ESCRITA EM DIA

Saí para férias acabava o Benfica de conquistar o Torneio Guadiana, com duas goleadas, prometendo uma reedição da fantástica temporada 2009-10.
Desde então, na minha ausência, quatro jogos (incluindo a Eusébio Cup), quatro derrotas, perda da Supertaça, e pior início de campeonato dos últimos os 50 anos. Até custa a acreditar…
Vejamos então, jogo por jogo, assunto por assunto, tudo o que ficou pendente:

SUPERTAÇA: Soube do resultado quando, em final de tarde, seguia pela interminável auto-estrada que liga a Florida a Nova Iorque, deliciando-me com a música de Lou Reed, Leonard Cohen, Elliott Smith e outros produtos típicos da região. Uma pausa, um telemóvel, uma ligação à Internet, e a má notícia.
Dadas as circunstâncias, devo dizer que a frustração não resistiu a mais do que algumas milhas. À passagem pelo túnel de Lincoln (que abre as portas de Manhattan), já nem me lembrava do jogo, e só pensava em continuar as minhas – perdoem-me a imodéstia – estrondosas férias americanas. Até porque uma Supertaça não é mais do que…uma Supertaça.
Só muitos dias mais tarde, já em Portugal, num momento de ócio, me dei ao trabalho de ver os golos através do You Tube. Não vi mais nada, não li mais nada.
Disseram-me que o FC Porto mereceu ganhar, e é tudo quanto sei sobre aquele pobre evento.

ACADÉMICA: Foi já em terras algarvias que vi, pela televisão, num bar, a derrota frente à equipa de Jorge Costa. Tinha pensado deslocar-me a Lisboa para ver o jogo in loco, mas uma estranha e prenunciadora letargia impeliu-me a permanecer estendido por aqueles bandas.
Depois de uma primeira parte confrangedora, devo dizer que até nem desgostei dos segundos 45 minutos do Benfica, ao longo dos quais a equipa fez tudo o que podia para chegar ao golo. A derrota acabou por ser injusta, cruel e imerecida, e - tem de dizer-se - teve a mãozinha do árbitro.

NACIONAL: Vi o jogo com toda a atenção, e pelo que se passou na primeira parte fiquei convencido que seria apenas uma questão de tempo até o Benfica chegar ao golo. Se Gaitán ou Saviola tivessem marcado em duas ocasiões claríssimas então criadas, tudo poderia ter sido diferente.
Lamentavelmente, Cardozo e Roberto ofereceram a vantagem à equipa madeirense, e a partir daí as coisas complicaram-se. Sentiu-se a ansiedade das derrotas anteriores, e perante um adversário forte e organizado, num terreno difícil, não foi possível dar a volta.
Em três jogos oficiais o Benfica ainda não conseguiu ver-se um minuto que fosse em vantagem, como tanto gosta, e, tendo de perfurar defesas fechadíssimas, notam-se bastante as ausências dos flanqueadores da época passada.
Mais uma vez o árbitro teve influência no resultado, prejudicando claramente o Benfica, que assim acabou vergado a mais uma derrota francamente injusta.

ROBERTO: Parece-me um caso perdido, e ao insistir nele, Jesus corre o risco de perder também a equipa e a temporada.
Como sabem, nunca fui um entusiasta da contratação de um novo guarda-redes, muito menos por aquele preço, e tratando-se de um nome quase desconhecido e sem quaisquer referências abonatórias. Infelizmente tinha razão, e as falhas sucessivas mostram que alguém (Jesus? Rui Costa? a direcção? olheiros?) se equivocou totalmente ao supor que Roberto poderia valer 8,5 milhões de euros.
O empréstimo para o mercado espanhol seria, quanto a mim, a melhor saída para o caso, pois tranquilizaria o atleta, permitindo, quem sabe, recuperar mais tarde uma parte do investimento. Júlio César e Moreira não são foras-de-série, mas quer um, quer outro, têm condições para assegurar a baliza enquanto não for encontrada (provavelmente só em Dezembro) uma solução mais consistente.
Qualquer outra decisão raiará os limites da teimosia – a qual, como se sabe, nunca foi boa conselheira.

