BENFICA TERÁ COMPANHIA

Um par de horas após a vitória bracarense em Sevilha, uma estação de televisão acompanhava os festejos na cidade dos arcebispos. O som era elucidativo: no momento mais alto do historial do clube gritava-se “slb, slb, filhos da p…, slb”.
Enquanto benfiquista, até podia entender aquele grito como uma homenagem à grandiosidade do clube da Luz. Afinal de contas é normal que os mais pequenos se coloquem em bicos de pés para desafiar os grandes. É natural que se lembrem deles quando se aproximam - ainda que ao de leve - da sua dimensão, do seu espaço natural. É assim em Braga, é assim noutras cidades também.
Justamente por prever que tal fosse acontecer, ninguém me poderá levar a mal que desejasse a vitória do Sevilha. Lá, ao menos, na Andaluzia, deixariam o Benfica em paz.
Mas não é só o lamentável comportamento da claque que me afasta do Braga. Na verdade, não suporto o treinador, não suporto o presidente, e ainda suporto menos o presidente da câmara e da assembleia-geral do clube. Alguns jogadores também não devem nada ao desportivismo, e, à excepção dos equipamentos vermelhos, tudo aquilo cheira mal, tudo aquilo cheira a Porto.
É interessante a questão do “politicamente correcto” patriótico. Será lícito exigir (ainda que moralmente) a um português que torça por uma equipa composta por 7 brasileiros, 1 uruguaio, 1 nigeriano, 1 peruano e apenas um, só um, compatriota? Não creio, e cada vez entendo este tema de forma mais liberal. A representação nacional para mim é a Selecção, e como tal (por muito que aprecie o Minho e o seu fantástico vinho verde), não tenho, nem quero ter nada a ver com este sucesso bracarense, assim como não estarei disposto a repartir com não benfiquistas as eventuais vitórias internacionais do meu clube – embora esteja absolutamente seguro de que não me passará pela cabeça, nesses doces momentos, lembrar-me de qualquer paróquia portuguesa, nem ouvir, no Estádio da Luz, cânticos acerca de qualquer outro clube que não esteja em campo naquele momento.
À margem de tudo isto, tenho de reconhecer a grande exibição do conjunto minhoto. Ganhou de forma categórica, mereceu o triunfo, e fez história. É uma equipa que já não me surpreende, tal como disse aqui antes da partida. Domingos Paciência, independentemente das questões de carácter, é um extraordinário treinador, e jogadores como Alan (pasmo como o FC Porto o perdeu), Matheus, Paulo César, Luís Aguiar ou Moisés são claramente de equipa grande, de equipa campeã. Creio que este Sp.Braga é manifestamente superior ao Boavista do título, que na sua altura teve a felicidade de aproveitar as quebras simultâneas de Benfica (a pior época da sua história), FC Porto (uma das piores dos tempos de Pinto da Costa) e Sporting (em fase de transição), para assim chegar à glória suprema. Além de que o Sp.Braga carrega em si uma cidade, coisa que não sucedia com a equipa do Bessa. É verdade que, nestas pré-eliminatórias, teve a sorte de encontrar Celtic e Sevilha em gritantes crises de forma, mas teve também o mérito de saber aproveitar as fragilidades alheias, coisa que a equipa andaluza – dando as favas como contadas – não parece ter-se preocupado em tentar fazer.
Agora segue-se a fase de grupos. O Sp.Braga tem assegurada presença no pote 3 do sorteio, o que, com alguma sorte, lhe pode proporcionar um grupo ultrapassável (por exemplo: Lyon, Shakhtar Donetsk e Zilina). Francamente, mesmo não me satisfazendo particularmente com isso, depois do que vi no ano passado, e pelo que se voltou agora a ver no Sanchez Pizjuan, já acredito em tudo. Até que o Sp.Braga conquiste o título nacional, e chegue aos oitavos-de-final da Champions.

PS: Não faço ideia se Jorge Jesus estará ou não feliz com este sucesso da antiga equipa. Mas factos são factos: os principais craques deste Sp.Braga chegaram ao clube pela mão do actual treinador do Benfica.

8 comentários:

No.Worries disse...

A pequenez tem dessas coisas... daí que me é completamente indiferente o que façam ou deixem de fazer na europa do futebol.

São aprendizes de corruptos e está tudo dito.
Mas também, com um treinador que foi jogador do clube corrupto, com um director desportivo que foi jogador dos corruptos e com um presidente que mais parece um cão mandado do peidoso senil que recebe árbitros em casa, o que seria de esperar??

frank disse...

