação a este post (e o Sporting ainda nem sequer chegou à Final, quanto mais ganhar) tem a ver com o facto de porque é que o Sporting este ano não jogou com os ditos grandes até à meia final? Ah pois porque o seu clube foi eliminado precisamente antes de ir a Alvalade... Sorte? Não, incompetência dos jogadores do Benfica que não conseguiram eliminar o Marítimo...

João disse...

O mérito está em eliminar os adversários que calham em Sorteio, sejam eles "grandes" ou "pequenos". Se o Sporting não jogou contra grandes nas taças em que ganhou não foi porque foram excluídos das provas, foi porque os ditos "grandes" não foram competentes a eliminar as suas "trutas".
Mas como sou uma pessoa preocupada com o futebol actual dei-me ao trabalho de fazer um trabalho semelhante em relação às águias, benfas, lamps, pardais, passarinhos, como o leitor quiser chamar então vejamos:

Total Jogos (sem final por ser jogo em campo neutro): 37
Jogos em casa: 26
Percentagem de jogos em Casa:70,27%
Meias finais jogadas em casa:7/7 (a meia final da taça de 85/86 calhou Penafiel-Benfica, mas só no Benfica-Penafiel é que as coisas se revolveram)

Ah nem me dei ao trabalho de ver equipas de divisões inferiores, porque Macedo de Cavaleiros, Vialonga, Campinense, Régua, Ponte da Barca, Cova da Piedade são todos colossos