FUTURO: 6 pontos são 6 pontos, mas o futebol jogado nalgumas fases destes dois jogos, e a qualidade do plantel benfiquista, levam-me a pensar que nada está perdido. Há atenuantes (efeitos do mundial, arbitragens, adaptação dos reforços, falta de sorte, Roberto, etc) que explicam as derrotas, e o pior que se pode fazer é confundir a aleatoriedade de um desporto em que a bola por vezes não entra, com o trabalho que está a ser feito, com as opções que têm sido tomadas (ainda que nem todas correctas, como se vê no caso do guarda-redes), e com a competência das pessoas - precisamente as mesmas que levaram o Benfica ao título há poucos meses atrás.
Tenho chamado a atenção, aqui e em todo o lado onde posso fazer ouvir a minha voz, para os perigos das vendas mal calculadas de jogadores, para os consequentes efeitos no decréscimo de qualidade das equipas, e, por essa via, numa segunda fase, na própria capacidade de gerar receitas. Sempre disse que o Benfica não devia vender mais de dois jogadores, sob pena de, retirando demasiadas peças, desmantelar a máquina de futebol que deslumbrou na época passada. As saídas de Di Maria e Ramires, e os problemas sentidos para os substituir, já dão uma ideia daquilo que quis mostrar.
Mas o mundo é como é, e não como gostaríamos que fosse. O enorme investimento dos últimos anos obrigava à realização de algumas mais-valias, e assim sendo entendo como legítima a opção tomada (no caso de Ramires o clube nem terá tido escolha), e saúdo o esforço que foi feito para manter David Luíz, Cardozo, Coentrão e Luisão.
Talvez este Benfica, sem os seus alas (titulares da selecção brasileira e argentina) não possa ser igual ao do ano passado. Talvez tenha de procurar outras soluções tácticas, que levam tempo a consolidar. No entanto creio que continua, mesmo assim, a ter o melhor plantel do futebol português, e acredito que seja apenas uma questão de tempo até os resultados o evidenciarem.
O Benfica tem também tido azar. Muito azar. E esse azar não irá durar sempre.

FC PORTO: Ainda não vi nem um minuto de qualquer jogo dos dragões esta época, mas não é difícil perceber que, com a incorporação de Moutinho, e sobretudo com os regressos de Hulk, Ruben Micael, Varela, e a super-forma de Falcão e Belluschi, o conjunto de André Villas-Boas, tal como eu previra, aparecesse mais forte do que no ano passado. Decorridas as duas primeiras jornadas, e com os percalços do Benfica, parece ser óbvio considerar o FC Porto como o mais sério candidato ao título.
Isto não invalida que se diga que a vitória na Figueira da Foz foi manchada por um erro grave de arbitragem.

SPORTING: Sinceramente já lhe ligo tão pouca importância que nem sequer me satisfaço com as suas derrotas.
Vi o jogo com o Marítimo, e não me parece que os leões tenham jogado metade do que o Benfica jogou com a Académica ou com o Nacional. Tiveram a sorte do jogo, e venceram-no, recuperando algum ânimo, ao contrário do Benfica, que teve azar e perdeu. Mas uma equipa cujo dinamismo é alicerçado em jogadores como Maniche, Zapater ou Valdés, não é, não pode ser, candidato a coisa nenhuma.
É uma carta fora do baralho.

SP.BRAGA: Pelo contrário, a equipa bracarense tem mostrado argumentos para fazer uma temporada igual, ou até melhor, que a anterior.
É dos conjuntos mais cínicos de que me recordo, fazendo lembrar o FC Porto dos anos noventa, que mesmo aparentemente dominado, ganhava jogos em contra-ataques concluídos por Kostadinov e…Domingos. É terrivelmente eficaz, e dentro do estilo é do melhor que se vê por aí. Não fossem dois laterais pouco brilhantes, e diria estarmos perante uma super-equipa, fortíssima candidata ao título.
Não me admiro que resista ao Sevilha, e arrecade os milhões da Champions. Será o passo que lhe falta (além de um título) para ultrapassar definitivamente o Sporting como terceiro grande, e colocar-se no patamar de Benfica e FC Porto na disputa pelo trono do futebol português.
Em sentido inverso ao que sucede com o Sporting, cada vez me agasto mais com os jogos e as vitórias do Sp.Braga. Não esqueço alguns episódios da temporada passada, e ao lembrá-los não posso deixar de desejar, para esta terça-feira, boa sorte…ao Sevilha (cidade onde, curiosamente, estive faz amanhã precisamente uma semana). Até porque o Benfica, uma vez sozinho na Liga dos Campeões, encaixará a totalidade da verba relativa aos direitos televisivos para Portugal. Ou seja, até existe um poderoso álibi para, neste caso, colocar o patriotismo de lado…