Nao me me importa mesmo nadinha com os sucessos dos outros clubes ,o qque me interessa realmente e que respeitem o meu clube que de uma vez por todas sejam gente que vibrem com os feitos do seu clube com dignidade, honra e deixem em paz quem nenhum mal lhes faz mas esses animais acaso sabem o que e isso nao sabem nao, ai esta a mentalidade de um povo que so sabem praticar o mal,exemplifico,so sabem odiar o glorioso,coduzir com alto grau de alccol no sangue,incendiar as florestas Portuguesas,assaltar gasolineiras,enfim sao estes arruaceiros que nao merecem o Pais que teem,um Pais lindissimo mas corroido pelo odio ao glorioso um clube que tanto tem dao ao Pais,tenham vergonha e sejam gente.
Que me perdoem mas o meu comentario e sobre a tdos aqueles antis e arrueceiros que entoaram canticos slb filhos de p...

Vitória do Benfica disse...

O Braga jogou bem , temos de ter cuidado com ele. Aliás para além do politicamente correcto, de o braga agora estar na moda, não entendo porque Pinto da Costa largou Domingos Paciência. Estavam duas mil pessoas no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Não acredito que sejam adeptos do Braga mas, antes anti-benfiquistas. O que se passou , com os adeptos do Braga, foi um elogio para Pinto da Costa, porque chamaram ao Benfica filho daquilo que Pinto da Costa tanto gosta.

Não sei quem vai calhar ao Braga, só sei que o jogo de ontem mais parecia o Real Madrid contra aquele clube da terceira divisão Espanhola que eliminou da Taça do Rei

Vitória do Benfica disse...

O Braga jogou bem, dentro de um sistema táctico que não gosto. Só sei que o jogo de ontem mais parecia o Real Madrid contra o Alcorcón que eliminou o gigante espanhol da Taça do Rei.
Aliás para além do politicamente correcto, porque estava lá o Laurentino Dias, que julgo não ter estado na Luz no jogo de solidariedade , mas o Braga agora está na moda. Não entendo porque Pinto da Costa largou Domingos Paciência no Sporting de Braga. Estavam duas mil pessoas no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Não acredito que sejam adeptos do Braga mas, antes anti-benfiquistas. O que se passou , com os adeptos do Braga, foi um mimo para Pinto da Costa, porque chamaram ao Benfica filho daquilo que Pinto da Costa tanto gosta.

the_passenger disse...

Eu não sou propriamente velho mas lembro-me perfeitamente de adeptos de um determinado clube regional do norte terem festejado nas ruas, como se uma vitória do seu clube se tratasse, a derrota do Benfica numa final Europeia. Tendo isto em conta, bem como o facto de muitos afirmarem que Portugal é até ao rio Douro ou Mondego, ou coisa que o valha, e que o resto é merda e são mouros e mais outras parvoíces do género, que moral há em agora vir falar em apoio a equipas portuguesas, banhado em patriotismo bacoco e hipócrita?? Fiquem lá com as vossas bandeiras portuguesas penduradas nas janelas e os cânticos do 'nós só queremos Lisboa a arder' e outras paroladas do género, porque ainda está para nascer o primeiro adepto de futebol que me venha dar lições sobre patriotismo...

Adoro o Minho, a cidade de Braga é lindíssima, o Porto igualmente (onde inclusive tenho grandes amigos), as pessoas simpáticas e genuínas, mas a minha admiração pelo Norte de Portugal acaba aí e não é extensível aos clubes de futebol. No caso particular do SC Braga, clube que eu até simpatizava há poucos anos, enquanto estiverem por lá os lacaios (tal como referes) do senhor responsável pelo divisionismo existente entre o norte e o sul do país não vão ter o meu apoio. Aliás, esta questão só mesmo neste país é que se põe, nos outros países esta questão de 'temos de apoiar os clubes do nosso país' não tem sequer qualquer tipo de consideração.

Seja como for, parabéns ao Braga pela vitória justa conquistada ontem e por terem garantido a presença na Liga dos Campeões. No resto, a melhor das sortes excepto quando defrontarem o Benfica.

EAGLEHEART disse...

Eu só quero e desejo com todas as minhas forças que tanto o clubezeco candidato a suceder ao clube corrupto da cidade do porto e os seus adeptos animais ardam no inferno. aprendi nos ultimos anos a odiar o sp. braga e os seus adeptos cópia descarada dos super ladrões. a merda invadiu todas as cidades deste país e braga antigamente uma cidade lindissima e de boas gentes, hoje é um antro de marginais ,Gunada e arruaçeiros.

Anónimo disse...

deves etr um nariz bem apurado para conseguires cheirar de lisboa a braga. tem vergonha nos posts que fazes. cheira mal cheira a porto?ja ta a tua diarreia mental a funcionar?

Anónimo disse...

caro LF , sinceramente naos ei como pdoe aceitar comentarios como o do eagleheart num blog como este. este blog demonstra saedoria, embora que as vezes um pouco tendenciosa , sobre o futebol. tenha mais atençao a este genero de comentarios.

cumprimentos