UM CAMPEÃO!

Passou três épocas no Benfica, em todas foi campeão, somando ainda duas presenças em finais da Taça dos Campeões Europeus (na última das quais apenas orientou a equipa até aos quartos-de-final).
Só isso chegaria para lhe tirar o chapéu.
Não sei muito mais sobre ele. Apenas que era um cavalheiro, e que orientou clubes como Boca Juniores, Nacional de Montevideo, Corunha, Everton e Marselha para além de FC Porto, Sporting e Belenenses. Levou ainda a selecção do Chile ao terceiro lugar do Campeonato do Mundo que organizou em 1962, naquela que foi a melhor classificação de sempre do seu país em mundiais.
Partiu aos 90 anos, deixando o seu nome gravado na história do Benfica, do futebol português e do futebol internacional.

2 comentários:

ulisses disse...

falta o nome

eu sei que é o Riera, mas passa aqui muito morcão distraido...

Peter disse...

Segundo o meu pai (presença assídua nesse tempo no estádio da Luz),Fernando Riera era um mago do futebol ofensivo o que no Benfica valheu-lhe a conquista de 3 campeonatos, e que a única pedra no sapato na sua estada no Benfica foi a final em Wembley contra o Milan em que o Benfica perdeu 2-1 com golos de Eusébio e 2 de Altafini.Num Milan em que pontificava Nils Liedholm (o Ibrahimovic daquele tempo já que tb era sueco),Gianni Rivera, Maldini(pai) e a velha raposa Giovanni Trappatoni.O Benfica adiantou-se pelo Deusébio logo no 1ºminuto num golo em que fintou vários adversários e rematou em potencia obtendo 1 golo de belo efeito.O momento do jogo dá-se quando o Trappatoni faz uma falta duríssima sobre o Mário "Monstro Sagrado" Coluna e o deixa lesionado o capitão e estratega do Benfica.Coluna ainda aguentou até ao intervalo com muitas limitações, mas depois já não conseguiu voltar ao jogo, como naquela altura não havia substituições o Benfica jogou toda a 2ª parte em inferioridade numérica.Na palestra ao intervalo Riera pediu aos jogadores do Benfica para continuarem a atacar da mesma forma o que se veio a revelar fatal pq o Milan marca os seus 2 golos em contra-ataque,numa equipa reduzida a 10 unidades e a vencer não se pode ter estas opções.Independentemente disso há que prestar homenagem pelo que este homem fez pelo Benfica e pelo futebol português visto que treinou os outros grandes do futebol português.Descanse em Paz Campeão.


P.S.Em 2005 aquando da conquista do título do Benfica comandado por Trappatoni o Benfica quis promover 1 encontro de velhas glórias desse jogo com a velha raposa, mas o Monstro Sagrado ripostou:"...Jamais lhe perdoarei o que me fez nesse jogo.."