CASO QUEIROZ: Faço parte do imenso grupo de portugueses que não aprecia o trabalho de Carlos Queiroz, e que o deseja ver rapidamente pelas costas.
Estou assim à vontade para dizer que a estratégia seguida pela FPF para evitar pagar-lhe a indemnização a que tem direito é absolutamente lamentável, e envergonha o futebol português e o próprio país.
Quando faltam 11 dias para o primeiro jogo do Europeu, “conseguimos” ficar sem seleccionador nacional. Espantoso!
Despeça-se o homem, mas pague-se aquilo que está no contrato, sem golpes, sem subterfúgios, sem “chitos”. E, de caminho, demitam-se todos também.

ARBITRAGEM: Fala-se de Roberto, de Jesus, da falta de Di Maria e Ramires, mas nada disto teria sentido se Cosme Machado tivesse assinalado o penálti sobre Javi Garcia frente à Académica (que faria o 2-1), Pedro Proença tivesse assinalado o penálti sobre Fábio Coentrão na Choupana (e há ainda uma mão suspeita, sem falar na falta inexistente de onde resulta o primeiro golo madeirense), ou se Paulo Baptista não tivesse inventado uma grande penalidade para dar a vitória ao FC Porto na Figueira da Foz a poucos minutos do fim, e João Capela não tivesse oferecido um livre à medida para Belluschi resolver o jogo com o Beira-Mar ainda antes do intervalo.
Contas feitas, e temos o campeonato completamente subvertido, já à segunda jornada, o que não pode deixar de preocupar os amantes da verdade desportiva. Será que a presidência portista na Liga já se está a fazer sentir?
Classificação Real: FC Porto 4 pts, Sp.Braga 4 pts, Benfica 4 pts e Sporting 3 pts.

25 comentários:

José Sousa disse...

Sobre o Roberto há que ter em conta que, antes de ir para o Zaragoza, era o terceiro guarda-redes do A. Madrid. E servia para o Benfica???
Não sei o que os olheiros viram nele!!! Só se se tivessem baseado nos vídeos dos jogos contra Real Madrid e Barcelona. Aí foi realmente bastante impressionante!!!

No.Worries disse...

Claro que quem ama a verdade desportiva apenas vê o futebol português por paixão clubística.

Com o respectivo e habitual jogo manipulador da comunicação social desportiva, o que interessa falar é no flop Roberto, que o Benfica compra mal, vende mal, que a época foi mal preparada, etc.

Como a época passada até nos dávamos ao luxo de golear mesmo quando fomos prejudicados, este ano ou se ganha contra os árbitros, ou então é porque não fazemos nada bem.

Palpita-me que essa classificação do final do post ainda vai estar mais desfazada da realidade. E previsivelmente a favor do clube corrupto. Não fossem eles os eternos beneficiados...

Gramoxone disse...

