O DIA DAS DECISÕES FINAIS

aqui tinha dito praticamente tudo acerca da inevitável saída de David Luíz.
Poderei lembrar que aprecio os números do negócio (sobretudo face à actual crise, e tendo em conta que se trata de um defesa), e acrescentar que o Benfica fez o que podia para o tornar o mais proveitoso possível.
Os grandes jogadores fazem falta ao presente, mas o dinheiro faz falta ao futuro. A equipa ficará, no curto prazo, mais fraca, mas acredito que o clube fique mais forte para encarar as próximas temporadas.
Se quanto à tesouraria estamos conversados, quanto ao centro da defesa creio que esta será a hora para Sidnei se afirmar. Trata-se de um jovem com grande talento, e que tem agora o espaço para crescer. Para já, julgo ser ele o primeiro candidato à vaga em aberto, e, nas mãos de Jorge Jesus, não me admiro de dentro de dois ou três anos poder vir a ser também objecto de uma transferência milionária.
Se a transferência de David Luíz (uma das principais figuras do Benfica) rende aos encarnados uma verba considerável, já a saída de Liedson (uma das principais figuras do Sporting) apenas representa um sério problema para Paulo Sérgio.
Jogadores como Liedson (ou no Benfica, por exemplo, Luisão) não se vendem. São elementos cujo valor desportivo é ainda muito superior à cotação que já não têm no mercado, pelo que a sua falta na equipa não é compensada pela parca quantia que os outros clubes estão dispostos a pagar por eles.
Acresce que o Sporting não tem, no seu plantel, alternativas de qualidade ao “levezinho”, nem se preparou, nesta abertura de mercado, para o perder. O ataque dos leões irá agora ficar entregue ao imberbe Saleiro e aos irregulares Hélder Postiga e Yannick Djaló, o que me parece ser muito pouco para as ambições do clube.
Terá havido uma tentativa de contratar Kléber, mas a proposta feita ao Atlético Mineiro foi humilhantemente considerada ridícula pelo presidente do clube brasileiro (já há muito comprometido com o FC Porto, como aliás parece acontecer com Djalma, também ele alvo do interesse do Sporting). Cristiano é bom jogador mas, além de não ser um ponta-de-lança, tem atrás de si um passado profissional demasiado problemático, conflituoso e indisciplinado para o tomar como uma aposta segura.
Ou seja, tal como acontecera com a saída de João Moutinho no Verão, o Sporting fica agora substancialmente mais enfraquecido com o adeus do seu maior goleador dos últimos anos. E neste caso sem nada, ou quase nada, em troca.
Liedson sai do Sporting sem nunca ter sido campeão nacional, apesar dos quase duzentos golos que marcou, e de ter sustentado a equipa, quase sozinho, durante anos.

4 comentários:

Peter disse...

Sinceramente caro LF o timming desta transferência é completamente errado, ou saía no defeso anterior como o Dí Maria e o Ramires e devemos recordar que o Man.City ofereceu 37 milhões na altura, ou então no final desta época agora a meio da época não.Perdeu-se uma oportunidade de um encaixe financeiro maior mantendo-o mais 6 meses no Benfica e por outro lado a nível desportivo a esta hora a dupla Luisão-Sidney que o LF defende e eu tb neste momento estava mais afinada, ainda por cima a 2 dias num jogo importante no dragão, creio que houve aqui amadorismo mais uma vez.Quanto ao Liedson é mais um tiro nos pés do sporting que caminha a passos largos para a belenização do clube, ah e se o rogério alves for presidente ainda se enterrará mais, pq este tal como o bettencourt faz parte da monarquia vigente.

Pedro disse...

Na minha opinião o Sidnei está para o David Luiz, como o Gaitan para o Di Maria. Ou seja, se forem bem trabalhados, têm potencial para chegar a um nível semelhante ou até superior ao do anterior "dono" da posição. O mesmo já aconteceu com o Di Maria, que veio para substituir o Simão.

A saída do Liedson é surpreendente (ou talvez não), visto que tal como o LF disse, é um jogador que faz falta à equipa, e ainda há a agravante de não ter sido feita nenhuma contratação para o seu lugar.

vitória do benfica disse...

Eu estou completamente de acordo consigo Luis. o Sporting está a desaparcer e estas ligações ao Porto, nada ajudam. David Luis foi uma boa venda e um bom negócio

Anónimo disse...

Obligado LF por ter tirado um bocadinho as palas e ter falado um pouco acertadamente de um jogador de um clube rival