Já não era sem tempo. Sou um fã incondicional deste Blogue. Confesso que é a primeira vez que faço um comentário, talvez porque na época passada as coisas correram tão bem, e como tal, para mim bastava-me ler. Agora como as coisas estão a decorrer este ano, é um bálsamo, uma lufada de ar fresco, poder ler estes post’s. Permite atenuar este desalento, esta tristeza.
Gloriosas saudações e VIVA O BENFICA

DarthVader disse...

bem vindo de volta lf!

pois, desde k foste de ferias tudo mudou, embora mm antes de tudo acontecer, mts bloguers avisassem para os erros de gestao do plantel k se iam acumulando, se nao foi isso a responsavel pela actual situação, contribuiu e mt, como tb contribuiu o relaxamento psicologico, ainda de cabeças no titulo conquistado, e as conferencias de imprensa e discursos da pre-epoca, seja de LFV, rui costa ou jesus, ajudaram a festa e a cegar os adeptos...

nao crucifico ninguem, estou com a equipa e o treinador,kuanto ao presidente, ja me fartei das necessidades de se mostrar e de tomar conta do futebol kd nao tem competencias para isso, ja sao 9 anos kuase sempre disto, espero k nas proximas eleiçoes apareçam alternativas crediveis.

kuanto ao benfica 2010/11, o k mais kero, sem tar a pensar se seremos campeoes ou nao, é k kero de volta a garra e o empenho da epoca passada, mm k se percam mais pontos, kd se ve a equipa a dar tudo, nao ha nada a apontar...

Vitória do Benfica disse...

Boa Noite Luis Fialho
Confesso que depois destes desaires e destas infelicidades, me tenho lembrado de si. O que talvez lhe tenha apetecido escrever depois destes golos nas nossas balizas!. Cá está mais este post.
Sim o Porto tem tido muita sorte mesmo até no jogo com o Gensk um penalty que só em jogos do Porto acontecem e uma expulsão que em qualquer sitio não seria. Em Portugal era de prever depois dos casos ilibados do apito dourado e da viciação das classificações dos árbitros. Esperar o quê ? Só isto e muito mais poderia acontecer.
Roberto está mal muito mal hoje um amigo interrogava-se Roberto como pessoa??. Precisa de ajuda. Sim é verdade é nisto que nos distanciamos , se fosse com o Porto os adeptos já lhe tinham feito um linchamento popular. Júlio Cesar na baliza parece-me bem até que não dei por frangos na época passada ao contrário de Moreira. Foi um grande erro a contratação de Roberto, mas maior do que isso é manter Roberto na baliza.
Que dizer também da arrogância do visconde dos dois LL. Não sei se Domingos iria tão longe e ainda hoje me interrogo o que quer Pinto da Costa ao não levar Domingos para o Porto.
Nós cantamos as vitórias, choramos as derrotas o Benfica está em 14º para jubilo de Pinto da Costa. Só que hoje o Benfica está aqui mas vendeu dois grandes jogadores para dois grandes clubes. Isto já é um pequeno grande passo. Não iremos estar outros cinco anos sem ganhar o campeonato.
Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

O solinho fez-lhe mal à mioleira! Já cá faltava a xico-espertice do costume para desculpar a miséria de resultados dos encarnados e desvalorizar as vitórias dos adversários. Mais do mesmo...dos mesmos!

JJ: "Em Portugal, nenhuma equipa nos bate!"...para já, ainda não bateram foi em nenhuma equipa em Portugal.


JJ:"Roberto é um guarda-redes para dar pontos"...sem dúvida...Académica e Nacional q o digam.

The show must go on...

Anónimo disse...

Da equipa de caceteiros n falas?

Sry Lanka disse...

Óh Dona Vitória,
A Sra das duas uma, ou anda frustrada ou anda carente!
Num comentário ao seu clube fala mais vezes do FCP e do PC do q do seu próprio clube! Já na época passada constatei as vezes q falava da Fernanda, namorada do PC com desprezo. Desprezo ou inveja? Veja lá...olhe q o homem só gosta de carne tenra. Não sei s terá hipóteses. Vai ter q suprir essas carência afectivas para outro lado.
Quanto ao resto, em vez de se preocuparem com os líderes do campeonato precocupem-se é com os fala-barato do vosso clube. Q contratam jogadores q dao pontos, q ninguem os vence, q vao ganhar a xampions...
Não podem tar um anito de 5 em 5 por cima, q já ninguém os pára, q vao ser isto, aquilo, novo ciclo, acabou-se o FCP, acabou-se o PC. Calminha...q a gente de vez em quando falha...mas não anda a dormir à sombra dos louros. Às vezes corre mal....mas depois de correr mal, saiam da frente. Por isso...em vez de serem campeões na pré-época e nas conferências de imprensa e no mercado...mãos ao trabalho, menos treta e mais trabalho...mais visão de mercado...mais respeito pelos adversários e vão ver q as coisas começam a melhorar. E vá, venham cá pra cima na tabela, pq isto assim nao tem piada!

Anónimo disse...

as ferias passaram ja esta a sua classificação real a funcionar. acho que assim a meio da epoca o slb, mesmo continuando sem ganhar nenhum jogo seria campeao. entao o penalti na figueira da foz não é penalti? toda a gente diz que sim e voce vem dizer que nao porque?

quanto a supertaça: pobre evento? se o benfica tivesse ganho já seria uma grande taça não é? o normal. pode fazer um artigo acerca dos lances de violencia dos jogadores do benfica nestes ultimos jogos, ou pelo menos, falar um pouco disso como se fartou de fazer do bruno alves durante uns tempos? gostaria de saber a sua opiniao.

vitoria, diz-se GENK e nao GENSK. Tem a lata de vir falar em expulsoe3s depois do benfica o ano passado jogar a maior parte contra 10 ou mesmo 9 jogadores? tenha juizo e va lavar loicinha.

LF, gosto muito do seu blog, mas gostaria que tivesse um pouco mais de coerencia no que escreve. todaa gente diz que o penalti do fcp na figueira da foz é penalti ( inclusive o jorge coroado pasme-se ) podia tambem admitir. o fcp tem 6 pontos justos, o benfica poderia ter já 3 pontos devido ao jogo com a academica, mas na choupana perdeu bem e os culpados sao os proprios jogadores. denoto ali alguns a jogar contrariados. do guarda redes nao vou falar porque era estar a bater na emsma tecla e ja se falou tudo sobre ele.

espero que este ano seja um pouco mais coerente no que escreve e nao permita neste excelente blog o que permitiu o ano passado ( insultos apenas de benfiquistas a portistas e mensagens apagadas quando se comenta jogos do benfica e se discorda da sua opiniao )

cumprimentos

ulisses disse...

subscrevo na íntegra todos os itens do post, excepto apenas no que toca ao Cardoso; se foi verdade que houve ofertas acima dos 20 M, deveria ter sido vendido pq acho que não vamos ter outra oportunidade (e está a tapar o kardec, muito mais jogador).

ps: fiquei com inveja das suas férias americanas, e para a semana que vem tb vou a sevilha

José Sousa disse...

Embora reconheça que o não apuramento do Braga fosse beneficiar financeiramente o Benfica não posso concordar que isso seja um factor para desejar boa sorte ao Sevilha...
Saudações benfiquistas (sou sócio correspondente)
P.S.: Nem sabe como lhe "invejo" as férias que teve. Cumprimentos.

the_passenger disse...

Exmo. Sr. Anónimo

Eu vou-lhe mostrar porque o penalti na Figueira da Foz não é penalti (em lado nenhum, a não ser num jogo do FCP), não é só o Sr. LF a dizer. Basta ver o vídeo deste link (e ter uma atitude minimamente séria em relação às evidências):

http://www.metacafe.com/watch/5057391/paulo_batista_d_3_pontos_aos_batoteiros_ante_a_naval_by_jjd_14_08_10/

Veja e depois diga-me onde há lugar à marcação de um penalti neste lance.

Com os melhores cumprimentos

Hugo disse...

Falam do penalti sobre o Coentrão quando agarram a camisola do defesa do Nacional momentos antes.
Mas é bom já começarem com o choradinho pois é sinal que vão voltar ao normal.

Ps: Enorme Braga

Anónimo disse...

E toma lá um Super-Braga na Champions! Vai agora torcer pelos Espanhóis! Vai, e fica por lá! Ah, e já agora, leva o teu amigo Roberto! Ou melhor, não leves...q a malta agradece!

Anónimo disse...

Só falta agora vir o JJ dizer q o categórico apuramento do Braga para a Champions é mérito dele!
Deve tar mortinho pa falar!

Quim disse...

Para mim o grande responsável por este mau momento é o Jorge Jesus. Se no ano anterior foi ele o primeiro responsável pelo bom futebol, este ano é ele o primeiro responsável pelo mau futebol do Benfica. Insiste em Roberto quando já se viu que não dá. Insiste no losango quando já se viu que não tem alas para isso. Insiste em Cardozo quando já se viu que ele não quer. Jesus tem que mudar o guarda redes, tem que passar a jogar com 3 médios e com 3 avançados. Os três médios podem ser Javi, Airton e Aimar, ou inverter o triângulo e jogar com Javi, Martins e Aimar. Jara, Saviola e Kardec têm que ser titulares e há que recuperar Makukula para a eventualidade de Cardozo continuar completamente desmotivado para jogar no Benfica. Ainda acredito em Jesus para fazer estas alterações. Afinal de contas ele é o mestre da táctica. Mas deixar Peixoto jogar 45 minutos do pior que vi no Estádio da Luz e insistir em Roberto como Koeman insistiu em Moretto, não inspiram nada de bom...

the_passenger disse...

Acho que o link do vídeo que pus anteriormente não está completo.

http://www.metacafe.com/watch/5057391/paulo_batista_d_3_pontos_aos_batoteiros_ante_a_naval_by_jjd_14_08_10/

(hhtp://www.metacafe.com/
watch/5057391/
paulo_batista_d_3_
pontos_aos_batoteiros_
ante_a_naval_by_jjd_14_08_10/)

Assim é que é...

Anónimo disse...

oh the passenger, toda a gente diz que é penalti, ate o jorge coroado, e vem voce dizer que nao é? se fosse a favor do slb ja era penalti clarissimo nao é? tambem de caminho vem - me dizer que o "penalti" sobre o fabio coentrao deveria ter sido marcado

the_passenger disse...

Sr. Anónimo

Desculpe-me lá, mas você por acaso deu-se ao trabalho de ver o vídeo?? Acha que a opinião do Jorge Coroado lá conta para algum caralho quando tenho as imagens para ver e elas são bem explícitas?? Não preciso da opinião de outros quando tenho olhos para ver... Pena que o sr. não veja, ou não queira. E já agora, quem são esses 'toda a gente'?

E não, sr. Anónimo, se fosse a favor do SLB não era penalti claríssimo porque não há falta nenhuma, mas mesmo que houvesse o mais provável era nem sequer ser marcado, como já começa a ser costume. E não tenho qualquer vontade em ser beneficiado por qualquer árbitro, apenas quero arbitragens justas e isentas PARA TODOS.

Quanto ao suposto penalti sobre o Coentrão, se foi um lance no jogo do Nacional não posso comentar porque não vi o jogo e não vou opinar sobre algo que não vi, mas posso dizer-lhe que não foi assinalado penalti contra a Académica de uma falta sobre Javi Garcia e outra sobre o Saviola, e esses eu vi, não foi ninguém que disse, ou alguém que disse que alguém disse, ou a opinião de um Jorge Coroado qualquer. Já para não falar de outros lances 'manhosos' e dos quais nem sequer existem repetições...

Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

antes de ser falta sobre o Coentrão , o Filipe Lopes é puxado pela camisola. ou seja, o lance já devia tar interrompido.

APCV

Anónimo disse...

Só vim aqui para me rir um bom bocado com a doença benfiquista deste homem.

Sem dúvida que, ao contrário do seu clube, teve um regresso em grande!

Continue...

Anónimo disse...

vi o video e para mim é penalti. o braço muda a trajectoria da bola e é colocado ostensivamente no caminho da bola.toda a gente significa toda a gente com quem eu falei, portistas, benfiquistas, sportinguistas, todos.toda a gente significa os comentadores da tvi ( o benfiqusita joao querido manha incluido ) op pedro henriques na analise, etc. chega ou quer mais?

eu tambem quero arbitragens para todos, mas em nenhum lado do mundo isso existe. nem no mundial existiu. e enquanto n adaptarmos as novas tecnologias, n vai haver nada para ninguem

the_passenger disse...

Sr. Anónimo

Se você viu o vídeo não pode estar a falar a sério. Ou isso, ou então precisa de ir urgentemente a uma consulta de oftalmologia ou rever os seus estudos em física e movimento. A única mudança de trajectória existente é a que resulta depois da bola tocar no tronco do jogador e não no braço como você diz, caindo depois para o chão (inclusive a bola já vai em trajectória descendente antes sequer do jogador a tocar) sem outra qualquer mudança de trajectória. O braço está ao lado do corpo, que é de resto a posição natural dele, e não vejo nenhuma 'colocação ostensiva' no caminho da bola, o jogador apenas baixa o braço quando vê a bola a aproximar-se e levanta a perna para tentar jogar a bola. Toda a gente, e este toda a gente significa todos os benfiquistas e sportinguistas e 'sem-clubistas' com quem falei, porque dos portistas não houve sequer comentários, depois de VEREM ESTE VÍDEO, e a opinião é UNÂNIME de que não há qualquer falta. Chega-lhe ou quer mais? Quanto aos seus toda a gente, pergunte-lhes a opinião depois de VEREM ESTE VÍDEO, pois eu não sei o que eles viram. E mais uma vez lhe digo, a opinião dos outros não vale caralho nenhum quando tenho olhos para ver o lance e analisá-lo eu próprio e este é BEM EXPLÍCITO, até porque o que não faltam por aí são opiniões, e algumas de 'inocentes' não têm absolutamente nada, e acho que não é necessário dizer-lhe porquê...

Quanto às arbitragens do mundial, sugiro-lhe que siga o seguinte link para ver um vídeo bastante elucidativo, é só arranjar tempo para depois ir clicando nas restantes 7 partes que se encontram na barra lateral e ir vendo e analisando por si próprio:

http://www.youtube.com/watch?v=amyDy81Yt8g

(cont.)

the_passenger disse...

(cont.)

(caso o link não apareça na sua totalidade:
http://www.youtube.com
/watch?v=amyDy81Yt8g)

Espero que lhe desperte interesse e pense que se isto acontece nas mais 'altas esferas' do futebol e do desporto em geral, imagine o que se passa nas 'paróquias' mais pequenas, e talvez perceba o porquê de tantas arbitragens 'duvidosas' em todo o mundo. E, tal como refere, todo o mundo inclui também o nosso país, pois só alguém muito ingénuo, para não dizer estúpido, pode achar que em Portugal, o 2.º país da Comunidade Europeia com maior índice de corrupção, apenas suplantado pela Itália (país onde a Máfia é uma realidade), e onde o fenómeno é transversal a toda a sociedade, nada disto se passa. E não me refiro ao constante bombardeamento de casos publicados na comunicação social, mas sim a estudos europeus. Mas ainda há pessoas que acham que tudo isto não é mais do que teoria da conspiração e dor de cotovelo. Pelo menos em Itália já houve clubes condenados por isso, e lá não tiveram com 'paninhos quentes' como aqui...
Quanto às novas tecnologias, a julgar pelas experiências dos 5 árbitros de campo nos jogos da Liga Europa, não vão mudar absolutamente nada, para além de que os jogos de futebol vão ter de ser parados por tudo e por nada, portanto a minha opinião é de que a merda vai ser a mesma, apenas se vão mudar as moscas, se é que até essas vão mudar, e o jogo só vai ter tendência a piorar... O erro (e não só...) sempre vai existir, pois os jogos vão continuar a ser controlados por árbitros.

Quanto à doença que atribui ao, presumo eu, blogger do Vedeta da Bola, tenho-lhe a dizer que quem me parece doente (e muito) é você. Mas ao contrário de si, não tenho vontade nenhuma de rir pois não tenho por hábito rir-me dos infortúnios dos outros.

Com os melhores cumprimentos

Joao Dias Pereira disse...

Aspectos a reparar: Ramires não é titular da selecção brasileira; a falta sobre Coentrão na Madeira é precedida de um agarrão do benfiquista ao madeirense; o penalty da Naval é tão discutível como tantos outros da época passada que beneficiaram o benfica; não concordo que Elderson(?), Sílvio, ou mesmo Miguel Garcia sejam assim tão fracos.

Concordo com a análise ao Sporting e ao caso Queiroz.